Bichos são todos... Bichos

Bartô

Resenhas - Bichos são todos... Bichos

Eduardo 01/04/2010

Uma dúvida.
Tenho um certo problema para avaliar livros como esse. São poemas curtos voltado para crianças, numa idade em que estão iniciando suas práticas com a escrita e a leitura (3 a 6 anos?). Assim, o autor recorre muito às rimas e à silabação (aquela sequencia de sílabas, no estilo de "o pato tapado levou um tapa do tatu" - ok, melhor que isso, mas nesse sentido xP).

Bartolomeu não faz nada de absurdo, no sentido de construir rimas sem qualquer sentido, um contexto, digamos assim. Os poemas (e as rimas, os jogos de palavras e as relações que o autor faz com as idéias) respeitam uma temática: a dos bichos do título. É inventivo, criando relações diferentes dentro de um contexto conhecido da criança.

Mas... esse modo de escrever para crianças, esse das rimas e da silabação, soa tão arraigado, porque vem de longa data. É só lembrar de livros como "Ou isto ou aquilo", de Cecília Meirelles, que usa (e muito) esse jeito de fazer poesia para os pequenos. Aí me pergunto... é possível ser original ainda, andando por esses caminhos? Fica a dúvida. Vou atrás da resposta, agora.