Obsidio

Amie Kaufman

Resenhas - Obsidio

Sarah 11/09/2021

OBRA DE ARTE
O terceiro livro continua de onde parou Gemina, e acrescenta dois personagens como o "casal principal" do livro, mesmo que a história não seja tão focada nos dois: Asha ? prima da Kady ? e Rhys ? um especialista da BeiTech. É o livro que mais se divide e cobre tudo que tá acontecendo ao mesmo tempo, dando atenção aos outros personagens também. Tudo se conecta e se explica, além de finalizar. Que angústia em vários momentos!!!! É claro que os autores não iam mudar o tom de levar você aos limites das emoções: tristeza, felicidade, angústia, agonia, SURTO. Pode esperar tudo isso no último livro da série.
Como eu digo, quem não lê Illuminae tá perdendo a melhor ficção cientifica espacial já escrita, apenas isso. E.... CADÊ O HYPE?
ezra e nik vcs tem todo meu coração, e eu amo meu squad!!!!!!!!!
"These seven little pebbles who started an avalanche heard all the way around the universe."
Duda 11/09/2021minha estante
Ansiosa pra ler!

Lirio azul 25/08/2021

Que trilogia foi essa?
Eu sou apaixonada pelo Jay a anos, desde o lançamento de Nevernight aqui no Brasil, então ler Iluminae era uma das coisas na minha lista de fan girl
Dizer que eu amei eh pouco...
Esse terceiro livro foi tudo, foi maravilhoso, foi inteligente, foi romântico, me deixou nervosa
[*****]

Ana Elisa 20/07/2021

Cadê o hype?!
Onde é que estão os booktubers quando a gente precisa deles?! Essa trilogia é SENSACIONAL, um sci-fi de primeira, em um formato único e incrível (se lido junto com o audiobook então, tua cabeça vai explodir!)
Não compreendo as pessoas não comentarem sobre essa trilogia, não cobrarem as editoras pra que tragam essa obra prima pro Brasil.
A falta de hype em volta dessa trilogia é dos motivos pelo qual não consigo confiar no booktube brasileiro
Dayane258 20/07/2021minha estante
onde conseguiu ler?

Ana Elisa 20/07/2021minha estante
Eu comprei a trilogia há muuuito tempo, e aí assinei o audible pra poder ir ouvindo os audiobooks enquanto lia
caso te interesse, tá na promoção na amazon https://amzn.to/3kEnw6H

belaffig 29/06/2021

"Every story needs its villain. And its hero. And its monster."
Certo, vamos lá. Isso vai ser complicado.
Definitivamente o livro com o qual eu tinha maiores expectativas - afinal, era a parte derradeira da trilogia, e tinha uma reputação gigante a manter e um final a construir - as primeiras quatrocentas páginas de "Obsidio" me deixaram estupefata. Inicialmente, lendo a sinopse, fiquei surpresa de encontrar mais dois novos protagonistas sendo introduzidos, e fiquei preocupada me perguntando se não seria demais, se a história não ficaria "estufada" com informações demais tentando lidar com o desenvolvimento de novos indivíduos dentro da história e, ao mesmo tempo, com seu desfecho. Novamente, meus receios foram rechaçados. Asha e Rhys foram muito bem apresentados e utilizados; e foi muito bom conhecê-los.
E seguindo para o ponto mais forte do livro, o que me deixou tão surpresa e orgulhosa de Kaufman e Kristoff: não, o livro não ficou inchado de informações, ou confuso, com esses personagens ou com a história apresentada por eles. Muito pelo contrário, a escrita e a apresentação da trama aqui atinge um patamar impressionante. Foi magnífico ver, desde o início, como as páginas foram tão bem utilizadas, como as palavras eram as mesmas mas a construção pelos autores evoluiu desde os dois últimos livros, pegando tudo de melhor deles e criando uma história madura, tensa, com cara e peso de desfecho. E melhor: a história entre os dois pontos principais foi contada de modo entrelaçado, em uma linha do tempo bem feita, não exatamente linear, que te faz trabalhar para colocar as coisas em ordem e ler tudo atentamente, e de modo encantador com o cuidado dos seus criadores.
E como dito anteriormente, o livro tem cara de desfecho. As páginas eram tão pesadas que eu nem consegui maratonar, sendo esse o livro que mais demorei para ler dos três. Foi incrível o quão bem abordaram as complexidades e atrocidades da guerra, questionando todos os dilemas éticos levantados durante a trilogia, percebendo como nem tudo é “preto no branco”, como uma das personagens diz, como “todo mundo está certo, e todo mundo está errado”, como diz um outro; como tudo é muito mais complicado, sutil e cruel do que isso e como você sente o peso das escolhas e não-escolhas em cada página. E a cadência das páginas foi perfeita, diferentemente das duas outras tramas que explodem tão cedo em acontecimentos, essa leva seu tempo para construir seu clímax para as páginas finais.
E então as páginas finais chegaram. O momento da batalha final. Percebi, certo dia, o quanto estava enrolando para chegar a isso, porque simplesmente não queria chegar ao fim; porque tudo iria terminar, sim, mas também pela expectativa criada. Eu estava esperando muito desse momento e quando ele chegou... bem, ele nem chegou, essa é a questão.
É difícil explicar bem o que eu senti sem antes explicar algo crucial que eu percebi ao chegar perto do fim do livro, então vou tentar. É paradoxal, mas aquela estratégia de contar a história nos levando ao futuro no início e fim de cada livro funcionou perfeitamente bem para "Illuminae" e até que bem para "Gemina", mas estava destinado a minar qualquer chance de emoção real que o final de "Obsidio" poderia ter.

[esse parágrafo contém alguns spoilers raivosos, rs] Porque veja, esses livros são tão bons pois fazem a gente pensar, eles te “criam” para não cair em armadilhas fáceis, para criar estratégias em sua cabeça e ler as coisas atentamente, então chegar no final do livro que eu esperava ter a melhor construção (e que estava me dando isso até então), esperando um embate final cruel, duro e avassalador, e receber o “fake death trope" DE NOVO foi frustrante (sério, usar em "Illuminae" uma vez, tudo bem; usar em "Gemina" mais uma vez eu deixo passar, mas usar aqui uma terceira?!, sinceramente...), não ter nenhuma "major character death" foi frustrante (longe de mim reclamar de ter os meus sete queridos personagens vivos no final mas isso é simplesmente irreal) e aquela informação bombástica da Frobisher ser mãe do Ezra nem ser utilizada direito (um diálogo no final entre os dois de o quê, cinco linhas, sério?)... Enfim, o que quero dizer é que essa técnica de contar o futuro vence rápido, porque ir juntando dois com dois, percebendo quem está vivo no final e como isso vai acabar perde parte da mágica de simplesmente não saber. E aí parece que o livro parou de tentar te surpreender e simplesmente começou a te subestimar perto do fim. O que honestamente me parece uma ofensa para uma obra tão bem feita assim. [fim dos spoilers]

E acaba que a grande guerra que eu estava esperando foi só uma batalha cujo desfecho já era possível prever porque o fim de tudo já estava estampado há tempos. O embate acaba rápido, de modo previsível para quem aprendeu uma lição ou duas com os livros anteriores (e que achava que, como dito antes, os autores também tinham aprendido e crescido com), e o desfecho que é desfecho mesmo, que é contado para a gente desde o começo, a gente já sabe como termina. "Obsidio" construiu uma atmosfera pavorosamente absurda e real e acabou que a execução final foi... morna. O clímax nunca chegou. Porque não tinha outra forma de ser. O livro caiu em uma armadilha criada por si próprio. Na realidade, a trilogia desde seu começo foi marcada para não terminar em grandes ações, e eu só percebi isso tarde demais - o que foi bom, porque me emocionei e surpreendi mais com os livros; mas também ruim, por que como me sentir com um livro que começou tão bom mas desperdiçou o maior potencial da trilogia com uma armadilha que não sei se foi proposital ou não, me deixando na espera de uma finalização grandiosa, emocionante e arrebatadora?
Escrevi muito, talvez tenha divagado um pouco, mas esse livro me deu muito o que pensar, por eu estar esperando demais, e por essas serem histórias serem tão inovadoras e únicas. Infelizmente, a trilogia tomou um rumo em decadência. Com notas estelares ainda - e apesar de eu ter falado tanto sobre a conclusão um pouco decepcionante desse livro, não consigo dar menos que 4 para ele -, e com um lugar especial no meu coração, mas ainda assim. Não significa que não seja uma das melhores sagas e mais criativamente criadas que eu tenha conhecido, mas o gostinho amargo que o potencial perdido que Obsidio deixou não vai sair da minha boca tão cedo. "Illuminae" continua sendo meu favorito de todos, e percebi meu carinho por "Gemina" surpreendentemente crescendo, mas "Obsidio", que por um momento achei que pegaria o primeiro lugar no meu coração, termina em último. No mais, vou sentir saudade desses personagens que ficaram comigo por tanto tempo e dessa história que, de uma forma ou de outra, me marcou. Não vou conhecer outra assim tão cedo!

Juliete 22/05/2021

"We remember"
Eu nem sei o que dizer desse último livro terminei ontem e já tô sentindo falta desse universo incrível!
Nesse livro também somos apresentados a novos personagens e tanta coisa acontece que eu pegava pra ler um pouco e não queria largar, mas teve algumas partes que eu achei corridas e alguma coisa faltou no final eu não sei O QUE foi, mas ainda assim terminei com a sensação de que faltou algo, foi um final legal pra uma trilogia incrível mesmo assim não tira o fato de que a trilogia é maravilhosa.
Enfim recomendo muito queria que mais gente lê-se e principalmente queria que fosse publicado no Brasil?quem sabe um dia né.
Ps: Gente, sério mesmo leiam essa trilogia!
Pps: Kady, Ezra, Nik, Hanna e Ella são muito preciosos mano puta merda muito meus nenéns ?? eu já sei que eles vão ser o tipo de personagens que eu nunca vou esquecer!

Trechos que gostei:

"No one who lives in our memory truly dies"
"We remember"

"It only takes one pebble to start an avalanche."

"At least our lives will have been worth dying for."

"I have to say, when we used to have talks about your future, commanding a battle fleet isn't quite what I imagined, but I know you can do this. I'll be with you every step"

"Your father would be so damn proud of you right now. He knew exactly how incredible you were. We used to talk about it, late at night, these women we were raising. Just how far and how fast our daughters would exceed us. He loved that."

"She eases up to kiss him once more, slow and gentle, reluctant to break the moment. It's a kiss for everything their words can't convey, for the history behind them and the story ahead - a story that might be only a few words long or might only be beginning."

"Grant stares the other girl in the eye. Donnelly just smiles, gives Grant a quick salute."Kick their ***es, Captain.""

"We did not invite this conflict, but now we find ourselves in the midst of it, not one of us will step back from the line. I am asking you to give your all today. For yourselves and for something greater. Know that I will be beside you, giving all I have as well. The die is cast. But today we will shake the table upon which it lands."

"Live a life worth dying for."

"In this moment, she's both ordinary and extraordinary. Just like everyone in this story."

"It's hard to imagine, but even amid so much violence and chaos and loss, somehow the universe sometimes still manages to look beautiful."

Gabi 30/04/2021

Sem spoilers de qlqr livro da trilogia
Essa foi a primeira série de ficção científica que eu li e eu só posso dizer que eu amei, LEIAM ESSA TRILOGIA. Só me deixou com mais vontade de ler livros do gênero, principalmente Aurora Rising, que é dos mesmos autores, mas meu único medo é que não seja tão bom comparado com Illuminae de tão bons que foram esses livros.

bluesargent 22/04/2021

"Everyone's right, and everyone's wrong"
Eu terminei essa trilogia complemente arrasada e sem entender realmente PORQUE essa história me tocou tanto. É uma história incrível e super instigante sobre ambição, poder, perseverança, como medir o que é "certo" e o que é "errado", conceitos filosóficos e morais (vindos do personagem mais aleatório possível!), amores, perdas... Tudo isso em um contexto de batalhas e jogos políticos literalmente no meio da galáxia. A genialidade dessa história e dos incontáveis plots que ocorreram não só nesse livro, mas na trilogia inteira, é uma coisa que eu nunca vou deixar de aclamar.

Eu sou complemente rendida por todos os sete personagens principais, acompanhar o desenvolvimento de todos eles foi extremamente satisfatório. O AIDAN é um dos personagens mais bem construídos que eu já li na vida, a trajetória dele durante esses três livros (ainda preciso ler o conto!) foi muito coesa. Cada fala dele carregava tantas questões implícitas sobre a nossa própria humanidade e os nossos valores, eu achei isso genial. Amie e Jay eu não tenho palavras pra descrever o quanto vocês serviram aqui!!

Sobre meu sentimento geral com o livro, eu só abaixei meio ponto por conta do ritmo lento do começo. Por ser a conclusão de uma história extremamente caótica e dinâmica, eu não esperava cenas tão "calmas" e até mesmo desnecessárias, como uma análise de câmera interinha sobre uma partida de jogo de cartas (?) que não acrescentava em nada na história de fato. Foi só lá pelos 15% do livro onde tudo começou a ir pelos ares (literalmente!)

O resto do livro inteirinho foi exatamente o que eu esperava, me rendeu muitos surtos&crises de choro, passei muita raiva, me diverti horrores com o senso de humor esquisito dos personagens, mas é isso que um bom livro deveria fazer, não é mesmo? Posso dizer com todas as letras que ler esse livro com o audiobook do Libby foi uma das melhores experiências literárias que já tive na vida!
Tay 23/04/2021minha estante
Eu só li o primeiro mas estou muito ansiosa pra terminar a triologia, e ver suas resenhas me animou mais ainda! Illuminae virou um dos meus livros favoritos :)

ana 09/12/2020

Não achei que ia chorar tanto quanto eu chorei nesse livro! Teve vários momentos de cortar o coração, sério.
No geral, um final muito condizente com a série. Eu adorei a história é o modo pelo qual ela foi contada, com certeza lerei mais livros dos autores!!

In this moment, she?s both ordinary and extraordinary. Just like everyone in this story.

Lena 05/12/2020

"Viva uma vida pela qual valha pena lutar."
Sobrevivemos a um vírus que ataca a parte do cérebro que afeta o medo. Sobrevivemos a vermes que se alimentam de atividades cerebrais. Sobrevivemos a um paradoxo no multiverso. Sobrevivemos a um genocídio interplanetário.

Todos sobrevivemos? Não.

Mas aqueles que chegam conosco ao fim, aqueles que estão do nosso lado na batalha de ir para um lugar seguro, aqueles que lutarão até seu último suspiro, eles, a essa altura eles são tudo o que nos resta, nossa família. E nós protegemos a família com tudo o que temos.

Esse é um livro emocionante. Para começar, somos levados de volta ao planeta original. Onde um massacre tomou lugar, onde ainda existem sobreviventes, onde existem as pessoas que puxaram o gatilho no ataque. Ainda existem crianças, mulheres, trabalhadores. E lá, lá também há a resistência. Lutando para viver mais um dia. Lutando para de alguma forma conseguir se reunir com seus amados.

E temos os sobreviventes dos eventos espaciais. Kady, Ezra, Hanna, Nik, Ella e AIDAN. Temos eles e sua grande família. E com eles, a esperança de voltar à civilização e trazer justiça a todos os que sofreram e morreram por causa das ações de uma empresa.

Nós, agora, conhecemos eles, choramos por eles, torcemos por eles, rimos com eles. O mero pensamento de que nem todos eles possam sair dessa vivos... se não te machuca de alguma forma, então você leu errado.

Ver a evolução dos personagens é muito gratificante. Somos introduzidos a uma sobrevivente e participante da resistência, Asha, e a um soldado especialista técnico, Rhys. Com ele vemos que a guerra não é preto no branco, e com ela vemos a destruição que a guerra causa, e a esperança que ainda vive.

É tudo o que eu precisava para o fim da trilogia.

Um adendo ao AIDAN, que me fascina imensamente. Ele me fez chorar e rir e eu amo ele.

Chorei no mínimo 5 vezes... Eu amo amo amo cada um dos personagens, as dinâmicas, as lutas, as surpresas e nossa senhora como valeu a pena.

Valeu as lágrimas.
Valeu as risadas.
Valeu as sobrancelhas franzidas.
Valeu cada minuto.

Tô emocionadaaaaaa

julia 18/06/2020

Resenha: Obsidio
Obsidio é a conclusão perfeita para uma das melhores séries de ficção científica que eu já li. O formato continua sendo uma das minhas coisas favoritas--o enredo é complexo e muito bem trabalhado através das entrevistas e chats.

Alguns personagens conhecidos dos livros anteriores aparecem aqui! Os personagens novas são tão bem desenvolvidos como eles. A reunião de todos e como as histórias deles ne conectam é muito surpreendente e cheia de emoção.

O final foi tãããão bom. Cheio de revelações e reviravoltas e seus altos e baixos e momentos super tensos. Uma leitura maravilhosa.

Sarah | @only_a_snowflake 16/08/2019

It's all about AIDAN, guys. (Booktalk SEM spoilers)
Falta-me estrutura emocional para escrever essa resenha, mas mesmo assim vou tentar. The Illuminae Files é a segunda série da minha estante que leva 5 estrelas+favoritado em TODOS os três livros. E pra mim, o melhor dos 3 foi Obsidio (com pouca diferença pros outros dois). Que tiro de livro. Uma montanha-russa de emoções. Enfim, em Obsidio conhecemos mais dois personagens: Asha, interna de farmácia e parte da resistência de Kerenza e Rhys, um especialista da BeiTech que acaba sendo transferido para Kerenza e topando com sua ex-namorada Asha. Enquanto isso, Kady e sua trupe estão apostando tudo em um plano que tem mais chance de dar errado do que de dar certo, mas é a única saída para a sobrevivência da tripulação do Mao.

- AIDAN: Vou falar sobre o Aidan primeiro, porque, caso você não tenha percebido, Obsidio é sobre o Aidan. Eu tive todo o tipo de reação possível nas páginas dele: ri, chorei, fiquei com raiva, fiquei chocada, achei fofo, fiquei com dó... Os métodos dele talvez realmente sejam diretos demais, mas o sujeito é uma inteligência artificial. Absolutamente tudo o que ele fez é justificável. Pode até não ser ético, mas é justificável.

- Kady e Ezra: Um casalzão desses, bicho! Gosto muito do crescimento do Ezra aqui, muitas vezes eu até esquecia que ele só tinha 18 anos. A Kady é o gatilho para muitas das ações do Aidan, e continuo achando a ligação entre esse "triângulo amoroso" muito sensível e honesta.

- Hanna e Nik: Não sei se esses dois tiveram muito tempo para desenvolver o romance. Tudo entre eles é muito subentendido, muito discreto. Como crescimento pessoal, a Hanna pode ganhar medalinha de ouro, já o Nik mal apareceu em Obsidio.

- Asha e Rhys: Gostei da ambientação dos dois, mas confesso que o desenvolvimento do arco deles não me surpreendeu. Página 291 foi ou não foi muito Uma Chama Entre As Cinzas? Kkkkkkkk Amei mas me caguei de medo kkkkkkk

Senti o desespero que os personagens estavam sentindo cada vez que algo dava errado. Comemorei cada vitória com eles. Foi difícil dar adeus tão abruptamente para alguns personagens. Foi difícil acabar de ler e dar adeus para esse universo tão impressionante que me prendeu tão intensamente por 3 livros. Mas vida que segue. The Illuminae Files foram pro topo dos melhores livros lidos em 2019. Vocês tambem deviam ler, confiem em mim.

"Every story needs its villain. And its hero. And its MONSTER." (p.453)

BGM: "Mars" (Sleeping at Last)
//Our nights have grown so long.
Now we beg for sound advice.
"Let the brokenness be felt
'Til you reach the other side.
There is goodness in the heart
Of every broken man
Who comes right up to the edge
Of losing everything he has."
We were young enough to sign
Along the dotted line.
Now we're young enough to try
To build a better life.//

Luiza Helena (@balaiodebabados) 04/12/2018

Originalmente postada em https://balaiodebabados.blogspot.com.br/
"Viva uma vida pela qual vale a pena morrer.*"

Obsidio é o livro que fecha a trilogia The Illuminae Files e foi bem difícil me despedir da história. Sem sombra de dúvidas eles entraram para a lista de favoritos do ano/da vida.

Enquanto Katy, Ezra, Hanna, Nik e companhia estão a bordo da nave Mao, discutindo que rumo tomar, descobrimos que ainda há vida no planeta Kerenza IV. Os sobreviventes estão sendo meio que mantidos reféns pela BeiTech, em sua boa parte sendo mineiros e escavando um produto necessário para que toda a tropa consiga sair do planeta antes que descubram o que realmente aconteceu ali.

Mas não pense que todo mundo está aceitando essa situação. Temos alguns rebeldes dificultando a vida dos soldados, entre eles Asha Grant (prima de Kady). Como se já não tivesse problemas suficientes na vida, o seu ex-namorado/amor da sua vida, Rhys Lindstrom, reaparece e ela descobre que ele agora trabalha para as pessoas que destruíram sua vida.

Apesar de Asha e Rhys não terem tanto destaque, se comparado com os casais dos outros livros, eles são a representação de dois lados de uma guerra. Asha é uma garota com um passado cheio de atitudes rebeldes, que culminaram na perda de uma pessoa importante na sua vida. Agora ela é uma garota que realmente viu o “exílio” impostos como seus pais como uma segunda chance na vida e estava agarrando com unhas e dentes. Isso até Kerenza ser atacado. Fazendo parte do grupo de rebeldes, Asha é uma garota resiliente e determinada a não se abater sem antes lutar. Como é dito em uma parte do livro, ela não é um gênio da informática como sua prima Kady ou uma ótima estrategista como Hanna, ela só é uma garota que está defendendo sua casa.

"Toda história precisa de seu herói. E seu vilão. E seu monstro.*"

Já do lado de Rhys, vemos o outro lado da guerra. Soldados que estão ali somente cumprindo ordens, criando laços de amizade com seu esquadrão na esperança de não perder a humanidade. Rhys não foi treinado para combate e, quando cai de paraquedas na ocupação do planeta, ele acha que todos ali só estão fazendo o seu trabalho. OK que a extração de minério era ilegal, mas será mesmo que os habitantes também eram culpados? Aos poucos, o especialista vai abrindo os olhos para realmente o que é certo e errado no seu trabalho, sendo Asha a principal pessoa a ajudar.

Já na nave Mao, vemos os sobreviventes de Heimdall e Hypatia enfrentando problemas entre si. Por serem somente “crianças”, poucos levam em consideração as opiniões de Kady, Ezra, Hanna, Nik e Ella, mas eles já viram, passaram e sobreviveram a situações que muitos deles nem sonham. São jovens cujas preocupações deveriam ser deveres de casa e o que fazer no futuro. Fico imaginando quantos jovens também passam por situações assim na vida real, nos locais em constante guerra.

AIDAN com certeza é um personagem que irei sempre lembrar. Nesse livro, vemos o quanto sua relação com Kady influenciou os cálculos da inteligência, chegando ao ponto de AIDAN meio que começar a gerar uma consciência e sentimentos, mas sem deixar de lado seu lado calculista. Porém, seus "sentimentos" de proteção por Kady começam a influenciar suas decisões, todas baseadas no bem-estar da prodígio da tecnologia. O modo como ele começa a ter sentimentos por Kady me faz parar para pensar na questão da tomada de consciência das IAs. (Por isso eu não maltrato nenhum robô).

Apesar dos pesares, eu adorei o personagem porque, no fim das contas, ele é bom ou mau; ele é a verdadeira definição de que os fins justificam os meios feat sacrifício para o bem maior. Afinal, ele foi desenvolvido para calcular e garantir o melhor cenário para as pessoas, mas não significa que seja o cenário que as pessoas querem ouvir.

"Eu não sou bom. Nem sou malvado. Eu não sou herói. Nem eu sou vilão. Eu sou AIDAN.*"

Eu amei como os autores trabalharam seus personagens secundários, fazendo-os tão importantes quanto os protagonistas. Fomos apresentados a uma gama de personagens, com atitudes, opiniões e decisões diferentes e (por muitas vezes) contrárias, mas no final das contas são somente humanos fazendo de tudo para sobreviver. Destaque para Ella Malikova, que não deixa sua condição física ser um empecilho para ajudar e Isaac Grant (pai de Kady), que praticamente adotou todo mundo. Tem uma passagem dele deixando mensagens para os jovens antes do ataque final a BeiTech que é muito fofa e de deixar os olhos marejados.

"Todo mundo está certo, e todo mundo está errado.*"

Como venho falando desde a resenha de Illuminae, acompanhar os livros com o audiobook torna a experiência completamente diferente. Os efeitos sonoros fazem com que você se sinta no meio da ação, o tom de voz dos personagens em vários momentos faz com que você sinta o medo, a dor, o sofrimento e toda gama de sentimentos que eles passam. Em alguns momentos, as descrições feitas de vídeos por alguns narradores possuem frases de alívio cômico, mas nunca esquecendo a real função dos Illuminae Files: contar a história de como BeiTech sem remorso e arrependimento decidiu dar cabo de um planeta no fim do universo como parte de destruir a concorrência.

A parceria de Jay e Amie não termina por aqui. Ambos já estão com um novo projeto chamado The Aurora Cycle. O primeiro livro se chama Aurora Rising, com previsão de lançamento internacional maio de 2019. Segundo o resumo do Jay (melhor pessoa para resumir seus livros em forma de gifs), a história é com se O Clube dos Cinco encontrasse Guardiões da Galáxia, envolvendo elfos com problemas de controlar raiva, procuras por artefatos alienígenas e um mal antigo. Abaixo deixo a sinopse traduzida.

"O ano é 2380, e os cadetes graduados da Aurora Academy estão recebendo suas primeiras missões. O pupilo estrela, Tyler Jones, está pronto para recrutar o esquadrão de seus sonhos, mas seu próprio heroísmo o vê preso com a pária que ninguém mais na Academia tocaria…

Um diplomata convencido com uma faixa preta no sarcasmo
Um cientista sociopata com uma predileção por atirar em seus companheiros
Um gênio dos computadores esperto pronto para arrumar confusão
Um guerreiro alienígena com problemas de gerenciamento de raiva
Uma piloto que não gosta dele, caso você esteja se perguntando

E o esquadrão de Ty não é nem mesmo seu maior problema - seria Aurora Jie-Lin O'Malley, a garota que ele acabou de resgatar do espaço interdimensional. Presa em cochilo por dois séculos, Auri é uma garota fora do tempo e fora de sua profundidade. Mas ela pode ser o catalisador que inicia uma guerra milhões de anos em construção, e o esquadrão de perdedores, casos de disciplina e desajustados de Tyler podem ser a última esperança para toda a galáxia.
Ninguém entra em pânico."

Obsidio foi um final muito acima do que eu esperava, fazendo com que a trilogia mantivesse seu nível alto do início ao fim. Eu torço para que realmente a Novo Conceito ou qualquer outra editora que possa deter os direitos de publicação publiquem essa trilogia aqui, pois é uma história que vale a pena de se ler e maravilhar com o modo como é contada.

"Que possamos nos encontrar novamente em costas distantes.*"

* Traduções feitas por mim

site: https://balaiodebabados.blogspot.com/2018/12/resenha-337-obsidio.html

Mye-chan 01/07/2018

"Live a life worth dying for."
Obsidio começa praticamente de onde Gemina termina, com apenas uma semana de diferença, ainda no presente julgamento da BeiTech Industries. E a partir daí, voltamos novamente no tempo através dos documentos coletados pelo grupo Illuminae direto para Kerenza, onde os sobreviventes estão sob o controle dos soldados da BeiTech que ficaram para trás. Logo somos apresentados a um novo casal de protagonistas: Asha Grant, a prima de Kady que até então era considerada morta, e Rhys Lindstrom, um antigo namorado de Asha que agora trabalha para o inimigo.

Para aqueles que, como eu no livro anterior, estavam com receio de ter que acompanhar novos protagonistas, devo dizer que desta vez temos menos espaço para o desenvolvimento da relação dos protagonistas e suas personalidades, pois logo somos levados de volta para o outro lado da galáxia onde a tripulação da Hypatia e os sobreviventes da Estação Espacial Heimdall - que atravessaram o portal antes dele ser destruído - estão em um embate de como proceder agora que eles não tem mais como voltar para o centro do universo.

Este livro acaba focando em vários núcleos, dos sobreviventes da Hypatia e de Heimdall, do grupo de resistência em Kerenza e até mesmo de dentro da BeiTech, através do soldado tecnólogo Rhys. O interessante é perceber o quanto os personagens são bem construídos, possuindo camadas que os tornam humanos: os "mocinhos" podem cometer atos horrendos e de covardia, assim como os "vilões" podem ter seu carisma e sofrerem de crises de consciência. Talvez o personagem mais intrigante seja o AIDAN, pois apesar de ser uma Inteligência Artificial, ele acaba desenvolvendo sentimentos humanos. E ao longo da trilogia você percebe esses sentimentos aflorarem e até torce (não de um jeito romântico, claro) por ele, ao mesmo tempo que teme que esse "amor" que ele sente pela Kady se transforme em algo que acabe se voltando contra aqueles que ela ama.

Em resumo, Obsidio nos apresenta uma trama recheada de ação, reviravoltas, traições, tensão, romance e uma pitadinha de humor, é claro. E, como não poderia ser diferente, temos os famosos Easter Eggs, que tornam a leitura mais divertida. Há uma personagem que aparece em uma página apenas, que foi uma pequena homenagem à autora de Caraval, Stephanie Garber. Outros também são mencionados, como a autora da trilogia Seeker, Arwen Elys Dayton, e a autora de Dorothy Tem Que Morrer, Danielle Paige. O legal é que seus nomes são apresentados junto ao nome de suas obras, como se fossem os apelidos de seus personagens. E em seu Instagram a autora confessou que os bilhetinhos trocados entre a Asha e o Rhys foram escritos com a letra dela e do Jay (e agora entendemos porque a letra do Rhys é bem mais bonita). Mas talvez o mais legal é saber que a grande maioria das ilustrações foi feita pela também autora YA, Marie Lu, a quem eles dedicam este livro.

Para concluir, este foi um livro final digno de toda essa maravilhosa trilogia, que mantém o mesmo ritmo frenético e cheio de reviravoltas dos livros anteriores, mas que ainda assim consegue dar um final para todos os personagens importantes (lembrem-se do gatinho!). Terminei a leitura com um misto de emoções conflitantes que me levavam a querer mais desses personagens, e ao mesmo tempo só querer que eles fossem felizes "para sempre" depois de tudo o que passaram ao longo desta jornada.

Definitivamente essa é uma leitura que deixará saudades.