O Sal das Lágrimas

O Sal das Lágrimas Ruta Sepetys

Resenhas - Editora Arqueiro

Janaina Edwiges 12/08/2023

"Será que a guerra nos tornava perversos ou apenas ativava uma perversidade que já espreitava dentro de nós?"
Segunda Guerra Mundial. Janeiro de 1945. O ataque naval soviético contra o navio alemão Wilhelm Gustloff ceifou mais de 9.000 vidas, a maioria civis, dentre eles inúmeras mulheres, idosos e crianças. O naufrágio se tornou o desastre com maior número de vítimas da história marítima, com seis vezes mais mortos que o tão famoso Titanic. Naquele momento, estava em curso a operação Aníbal, que tinha por objetivo retirar por mar o maior número de civis e tropas militares alemãs, acuados pela ofensiva do Exército Vermelho na Prússia Oriental.

É neste contexto histórico que emerge O sal das lágrimas, da autora Ruta Sepetys. São quatro personagens narradores fictícios, de nacionalidades diversas, que terão suas histórias entrelaçadas e marcadas pelos horrores da guerra. É possível que o número maior de narradores confunda um pouco o leitor no início, mas com o avançar da leitura conseguimos nos conectar e identificar com clareza todas as narrativas apresentadas.

A história é sensível e tocante, capaz de evidenciar como os efeitos dos conflitos armados têm um peso tão destrutivo na vida de pessoas comuns, deixando feridas imensuráveis, extremamente dolorosas de serem cicatrizadas.
CPF1964 13/08/2023minha estante
Parabéns pela linda resenha, Janaína. Fui mais generoso que você na avaliação deste livro.

Thainá @thaii.limab 18/08/2023minha estante
Quero muito ler esse livro! Já leu Cinzas na Neve da mesma autora? É muito bom também ??

Emilia.Reis 06/11/2020

Um romance histórico emocionante
A 2ª Guerra Mundial é cheia de relatos tristes e que às vezes nos parecem inacreditáveis, este livro nos faz pensar em todas as pessoas que estão no meio do fogo cruzado, pessoas que não escolheram estar em guerra, indivíduos que tiveram azar de viver em países próximos ao território Alemão. Eles tentaram sobreviver à ocupação nazista e viraram alvo dos Russos.
Aqui temos personagens encantadores que se unem para sobreviver, Joana, Emilia e Florian mostram como as pessoas podem ser corajosas e boas, deixando seus objetivos para ajudar desconhecidos.
Ana Lucia F. Silva 11/08/2021minha estante
Comecei lendo com o pé atrás, e aí fui me vendo ansiosa pelo capítulo seguinte. O livro é sensacional, com descrições de partir o coração. Muito bonito e bem escrito.

Emilia.Reis 11/08/2021minha estante
não dá vontade de parar mesmo

Roseli 03/03/2023minha estante
Gosto muito desse tipo de leitura, ou seja, que fala sobre guerra, apesar de encontrar muito sofrimento nesses livros, faz eu entender um pouco da história.
Achei muito interessante a forma que foi narrada, cada capítulo era sobre um personagem, e isso tornou a leitura bem gostosa.
Vi que os direitos cinematográficos foram adquiridos pela Universal Pictures e com certeza será um filme maravilhoso.

Lucia.Ferreira 28/05/2023minha estante
Me emocionou muito a história e a criatividade dos autores em inserir histórias fictícias em um fato histórico. Mostrar a tristeza, mas tbm encontrar beleza e esperança num fato tão triste.

Liliane 12/01/2021

As lágrimas dos desesperados por sobrevivência
Um romance histórico magnífico sobre o naufrágio do navio Gustloff que foi afundado em 1945, pelos russos, durante a SGM. Um enredo de assombros, incertezas, cumplicidade e amor genuíno.
Um compartilhar de dores, angústias, sofrimentos, mas acima de tudo, da lealdade entre pessoas simples que se unem em prol de algo primordial, a sobrevivência.
Magnífico, surpreendente e tocante!

Andreia508 16/06/2020

Uma história comovente, fala do ano de 1945 durante a segunda guerra mundial. Joana, Emilia, Florian e Alfred cada um de um país diferente fugindo da tragédia, mentira e da guerra.

Juliete23 25/05/2021

O Sal das Lágrimas
Não tinha conhecimento dessa TRAGÉDIA.
O livro tem uma narrativa muito fluida.
Os personagens são cativantes logo nos primeiros contatos. Exceto por uns e outros.
É angustiante ler esse outro lado da história, tão triste e tão quanto qualquer lado da 2° Guerra Mundial.
Quase perdi meus dedos no final, que angústia.
Recomendo a leitura, mas se prepare pra ficar com o coração apertado.

Ana Claudia 26/01/2022

Uma história que se passa em 1945 durante a Segunda Guerra Mundial onde acompanhamos a jornada de luta e sobrevivência de Joana, Emília, Florian e Alfred.

Joana é lituana e atua como enfermeira na guerra. Ela está junto de outras pessoas a caminho do navio alemão Wilhelm Gustloff, que transportaria civis e militares.

Emília é polonesa e tem 15 anos. Grávida e carregando consigo um trauma, vai mostrar o quanto é forte e leal.

Florian é prussiano. Pela sua idade deveria estar servindo a guerra, mas estando ferido, usou isso a seu favor para não ir para a batalha.

Alfred é alemão e marinheiro do navio Wilhelm Gustloff. É obcecado pelo dever de servir a seu país e ao Hitler.

Quatro pessoas de diferentes nacionalidades que vão ter seus destinos cruzados quando embarcam no navio fugindo das barbaridades da guerra. Mas até que eles cheguem no navio, vão passar por momentos muito difíceis, passando frio, fome, pelo medo de serem pegos e pelo perigos dos ataques dos russos.

Os capítulos são narrados por cada um deles. Com uma narrativa muito sensível, a autora soube descrever o cenário, todo o caminho percorrido pelos personagens e seus sentimentos até a hora H.

Esta é uma história baseada em fatos reais. O navio Wilhelm Gustloff foi o desastre com o maior número de vítimas da história naval, tornando quase inexpressivo o número de mortos dos famosos navios Titanic e Lusitania.

Erica 28/03/2020

História bem marcante e triste, valeu cada página lida!
É inevitável ler histórias da segunda guerra mundial e não terminar a leitura baqueada, quando achamos que já ouvimos todos os lados da história, eis que surge mais eventos impactantes. Voce já ouviu falar no navio alemão Wilhelm Gustloff? Se eu ouvi falar, eu não prestei atenção no que foi dito porque pra você ter noção é considerado o pior desastre marítimo da história, apesar do Titanic ser o mais famoso, o Wilhelm Gustloff matou 6x mais, deixando aproximadamente mais de 10.000 refugiados mortos, uma vez que foi bombardeado pelos russos. Agora me diz se esse livro não merece ser lido?

O livro mescla eventos reais com fictícios, que é o caso dos 4 personagens que intercalam os capítulos narrando a história, por conta disso desde o início você vai acompanhando a jornada dessas pessoas até o momento que suas vidas se entrelaçam, muita coisa acontece desde então, apesar do início ser um pouco lento na apresentação dos protagonistas, no desenrolar vai surgindo muitas descobertas interessantes e tristes a respeito deles, o ápice da história é quando eles chegam no tal navio da “salvação”.

Eu adorei a história, achei que os personagens e o psicológico deles foram bem construídos e memoráveis, principalmente no que cada um representa na guerra, como o espirito solidário, a lavagem cerebral das ideias malignas de Hitler, o heroísmo, a fragilidade, enfim... pra quem curte dramas históricos de qualidade, um bom romance e curiosidades da segunda guerra mundial. Recomendo demais a leitura, a escrita da autora foi bem cativante!
Alcione13 28/03/2020minha estante
Vou colocar na lista. Tenho em formato digital. Mas confesso que estou saturada de livros de Guerra.
Entretanto sua resenha despertou interesse

Erica 28/03/2020minha estante
No meu caso eu tô saturada de livro policial rs

Alcione13 28/03/2020minha estante
Compreendo perfeitamente

Beatriz2371 05/03/2023

Indicação Mayara Cecapi
Genteee que história !!! E como assim o maior naufrágio com mortes que teve no mundo, não é conhecido pela maioria.

Essa mania de esconder os horrores da guerra por baixo do tapete.

No relato final eu já estava com lágrimas escorrendo pelos olhos. Em saber de quanto sofrimento, quantas mortes e quanto desespero.

Uma leitura que eu recomendo a todos. Obrigada Mah ?? por me marcar com essa história tão bonita, forte e importante.

... " O Navio Wilhelm Gustloff foi o desastre com o maior número de vítimas da história naval, tornando quase inexpressivo o número de mortos dos famosos navios Titanic e Lusitania. NO DIA 30 DE JANEIRO DE 1945, QUATRO TORPEDOS AGUARDAVAN NO BOJO DO SUBMARINO SIVIETICO S-13. TRÊS DOS QUATRO TORPEDOS FORAM LANÇADOS, DESTRUINDO O WILHELM GUSTLOFF E MATANDO CERCA DE NOVE MIL PESSOAS. Agora a pior parte A MAIORIA DOS PASSAGEIROS DO GUSTLOFF ERA COMPOSTA POR CIVIS, ESTIMANDO-SE QUE HAVIA CINCO MIL CRIANÇAS, prestaram atenção nessa parte, CRIANÇAS A BORDO. O navio fantasma, como às vezes é chamado, encontra-se hoje no litoral da Polônia.... "

... " ... A guerra é uma catástrofe. Quebra famílias em pedaços irrecuperáveis. Mas os que se vão não estão necessariamente perdidos. " ...

... " ... Ah, mas, lembre-se, o poeta Emerson disse que, depois de gastarmos nossos sapatos, a força da jornada passa para nosso corpo." ...

Aline Oliveira 25/08/2021

Emocionante
Um romance maravilhoso e comovente,
A história é alternada entre 4 pessoas que tiveram seus caminhos cruzados.
E se passa no período da segunda guerra mundial, Joana, Emília, Florian e Alfred são refugiados que embarcam no navio alemão Wilhelm Gustloff fugindo do avanço do exército soviético. Navio que foi afundado pelos russos tirando a vida de mais de 9 mil pessoas.

Eu já havia lido a última viagem do Lusitânia, mas sobre esse WG ainda não tinha ouvido falar, fiquei chocada com tamanha tragédia.
Esse livro é lindo e ao mesmo tempo extremamente triste.
Brenda Hévene 25/08/2021minha estante
Este livro me tocou, é lindo! A história é realmente muito emocionante.

Niájera 15/06/2020

Maravilhoso
Baseado numa história real, pouco falada, onde a autora escreve brilhantemente. É incrível como um livro pode ter todos os personagens necessários, com os seus devidos papéis perfeitos e crescentes na história... Mesmo sabendo o final, sofremos porque nos vemos não preparados para aquilo de tão envolvidos que a história nos faz. Brilhante!
Adriano Araújo 17/06/2020minha estante
Parece triste

Niájera 17/06/2020minha estante
Adriano mas se possível leia, a autora fez uma pesquisa histórica brilhante e construiu personagens riquíssimos. Entendi pq a nota dele é alta.

Adriano Araújo 19/06/2020minha estante
Já esta salvo,quero ler

Niájera 19/06/2020minha estante
Leia, maravilhoso!

Brenda Hévene 08/12/2020

Fascinante, emocionante!
O livro me prendeu do início ao fim. É muito triste saber que milhares de vidas foram perdidas em situações que a guerra as impôs. Tanto sofrimento que as pessoas foram obrigadas a passar. O livro conta a trajetória de quatro personagens principais e outros personagens secundários que, sem ao menos se conhecerem, se uniram para o bem comum, por amor ao próximo, em meio ao sofrimento e ao caos no naufrágio do Wilhelm Gustloff que teve o maior número de vítimas da história naval. O livro é fascinante, me deixou em êxtase. Terminei o livro sentindo um amor imenso pelo Florian, Joana, Emilia, o amoroso Poeta dos Calçados e o Menino errante. Fantástico, super recomendo este livro!

Kev 29/08/2021

Apenas leiam !!!
"Em que os seres humanos haviam se transformado? Será que a guerra nos tornava perversos ou apenas ativava uma perversidade que já espreitava dentro de nós?"

Fabiano133 24/06/2020

O sal das lágrimas
O maior desastre marítimo não é bem conhecido, muitos sequer sabem o que aconteceu, ou ainda que ele aconteceu. No final do livro fica totalmente evidente que o mar báltico é salgado por causa das lágrimas, que tragédia. Orquestrada pelo delírio humano, pela loucura de se achar superior.

Fernanda 28/11/2021

Muito bom! *Não contém spoiler

Ruta Sepetys nos brinda com mais um romance histórico, após o maravilhoso e profundo Cinzas na Neve. Assim como o primeiro livro, O sal das lágrimas também deve ser adaptado para as telas, pois já teve os direitos autorais adquiridos.

O cenário é o início do ano de 1945, quando o nazismo recua diante da derrota iminente, numa guerra que há seis anos deixava um rastro de morte, sofrimento e destruição por vários países europeus. Com o avanço das tropas russas, soldados e civis alemães tentam desesperadamente fugir, temerosos pelo que vinha acontecendo quando vilarejos alemães caíam nas mãos dos russos e as atrocidades promovidas pelos nazistas eram vingadas de forma terrível. A chance está em Gotenhafen, uma cidade portuária na Polônia, de onde sairiam navios que resgatariam soldados e refugiados civis.

Alfred, Emilia, Florian e Joana são quatro jovens de nacionalidades diferentes, cujos caminhos se cruzaram porque compartilhavam o mesmo desespero de sobreviver ao caos. Conseguiram embarcar no Wilhelm Gustloff, um navio de cruzeiro alemão com capacidade para cerca de 1.800 pessoas, que embarcou mais de dez mil, metade delas crianças.

Desde o início da leitura sabe-se que o navio realmente existiu, foi alvo de torpedos russos e afundou nessa travessia, quando mais de nove mil pessoas perderam a vida. À medida em que a história avança, vamos nos conectando aos personagens, torcendo, tentando descobrir se algum deles estará entre os poucos sobreviventes e o que acontecerá após a tragédia.

Os capítulos são curtos e narrados em primeira pessoa, intercalados entre os quatro protagonistas, que são personagens construídos de forma bastante verossímil, com defeitos, qualidades, fraquezas e, sobretudo, uma força inimaginável.
Além de ser um belo romance histórico, ainda traz à luz o pior desastre naval da história, tão pouco conhecido. É uma leitura emocionante, que consegue mesclar tragédia, drama e beleza de forma impressionante. Recomendo muito!
CPF1964 28/11/2021minha estante
Que bom que você leu este livro. Foi o primeiro livro que li este ano. Dia 01/01/2021. Gostei muito. Um dos melhores que li este ano.

CPF1964 29/11/2021minha estante
Esta semana eu li O homem mais feliz do mundo. Eddie Jaku. Não Ficção. Recomendo fortemente este livro, Fernanda.

Fernanda 19/12/2021minha estante
Oba, já vou salvar o nome. Obrigada!!!