Canção do Exílio

Canção do Exílio Marion Zimmer Bradley

Resenhas - Canção do Exílio

Rafa - @espaco_dos_livros 05/11/2016

O último
Bom... o último escrito pq com esse final
... nossa. Uma brecha para mil histórias! Eu dei 5 estrelas pq o livro foi interessante 100% do tempo... mesmo o início sendo bem lento, a perspectiva da história da filha de Lew foi super empolgante... Mas.... o final não foi final... e isso me frustrou um pouco, mas vou relevar isso.
Eu nunca li um livro tão cheio de conflitos quanto esse... juntar os Altons e seus descendentes não poderia resultar em outra coisa. Marja é uma personagem forte e encantadora, Javanne a bruxa megera, Gabriel um pau mandado, Lew o ranzinza, Mikhail o fofo, Regis perfeito.. os personagens são tão marcantes e a história tão envolvente que vc acha que ela realmente é verídica. Enfim, saga de ouro Darkover, a melhor e mais bem construída história que já li! Queria mais!

Tauan 23/09/2015

Este livro conta a história de Margaret Alton, a filha de Lew Alton, o representante darkovano no Senado Imperial Terráqueo. Ela não tinha muitas lembranças do seu planeta de nascimento ou mesmo de sua tumultuada infância, apenas recordações entrecortadas que aterrorizavam o seu sono, sobre um estrangeiro prateado e uma mulher que gritava muito.
Assim que foi possível, Margaret deixou sua casa e se refugiou na Universidade. Lá achou conforto no isolamento de seus estudos de música. Ela conseguiu a posição de assistente de seu mentor, o renomado musicista Dr. Ivor Davidson. Esta prestigiosa função a levou a muitos mundos diferentes, e quando ela e seu professor foram designados para estudar as canções folclóricas de Darkover, ficou alegre e curiosa, por mais difíceis que lhe fossem as viagens estelares. O seu mundo de nascimento evocava memórias terríveis e dolorosas, há muito enterradas. Ela começava a pensar que estava enlouquecendo.
Sob a luz do Sol Vermelho, e a medida que vai se desvencilhando dos segredos de sua herança, Margaret acaba levada por um destino pior do que qualquer um de seus pesadelos. A mulher que gritava e o homem prateado eram apenas indicadores de uma trilha, que a levaria ara o interior de sua própria mente, conduzindo-a para uma armadilha preparada séculos antes.

Gaius 28/11/2011

Canção da Esperança!
"Canção do Exílio" segue o fluxo da história que começou em "A Herança de Hastur", passou pelo excelente "O Exílio de Sharra" (que é uma leitura obrigatória para entender o momento em Darkover) e continuou em "O Sol Vermelho" e "Os Destruidores de Mundos".
Aqui a personagem nova vem sob a alcunha de Margaret Alton, a filha do atormentado Lew Alton (o protagonista em "A Herança de Hastur" e "O Exílio de Sharra"). Lew Alton perdeu o posto de protagonista para a filha, mas aparece no livro como um personagem já maduro, livre dos tormentos que o deixavam rico em questões a serem trabalhadas. Passando o cetro para Margaret, temos uma protagonista racional, livre de preconceitos e extremamente prática. Num planeta cheio de restrições as mulheres, vê-se um conflito logo de cara; e esse conflito acontece na família do poderoso clã Alton, que retrata a divisão no planeta como um todo, de um lado, os que ainda acreditam que viver como no passado é o melhor para Darkover, e do outro, os que sabem que para salvar o planeta, só uma profunda transformação social, política e ideológica.
Margaret Alton retrata com uma polidez que somente uma mulher daria numa transformação tão grande que ao mesmo tempo tem que ser feita aos poucos; e ela mesma vai se transformando no decorrer do livro, de uma darkovana criada longe de seu planeta natal ela se torna uma comynara dotada de um poderoso laran.
Os inimigos são os detestáveis Gabriel Lanart, Javanne e seus filhos; que não são ruins, apenas tacanhos e ignorantes, embora tenhamos uma antipatia generalizada deles, não é raiva o que conseguem passar, e sim pena.
O livro não é perfeito, perde-se em alguns momentos da narrativa, e a tradução dessa vez foi péssima (um exemplo claro foi a opção do termo "darkoviano" pelo já usual "darkovano", soou estranho na leitura).
A canção do exílio do título torna-se uma canção de esperança para o próprio planeta. Com altos e baixos, o livro não figura entre os best-sellers da série, mas não faz feio, e deixa uma imensa porta aberta para continuações...

Paulinho 02/06/2010

Crítica Sobre Canção Do Exílio

O livro intitulado Canção Do Exílio, que pertence à saga Darkover, escrito por Marion Zimmer Bradley, da editora Imago, 518 páginas narra a história de Margaret Alton. Uma Darkioviana que foi criada em outro planeta e quando chaga a Darkover para estudar as músicas regionais pela Universidade se depara com revelações sobre ela, o pai, a mãe e acima de tudo os problemas polítcos do planeta.

O livro não é o melhor da Saga até agora, a história repete informações desnecessariamente, a protagonista não tão poderosa e independente como as outras. o livro termina de forma a deixar perguntas sobre a resolução dos problemas que são apresentados nesse romance. Mas nem tudo é obscuro, a final a prosa de Marion está lá seus questionamentos políticos, sexuais e religiosos (embora não com tanta veemencia como nos outros volumes) e acima de tudo o questinamento sobre a posição politico-social da mulher.

3 ESTRELAS.

Galahad 03/01/2010

No comeco foi estranho não parecia bom.
No meio melhoro.
E no final ficou otimo, um final bom e ruim ao mesmo tempo, os planos do Regis me facinarao e fez valer a pena ler ate o fim.
Eu recomendo.