O Guia dos Curiosos

O Guia dos Curiosos Marcelo Duarte

Resenhas - O Guia dos Curiosos

Pipoca 19/02/2020

Recheio de informações
O livro apresenta curiosidades das mais diversas, tanto as famosas, como as desconhecidas. A organização dos capítulos em temas e as citações coisas boas, mas o excesso de "curiosidades" organizadas em listas e tabelas dificulta a leitura. Tive a sensação muitas vezes de estar lendo obra para consulta. Boa ideia para crianças até 12 anos (embora tenha algumas páginas mais pesadas). O maior inimigo do livro é o Google.

Braguinha 19/09/2017

Pra não parar de ler!
Em ritmo de almanaque, varias estatísticas são postas numa bandeja para serem degustadas. Ótimo de ler e passar o tempo.

Ana 29/06/2017

Razoável
Tem muitas perguntas em que ele não dão bem uma resposta.
Não tem certeza sobre determinado fato e dão um informação complexa.
Por ser um livro de perguntas e respostas, acreditei que iria ocorrer esclarecimentos.

Thai 22/12/2014

Interessantíssimo!
Meu irmão comprou quando tinha de 13 pra 14 anos, e li algum tempo depois também, achando sensacional. Fala das maiores curiosidades que as pessoas têm, principalmente quando são um pouco mais novas, quando a vida não trata de saná-las com o tempo, com relação às mais diversas matérias. Até hoje, com 21 anos, ainda me pego lendo algumas coisas deste livro, aleatoriamente.

Christian 12/02/2013

A maioria das curiosidades são respostas bem simplórias que vemos constantemente pela internet. A impressão que tive, é que não foi feito uma pesquisa mais aprofundada de alguns temas que são interessantes e outros de tão de banais que são, realmente não valia o trabalho. Mas de qualquer forma, algumas coisas não sabia ou apenas tinha um vago conhecimento e agora sei um pouco mais do que antes da leitura.

Marcos Queiroz 07/01/2013

Cuidado com algumas curiosidades
Algumas curiosidades são bem interessantes e explicativas... mas outras são muito generalistas, e não explicam nada. Algumas questões não são respondidas. Outras são totalmente erradas: a questão da antera, estigma e estilete, por exemplo, está totalmente errada (ao menos na versão que eu li!).

Julie.ee 25/12/2012

Feito realmente para os curiosos
Essse livor é ótimo! Muito completo e CHEIO de informacões dos mais variados assuntos possíveis. È um livro pare folhear, ler e reler. Recomendo para todas as idades e gostos.

Dede Silva 20/02/2012

Quero saber!
Que conhecer um pouco de tudo, para depois iniciar suas pesquisas pessoais?
Esse livro é uma boa dica, conheça um pouco de tudo.

Mari 04/12/2011

Esperava mais curiosidades legais. Algumas são,sim. Mas, muitas são óbvias ou totalmente tédio. Mas, é um daqueles livros que te dá propriedade pra discutir nas mesas de bar por aí.. hiauehuaeh Sei lá, é mediano.

Thiago 02/08/2011

Um pouco de tudo.
Competente e interessante como os outros livros da série, porém, como não há um recorte específico, a organização das informações fica UM POUCO comprometida pela amplitude daquilo que é abordado.

Ainda assim, conserva as qualidades necessárias a um guia de curiosos.

PriAndrade 08/06/2011

Que livro curioso!

É um livro para quem gosta de variedades.

Conta a história (sucintamente) de como as algumas coisas surgiram (tipo, de onde vem o Brigadeiro) e também contas fatos curiosos (do tipo, quantos passos precisamos dar pra atravessar um campo de futebol).

É uma leitura leve e divertida. Cumpre o propósito de informar e entreter.

Vitória Lopes 04/04/2011

O Guia dos Curiosos
Este é, sem réstia de dúvidas, um dos melhores livros de minha infância. Até já o utilizei para trabalhos escolares. Devo ressaltar que o indico para todas as faixas etárias, pois até as pessoas mais informadas apresentam curiosidades. Apesar do livro ser extenso, sua escrita é de fácil entendimento e dinâmico (em certas partes proporciona vários risos!) o que proporciona uma grande vontade em devorar o livro.

Nathy 22/02/2011

O livro para todos que desejam saber um pouquinho de tudo... Onde nos entretemos em assunto diversos e interessante sobre vários temas abordados.

Vinicius 13/04/2010

Muito massa, descobri coisas que eu nem imaginava, tipo:

O sentido que agua desce pelo ralo é diferente dependendo do hemisferio
Ou que um colegio da minha cidade é o segundo mais velho do pais. Bom para distrair.