A família Manzoni

A família Manzoni Natalia Ginzburg

Resenhas - A Família Manzoni

Andre.S 12/12/2022

Biografia comentada baseada em cartas da família Manzoni, sendo Alessandro Manzoni autor do livro clássico Italiano ?Os Noivos? e escrita por Natalia Ginzburg. Muito bem escrito, como é de praxe da autora, também italiana, torna-se cansativo pelas suas quase 500 paginas onde desfilam uma profusão de personalidades e cartas e mais cartas que os membros da família e conhecidos enviavam entre si, e que possibilitam a recriação da história da família.

Gláucia 03/11/2017

A Família Manzoni - Natalia Ginzburg
Minha nota refere-se sempre à minha vivência da leitura, não à qualidade literária da obra e aqui minha experiência não foi boa.
O livro é uma espécie de biografia de Alessandro Manzoni, autor do romance "Os Noivos" a partir de sua mãe Giullia Beccaria. A história de suas vidas nos é contada através da publicação da vasta correspondência entre todos os familiares e amigos, praticamente temos aqui uma biografia epistolar e achei essa estrutura muito cansativa. Apesar de já ter ouvido falar nesse livro (Os Noivos) nunca tinha ouvido falar em seu autor, que pelo visto teve grande importância na Itália. Porém sua vida, assim como de seus amigos mais queridos e familiares, não conseguiu me despertar nenhum sentimento, nenhum envolvimento ou empatia, talvez pela forma distante como foi trazida pela autora que praticamente se restringiu a compilar a correspondência, sem tecer muitos comentários.