O Caminho das Borboletas

O Caminho das Borboletas Adriane Galisteu

Resenhas - O Caminho das Borboletas

Eliza 13/04/2024

Uma história digna de filmes de Hollywood.
O caminho das borboletas relata a história de Adriane Galisteu, na época com 21 anos, contando em um relato muito emocionante os seus dias ao lado do ídolo brasileiro Ayrton Senna. Adriane, foi a última namorada do campeão em seus últimos um ano e meio de vida. A protagonista tem uma história de vida muito forte, mas sempre encara a vida com seu bom-humor e positividade, Adriane relatava sua vida antes do relacionamento com o campeão, como o conheceu (história digna de fanfic) e seus meses ao lado dele. E detalhes da morte trágica de Ayrton (aqui me debulhei em lágrimas).
O ponto alto do livro é poder ver um outro lado do ídolo nacional, o lado brincalhão divertido do Beco (apelido dele para os mais íntimos). É bonito perceber como o Ayrton foi feliz com Adriane, como ela fazia bem para ele. Fico imaginando como seria se ele estivesse vivo e vendo a Adriane ser quem ela é hoje. Muito bonito.

Jessica1248 07/04/2024

Caminho das borboletas, foi o melhor livro que li até agora.
Ele mostra o lado de um grande ídolo do Brasil, da fórmula 1, e também mostra o lado humano nele, o ciúme, a raiva, paixão, entre outros.
Ele e a Galisteu viveram um grande amor , com tudo que tem direito, pena que não tiveram mais tempo.
Com esse livro consegue me apaixonar mais por um grande ídolo, por f1 , saber de quem ele não tolerava e ter certeza de quem eu odiava/odeio na fórmula 1 estava certo.
Com esse livro parece até que convivi com eles.

-Dri o fraco não vai a lugar nenhum.

samy 30/08/2023

Emocionante
Quem busca por um livro que conta sobre o acidente do Senna e os motivos da família dele, não é esse.Conta sobre o início da história e o desenvolver do amor dos dois, apesar de ter algumas incoerências é muito emocionante, uma linda homenagem ao beco.
leticiagiolo 30/08/2023minha estante
esse é do ponto de vista da gallisteu?

Barbara.Teodoro 25/08/2023

Doloroso
Terminei o livro com meu coração pesado. Nasci 5 anos após o ocorrido com o Ayrton, não vivi essa época em que todos que nasceram até os anos 80 puderam desfrutar com alegria: esperar pelos domingos para ver o campeão orgulhar o Brasil. Todos os meus familiares falam a mesma coisa: parte do brasileiro se foi com Ayrton.
A narrativa da Galisteu me inseriu um pouco nesse mundo que nunca me pertenceu. Eu senti um carinho enorme pelo homem que foi Ayrton, tratei de ler sobre seus feitos, assisti vídeos e sofri ao ver seu carro jamais sair da curva Tamburello intacto.
Galisteu inicia o livro se apresentando, quase como um diário. Nos conta o início-meio-fim de uma história de amor trágica e doce. Realmente, sentimos o carinho que ela queria nos passar quando o descrevia.
Senti falta de entender o motivo da família de Senna ser hostil com ela segundo tantas fontes. Ela simplesmente não comenta nada negativo nesse sentido.
O livro é bem curto, gostoso de ler, mas eu queria desesperadamente poder mudar o desfecho.

Kassiely1 12/06/2023

Para quem se interessa pelo esporte e pelo Ayrton, é um livro rápido e interessante de se ler. A Adriane conta como foi seus dias ao lado do piloto e narra alguns fatos interessante e histórias inusitadas, como a briga de Ayrton com alguns pavões que estavam tirando o seu sono.
Uma obra que nos mostra uma nova parte do que foi Ayrton Senna, onde é inevitável não se emocionar em certos trechos.

"A pergunta persistente se este
mundo em que nós vivemos não é só um
sonho, se o que chamamos de realidade
não é uma sombra projetada numa
parede."

Christiane.Leite 17/05/2023

O Caminho das Borboletas, de Adriane Galisteu, é um livro que promete levar o leitor a um mergulho emocional na vida do icônico piloto Ayrton Senna. O livro parece concentrar-se mais na própria Adriane do que em seu relacionamento e na vida do piloto. A narrativa se torna, em certos pontos, um tanto egoísta e superficial. A autora romantiza sua relação com Senna, omitindo detalhes relevantes ao desenrolar da história. Não explica, por exemplo, porquê a família de Senna era contra seu relacionamento com Adriane. Omite que deixou de trabalhar quando namorou Senna. Não se pronuncia sobre o questionamento da época de que, caso ela fosse de fato uma modelo bem-sucedida antes de conhecer Ayrton, realizaria trabalhos na Europa, afinal, tinha apenas 19 anos. Não menciona que, no dia do acidente, teria ficado em Portugal após uma briga, pois Senna a teria flagrado ao telefone, em uma conversa íntima com um ex-namorado. Não diz uma palavra sobre a afirmação de Xuxa, de que Ayrton teria ligado para ela, decepcionado com Adriane, combinando de encontrarem-se para conversar e tentar reatar o relacionamento. São muitas lacunas que Adriane deixa de preencher sob a chancela de "Ayrton me amava". Na verdade, o que se vê é uma adolescente, que era "Garota Shell", conseguiu conquistar o piloto nº. 1 e passou a fazer de tudo para não perder as vantagens advindas do relacionamento. Em tempo: Adriane não só não fazia trabalhos na Europa, como, após a morte de Senna, precisou morar de favor na casa do empresário Braguinha (ex-presidente da Bradesco Seguros), muito amigo de Senna, pois não tinha atividade nenhuma, senão posar de namorada do piloto nº. 1 do mundo. Braguinha, inclusive bancou o retorno de Adriane ao Brasil, com assessoria de uma conhecida agência de marketing. Mas esse detalhe (obviamente) também é omitido no livro. Acredito que a família de Senna tinha bons motivos para ser contra o relacionamento. E o próprio Ayrton já estava abrindo os olhos. Adriane foi a única que teve vantagem na tragédia da morte de Senna. Ao contrário de muitas viúvas anônimas de pessoas famosas, ela buscou com afinco se manter na mídia às custas do luto.

Arla.Campos 11/04/2023

"E, no entanto, por alguma misteriosa razão, era eu".
Comecei a ler esse livro com a curiosidade de quem escuta uma história sobre um amor do passado ser contada e relembrada com saudade. A narrativa remonta os dias de Adriane com Senna (o "Béco", para ela e para os próximos) e as primeiras páginas logo entregam o desfecho trágico desse romance: eles não ficam juntos.

Quem busca detalhes crus sobre o acidente de Senna, dramas familiares em formato de alfinetadas daqui e dali, perde a viagem.

O relato de Adriane florece nas lembranças do primeiro contato, na primeira conversa, no primeiro encontro. Ela relembra as incertezas do seu eu ainda muito menina, vivendo o que, para alguns, seria o perfeito conto se fadas.

Ela apresenta em suas lembranças o "Béco", essa outra parte do piloto brilhante, a parte humana, homem, amigo, filho, namorado. A parte que se fere, que teme, que vive intensamente e que ama com a mesma intensidade. Ama o que faz e como faz, ama a vida. Assim como Adriane, me veio com a mesma dificuldade para falar de Ayrton no passado.

"O caminho das borboletas" não é nenhuma obra prima literária. Trata-se de um livro curto e muito realista. Trata-se de um relato enlutado e ainda apaixonado de uma mocinha que viveu e perdeu um grande amor. É com muita elegância e tato que Adriane relata tanto romance quanto convivência com a lenda do automobilismo brasileiro. Com igual cuidado e respeito lemos relatos sobre o outro eu do herói das pistas, sobre a intimidade de sua vida privada, sobre sua fé, sobre sua família.

Esse é um livro de leitura rápida, fluida. A linguagem é simplíssima, honesta, real. Assemelha-se mesmo a um relato apaixonado da menina que Adriane era quando gravou as 30 horas de entrevista que resultaram nas duzentas e poucas páginas. Como a um bom amigo ou um diário esse relato se desenrola e finda com a certeza de que um grande amor nunca deixa de existir. Para ela e Ayrton foi amor. Um grande amor para os dois, sem dúvidas.

Milena.Miyazaki 25/01/2023

"Meu precioso filho: eu te amo e jamais te deixaria nas horas de tua prova e do teu sofrimento!

Quando viste na areia apenas um par de pegadas, foi exatamente aí que eu te carreguei nos braços".

Kaylane 24/07/2022

ja li tem um tempinho.
acho muito incrível como ela descreve sua relação com o ayrton.
é muito lindo de ler sobre os dois, como tudo realmente aconteceu entre eles sem ser contado de um jeito maldoso pela midia.
adriane foi muito injustiçada e a forma como a notícia da morte de ayrton foi contada à ela foi muito cruel.
nunca vou superar eles dois.?

Kel estelar andromeda 18/06/2022

Emocionante
O que falar desse livro? Que ele é emocionante sim ... Nele Adriane Galisteu no remete toda a suas alegrias , intimidade e tristeza com a morte desse ícone doce , forte aventureiro e bondoso chamado Airton Senna. Uma perda irreparável pra todos nós brasileiros!!

poly 14/07/2021

senna e galisteu uma história de amor!!!
Livro que conta a história de amor entre Adriane e Senna que terminou com o acidente fatal de Ayrton sou fã dos dois mesmo não tendo conhecido o Ayrton mais vi vários documentários sobre ele e amei

12/06/2021

A melhor leitura do ano.
Nesse livro você conhece um outro Senna, o homem por trás do herói do Brasil, e uma outra Adriane Galisteu, a ?garotinha? que ela era antes de se tornar a mulher que é hoje. Pra nova geração como eu que não chegou a ver o Ayrton Senna em vida mas cresceu ouvindo sobre ele, esse livro é indispensável, tive a chance de ver sua simplicidade e ainda o seu romance com Adriane que foi leve e verdadeiro. A escrita é leve, o livro é pequeno, sensível e triste, mas lendo esse livro escrito em 1994 agora em 2021 é um prazer enorme ver como está a garotinha que terminou esse livro desolada e buscando superação. Minha admiração por Adriane só aumentou e por Ayrton Senna nem se fala, todos deveriam ler esse livro!

Natiele 08/05/2021

Livro maravilhoso
Um livro com a escrita bem leve e íntima quase um diário. Lindo e emocionante os dias da Adriane com o Ayrton. Ela expressa verdadeiramente seus sentimentos e o tanto que o amor deles foi lindo. Dói relembrar da morte do Ayrton, seja onde ele estiver, tenho certeza que ficou feliz pela Adriene com relação ao livro.

Cris 18/12/2020

Um verdadeiro amor genuíno
Conheci uma nova versão da Adriane Galisteu e uma nova versão do Senna. Literalmente um casal que iria perdurar por muito tempo, mas que infelizmente, perdura através desse livro e do carinho lindo que até hoje a Adriane mantém pelo Ayrton. Como fã de automobilismo, me vi emocionada por diversas vezes, principalmente com o lado doce e brincalhão de Senna que claramente a amou verdadeiramente, independente da cisma da família.

Como muitos falam, não acho que a Adriane escreveu o livro na época para lucrar, pelo contrário, essa é a verdade dela, um desabafo para tanta dor acumulada, ainda mais para uma jovem de apenas 21 anos de idade. Ela foi respeitosa e coerente nas palavras ao longo de todo seu relato, o que só trouxe mais a sensação que na época ela perdeu muito, mas também ganhou uma maturidade que poucas mulheres com essa idade adquirem.