A diferença invisível

A diferença invisível Julie Dachez
Mademoiselle Caroline

Resenhas - A Diferença Invisível

Bia 20/02/2022

Não julgue um peixe porque ele não sabe voar
A HQ ilustra bem o Transtorno do Espectro Autista e suas particularidades, e tem a genialidade de mostrar como é a vida de uma pessoa adulta com autismo, uma vez que a maioria das obras falam mais sobre a experiência de crianças com autismo e seus pais, se esquecendo um pouco que essas mesmas crianças crescem e também se tornam adultas. Assim, foi bem interessante acompanhar as diversas nuances da personagem antes, durante e após o diagnóstico, e como a vida dela foi afetada ao descobrir sua própria singularidade.
Dou três estrelas não pelo fato da história ter sido ruim, mas sim pelo fato de que ela poderia ser atualizada, pois ela trata da Síndrome de Asperger como algo dentro do autismo, enquanto que uma nova nomenclatura já estabelecida pelos manuais diagnósticos deixa bem claro que não há distinção e o que antes era classificado como Asperger entra no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além disso, essa distinção pode trazer pensamentos capacitista, já que se pensava nessa síndrome como um quadro ?mais leve? de autismo e que era mais aceitável ser Asperger do que ser Autista. E outro fato é que alguns relatos apontam (junto com um livro que fala sobre o tema) que o cientista Asperger, a qual o nome da síndrome remete, era associado ao partido nazista e fez diversas experiências com crianças deficientes.
Então, uma atualização da nomenclatura da HQ falando sim sobre o Espectro Autista seria muito mais informativo, e evitaria a propagação de um conceito que já é retrógrado e que não é mais aceito por muitas pessoas na comunidade neuroatípica.
Eicross 04/04/2022minha estante
Vim procurar nas resenhas para ver se tinha alguém falando disso. Muito necessárias as tuas pontuações! Vale relembrar também que o Hans Asperger era apoiador do partido nazista alemão...

Bia 05/05/2022minha estante
Sim, é verdade, tem um livro que fala sobre isso que se chama ?Crianças de Asperger - as origens do autismo na Viena nazista? onde é explicado esse lado que poucos sabem sobre o Asperger

Meire Elen 15/02/2022

A diferença invisível
É uma história em quadrinhos necessária. Fala do transtorno do espectro autista - e no caso de Marguerite - as consequências de um diagnóstico tardio. Ela passou a vida se sentindo diferente e sem a compreensão dos amigos, colegas de trabalho e até do próprio namorado, passando a imagem de uma pessoa arrogante e antissocial. Mesmo com o diagnóstico, não acreditam que ela faça parte do espectro, por conta da imagem que se tem do estereótipo de um autista. Vale demais a leitura.

Mariele 09/02/2022

Síndrome de Asperger
A história acomoanha a rotina torturante de uma mulher que convive com suas limitações sem ser comoreendida até o diagnóstico que muda sua vida

Conceicao.Sanchez 01/02/2022

Uma HQ praticamente obrigatória, assim como como "pílulas azuis" ajuda a desmistificar e quebrar preconceito com doenças e deficiência. Achei bem comovente.

Isa 31/01/2022

Autobiografia. Baseado na experiência da autora
O livro retrata a jornada da autora em busca do diagnóstico de TEA. Houve mudanças no uso de "síndrome de asperger" mas isso não muda a relação da autora com o diagnóstico que ela obteve na época. Achei o livro bem interesse e tanto pra neurotipicos entenderem melhor o espectro autista e também para neuroatipicos se encontraram. Não é uma tese de psicologia, é a história de uma pessoa real e deve ser visto assim.

Livia_Labanca 31/01/2022

Esse livro é muito maravilhoso, extremamente importante e eu recomendo para todo mundo, a escrita é incrível e nos prende do início ao fim

Evelyn Soares 26/01/2022

É uma HQ extremamente sensível, conseguiu me deixar angustiada em diversos momentos, principalmente depois que a Marguerite finalmente consegue um diagnóstico correto, se sente super feliz por finalmente ter uma explicação pros comportamentos que antes ela não conseguia explicar e ainda assim as pessoas ao redor continuam questionando o diagnóstico dela sem nenhum conhecimento cientifico a respeito.

Vale muito a leitura, além de abordar um tema super necessário, a HQ também tem artes maravilhosas, dá pra ficar por muito tempo analisando os detalhes.
Auud Herself 09/02/2022minha estante
Biografia do grilo.

d4adratt 22/01/2022

Bom, porém poderia ser melhor!
A forma como alguns assuntos são tratados não me agradam tanto pois algumas informações ainda estão presas no passado porém, é um bom livro e muito bem ilustrado!:)
ps: você lê em 1 dia, bom para relaxar a mente em momentos cansativos

fer 21/01/2022

Achei a graphic novel muito importante pra conhecer outras realidades, para que as pessoas reconheçam que adultos podem descobrir que são autistas e isso não acontece desde que é criança.

É uma história com um desenvolvimento muito bonito, toda evolução e descoberta da personagem é muito bom colocado e trabalhado, afinal é a história de uma das autoras.

Gabriel.Maissack 16/01/2022

Diário de uma neuroatípica
A história em muitos momentos tenta ser didática sobre o que quer abordar, o que é mesmo necessário já que as pessoas comumente sabem muito pouco sobre o assunto. Ao longo do livro a Julie vai retratando seu dia a dia e sua dificuldade de se encaixar e, como isso atrapalha a sua relação com as pessoas, seja no trabalho, com amigos e até mesmo com o namorado. Mas o que é mais surpreendente é que mesmo você sentindo o desconforto da protagonista em sua busca pelo seu lugar na sociedade, você também vai se pegar em alguns momentos também incomodado pelas situações que ela gera. Não sei se foi a intenção das autoras, mas acho que isso é uma puta oportunidade pra gente parar e pensar o quanto a gente tem um olhar viciado e exige que todos se encaixem nele, independente do quão penoso pode ser esse processo.

Arjuna0 13/01/2022

Um pãozinho de espelta, por favor
"A diferença invisível" é uma meiguíssima história em quadrinhos que conta um pouco sobre o que é ser autista. Uma leitura fácil, rápida, proveitosa e informativa.
Richard 13/01/2022minha estante
O CARA JÁ COMEÇA BEM O MUNDO DAS RESENHAS

Teorema Espectral 13/01/2022minha estante
Melhor resenha do site

jes 08/01/2022

bacaninha
mto bacaninha de ler, as ilustrações são uma graça e eu fiquei apaixonada olhando cada detalhezinho. a história é contada de um jeito bem leve e vc consegue entender as dificuldades que a personagem sofre.
gostei mto de como mostrou a importância de ser feito um diagnóstico certinho.

Andreza 08/01/2022

Interessante para pessoas leigas em relação ao TEA, porém tem algumas informações que já estão desatualizadas, como o termo Asperger, que caiu em desuso. Além disso, faz críticas incongruentes, como ao dizer que a Psicanálise não é recomendado para o tratamento de autismo, quando na verdade é tão válido quanto a terapia comportamental.