A diferença invisível

Resenhas - A Diferença Invisível

Vinicius 28/07/2022

Encantador!
Leve e bem informativo.

Achei uma excelente história de conscientização sobre autismo e respeito as diferenças, é uma Graphic Novel singela e delicada, mas sendo um retrato não significa que lendo você vira um especialista em autismo, ou que todos os autistas são daquele jeito com a mesmas dificuldades, pois, existem diferentes graus e na minha opinião a HQ deixou isso claro.

A Marguerite é uma personagem cativante e muito gostável dá vontade de ser amigo e protegê-la dos babacas, é impressionante como as pessoas não entendem (ou não querem) e são péssimas com as outras.

Gostei dos traços do desenho, as ilustrações são bonitas, tem uma mistura de biografia com didática e eu super indicaria para quem quer saber mais sobre o assunto de uma forma não acadêmica e de melhor compreensão.

No livro é usado o termo “asperger” só que síndrome de Asperger não existe mais, de acordo com, O Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais (DSM-V 2013) que é publicado pela Associação Psiquiátrica Americana, todos os traços estão enquadrados na sigla TEA (Transtorno Espectro Autista).

DAN LIMA 05/12/2020

Baseado numa história real. É uma autobiografia.
Uma hq da França sendo traduzido para o português. Tratando de um assunto sério e pouco valorizado lá: o autismo.
O autismo deve ser tratado com seriedade, amparo e empatia. E essa hq veio para evidenciar esse processo de divulgação e importância.
Uma temática que ensina muitas lições: aceitação das diferenças, busca da identidade, autodescoberta, combate ao preconceito, abandono, recomeço, novas amizades, à procura de suas raízes...
Li de uma só vez. É excepcional!!! ;-)
Leia e aprenda mais sobre o autismo. É transformador.
:-)

i.need.books 19/02/2023

Utilidade pública
Esse livro trata muito bem sobre autismo. Mudou minha visão sobre isso.
Recomendo a todos (leitura obrigatória).

Recomendação de idade (minha opinião): livre
Caio.DeMorais 14/01/2024minha estante
Fiquei interessado, vou por na lista

Cinara... 11/07/2021

" Somos todos geniais, mas se você julgar um peixe por sua capacidade de subir em uma árvore, ele passará a vida acreditando que é estúpido."

Sensacional! Autobiográfico da autora. A personagem Marguerite com 27 anos se descobre com síndrome de Aspeger. Me senti profundamente tocada e representada em tantas situações!
Acho que se tornou a minha HQ favorita da vida!
Sensível e de uma utilidade enorme!
As ilustrações são lindas! E parece que a Marguerite roubou minhas roupas e meu all star vermelho. ??

Lara.Bia 08/04/2022

Linda história
Em busca de obras que falassem sobre o Transtorno do Espectro Autista, particularmente em mulheres, minha amiga me indicou a hq e fiquei encantada após ler. E vim recomendar para vocês também! Eu não vou falar muito, já que você precisa ler para sentir a história. Então, leia

Wamarisen 31/01/2024

Informativo
A HQ apresenta uma parte da vida de Marguerite que engloba o transtorno de Asperger desde antes de seu diagnóstico até alguns anos depois da comprovação. Como forma de divulgar informações claras e reais sobre o autismo a Marguerite começa a compartilhar informações na Internet sobre esse tema pouco discutido. O que mais tarde a leva à construção dessa obra literária bastante interessante.

Eu adorei a forma como esse tema foi exposto, com sensibilidade e um toque de esperança. Fora isso, as ilustrações são um estilo de arte fofo e delicado, o que dá um ar de leveza para certas cenas que não são as mais agradáveis de se presenciar ou até mesmo ler.

Jonas (@castelodepaginas) 16/06/2020

A Diferença Invisível
Fiz resenha no meu blog dessa obra, por favor visitem e se inscrevam. Obrigado

site: www.resenhasnonaarte.blogspot.com/2020/06/a-diferenca-invisivel.html
ERLEY 09/07/2020minha estante
Qual é o teu blog para eu acessar

trizisreading 27/02/2024

Descobrindo-se na Síndrome de Asperger
"A Diferença Invisível" cativa o leitor ao explorar a rotina única de Marguerite, uma mulher de 27 anos com Síndrome de Asperger. As ilustrações revelam a pressão que ela enfrenta devido à sua sensibilidade aos sons e dificuldades de socialização, complicando seu cotidiano, tanto em casa quanto no trabalho. Diante da incompreensão inicial, Marguerite descobre sua condição, enfrentando ceticismo e desaprovação. O livro destaca sua jornada para aceitar e abraçar sua identidade aspie, transformando sua vida ao construir amizades mais saudáveis e respeitar seus próprios limites sociais. Uma narrativa envolvente que ilumina a importância da empatia e compreensão diante das diferenças.

Leia as minhas resenhas completas no meu instagram literário: @trizisreading

Tati 28/01/2023

Necessário!
Que HQ lindaa *_*
Me identifiquei muito com a personagem ,várias situações em que ela se encontra no decorrer da história, muitas vezes me trouxe a mesma sensação do momento em que ela estava vivendo ,senti uma identificação em alguns momentos ,até algo bom para se pensar heinn...
achei linda !! Uma história de muito aprendizado,sobre um assunto que eu nunca tinha parado para me aprofundar,pesquisar ...quero muito conhecer mais sobre !!
Os traços são bem delicados e as cores utilizadas aqui nos faz sentir realmente o que a Marguerite estava sentindo ,a dificuldade que ela estava tendo que lidar ...sem palavras para essa obra!! Todos deveriam conhecer!!
dro-nunes27 29/01/2023minha estante
Esse é um quadrinho que inclusive poderia ser distribuído nas escolas, para acesso dos alunos nas bibliotecas!

Tati 29/01/2023minha estante
Simm,concordo plenamente!

S.C.Sunbeam. 29/08/2023

Vamos falar sobre o Autismo?
Ao avistar está HQ, já tive um pressentimento, bom, que gostaria da obra (e dito e feito, hahaha). Neste livro, a autora nos leva à reflexão sobre o Autismo e suas camadas. Nos causando diversas reflexões durante a leitura e agregando conhecimento sobre este transtorno do neurodesenvolvimento.

Bom, gostei (até demais) da personagem principal e da maneira como a autora conduziu a história. Através de sua escrita nada dificultosa, podemos aprender mais sobre TEA e algumas dificuldades que adultos não diagnosticados encontram. Aliás, acredito que a autora conseguiu expressar muito bem a mensagem que ela quis passar.

Quote: "O preconceito é filho da ignorância"

Enfim, como uma pessoa com autismo, creio ter o mínimo de conhecimento necessário para comentar sobre o livro e dar um veredito. Minha sincera opinião é: este livro deveria ser uma espécie de leitura obrigatória! Está autora conseguiu, como já escrevi anteriormente, captar as principais nuances deste transtorno e passá-la para uma história em quadrinhos com total êxito!

Sem mais para o momento, agradeço por dispor de seu tempo e ler minha resenha. Até mais! ?

SueSouza 14/04/2021

Muito Bom
Hey Pockets!!

Consegui cumprir mais um #desafioliterario202cp onde o desafio era ler um livro com personagem com Autismo, esse é bem legal porque é uma HQ onde a personagem é baseada na autora e ela é autista, no caso ela tem o grau leve Síndrome de Asperger.

Na história vamos conhecer Marguerite de 27 anos, ela tem um trabalho (que não gosta muito), um namorado, dois gatos e um cachorro. Ela gosta de rotina, senão acaba deixando ela esgotada, segue o mesmo percurso para o trabalho, sempre pede as mesmas coisas na padaria.

Marguerite é muito boa no trabalho, porém ela é chamada a atenção por não socializar com os colegas, falar a verdade mesmo que não agrade a todos e não entende ironias. Ela sempre é vista como esquisita e se sente muito mal no ambiente de trabalho por causa do barulho e até os amigos e namorado não a entendem, porque ela é "normal".

Marguerite acaba tendo um pequeno esgotamento físico e mental e é quando procura ajuda, passa por vários médicos (na verdade desde a infância), mas muito só diz que ela é tímida, até que ela mesmo pesquisa na internet e acha que se encaixa no espectro autista, e ela sai em busca de uma resposta/ laudo.

Depois de muita dificuldade ela consegue o laudo, e se sente outra pessoa por enfim compreende quem ela é. Ela conhece outras pessoas com o espectro e tudo vai fazendo sentido.

Marguerite teve um laudo tardio da síndrome de Asperger, mas conseguiu a partir daí superar alguns temores e assim até escrever um livro e contar sua história..

Essa é uma história leve, curtinha, mas que mostra muito pontos importantes sobre pessoas com o espectro do autismo, e a gente consegue sentir o desconforto e a ansiedade deles. Além disso, a HQ traz um pequeno guia sobre alguns pontos do dia a dia de quem tem autismo.

Super recomendo!!

Já conhecem a história ou outro livro que trate do tema?

#culturacpocket #books #hq #autismo #sindromedeasperger #adiferencainvisivel #juliedachez
Natália 14/04/2021minha estante
Apesar de ter a síndrome, nunca li nada que trabalhasse o tema, motivada. :]

Evy 14/04/2021minha estante
Que bom parabéns continue lendo ;)

SueSouza 15/04/2021minha estante
Leia Natália vai curtir, ela é bem fiel a muitos do sentimentos de quem tem Autismo.

SueSouza 15/04/2021minha estante
Evy vou sim, gosto bastante de Leitura que traga personagens inclusivos e que nos ensinem a ser uma pessoa melhor.

marianabl 19/12/2022

de utilidade pública
estou encantada com a HQ! me emocionei bastante por me identificar com a personagem e, inclusive, estar passando por algo semelhante nesse momento da minha vida.
sinto que a história foi retratada de forma sensível e de maneira real (os traços dos desenhos são mt fofinhos também).

recentemente eu tive a sensação forte de identificação com o espectro após, sem pretensão alguma, ter assistido um vídeo sobre diagnóstico tardio de TEA em mulheres. depois disso passei a pesquisar mais sobre o assunto, e nessa jornada tenho percebido o quanto era limitada e esteriotipada a minha visão sobre o transtorno do espectro autista. quanto mais busco me informar, mais me identifico e percebo coisas sobre mim, coisas que nunca tinha percebido ou que nunca imaginei ser característica do TEA, sobretudo ocorridas na minha infância e adolescência, muitas ainda hoje presentes.

já tenho procurado profissionais especializados que fazem avaliação para autismo, e sinto que, assim como marguerite e os outros relatos presentes na HQ, um diagnóstico tardio pra mim significaria tirar um peso nas costas (saber que eu não tenho culpa de certas coisas). assim como a protagonista, eu tive o primeiro contato através da internet, e isso me levar a pensar na importância de se investir em campanhas sobre o autismo ou de colocar mais em pauta, afim de facilitar a compreensão por parte das pessoas.
imagina só quantas pessoas são neurodivergentes e não sabem... vivem a vida toda sendo taxados como "estranhos" "antissociais" "frescos", assim como eu.

Fabi 31/01/2021

2/12 do desafio #LeiaRepresentatividade criado pela @afrofuturas: que nos propõe reflexões sobre neuro-diversidade através do protagonismo autista.

?a diferença invisível? é uma HQ autobiográfica de julie dachez na qual ela narra sobre como foi se descobrir dentro do espectro autista. no início mostra suas dificuldades em atender convenções sociais e após ler sobre autismo, buscou auxilio e suas mudanças positivas após o diagnóstico.

amei a leitura, foi bem leve e necessária! muito importante ouvir as vivências de pessoas neurodiversas, compreender as diferenças e buscar exercer a empatia. mais importante ainda é que a HQ acrescenta o protagonismo do autismo em mulheres, que é pouco falado e dificilmente diagnosticado, recomendo demaais

Aline 11/03/2021

Leitura necessária!
Foi uma leitura muito gostosa e fluída, uma graphic novel rápida de ler e que me cativou do início ao fim.

Foi muito lindo acompanhar o processo de Marguerite de se descobrir autista, assim se entendendo e podendo se aceitar e se respeitar.

Para mim foi muito triste a forma que as pessoas que ela conhecia reagiram ao contar ser autista, principalmente seu namorado.

É uma graphic novel que quebra muitos estereótipos e ensina muito sobre Autismo e Sindrome de Asperger.

Achei as ilustrações muito fofas e adorei a forma como elas vão ficando mais coloridas conforme Marguerite vai se conhecendo, aceitando e se respeitando.

Uma história linda e importante!

Monica Quintal 01/04/2023

"Marguerite tem 27 anos, e aparentemente nada a diferencia das outras pessoas. É bonita, vivaz e inteligente. Trabalha numa grande empresa e mora com o namorado. No entanto, ela é diferente. Marguerite se sente deslocada e luta todos os dias para manter as aparências. Sua rotina é sempre a mesma, e mudanças de hábito não são bem-vindas. Seu ambiente precisa ser um casulo. Ela se sente agredida pelos ruídos e pelo falatório incessante dos colegas. Cansada dessa situação, ela sai em busca de si mesma e descobre que tem um Transtorno do Espectro Autista ? a síndrome de Asperger. Sua vida então se altera profundamente."

Uma leitura leve e informativa, adorei! Não tenho muito conhecimento sobre TEA, achei esse quadrinho muito esclarecedor! Deveria ser leitura obrigatória!