Ensinando Inteligência

Ensinando Inteligência Professor Pier

Resenhas - Ensinando Inteligência

Lucelia.Kowalski 29/07/2023

Um pouco mais pedante que os demais
O livro fica um pouco mais chato de ler, pois o autor aborda vários assuntos bem teóricos, do desenvolvimento neurológico. A melhor parte está no final, onde o autor dá algumas dicas para incentivo da leitura nos alunos e ainda sugere vários livros "obrigatórios" para qualquer leitor.

Rychard S. Paes 23/02/2023

Razoável
O terceiro livro da série de neuroaprendizagem, do Prof. Pier, é dedicado aos professores. Nele, o professor elucida os maiores problemas do ensino educacional brasileiro e propõe as soluções para cada. No fim, também introduz uma lista de leituras sugeridas para aqueles que desejam adentrar ao mundo da literatura.
É um livro razoável. Não considero tão bom quanto os dois primeiros da série, mas vale a pena ser lido ? principalmente pelas "psicopedagogas"!

Maria3427 03/01/2023

Polêmico e Utópico
Com certeza esse livro entra para o rol dos que mais me ensinaram durante a leitura. No entanto, ao mesmo tempo que muitas ideias do prof Pier são pertinentes e eficazes, outras são totalmente alheias aos professores. Metade do que é explicado no livro não é possível de ser aplicado devido ao sistema de ensino engessado e que o próprio prof Pier tinha ciência.
Algumas das ideias eu discordo totalmente. Mas ainda é uma leitura que proporciona muita aprendizagem ao professor.
P.s: qual o problema com as pedagogas??

Ângela Bittencourt Cardoso 30/12/2022

Professor e/ou avaliador
Quem dá as aulas não deveria ser quem avalia os alunos. Isso é um dos caminhos argumentados pelo Prof Píer neste livro para que a educação no Brasil seja melhor. Com experiência de mais de 40 anos como professor, ele explica o porquê de os alunos de um cursinho pré vestibular aprenderem e terem mais disciplina que os de um colégio comum.

Maicon.Ribeiro 29/12/2022

Um Bom livro
Assim como outros livros do Professor Pier, "Ensinando Inteligência" a meu ver é uma obra simples, de leitura fluida e curta porém, com uma bagagem de conhecimento imensurável.
A todos que buscam compreender melhor como melhorar a nossa capacidade de estudar, recomendo a leitura de todos os quatro livros da série "Inteligência se aprende".

Gi. Harumi 26/12/2022

Ensinar ou aprender?
Nesse livro, o professor Pier nos ensina a ensinar como podemos trabalhar a inteligência dos nossos alunos, além de dar um panorama geral sobre a educação no Brasil e dicas de leitura.

Cah 25/12/2022

Provocativo
Confesso que é difícil avaliar a leitura, pois foi um misto de concordo e vamos com calma aí. Entendo que as conclusões que o autor chegou são baseados na sua vivência e experiência que são válidas, no entanto, não engloba outras realidades. No mais, foi interessante.

Mariana 14/11/2022

Perfeito
Terceiro livro na série ?Inteligência? voltado aos professores. É confirmou tudo aquilo que já vinha pensando a algum tempo.
Leitura indispensável para todos os professores, pedagogos e diretores.

samiraetca 28/07/2022

Aprender a aprender
O professor Pier, foi um professor da área da física e da computação que estudou como adquirir conhecimento pelo estudo. E ele aponta a leitura e o estudo de todas as áreas do conhecimento par isso sociais e exatas, não apenas elegendo uma. Par ele a leitura e a execução de atividades são as melhores estratégias para quem deseja aprender.

manupst 16/01/2022

Embora não seja professora, nem tenha vontade de ser, resolvi ler esse volume. Como sempre livro excelente. Amei a indicação de livros no final.

Geraldo 15/12/2021

Pergunta do Prof. Pier: pra que serve o fracassado construtivismo?
Seguindo a trilogia do Prof. Pier, este livro é dedicado a todos os professores sérios deste pais.
Professores que amam o que faz, que sujam as mão de giz ou canetão na famosa lousa de vidro.
Aqui; ele se põe completamente contra o construtivismo, Paulo Freire e dá seus argumentos.
Mostra a forma de como se deve ensinar, usando sempre a sua máxima: Aula Dada, Aula Estudada HOJE..
Também defende a classe falando dos salários, de como o professor que ensina não pode ser o que avalia, enfim....ideias polemicas, porém, com muito sentido lógico.
O autor nos presenteia no final com varias livros e dicas de leitura.

Paula1735 21/01/2021

Verdades difíceis de engolir
Será que a educação no Brasil ainda tem jeito? A resposta é: claro que sim! Nesse livro, o incrível professor Pier compartilha conosco o que sua experiência lhe serviu sobre qualidade de ensino e aprendizagem na sua forma mais prática, sem enrolação ou termos vagos conhecidos na Pedagogia. Pra ele, a única meta da escola é: fazer com que os alunos se tornem cada vez mais inteligentes. Com foco nisso, todo o restante se torna até mesmo dispensável.
Mas será que é possível fazer com alguém que se torne inteligente? Certamente. Baseado na neurociência, o autor explica detalhadamente o processo de construção do conhecimento e conclui que esse processo pode ocorrer em qualquer fase da vida, bastando seguir o esquema: a) entender (assistir a aula); b) fazer (estudar sozinho) e c) dormir! Dessa forma, a parte principal da aula é justamente a tarefá que será levada para casa. Tão fácil que parece mentira. Mas não é.
Já na primeiríssima infância, é fundamental que os bebês e crianças bem pequenas recebam os melhores e mais diversos estímulos externos, já que nessa fase a "fiação" do cérebro está sendo construída. Portanto, quanto mais fortes e melhores os fios, mais fácil para ela se tornar ainda mais inteligente com o passar dos anos. Ou seja: quanto mais longe de TV e celular, melhor! Ainda, a contação de histórias deve ser trabalhada incessantemente.
Além da visão prática, o autor tece alguns cenários idealistas a respeito da posição do Estado na educação que, para ele, deveria ser puramente o de examinador, de modo a verificar a qualidade de ensino das escolas. Independente da posição do leitor sobre isso, é inegável que do jeito que está, não pode ficar. Então quem sabe, começando de baixo para cima, a gente não consiga subir alguns degraus no PISA?