Paula1735 21/01/2021Verdades difíceis de engolirSerá que a educação no Brasil ainda tem jeito? A resposta é: claro que sim! Nesse livro, o incrível professor Pier compartilha conosco o que sua experiência lhe serviu sobre qualidade de ensino e aprendizagem na sua forma mais prática, sem enrolação ou termos vagos conhecidos na Pedagogia. Pra ele, a única meta da escola é: fazer com que os alunos se tornem cada vez mais inteligentes. Com foco nisso, todo o restante se torna até mesmo dispensável.
Mas será que é possível fazer com alguém que se torne inteligente? Certamente. Baseado na neurociência, o autor explica detalhadamente o processo de construção do conhecimento e conclui que esse processo pode ocorrer em qualquer fase da vida, bastando seguir o esquema: a) entender (assistir a aula); b) fazer (estudar sozinho) e c) dormir! Dessa forma, a parte principal da aula é justamente a tarefá que será levada para casa. Tão fácil que parece mentira. Mas não é.
Já na primeiríssima infância, é fundamental que os bebês e crianças bem pequenas recebam os melhores e mais diversos estímulos externos, já que nessa fase a "fiação" do cérebro está sendo construída. Portanto, quanto mais fortes e melhores os fios, mais fácil para ela se tornar ainda mais inteligente com o passar dos anos. Ou seja: quanto mais longe de TV e celular, melhor! Ainda, a contação de histórias deve ser trabalhada incessantemente.
Além da visão prática, o autor tece alguns cenários idealistas a respeito da posição do Estado na educação que, para ele, deveria ser puramente o de examinador, de modo a verificar a qualidade de ensino das escolas. Independente da posição do leitor sobre isso, é inegável que do jeito que está, não pode ficar. Então quem sabe, começando de baixo para cima, a gente não consiga subir alguns degraus no PISA?