Teoria social, democracia e autonomia

Teoria social, democracia e autonomia Cassio Brancaleone

Resenhas -

Renato.Augusto 15/03/2022

Uma análise minuciosa do governo autônomo Zapatista
Esse é um livro que me saltou aos olhos assim que eu o vi, pois tudo o que eu já tinha lido sobre os Zapatistas (ou Neo-zapatistas, dependendo do autor) eram matérias em sites e panfletos curtos de algum grupo político, ambos que geralmente só trazem informações mais superficiais, e também alguns textos dos próprios Zapatistas, como os "cuadernos" por exemplo, que tratavam de como as coisas eram ou deveriam ser na sociedade Zapatista. Porém, nós sabemos que entre teoria e prática existe um abismo, e eu sempre senti falta de um livro com uma análise mais aprofundada, realizada por alguém de fora da comunidade Zapatista e que fosse ponderada, ou seja, não fosse nem um texto difamatório e nem um panfleto de propaganda pró-zapatista. Nesse sentido, esse livro cumpre esse papel com excelência

A primeira metade do livro, ou até um pouco mais, é composta por teoria, o que dificulta bastante a leitura para alguém que não tem formação em sociologia (como eu por exemplo), mas apesar de ser difícil, não é impossível ler e entender, a leitura só vai ser um pouco mais lenta do que o normal.

Após essa primeira parte, o autor faz um apanhado geral sobre a história da questão agrária no México desde a colonização, com ênfase nos acontecimentos a partir do século XX, que eventualmente serviram de força motriz para revoltas populares constantes da população majoritariamente indígena que habita o campo, culminando no surgimento dos Zapatistas.

Já a terceira parte do livro trata do assunto que todos compraram o livro para ler: o EZLN e os Zapatistas em geral.
O autor fez duas viagens para Chiapas, em 2006 e em 2008, e na de 2008 morou por aproximadamente 1 ano lá, transitando entre o território zapatista e uma cidade vizinha. O livro relata com muitos detalhes toda a estrutura organizacional Zapatista, com várias tabelas e organogramas relacionando todas as instituições, além do autor relatar varios acontecimientos que ele presenciou em sua estadia.

Esse é um livro valiosíssimo para entender um processo revolucionário e de autonomia tão singular, arrisco a dizer o melhor livro em português sobre os Zapatistas.