Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis

Resenhas - Dom Casmuro

Karine.Mesquita 26/09/2023

Em Dom Casmurro, o narrador Bento Santiago retoma a infância que passou na Rua de Matacavalos e conta a história do amor e das desventuras que viveu com Capitu.

Jakeline.Gauna 30/08/2023

Clássico e legalzinho! kkkkkkk

eu até gosto da história, só a escrita que é pesada. mas, por conta da época que foi escrito.

100% time Capitu e ainda acho que o Bentinho é loco! :)

Júlia 03/07/2023

Eu gostava do bentinho até ele começar a ser um mala sem alça
pobre capitu
será que a semelhança de ezequiel com escobar é só coincidência ou traiu mesmo? queria mto saber

xoxomilly 24/06/2023

Dom Casmurro
"Dom Casmurro" é um clássico da literatura brasileira escrito por Machado de Assis. O romance é considerado uma das maiores obras da literatura mundial, e apresenta uma narrativa complexa e intrigante, repleta de perspectivas e questionamentos profundos sobre a natureza humana.

A história é contada por Bento Santiago, conhecido como Dom Casmurro, um homem solitário e enigmático que relembra seu passado e reflete sobre sua vida. O romance é marcado pela presença forte da paixão e pela relação tumultuosa de Bento com Capitu, sua melhor amiga de infância e amor platônico.

Machado de Assis usa uma narrativa elegante e sofisticada para tecer os detalhes do enredo e explorar os personagens. O autor fornece pistas o suficiente para que o leitor possa tomar suas próprias conclusões, mas também adota uma abordagem ambígua que permite que o enredo seja interpretado de maneiras diferentes.

O que faz "Dom Casmurro" ser uma das maiores obras da literatura brasileira é a sua complexidade. O romance é carregado com uma série de temas que continuam relevantes até os dias de hoje, incluindo a traição, ciúme, amor não correspondido e as limitações sociais.

Em resumo, "Dom Casmurro" é uma obra-prima literária que cativa leitores de todas as idades. Machado de Assis explora habilmente os conflitos da natureza humana e fornece uma narrativa rica e emocionalmente impactante que continua a ressoar entre gerações.

Ray 11/01/2023

Livro fantástico e bem escrito, me remete a luta de classes, sendo escrito no século 19!
Tão vívido e audacioso. Surpreendente como a leitura flui naturalmente. Um verdade clássico, tinha que ser de Assis.

Victoria 05/12/2022

Machado muso a frente do seu tempo. Previu o jovem do twitter, isso aqui é um teste. Você vai acreditar num homem branco, privilegiado, rico, mimado, mamaezado, manipulador, ciumento ou em uma mulher singela que nunca teve a chance de contar sua versão da história? 🤬 #$%!& bentinho.

Binapizza 01/08/2022

Texto cativante.
Fiquei pasma como um texto do século 18 me pareceu ser uma história de agora. Um jeito fácil escrever, pois vc entende rápido os conceitos.. as piadas .. mesmo não conhecendo as palavras antigas. O Machado realmente tinha um dom fora de série. Li em 4 dias.

Ray 11/01/2022

Um clássico! Traiu ou não traiu?
Só não dei 5 estrelas porque acho que esperava um tanto mais da história... E como o próprio narrador pede, é realmente necessário ter bastante atenção a leitura, ao menor sinal de distração, você se perde no meio da trama.

Do meio para o final, achei que a traição partiria de Bentinho, e não de Capitu. Quando a gente descobre as desconfianças dele, da um certo rançinho sim, afinal ele não deixa que ela se explique.

Mas de fato, é um clássico. Muito bem escrito! Indico muito. ??
Evie 11/01/2022minha estante
acha que ela traiu? eu só acho que bentinho que é doido e cheio de paranoia

Ray 11/01/2022minha estante
Acho que traiu. Ela podia ter escolhido não separar, né?
Não quis nem "discutir" e já foi falando sobre a separação...

Isis243 08/01/2022

Quantos Bentinhos você conhece ?
Acho que se Capitu traiu ou não é uma discussão muito menor. O que se discute na obra é a fragilidade masculina.

Afinal, quantos Bentinhos nos conhecemos ? Que por insegurança, por não ter estabilidade emocional se tornam: inseguros, paranoico e até violentos.

As emoções devem ser investigadas sejamos homens ou mulheres. A experiência do amor deve ser saudável e feliz, sempre !

Se a leitura é boa ?
É MARAVILHOSA.

Boa leitura e divirta-se :)
Douglas Finger 08/01/2022minha estante
Excelente resenha Isis! Machado é fantastico! Li este livro na adolescencia, mas esta na minha lista para releitura?

Isis243 09/01/2022minha estante
Obrigada ?? vale pena fiz isto recentemente. Não mais uma Adolescente para o vestibular, mas agora uma mulher e foi uma leitura para a vida.

Rafael1146 30/12/2021

Citei Machado em outra resenha, sobre ser obrigado a ler no ensino médio e não ter gostado tanto quanto gostei agora adulto. Dom Casmurro e Brás Cubas estão no meu top 10 da vida com certeza.
Li vorazmente Dom Casmurro, não pela suposta traição da Capitu, mas sim pelo verdadeiro sentido do livro: um passei caótico na mente doentia e ciumenta de Bentinho. Machado é ácido em seus comentários, mas o ponto de vista ainda é de Bentinho, que faz da vida da mulher um inferno na Terra. Imagino que o leitor despercebido ou influenciável, possa cair na armadilha de se empatizar com Bentinho, esquecendo que por ser seu ponto de vista, ele pode narrar os fatos e acontecimentos e até mesmo direcionar conclusões inusitadas ao leitor, sem que essas sejam verdadeiras. Machado de Assis foi um visionário e realmente um dos, se não o melhor escritor brasileiro. A maneira com que ele brinca com a gente, com as palavras, é um malabarismo literário.

Geo 16/10/2021

Quase desisti
Confesso que se não fosse pela minha curiosidade teria largado o livro pela metade.
Por mim a narração podia ter sido como foi no final, com as metáforas necessárias e sem arrastar tanto um fato.

Esperava que a história se desenrolasse de outra forma mas do jeito que foi só me fez entender porque nas resenhas chamam ele de louco e estão do lado de Capitu (certíssima aliás)