História da menina perdida

História da menina perdida Elena Ferrante

Resenhas - História da Menina Perdida

Maria20377 25/04/2024

Que tetralogia, meus amigos!
Sendo bem honesta, me senti verdadeiramente uma parente de lina e lenu nesse tempo todo, acompanhei todo o crescimento delas e todos os seus respectivos acontecimentos, vou sentir muita falta dessa amizade ?

JanaAna90 22/04/2024

E eis que chega o final dessa tetralogia, embora a história parece não ter chegado ao fim, mas isso é uma impressão minha; chega ao fim a história de Lenu e Lila e todo o emaranhado que liga as duas, que se liga a Nápoles e a muitos outros personagens que marcam essa história.
Achei o livro arrastado, muita conversa repetida e as mesmas neuroses de Lenu e Lila. Com alguns destaques que foram bastante surpreendentes que ligam a história da infância e da velhice das duas; outras que pareciam não ter um final, que acabou cansando a leitura; por exemplo a obsessão de Lenu por Lila, que mesmo na fase adulta e até na velhice, ficou exaustivamente chato pois eram as mesmas coisas de outrora. Assim como as atitudes sem nexo de Lila para com Lenu. Enfim, poderia ter outros focos.
Talvez, para mim, a questão do narrador ser sempre Lenu e por trazer sempre uma bagagem tendenciosa a narração tenha pesado os fatos; as vezes queria saber o que de fato pensavam outros personagens e principalmente Lila, mas esse é também o diferencial da autora.
Aqui vemos o crescimento dos personagens e da própria Nápoles, tendo como tema conflitos sociais, violência que cresce com o tempo, as amizades, amores, o tempo que corre acelerado, as mudanças de cenário na vida diária, a morte como no final um tema recorrente.
O romance é bom, vale ser lido. Seu final nos deixa com alguns questionamentos e dúvidas sobre seu desfecho, mas como não quero dar spoiler termino aqui minha resenha.

Carolina Tonglet Monzi 16/04/2024

Sem palavras
Que série, meu deus?
De tirar o fôlego!!!
Que saudade que eu vou ficar dessas personagens!!!
Não acredito que acabou!

malu 15/04/2024

E incrivel como elas tem um relacionamento simbiotico o tempo TODO na serie, elas trocam de filhas, trocam de bonecas, ficam alternando entre quem de fato e a amiga genial, e e perfeito perceber que uma nao seria a mesma sem a outra, de fato a gente fica curioso sobre quem levou a filha da lila, como isso afetou ela, pq ela sumiu, mas eu sinto que o objetivo da serie nao e sanar essas duvidas entao quem vem com essa expectativa acaba se frustrando muito mesmo

Lorenna 14/04/2024

Elena fechando com chave de ouro o último livro de sua obra prima.

Impossível ler suas palavras sem se eviscerar junto a suas personagens. As relações humanas, perfeitamente construídas em cima de suas desconstruções, revelam muito mais de nós mesmos do que da autora que as escreveu. Assustador e magnífico.

Mi_ 13/04/2024

Terminei a leitura e confesso que sentirei saudades dos personagens e de toda a trama.
Diferente, de muitos romances, Ferrante conseguiu, mostrar a vida como ela é: amores, amizades, lealdade, traição, ciúmes e a sobre tudo a dor do luto- em todos os sentidos; talvez seja isso a grande magia da narrativa, nada é muito fantasioso e tudo é muito real como a vida real.
Amei.

Beatriz 10/04/2024

O fim
Acabou...
Confesso que esperava mais da conclusão da história de Lila e Lenu. Não que o livro tenha sido inferior aos seus precedentes, longe disso, mas é que o início da saga desperta na gente a vontade de saber pra onde Lila foi, como ela está, e essa curiosidade não é sanada. Mas, de resto, tudo perfeito no modo Elena Ferrante. É um encanto que não passa nos quatro volumes da história, a narrativa não perde o ritmo, o leitor não perde o interesse, há sempre um gancho que te prende e te enreda na vida das duas amigas. Quero ler mais coisas da autora pois essa amizade genial certamente deixará um vazio e um eco por um bom tempo...

Rafaela1996 09/04/2024

Fiquei 4 meses lendo essa história praticamente todo dia, me apaguei muito aos persongens e as perdas foram doídas

Milena 09/04/2024

Elena greco, a amiga genial de rafaella cerullo
Não existem palavras que consigam descrever com exatidão tudo o que se pode sentir ao acompanhar a vida de Lila e Lenu ao longo dessas 4 obras. As personagens são brilhantemente bem construídas e conseguimos acompanhar não apenas as mudanças e desafios de suas vidas, mas também as transformações de todo o século XX e seus atravessamentos, criando uma teia complexa que aborda amizade, conflitos de classe, amor e revolta. É uma série sensível e brilhante, para ser lida e relida ao longo de toda uma vida com a certeza de que te tocará em um lugar diferente a cada nova vez. Me identifiquei, senti raiva, tristeza, nojo e choque e, ainda assim (e por causa disso), me maravilhei. A tetralogia napolitana é genial, carregada de uma sensibilidade cortante que te exaspera ao longo de muitos momentos da narrativa. Me despeço triste dessa série e dessas personagens, mas com a certeza de que ainda vou pensar nelas por muito tempo e as revisitarei em muitos outros momentos. E sim, Lila, é possível narrar um apagamento.

"naquele momento tão tremendo, cheio de luz e clamor, fingi-me sozinha dentro do novo da cidade, nova eu mesma com toda a vida pela frente, exposta à fúria movente das coisas, mas certamente vencedora: eu, eu e lila, nós duas com aquela capacidade que juntas - somente juntas - tínhamos de captar a massa de cores, de sons, coisas e pessoas, e depois narrá-las e dar-lhes força." A amiga genial

"Foi um momento terrível, experimentei o horror e o prazer de me perder, assombro e o orgulho do descarrilhamento." História do novo sobrenome

"o mundo se retraíra. Eu me sentia abismada dentro de mim mesma, dentro de minha carne, que me parecia não só o único habitáculo possível, mas também a única matéria pela qual valia a pena esforçar-se." História de quem foge e de quem fica

"fiz porque tudo o que vinha dela, ou que eu lhe atribuía, me dava a impressão, desde menina, de ser mais significativo e mais promissor do que aquilo que vinha de mim." A história da menina perdida

Larissa 08/04/2024

Já completou 2 meses que eu terminei esse livro e até agora eu não tinha uma opinião completamente formada.

Esse foi um livro complicado de ser lido, em muitos momentos os pensamentos da Lenu divagavam e pra mim ela é uma personagem difícil então imagina o sofrimento que era estar dentro da cabeça dela com esse tanto de coisa que ela pensa e no final não fazia quase nada.

A questão é que eu não conseguia parar, pensava em desistir mas nunca consegui abandonar por que meus pensamentos sempre voltavam para a história.

A Elena Ferrante tem uma escrita inexplicável, em muitos momentos eu pensei "meu Deus, esses pensamentos e sentimentos são os meus". A forma como eu me identificava e reconhecia em muitas atitudes faziam com que eu não conseguisse desistir e me envolvesse cada vez mais.

É um livro difícil, cheio de sentimentos fortes e controversos mas isso exatamente como a vida é e por isso que trás tanta identificação.

CamilaNix 08/04/2024

Final perfeito para uma saga ainda mais incrível
Sou incapaz de dizer que não mudei ao longo dessa leitura, tudo que eu fiz foi isso, comecei essa saga em 2022 e só conclui em 2024, como as próprias meninas também passei por altos e baixos e minha formação se alterou durante esse tempo. Eu tinha medo que esse livro fosse menos do que eu queria, que ele não alcançasse o grand finale que eu sonhei que ele teria, mas ele é maravilhoso. Ele é amor puro, uma quantidade absurda de amor, de todas as pessoas, amor pelos nossos amigos, pelos nossos filhos, pais e nossa região, amor pelas pessoas erradas e certas. É sobre como amar as pessoas tanto molda toda a nossa vida e o que fazemos para não deixar que elas sumam através dos nossos dedos.

Obrigada Lenu e Lila, eu vou sentir tanta saudade de vocês.

Marina 05/04/2024

[Lido em 2019 e relido em 2024]

Agora que a história chegou ao fim, acho muito difícil tentar resumir o impacto dela, tudo que ela representa. Essa série começa como a história de duas amigas, da infância à velhice, mas acaba sendo muito mais que isso. A complexidade da amizade e das relações amorosas, familiares, profissionais, de classe; as mudanças profundas do século XX, comportamentais, políticas, sociais; o papel da mulher, a maternidade, a violência. São tantas assuntos e nuances, dá para passar dias discutindo.

Gosto muito como, depois de lermos cerca de 1700 páginas sobre as duas amigas, terminamos a história sem saber o que realmente aconteceu, afinal a verdade tem muitos lados e só acompanhamos um dele. Além disso, a memória não é confiável e estamos falando de uma mulher de 66 anos fazendo um relato da vida inteira.

Eu sou obcecada com esse(s) livro(s) e acho que ainda vou reler mais uma vez. Essa é a obra prima da Elena Ferrante e foi um marco na minha vida de leitora.

luiza2073 05/04/2024

História da menina perdida
Sobre o livro: aqui somos apresentados as fases maduras das personagens, adorei ver os filhos crescendo e como a paisagem napolitana e os personagens dos outros livros foram envelhecendo com tanta complexidade. Não poderia ter um final melhor para essas duas mulheres tão incríveis, amo-as e odeio-as ao mesmo tempo kkk, são personagens reais, humanos, com erros e acertos, enfim, genial.
Sobre a série: o que dizer dessa série ? Um misto de emoções especialmente para nós mulheres. A série aborda a questão da maternidade, do casamento, da misoginia, da amizade entre mulheres de forma tão sensível e complexa que eu duvido vc não se conectar e se apaixonar por todos os personagens, mas em especial lila e lenu. Enfim com ctz é uma das minhas séries preferidas então eu sou suspeita. Recomendo de olhos fechados!! E fico triste por ter acabado, mas realmente tudo precisa acabar em um certo ponto, e essa série se finalizou com toda a maestria que me apaixonou desde o primeiro livro.