Até mais, e obrigado pelos peixes!

Até mais, e obrigado pelos peixes! Douglas Adams

Resenhas - Até Mais, e Obrigado pelos Peixes!

anoca 06/09/2020

melhor q o v3 porém não chega aos pés dos dois primeiros
embora vaga, a leitura é cativante, com a introdução de uma nova personagem que convence. eu particularmente gosto bastante do arthur e não me importei c todo o protagonismo, até pq o ford estava INSUPORTÁVEL no volume anterior, mas o douglas poderia simplesmente ter deixado o personagem agradável novamente e explorado melhor seu plot. Embora ok, o final foi fraco, epílogo nem se fala, a única coisa que fez valer a pena foi o marvin, de modo muito triste e cruel, diga-se de passagem

Débora 05/09/2020

Bom livro. Tem mais romance e menos bizarrices
Até Mais e Obrigado pelos Peixes é o quarto livro da série: O Guia do Mochileiro das Galáxias. É um livro bem diferente do anterior, pois a maioria dos personagens queridos estão separados ou não participam da história. A interação entre aqueles personagens tão diferentes, que acontece nos primeiros livros, e tornam a história mais interessante não acontece com a mesma frequência nesse livro.

A história se inicia com o Arthur Dent retornando à Terra. Depois de oito anos viajando pelos mais diversos cantos do Universo, Arthur Dent está novamente em sua casa na Terra e todas as coisas parecem estar no seu devido lugar e acontecendo normalmente. Nesse cenário, Arthur parte em busca de uma resposta que explique como a Terra ainda existe e acaba se relacionando com a Fenchurch, uma garota que teve uma revelação sobre o porquê das coisas darem errado para os humanos.

Arthur é o protagonista desse livro e traz uma história mais romântica ao explorar o relacionamento do Arthur com Fenchurch. É uma história envolvente e interessante cheio de sarcasmo, sátiras e tem alguns acontecimentos bizarros, o que é esperado de um livro de Douglas Adams. O Ford aparece menos na história e são poucas as suas interações com o Arthur, o que atrapalha um pouco a leitura, já que a diferença de personalidade entre os dois traz cenas bem interessantes e engraçadas à história.

Além disso, Zaphod e Trilian apenas são mencionados vagamente em alguns momentos e não participam da história. E Marvin, assim como o Ford, aparece em pouquíssimos capítulos. A ausência desses personagens é um ponto negativo desse livro, porque foi a interação entres esses personagens peculiares que me fez gostar bastante dos primeiros livros do Guia do Mochileiro das Galáxias.

Portanto, esse livro é mais uma história de romance e possui menos acontecimentos bizarros de ficção científica em relação aos outros livros, mas ainda tem as sátiras, o sarcasmo e humor no estilo Douglas Adams que adoramos. A Fenny é uma personagem carismática e incrível, mas os outros personagens deveriam participar mais da história. Mas ainda é uma leitura agradável e prazerosa.

Phill 27/08/2020

Menos Galáxia e mais Mochileiro
Este é um dos meu preferidos dele!
Reli agora e termino sempre com a mesma sensação. É totalmente diferente dos outro, mais poético, fofo e sensível. Fenchurch é uma personagem que você gostaria de ver em mais volumes e, como sempre, há cenas icônicas que uma vez lidas não saem de sua cabeça.
Não tem aventuras ou bizarrices espaciais como os outros. Então se você tá procurando por isso, leia o anterior ou pule pro próximo.
??
Mas sempre divertido e tocante.

Thamih 22/08/2020

Intrigante e engraçado
Mais um livro da série que é bem engraçado e com reviravoltas intrigantes. A leitura foi deliciosa e estou ansiosa para ler o próximo.

Jéssica Silvestre 05/08/2020

Mais cotidiano
Este volume e o que mais aborda o Arthur, seu cotidiano e sentimentos e se passa quase todo na Terra dos dias atuais.

Camila 02/08/2020

Bom, mas não o melhor
Após ?A Vida, o Universo e Tudo Mais?, que era uma obra cheia de reviravoltas mirabolantes em que, por vezes, o leitor (pelo menos eu) ficava perdido e confuso pensando ?que??, esse quarto volume da trilogia veio com uma pegada diferente. Tá mais pra comédia romântica - o que, por si só, não faz a história ficar ruim, mas o modo como os personagens viraram um casal não me convenceu, pareceu artificial demais. Talvez seja o intuito, visto que nada é pra fazer sentido mesmo. Pelo menos o humor irreverente de Douglas Adams se faz presente como sempre, o que ?salva? a obra.

MWeirich 02/08/2020

Bom... Porém...
O que falar do livro? Se eu gostei? Sim, claro! Adoro a ironia do autor ao tratar de assuntos sociais, políticos e econômicos.

Entretanto o livro parece não pertencer a série original e o autor parece ter ignorado a busca dos protagonistas pela pergunta da resposta da razão da vida.

Enfim, faltou algo importante no livro que se focou em elementos desnecessários e esqueceu de fatos importantes para história só livro

Ju Harue 31/07/2020

Resenha por @_bibliotecadaharue
Foi o livro mais engraçado que já li da série. O humor inteligente e ao mesmo tempo no-sense do autor foi mais presente, quase como um alívio do anterior (que foi mais "inquietante").
Nessa sequência vemos um autor que conversa mais com o leitor, insere mais na história.
Embora ela se passe quase inteiramente na Terra, há uma explicação pra isso. Novos personagens surgem, os acontecimentos são mais "leves" e compreensíveis, racionalmente falando.
Tudo que posso falar além disso seria spoiler, então quem conseguiu ultrapassar a leitura do temivel terceiro livro, vai achar esse mais dinâmico e fluido, minhas caras colheres de sopa, minhas velhas sopeiras de prata ????

Gianluca 30/07/2020

Uma poesia Vogon
O menor dos cinco livros, o mais chato e demorado. O livro fica muito abaixo das histórias anteriores. Sem uma história que te prenda, sem grandes reviravoltas nem a aparição dos personagens que já amamos. Foi o mais difícil de ler. Ainda assim vale a pena, pois o quinto livro redime.

Rennan 25/07/2020

O livro começou muito bem e engraçado, porém muitas questões que eu achei que fossem ser melhor trabalhadas acabaram sendo passadas bem rapidamente. A obra é basicamente uma história romântica entre o Arthur e a nova personagem chamada Fenchurch. Senti falta do Marvin, melhor personagem da série, que só aparece no finalzinho. Comparado aos 3 primeiros livros esse foi mais fraco na minha opinião, mas não deixa de ser uma leitura agradável e engraçada em alguns momentos.

Lucas 17/07/2020

Os Peixes.
Um dia, depois de voltar de viagem, tu toma um banho, troca de roupa, se deita e descansa como não descansava há muito tempo. As coisas não voltam para como eram antes, nunca podem voltar, mas como tu cresce depois dessa viagem, tu também não é mais o mesmo. Adams te leva nessa viagem.

Isabelle404 13/07/2020

Deferente dos outros esse foi mais fácil de ler, teve menos reviravoltas que os outros.

Isa 09/07/2020

Até mais, e obrigada pela história
Sinceramente, desde a leitura do primeiro volume da série, senti uma queda no humor e na narrativa da história, se tornando bem cansativa as vezes.

No entanto, nesse volume quatro, retornei ao início, parecia q estava lendo novamente o primeiro volume. Me senti com vontade de ler e não parar mais.

A sacada desse livro foi incrível, trazendo a história contada no começo de volta, isso me deixou em êxtase desde que li as primeiras páginas.

A história está descontraída, engraçada e super fluída. Mesmo sem todos os personagens icônicos, a escrita foi perfeita.

Guilherme.Augusto 09/07/2020

Loucura total haha
Coisa de doido, literalmente. Como eu já tinha dito anteriormente, conforme você vai lendo, acaba notando algumas pontas soltas no meio da maluquice toda. Porém, automaticamente tudo se encaixa, de uma forma tão natural como folhas pairando ao vento, dando uma liga na estória.
A insanidade do conteúdo é muito divertida, além de te deixar super curioso. Sem contar que os nomes dos planetas, dos personagens e da po**a toda são hilários. Haja imaginação! hahaha

Particularmente curti, ri bastante. A curiosidade me fez querer folhear e folhear até chegar ao final, que por sinal é muito legal.
Jamile.Almeida 09/07/2020minha estante
O título ja é, no mínimo, engraçado!

Guilherme.Augusto 09/07/2020minha estante
sim, mto kkkkkkk

Absmiliard 05/07/2020

4 de 5
Até agora achei o livro mais fraquinho da série. Agora vou iniciar o fim