Desigrejados. Teoria, História e Contradições do Niilismo Eclesiástico

Desigrejados. Teoria, História e Contradições do Niilismo Eclesiástico Idauro Campos Junior

Resenhas -

Gustavo.Hoft 26/06/2023

Necessário
O livro é muito bom e explica os vários motivos do abandono da igreja como abusos espirituais, heresias e etc. O autor não passa pano para isso. Depois ele usa livros de pessoas que defendem o não congregar, e claro, mostra também suas falácias.

Depois vamos para a história da igreja e vemos que esses movimentos de desigrejados não é novo. Já nos tempos de hoje, vemos que muitos são influenciados por pensamentos pós modernos.

Porém, achei a escrita um pouco cansativa em algumas horas e diagramação do livro também não gostei. Tirando isso, é um assunto pertinente em nossos dias.

Rosivaldo.Donizeth 04/05/2022

E aí, o que dizer?
Dei esse nome ao título porque acredito que só quando você ler é que saberá do que se trata! Eu particularmente pensei numa coisa e me deparei com outra.

Vi que o autor lidou com o assunto de forma profunda, no meu ponto de vista até demais em alguns aspetos, quando cita expõe algumas pessoas, mesmo que de forma indireta!

Resumindo, compra o livro e leia?tenho certeza que ficará surpreso com o que encontrará.

_San_ 25/05/2021

[Trecho]
Acreditar que a restauração das comunidades cristãs contemporâneas nos moldes do século I, na esperança que um ambiente menor, com poucas pessoas, e espontâneas em seu aspecto litúrgico, poderão assim salvá-las daquilo que acreditam ser a sua pior anomalia (templo- liturgia- sacerdote), é minimalista tanto em relação aos verdadeiros e profundos problemas que uma igreja possui, como também em relação a natureza corrompida do gênero humano que macula toda e qualquer forma de convivência independente de onde esta se estabelece.
Afinal, para que algo dê errado, basta que duas pessoas se encontrem.
Qualquer ideia de restaurar a igreja primitiva em seus antigos padrões é ilusória. Não há no Novo Testamento nenhuma ideia de perfeição experimentada pelos cristãos primitivos.
A igreja almejada pelos desigrejados não passa de um mito.

Patricia.Sales 01/03/2021

Não sou de ler livros religiosos ou algo do tipo. Mas quando vi o título do livro me interessei,porém,ao terminar a leitura não sei se li errado ou se o livro não trata 100% do que se espera do título. No começo foi bem interessante,testemunhos do pq as pessoas saíram da igreja,entre outros. Mas em alguns partes do livro senti que "Os desigrejados" a qual me incluo no grupo são de certa forma julgados pela escolha. Enfim,não foi uma leitura satisfatória para mim. Mas leiam e tirem suas próprias conclusões.

Jonas.Pessoa 03/03/2019

Indispensável para uma melhor eclesiologia.
O autor se dedica em mostrar que o movimento de cristãos desigrejados, ao contrário do pensamento de muitos, não é novo. Desde o início do cristianismo, vários movimentos tentaram seguir com essa ideia. Além disso, a obra fornece bons argumentos para refutar o dito "cristianimso sem igreja". Apesar de se tornar um pouco cansativo pela grande quantidade de citações na íntegra, vale a aquisição.