A Luta Contra a Corrupção

A Luta Contra a Corrupção Deltan Dallagnol

Resenhas -

Carlos531 05/06/2023

A luta contra a corrupção
Este obra de Deltan Dallagnol tinha tudo para ser muito ruim a começar por quem prefaciou. Quem fez o prefácio foi a Miriam Leitão, uma ex subversiva no período militar que de certa forma é culpada pelo que estamos vivendo hoje pois grande parte dos ex companheiros dela é que estão no poder, na época foram esses companheiros que causaram uma reação dos militares e que na verdade precisamos estudar melhor aquele período. Mas este livro que começou mal se revelou uma ótima leitura descrevendo com minúcias os três maiores escândalos que aconteceram no Brasil, o do Banestado, mensalão e, maior deles, o petrol?o.. Conta como foi a Operação Lava Jato, os participantes do ministério público, polícia Federal e da Receita Federal e a reação dos políticos e também a estratosferica quantia de valores envolvidos. Faz um paralelo com a operação Mãos Limpas da Itália e o que resultou dela hoje, tornando aquele país tão ou mais corrupto do que quando se iniciou aquela operação, o mesmo que vem ocorrendo aqui no Brasil basta ver quem está no governo hoje com colaboração de grande parte do eleitorado. A leitura desse livro é recomendada pelo seu caráter didático pois esclarece o porque do que estamos vivenciando hoje e como pode ser o nosso futuro se não houver uma reação com urgência da população brasileira.

Veruscatalita 01/06/2023

A luta
O livro cita grandes operações de combate à corrupção, que contribuíram para o início da operação lava jato. Além disso, diz os desdobramentos das investigações e das ações penais envolvendo a lava jato. Todo o contexto em cima da operação é para demonstrar que o sistema criminal no Brasil, com seus milhares de recursos, contribui para a impunidade, dessa forma o autor apresenta as 10 medidas contra a corrupção que abarcam os pilares da prevenção, punição e recuperação.

Lendariel 01/05/2023

Quer entender como funciona a nossa política? Este é o livro
Levei um bom tempo para concluir o livro mas enfim, apesar de ser um pouco prolixo vale a leitura. É capaz de ampliar nossa visão a respeito da política brasileira demonstrando que não basta somente escolhermos um bom representante mas sim enxergá-los como pessoas à serviço do povo e cobrá-los sempre que possível.

@lucasmascarenhas 09/05/2020

Empresas que têm contratos de longo prazo, vantagem competitiva e corrida pela propina
Ausência de representatividade desestimula a população a supervisionar os eleitos

Alexandre 13/04/2018

Excelente
Aprendi bastante ao ler este livro. Pude recordar uma serie bde escandaesc brecentes que eu ja havia esquecido, dada a avalanche constante de descalabros que vemos na política brasileira. Não ficou muito claro para mim a questão da prescrição retroativa de crimes. Talvez valesse exemplificar melhor essa regra. Mas em geral achei o livro ótimo. Todo brasileiro deveria ler!