As Amazonas — A Tribo das Mulheres Guerreiras

As Amazonas — A Tribo das Mulheres Guerreiras Fernando G. Sampaio

Resenhas -

CeChollet 20/02/2022

Maravilhoso
Vamos falar do matriarcado em sua glória, a cultura da lua, da deusa mãe e da mãe primitiva.

Li esse livro para pesquisa de uma personagem foi uma surpresa maravilhosa. Amaria ter esse livro físico na biblioteca, mas é difícil de encontrar, uma pena.

0ara quem gosta de lendas sobre matriarcado e prato cheio.
capitu.bretas 21/02/2022minha estante
Sua resenha me deixou curiosa
Também amo lendas sobre deusas, luas e matriarcado kk

CeChollet 21/02/2022minha estante
Vale muito a pena! Leia é um trabalho muito rico.

Wagner 26/04/2020

MATRIARCADO

(...) As icamiabas, como eram conhecidas nas tradições indigenas, seriam uma tribo belicosa e independente do grande poder, último vestígio de uma ordem social derrotada, o matriarcado (...)

in: SAMPAIO. Fernando G. As aAmazonas. São Paulo: Aquarius, 1974. pg 25.

><'',º> 06/09/2019

As Amazonas - A Tribo das Mulheres Guerreiras
Este livro defende que as Amazonas vistas em 1640 por Francisco Orellana e frei Gaspar de Carvajal existiram. Seriam o reflexo de um passado distante, em extinção, no qual as mulheres governavam a sociedade, como defende a escola do Evolucionismo Cultural, desde Morgan e Tylor.

Trata-se de uma idéia que provocará controvérsia e, até mesmo, a mais acirrada oposição de muitos. Não faz mal. O importante é que está, julgo, muito bem documentada.

Depois, pretendo fazer com que os leitores e leitoras pensem sobre a questão, que nos leva diretamente à origem da atual situação de sujeição da mulher na sociedade, que seria o resultado da antiga vingança dos homens, quando se livraram do jugo feminino. Isto, naturalmente, no aspecto lendário. Na realidade, foi o resultado de uma revolução social.

É aos "Filhos do Sol" que se deve esta revolução e a queda das mulheres de sua anterior posição privilegiada. Penetrando pelos caminhos da pré-história da Amazônia e da América do Sul, por vezes indo até mais longe, procuramos determinar quando, como e porque se deu tal acontecimento.

É para tal aventura no passado, que se inicia com a primeira navegação de nosso grande Rio-Mar que convidamos o leitor, certos de que não se arrependerá...

Fernando G. Sampaio

><'',º> 26/02/2019

O Reino das Mulheres Sem Lei
"Ângelo Guido debruçou-se longamente sobre o mistério das possibilidades e das impossibilidades das interações entre a mulher e o homem. Um drama universal que desponta na lenda universal das Amazonas. Num trabalho paciente o autor percorre grande parte da literatura mundial e com especial destaque para a produção intelectual brasileira. Na qualidade de um trabalho científico esta obra poder ser recomeçada, atualizada e criticada por uma nova geração interessada neste tema sempre renovado. "

SÍRIO SIMON