Praticamente Inofensiva

Praticamente Inofensiva Douglas Adams

Resenhas - Praticamente Inofensiva

Amanda.Fernandes 08/02/2021

...
De todos os livros da trilogia de cinco, esse é o mais sensato! Kkkkkkk
Leitura fluída, esse é aquele livro que ou você ama, ou você odeia. No meu caso eu amei, o final é super maluco, obviamente, mas você termina com aquela sensação de ?trilogia? cumprida. Adams realmente era um gênio!

duduramone 31/01/2021

É...
Eu não sei o que exatamente falar sobre mais essa leitura da coleção do "Guia do Mochileiro das Galáxias". Um misto de genialidade com muita chatice e detalhes que fazem a nossa cabeça dar um nó. Num geral, achei a coleção com um humor inteligente, que me fizeram achar o autor um gênio. Porém o nível de detalhismo me causou tédio em todos os livros. Não consegui ler tudo com o entusiasmo que li o primeiro livro. Enfim: achei uma obra um tanto quanto supervalorizada. Talvez seja questão de gosto.

Cinthya camila 13/01/2021

Eu estou surtando, com o final de um livro que levei anos para conseguir ler FINALMENTE
Se você está com dificuldades para ler este livro, NÃO ENTRE EM PÂNICO, insista, vá até o final e não irás se arrepender.
Como o título já fala, eu levei anos para ler esse livro, porque ele não faz sentido, ele não parece em nada com o resto da trilogia e a Randon, pobre Randon, é uma aborrescente. Mas eu finalmente consegui reler a trilogia e finalizar Praticamente Inofensiva. Demorou um pouco, mais que os outros, pelas razões já citadas, mas eu consegui finalizar.
Eu estava preparada pra falar o quanto esse livro é fraco em relação aos outros, o quanto esse livro era desnecessário. Mas nos últimos capítulos eu fui surpreendida. Esse livro é louco, tão louco quanto se espera do Guia do Mochileiro das Galáxias. Ele continua não fazendo sentido, mas dentro do universo do Guia, faz todo o sentido. E apesar de todas as criticas que possam ser feitas a este livro, ninguém pode negar que fechou maravilhosamente bem a história.
Eu acabei de terminar de ler e só consigo pensar o quão genial Adams foi.

Elba 12/01/2021

Parecia inofensiva, mas...
Quando você acha que já entende todas as loucuras, o universo e tudo o mais da trilogia de cinco. Não. Temos aí o último livro, que vai pra mais uma loucura que eu não imaginava.
O sarcasmo, a ironia, as metáforas tudo foi pra mim muito bom. Mas estava esperando algumas respostas que, vão ficar só na espera mesmo.
Quero declarar aqui, eu adoro o Ford e como as coisas funcionam na cabeça dele, segue abaixo:

"... só quero comprar o zoológico... Todos os animais que possam ser devolvidos em segurança para a vida selvagem devem ser devolvidos. Arrume algumas equipes legais para monitorar o progresso deles na natureza, para ver se estão indo bem."

Vanessa 24/12/2020

Uau que viagem
Não entre em pânico! É difícil acreditar que este é o fim da sérieeee, mas é... que triste. Literalmente.
O Guia do Mochileiro das Galáxias é uma série muito peculiar. Realmente ou vc gosta ou detesta.
Eu adoro!
O humor singular e a escrita completamente doida pode ser um fator negativo pra muita gente. Mas a partir do momento que vc larga mão de tentar achar lógica e embarca na onda da narrativa e do que o livro está te oferecendo... a loucura vira genialidade.
Até por esse motivo acho que é compreensível eu dizer que a trilogia de cinco definitivamente é uma das minhas séries preferidas, apesar de seus “problemas”.
Toda a criatividade do autor misturada com as putas reflexões filosóficas que encontramos na série... a tornam única.
E as personagens então? Simplesmente inesquecíveis.
Eu sou fã de carteirinha do Marvin inclusive (quem lê minhas resenhas que o diga rsrs).
Falando especificamente do “Praticamente Inofensiva”, entrou no pódio de melhores da série, com certeza. A criatividade do autor em colocar as personagens em enrascadas e em cenários completamente aleatórios se faz bastante presente. E a revelação na metade do livro?? Genialllll... a dinâmica entre ambos os envolvidos se torna um ponto alto da série.
Mas não deixarei de reclamar sobre a falta dos personagens que tanto marcaram a trilogia de cinco e que simplesmente tomam chá de sumiço aqui. Pô, o final da série cara, eles deviam ter aparecido...
E que final agridoce hein... até agr não sei o que pensar. Acho que seguindo o que a série apresenta ao longo da jornada é até compreensível, mas como eu disse, eu amo as personagens e queria um final melhor pra eles, sim.
A série, assim como este livro em particular, tem uma questão de ritmo, que poderia ser melhor desenvolvida, e algumas explicações poderiam ter sido expostas pra clarear os desfechos de certas tramas.
Mas veja bem, a estória é meio pirada, com certeza deixar uns vácuos pra gente preencher aqui e ali foram propositais. Ou não... eu literalmente sou suspeita pra abordar os “pontos negativos”. Quando a escrita e o universo te prende mesmo não seguindo a forma de narrativa mais convencional, bem é aí que vc vê a magia dos livros acontecendo.
Como eu disse, é muito particular gostar ou não, mas no fundo o que importa mesmo é conhecer.
Saudades desde já desse universo, porém o que me conforta é que eu acredito que esta saga seja uma daquelas que combinam super com releituras...
Bem,é o que veremos, hehe...

Sabrina382 11/12/2020

Praticamente Inofensiva
O último livro da série nos apresenta Arthur tentando se adaptar a uma vida no espaço. Com mistura de elementos novos e antigos, Douglas Adams constrói a história para o grande final.

Confesso que esperava mais desse livro ( na verdade da série inteira), mas por esse se tratar do último estava com grandes expectativas. O desenrolar dos acontecimentos foram bem fracos, vários pontos ficaram sem respostas e senti falta de alguns personagens que faziam parte do início da série. Também senti falta das ironias e críticas bem construídas.

No geral, a experiência com os livros foi interessante, o autor tem um jeito muito peculiar de escrita e de crítica (que são pontos positivos), além de ser um clássico de fantasia.

Felipe.Protti 11/12/2020

Sempre está acontecendo algo no universo, agora temos também universos paralelos para ajudar a entender kk, acredito que não é só eu o perdido em universos. A história como sempre muito boa e envolvente e com seu bom e adorável senso de humor

dmartinsc 02/12/2020

Sem graça
Com esse livro eu encerro a aventura criada por Douglas Adams já que decidi não ler o livro escrito por Eoin Colfer após a morte do escritor da obra. Quem sabe um dia eu reveja esta decisão. Mas acho difícil já que estou bem satisfeita com o fechamento da história, bem maluco e sem noção como foi todo o resto.
Este último livro brinca com os universos paralelos e as várias versões de nós mesmos. Achei meio sem graça, deixou de lado alguns bons personagens como o Zaphod e Fenchurch. O Marvin nem se fala né.

site: https://www.instagram.com/p/CITd7oxpEho/

Maria4556 27/11/2020

Nossa, esse realmente foi o volume mais chato até agora. Mas, finalmente acabei a série.

Vivi 02/11/2020

Gostei do final, mas de todos os livros da série, esse não foi um dos meus favoritos. Porém encerrou bem a história