Educação Clássica e Educação Domiciliar

Educação Clássica e Educação Domiciliar Douglas Wilson

Resenhas - Educação clássica e educação domiciliar

_vahrodrigues 15/03/2022

Uma preocupação chamada Educação
Há um tempo tenho buscando ler sobre a educação clássica e cristã, o que difere completamente do que se tornou a educação atual brasileira, por isso me causa encanto. Acredito que a educação é papel central dos pais e não do estado. Então se busca um livro que introduz o tema de educação clássica esse é um bom livro. De forma clara e objetiva o autor introduz o tema. Além de indicar algumas leituras no final do livro.

JAPA 03/11/2022

Introdução essencial
45º de 48 > 2022
??????????

Pax e bem irmãos!

Como alguns pais falam e ensinam, "Educação vem de casa".

Neste livreto é apresentado uma ótima introdução do tema e no final são indicados vários livros sobre a Educação Clássica e Educação Domiciliar.

A batalha se desdobra, matando e mutilando, esmagando e rugindo, mas parte do cristianismo contemporâneo luta com adesivos de para-choques e seminários de autoestima. O inimigo sorri e planeja aniquilar nossos filhos e destruir nossas igrejas, mas tentamos minimizar nossas diferenças com quem nos ataca e usamos as instituições deles como modelos para as nossas.

Eles zombam de Cristo na nossa cara, mas aprendemos a relaxar, fazer uma piada e criar uma atmosfera de adoração mais divertida.

A única coisa pior que ser esquartejado no meio de uma guerra é nem perceber a ação.

Ei pais, vocês sabem qual é a nossa vocação?

A palavra vocação vem do verbo latim voco, que significa "eu chamo". A vocação de uma pessoa representa seu chamado; a vocação de um pai é aprender a fim de ensinar.

A educação das crianças para Deus é uma das tarefas mais importantes desempenhas sobre a terra.

Eduquemos nossa geração com AMOR, verdade e justiça.

Vida longa a Jesus e Salve Maria!

#Emunah
#Vamoooo
#EditoraMonergismo
#????

Gabriella Fernandes 09/10/2019

Educação cristã clássica
Durante muito tempo, tudo o que eu soube sobre educação domiciliar foi restrito ao filme Meninas Malvadas, a visão equivocada do que era estudar em casa cercava meu coração com preconceitos e opiniões baseadas em um conhecimento nulo. Fazem poucos anos que estou obtendo contato com famílias educadoras e como a educação domiciliar é posta em prática, apesar disso, minha visão de descrédito, passou então a ser romantizada, e aí que o livro entra com os dois pés na porta abrindo meus olhos e me fazendo observar quanta coisa eu preciso aprender e como nós cristãos precisamos amar e temer a Deus.
O livro ele introduz o tema da educação clássica CRISTÃ, o que em nada tem haver com o renascimento, mas o a Palavra de Deus que guia, ensina e governa o povo de Deus em todos os âmbitos da vida e na educação não seria diferente.
Eu poderia dizer que é um livro para ler, reler e continuar lendo durante todo o caminho, afinal de contas, autores são amigos, que nos ajudam na caminhada e enriquecem o nosso conhecimento.

Thayna.Brune 24/03/2022

Uma boa introdução ao estudo da educação clássica
Importante ressaltar que o objetivo da obra é ser exatamente isso: uma introdução ao estudo. O autor cumpre este propósito com primor e leveza.
O texto aborda desde os motivos pelo qual se deveria optar pela educação clássica até o currículo acadêmico a ser utilizado - onde percebe-se a decadência do sistema de ensino brasileiro.
Admito, também, que ao ler me deparei com as minhas deficiências intelectuais, o autor cita o estudo de lógica, argumentação, latim e retórica, coisas que não tive em minha formação. Isso inspira os pais e educadores a passarem mais conhecimento aos seus educandos.

Giovanna.Campos 19/04/2022

Ótima introdução ao tema
Um livro curto, que busca trazer os aspectos gerais da educação clássica. É um ótimo livro para se iniciar os estudos no assunto, ainda mais por contar com diversas indicações de livros com a mesma temática em seu apêndice.

Mel 17/04/2023

Tota et sola Scriptura.
Uma breve apresentação sobre o Trivium, me chamou muita atenção a conversa sobre linguagem e imaginação. A introdução a lógica e a retórica são ótimas, é bom saber mais sobre a educação cristã clássica, ainda que não pretenda realizar todas as partes que ela propõe, creio que ela é boa para ter um norte sobre a criação de filhos numa aliança com "toda a Escritura e só a Escritura".

Rafael1548 30/06/2023

Inicia as discussões
Martinho Lutero disse para nunca enviarmos nossos filhos para uma uma escola onde a Bíblia não reina.

Num cenário catastrófico da educação brasileiros (os números do PISA provam isso), onde só tem lacraçâo inútil nas escolas e "emburrecimento programático", muitos pais querem uma alternativa, mas não sabem onde procurar. Não adianta tirar a criança da lacrosfera e não colocar nada o lugar porque o "buraco" estará expostos.

Tendo em vista isso, este opúsculo se compromete a "lançar sementes" sobre essa temática. Percorrendo desde retórica, oratória até o estudo de latim.

Contudo, a raiz se demonstra no dever bíblico dos pais assumirem o dever de educar os filhos. O estudo denso começa com os pais na escolha de ótimas obras, estudo de longa vida.

brendasnb 27/01/2022

Relevante
Ótima introdução a respeito do Trivium e da educação clássica cristã. Comentários bastante relevantes e reflexivos.

Ana 21/07/2020

Semana de Maratona Literária dedicada a releituras. Livro 2/10.

Ivanilson 03/08/2020

Educação clássica em casa
Excelente livro, excelente introdução sobre o tema. O autor começa descrevendo o que é a educação clássica, um ensino baseado no chamado trivium - gramática, dialética (ou lógica) e retórica.

Depois de pincelar sobre esses três estágios do trivium, o autor trata de temas mais específicos: o ensino básico do idioma latim (ele até faz uma defesa da importância desse idioma até para os dias de hoje, o que para mim foi uma grande novidade); o básico da lógica argumentativa (explica sobre falácias e notação); o básico da retórica (discurso); o básico sobre cosmovisão cristã; qual currículo utilizar.

Por fim, o autor conclui com uma bela citação sobre a tarefa de educar e apresenta uma lista de leituras iniciais com obras antigas, medievais, modernas, sobre educação, leitura e literatura, lógica, retórica e cosmovisão cristã, além dde alguns sites de referência (em inglês).

A cosmovisão cristã do autor é calvinista. De ressalva, apenas não entendi a grande ênfase dada na imaginação (fantasia) e ficção. O autor chega a dizer que é um absurdo os pais não permitirem que os filhos ouçam contos de fadas (!) ou ficção de "qualquer tipo" (que certamente deve incluir a ficção secular). Essa declaração para mim soou meio absurda, que sou de outra linha teológica, mas tudo bem, não tira o mérito da obra.

No geral, recomendo como introdução ao tema "educação clássica".
denis.caldas 03/08/2020minha estante
Grande ir. Ivanilson, bela resenha! Mas de fato há essa questão sobre a ficção e a sua importância, por exemplo, as Crônicas de Nárnia e o Senhor dos Anéis são clássicos da fantasia medieval baseados puramente em temas teológicos, inclusive é método de se evangelizar indiretamente alguém que nunca pegaria na Bíblia sequer para folhear. Eu mesmo passei a ler para os meus infantes histórias de ficção antes de dormir baseado nesta importância. Aquele abraço!

Ivanilson 04/08/2020minha estante
Oi Denis, obrigado pelo elogio e também pelo esclarecimento! Grande abraço!

Mãe de Aquiles 04/08/2020

Instrutivo e instigante
O livro é bem direto e instrutivo. O autor aborda os motivos pelos quais alguns pais, principalmente cristãos, sentem a necessidade de realizar a formação intelectual de seus filhos em casa, entre eles a falta de qualidade no ensino escolar, que hoje em dia se baseia muito em visões ideológicas. Com isso, ele expõe requisitos necessários para que essa formação domiciliar se dê de maneira adequada, tais como, o estudo feito pelos pais, conhecimento em lógica, na retórica, do latim, leitura abrangente, entre outros.
Inclusive, o livro conta com um apêndice que disponibiliza diversos títulos interessantes para o leitor se aprofundar mais no tema e para conhecer obras de valor.

Cranudo 08/12/2022

Reto e direto
Embora tenha me interessado pelo tema do homeschooling no Brasil, sou daqueles vagarosos na busca por referência e por isso a grata surpresa em receber um livro que fundamenta e estimula toda a prática.

Mateus Guarnieri 24/01/2022

Bom livro para introduzir o tema
É um livreto bem curtinho, mas conciso e ótimo para quem quer entender o que é a Educação Clássica, não se aprofunda muito em nenhum tema, embora ainda exemplifique algumas das matérias na E. Clássica, como por exemplo a identificação de falácias.
Bom livro.