Todas as Estrelas do Céu

Todas as Estrelas do Céu Enderson Rafael

Resenhas - Todas as Estrelas do Céu

William Souza 07/09/2010

Quero estrelas também!
O livro conta a história de Leandro e Caroline, que são irmãos, mas com um diferencial, Leandro é filho adotivo. Vindo de família de classe média os dois sempre estudaram em colégios particulares, mas por alguns motivos Leandro repetiu algumas séries. Caroline é meiga estudiosa e poetisa, adora viajar nos textos que ela mesma escreve, todos gostam de seu jeito doce e alegre. Mas um dia os dois se descobrem apaixonados um pelo outro, irmão e irmã, com vontades e anseios por beijos e carícias, e agora o que fazer? Enfrentar a sociedade a família e os amigos, ou deixar que o coração siga pelo caminho em que os desejos se consomem?

É difícil começar a falar sobre esse livro que me conquistou por sua inocência e pelo amor contado como uma forma pura e linda, esse é o Todas as Estrelas do Céu, que me fez chorar e rir com seus personagens. O livro infelizmente é pequeno, mas o suficiente para nos fazer apaixonar pela Carol e pelo Lê.

Por ser escrito aos 19 anos, podemos sentir durante a leitura a repetição de palavras e como o autor fala no prólogo a desconexão em algumas partes. Mas são coisas que não tem relevância alguma. E essa é uma história em que devemos ler de coração e alma aberta e sem nenhum preconceito, é a forma em que o Enderson encontrou para nos mostrar que o amor é o que nos move, e que podemos ter tudo o quanto quisermos, mas sem ele não somos nada.

Sem comentar que chorei horrores no fim do livro. O final ficou perfeito!

Beatriz 26/08/2010

Para o verdadeiro amor, todas as estrelas do céu.
Todas as estrelas do céu é um romance adolescente, porém com uma carga social muito maior. a história envolvendo um semi-incesto (pode-se assim dizer) é envolvente. Carol e Leandro vivem um amor puro e sincero com toda intensidade que conseguem. Os pais atrapalham. Os namorados seguem seus corações até que a morte os separe. Ou junte, na verdade.

É uma lição e um puxão de orelha para as pessoas que abdicam de seu amor e de sua felicidade por conta de padrões éticos, morais que não convém quando o assunto é coração. Dois adolescentes que sentem como verdadeiros adultos. Uma história muito bonita.

Deve-se dar ênfase na maturidade com que Carol escreve. Seus poemas eram simplesmente aconchegantes e o final (com uma carta de despedida) é maravilhoso.

LissBella 23/07/2010

À este livro... todas as estrelas do céu...
Estou completamente surpresa com o escritor. Onde ele estava escondido todo esse tempo??? Enderson Rafael é leve, dócil, mesmo abordando um tema de tamanha complexidade.

Podem dois irmãos adotivos se amar e viver esse amor??? Bem, se ainda não leu, não conclua... leia, sinta, sofra e experimente um pouco de um amor tão forte, quanto a condenação de amar assim.

Um leitura deliciosa, comovente, reflexiva...

Minhas frases preferidas:

"Sentada na calçada, chorando quase compulsivamente... um abraço terno e tão cheio de carinho... ele ali, para salvá-la da frieza do mundo, dos árduos aprendizados de nossas vidas, mesmo que por apenas alguns breves minutos".

"Naquela noite, nenhum dos dois viria a dormir... tentando entender o que estava havendo em seus corações... dividindo as dúvidas com a escuridão e pedindo conselhos ao silêncio da madrugada".

"O tempo cura as feridas, não as cicatrizes".

"Temer o amor é temer a vida. E os que temem a vida já estão meio mortos".

"Talvez lá tivesse sido feliz sem saber, e isso é característico dos humanos: desconhecer a própria felicidade quando se tem uma".

“O breve futuro os aguardava com implicações no mínimo indesejadas... lá o destino encontraria sua bifurcação, lá era o trevo de suas vidas, e eles não poderiam sequer escolher por qual lado seguir, pois seus poderes estavam aquém de suas vontades."

Delícia de supresa esse livro. Recomendo e re-recomendo!

Gui Liaga 16/07/2010

Romance jovem e chocante!
Todas conta a história de dois irmãos adotivos, mas que cresceram juntos desde bebês, que se apaixonam quando estão no auge da adolescência! O amor, claro, é proibido. O que todos vão dizer? O que os pais deles vão pensar? Por mais que eles lutem contra, acabam cedendo ao enorme amor e tantam ficar juntos. Mas esse enredo meio shakespeariano tem um desfecho surpreendente. Enquanto lê, você fica pensando ‘eles vão ficar juntos ou não?’ e eu te digo uma coisa: nem um e nem outro ou os dois juntos! Confuso, né? Só que eu não vou dizer mais nada, você terá que ler para descobrir!

Com uma narrativa simples, Enderson aborda um assunto polêmico. Eu fiquei meio chocada porque tenho 2 irmaõs e 1 irmã de consideração, e agora eu olho pros meninos aqui em casa e faça ‘eeewww’! Que loucura que deve ser isso! Quer saber mais? http://guiliaga.com/85

Ritinha 13/07/2010

Desculpem a redundância mas esse livro é Absurdamente +QD+ ! =D
Simplesmente extraordinário! Um livro que flui naturalmente sabe, quando você vê já leu livro inteiro e nem sentiu! Li o Todas as estrelas em menos de 1 dia, e estou, literalmente, boquiaberta.
Esse livro é tão cativante que você sofre junto com o personagem, ri, chora, você chega até a sentir aquele nó na garganta que chega a doer, o coração fica apertadinho no peito. Controlar as emoções fica impossível, se entregar é inevitável, além de ser de uma sensibilidade poética avassaladora.
Resumindo, é um dos melhores livros que li esse ano, se não o melhor!
Minha persistência em achar o "Todas" (pra vc ver como já fiquei íntima do livro) na livraria Travessa não foi em vão, por duas vezes não encontravam o livro na loja, acho que alguém havia escondido todos os volumes para si, hmmmm , mas fiz me garantirem que iriam procurar e me avisar assim que encontrassem! Ainda bem que depois de muito esperar consegui ler esse livro ESPETACULAR!

Então é isso...espero que minha opinião acerca do livro tenha aguçado a sua curiosidade!

Kisses n' hugs!

LeilaRego 09/07/2010

Romance para ler acompanhado com uma caixinha de lenços de papel.
O querido Enderson Rafael me presenteou com seu livro e fui brindada com linda história de amor entre dois irmão adotivos.
É o tipo de história que faz com que o leitor sofra junto com os persoagens, vivendo seus problemas e aflições tão característicos da adolescência.
Eu adorei e devorei o livro em dois dias.
Leitura mais que recomendada!

Tathy 05/07/2010

Todas as estrelas do céu por Enderson Rafael
Confira a resenha completa com links ativos e imagens no blog www.tathy.com.br

Título Original: Todas as estrelas do céu
Editora: Novas Idéias
ISBN: 9788560284177
Número de Páginas: 159
Ano: 2010
Avaliação: 5 estrelas - Excelente!!!

Todas as estrelas do céu é a prova de que a divulgação através dos blogs literários funcionam, pois foi desta forma que eu conheci este livro, este autor tão simpático e essa história maravilhosa.

Quando recebi o Todas em casa, enviado com todo carinho pela 2AB, autografado pelo querido Enderson, junto com dois marcadores fofos e duas balinhas com o logo da editora (que realmente adoçaram meu dia) fiquei encantada, mas só quando pude realmente pegar o livro e me entregar a leitura é que notei cada detalhezinho e fiquei durante um bom tempo assim, namorando a capa, a contra-capa com a mensagem da Ju, a orelha da Paula Pimenta, as ilustrações em cada página, o nome de cada capítulo, o cheiro tão bom… ai gente! Como é bom ser viciada. Sei que talvez 50% de quem estiver lendo esse post não entenda o que é isso, mas eu lhe digo que é muito bom, é prazeroso, é satisfatório, é um vício que me deixa insana, mas orgulhosa… Confissões de uma bookaholic a parte, eu adorei mesmo o livro, diagramação perfeita, tudo lindo, tudo caprichado, é o tipo de livro que notamos em cada página e em cada palavra o suor das pessoas que trabalharam para que ele acontecesse e principalmente do autor. E a história não deixa em nada, a desejar…

Leandro é o filho mais velho e adotivo de Marco e Lúcia. Carol, a filha do meio é como qualquer adolescente, mas tem um “q” de poetisa. Ambos foram criados de forma igual para os pais, ou seja, como irmãos. Até que um dia, eles percebem que todo o carinho e afeto que sentiam um pelo outro era muito mais que um amor de irmãos e quando resolvem assumir este amor, sofrem também as consequências… afinal, o que o destino havia preparado para eles? Era justo sofrer negando este amor? Ou seria mais fácil sofrer por enfrentar a família e a sociedade, por viver este amor? Qual era o limite?

Claro que no começo da leitura, uma guerra interna se travou em mim. O fato do Lê ser adotivo, em nada muda a forma como foram criados, como irmãos e eu me perguntava o tempo todo, como seria se fosse comigo? Sabendo de como é a sociedade ou a mim mesma? Eu certamente não teria a mesma garra que a Carol e do Lê, esse casal que me conquistou tão rapidinho, me deixou fascinada, encantada, melancólica e claro, muito muito muito chorona.

De um amor tão pouco convencional, só poderia esperar um final tão surpreendente quanto este.

Só de uma coisa eu tenho certeza: Nunca esquecerei a Carol e o Lê.

I ♥:

(…) dois apaixonados que pecaram em amar num mundo onde todos pecam em odiar…

(…) Os adultos são muito complicados… Será que eles sempre foram assim?

Termino essa resenha com a sensação de que eu poderia falar muito mais sobre o livro, convencê-los do porque deveriam ler e infelizmente não encontro as palavras certas para isto… enfim, se você quer conhecer uma história da descoberta de um amor real, diferente e supreendente, leia ;)

Me despeço, ainda com o coração em prantos…

Mais sobre o livro no HotSite

Sobre o autor: Enderson Rafael é formado em Comunicação Social, redator publicitário e comissário de vôo. Escreveu o Todas as estrelas do céu fazem 10 anos e possui também outro livro publicado: Propaganda e Marketing para vestibulandos, calouros, curiosos e simpatizantes. Ah, Enderson também é parceirão do Eu sou assim e em breve vocês vão poder conferir uma entrevista exclusiva com este tão querido escritor.

Nathália 30/06/2010

Uma linda história de amor, surpreendente e emocionante e até meio chocante no fim! O texto é despretensioso, fácil e rápido de ler e o Enderson soube conduzir um assunto polêmico de uma forma bastante realista e envolvente, e embora seja triste, não é exagerado ou apelativo!

Esse é o romance de estréia do autor e foi escrito aos 19 anos, talvez por isso ele tenha conseguido retratar tão bem os hábitos e o dia-a-dia dos jovens...
Achei o linguajar divertido, bem jovem e cheio de gírias! E o Enderson escolheu lindos cenários para essa história de amor... Adorei ler um pouquinho de Petrópolis, além de Búzios, Teresópolis e Florianópolis!

O amor da Carol e do Lê é puro, doce e intenso, como tudo na adolescência, mas muito verdadeiro! Por serem irmãos de criação, eles vivem muitos conflitos, inclusive internos, por causa desse amor... E ficamos o tempo todo torcendo pra que tudo dê certo pra eles!
Acho que é fácil nos colocarmos no lugar do casal e até mesmo no dos pais durante toda a história e isso nos faz pensar no que é certo ou errado… Será que os pais agiram da melhor forma?! Eu, particularmente, acho que eles foram um tanto dramáticos, mas imagino que não seria fácil agir muito diferente...

A poesia que dá nome ao livro é linda e tocante... E a última carta?! Bom, eu chorei em várias partes do livro, no final não seria diferente!!!

Só achei o início da história um pouco rápido… Gostaria de ter lido mais detalhes de Leandro e Caroline antes de começar a acompanhar a descoberta desse amor! E os sentimentos e até a reação da família poderiam ter sido um pouquinho mais explorados, como a atitude do pai no final... Sei lá!

Mas acho que o livro é forte e marcante, mexeu mesmo comigo e vale muito a pena ser lido!

Fernanda França 21/06/2010

Instigante e doce
Recebi meu “Todas as Estrelas do Céu” e li em dois dias. Um livro lindo, emocionante, delicado e ao mesmo tempo forte. É uma obra que faz refletir, pensar, questionar valores. Na história, Caroline e Leandro são irmãos adotivos e se apaixonam. É aí que começam os conflitos dos adolescentes – com os próprios questionamentos e com os pais, que não aceitam o envolvimento dos filhos. A linguagem simples e jovial dos diálogos cede espaço à narrativa fluída e adulta. Em todo o livro, é possível sentir a aflição dos personagens e quase certo de que o leitor se questiona “e se fosse comigo, o que eu faria?”.

Embora o final não seja minha parte favorita, é surpreendente e tocante. O interessante é que o livro inteiro é instigante e delicioso ao mesmo tempo. Carol é uma personagem doce e Lê é cativante. O autor soube como explorar uma questão séria de maneira sutil e firme. Não é um livro que passa em branco, de maneira nenhuma. É daqueles que marcam, que ficam, que são especiais. O projeto gráfico é uma beleza que complementa a linda história. O livro é primoroso, com uma linda capa e internamente atraente. Lindo demais, precisam conhecer! Ende, sucesso, amigo!

Babi Dewet 10/06/2010

Todas as Estrelas do Céu do Enderson
Existem livros de romance e livros que tratam, inteiramente, de romance. Existem as histórias de fantasia, as ficções, os dramas e dos amores eternos. Todas as Estrelas do Céu, do autor Enderson Rafael trata de algo maior que tudo isso. Talvez de tudo isso um pouco. Personagens fictícios em uma eterna fantasia, que amam tanto, mas tanto, que o drama é inevitável. O que é um grande romance sem drama? Sem te fazer ficar aos pés dos personagens aos prantos? Um amor adolescente, jovem e ingênuo que, interligado às estrelas e constelações, mostram um lado pouco explorado dos romances. Não é um amor impossível e talvez nem irresponsável. É um amor diferente, quase inimaginável, sem muitas expectativas mas com grandes vontades.

Enderson Rafael transparece nesse romance uma história linda de amor. Uma história simples, sem dúvidas ou questões mal resolvidas, e mesmo assim super bonita e elegante. A linguagem atual torna a leitura dinâmica e prazerosa. O tema pode ser diferente do que a maioria dos romances por aí, talvez um tema ainda não explorado da mesma forma, mas a beleza está até nisso. Em como se aventurar numa temática tão tabu e transformá-la em uma história tão bonita.

O resto da resenha: http://babidewet.com/?p=878

Enderson está de parabéns. Muito orgulhosa de autores nacionais como ele!

Cíntia Mara 05/06/2010

Todas as estrelas do céu
[...]vou confessar que não caí de amores pelos personagens e pela narrativa logo no princípio. Achei muito corrido o jeito que as coisas aconteceram e também estranhei um pouco a linguagem informal. Com a linguagem eu me acostumei rapidamente, parece que estamos numa conversa com o narrador. Quanto ao ritmo, acho que o tema polêmico poderia ter rendido mais algumas dezenas de páginas e ser explorado com mais profundidade. Mas entendo que é um livro adolescente e lembro que alguns anos atrás, eu provavelmente não diria isso.

Durante toda a leitura eu fiz um debate moral comigo mesma. Geneticamente, nada impede os protagonistas de ficarem juntos. Biblicamente eu acredito que também não. Sei lá, a Bíblia não fala nada de adoção, mas eu entendo que o que não pode são relacionamentos co-sanguíneos diretos. Mesmo assim, eu tentei, tentei e não consegui me colocar na pele dos personagens. Não tenho nada contra o namoro de primos, por exemplo, mas não consigo me imaginar namorando um deles. Não tenho irmãos, mas acho que seria ainda mais difícil imaginar se tivesse. Até com meus amigos eu tenho um pouco de resistência. Sem dúvida, esse é um tema que rende. Eu não me decidi se acho certo ou errado o namoro dos dois, mas sei que torci por eles.[...]

Confira a resenha completa em http://www.cintiamcr.com.br/2010/06/todas-as-estrelas-do-ceu-enderson.html

Bruna L. 03/06/2010

Sobre "Todas as estrelas do céu"
Quando penso em estrelas, penso em magia. A lua, as estrelas e o céu sempre mexeram comigo. Muito. De repente, encontro o primeiro romance do autor nacional Enderson Rafael circulando pela rede. Antes que "Todas as estrelas do céu" ganhasse a edição atual (que ficou linda), eu já havia me apaixonado pelo livro. Ontem (dia 02/05/2010), assim que ele chegou em minha casa (o adquiri na 2AB), não resisti e mergulhei no romance.
Posso falar da capa que convida à leitura, do miolo atraente, das estrelas que orientam cada capítulo, mas o que me marcou foi o amor que nasceu entre Leandro e Carol. Um amor que, como tantos outros, não era para ser. Não poderia existir. Mas nasceu e arrebatou o coração e a razão dos adolescentes. A gente sente o drama de se apaixonar por um irmão, ainda que adotivo. E quem disse que o amor segue parâmetros? Está aí a magia de Romeu e Julieta, reiventar a vida, reescrever o destino, deixar de lado toda e qualquer barreira.
Polêmico sim, mas verdadeiro, comovente e, sobretudo, apaixonante. Recomendo demais!!!

marypaixao 29/05/2010

Todas as estrelas do céu, do Enderson Rafael. Mais um autor nacional aqui no blog, mais um livro fantástico! O meu livro é o manuscrito, infelizmente não tenho a edição da 2AB, com essa capa linda, mas pretendo ter em breve (porééém o meu manuscrito vem com uma dedicatória do Enderson pra mim *-* adorei muito, obrigada Enderson!). Bem, esse livro conta a história de Caroline e Leandro. Eles são irmãos, mas Leandro é adotado. A história conta o amor entre os dois, e as consequências que eles tiveram que arcar ao mostrá-lo à família. A história é ágil, a descrição dos locais é linda (fiquei morrendo de vontade de conhecer tudo!) e o final é surpreendente.

Leia mais em http://muitopoucocritica.blogspot.com