A Senhora de Wildfell Hall

A Senhora de Wildfell Hall Anne Brontë

Resenhas - A Senhora de Wildfell Hall

Viviane.Lopes.Costa 14/02/2024

Esse livro me trouxe um misto de emoções?
Ao mesmo tempo que me senti profundamente desconfortável com a narrativa tb achei bastante interessante a ?desromantização? (existe isso) desse tipo de clássico?
Também me trouxe uma reflexão?
Baseado nas principais obras das Irmãs Brontë, andei pensando muito no tipo de referência de vida delas para escrever seus livros?
Tudo tão triste e sem esperança?

Jully 22/08/2023

Um romance clássico onde a autora estava bem a frente ao seu tempo. Trazendo uma personagem forte e com suas próprias vontades, em uma época onde a mulher não tinha quase nenhuma voz.

Um romance ótimo, a escrita é maravilhosa e fluida.

recomendo demais

Mari 19/03/2023

De cara já peguei ranço das irmãs da Anne, principalmente da Charlotte, porque ela proibiu a reedição de um livro tão maravilhoso quanto esse.

Sobre a história, apesar de ser um livro longo, não é cansativo.

A autora mostra os comportamentos abusivos do maridos daquela época. Em contrapartida, mostra um heroína forte, independente e muito a frente do seu tempo que tenta mudar esse comportamento do próprio marido.

É um clássico, muito dos bons.

ricardo 01/08/2022

"Não há nada como enxergar o coração de uma pessoa através de seus olhos, e aprender mais sobre a altura, a largura e profundidade de sua alma em uma hora, o que levaria uma vida inteira para descobrir, se ele ou ela não quisesse revelar, ou se você não tiver discernimento para entender."

Barbara Prass 11/05/2022

Enfim amor de verdade!
Já começo dizendo que com toda certeza eu não teria a resiliência e fé da Helen, que mulher forte, aguentou tudo com tanta sabedoria e força. O Arthur só me fez passar raiva a leitura inteira, que homem odioso. Me faltam palavras pra resenhar esse livro...

Pra quem já leu Morro ou Jane Eyre é uma ótima escolha ler A Senhora de Wildfell Hall, as irmãs Brontë me surpreenderam muito com sua escrita!

Gabrieli.Nieman 22/04/2022

Um Romance Vitoriano e Feminista
A obra de Anne Brontë é uma leitura necessária para aqueles que gostam de um bom romance de época e que querem entender um pouco mais sobre a sociedade vitoriana.
A autora expõe de forma clara e com uma excelente escrita o papel da mulher na sociedade. Todos os preconceitos e absurdos vividos pela protagonista mostram como a vida de uma mulher era sem opções e definidas por escolhas feitas sem nenhum preparo.
Por fim, a leitura é leve e muito agradável, muitas vezes passa a sensação de estar lendo uma ?grande fofoca? de época. ?

Patricia1089 21/01/2022

eu chorei viu...
Mas que livro! Que protagonista incrível, que caráter. Esse livro é uma pregação de tão Cristão que é. Eu sofri horrores, surtei também, acho que não conseguiria ser tão resiliente como a Hellen, suportar tudo aquilo e não fraquejar na sua fé, ela não desistiu nem nos últimos momentos do Arthur. Eu amei de verdade. Esse é com certeza superior a O Morro dos Ventos Uivantes, recomendo muito!

Sara277 22/05/2021

A Senhora de Wildfell Hall, de Anne Brontë
Que livro maravilhoso! Obrigada Anne Brontë!
Recheado de um misto de emoções, fala sobre fé, esperança e amor genuíno; sem deixar de lado o questionamento às convenções sociais da época. Sua protagonista é uma mulher muito forte e de fé inabalável, tem uma trajetória cheia de provações mas que consegue a felicidade no seu devido momento.
Amei... recomendo muitíssimo, essa leitura me marcou e sempre irei recomendar.

Vanessa.Papalardo 13/05/2021

A senhora de Wildfell Hall
A escrita da Anne é incrível. Sou apaixonada pelas irmãs Brontë.

O livro aborda assuntos extremamente necessários, principalmente por apontar a forma como as mulheres eram submetidas e tratadas em um passado não tão distante.

Amei essa experiência e recomendo muito a leitura.

guidix3 28/11/2020

Agora que já posso falar que já li um livro de cada irmã Bronte, tenho a capacidade de dizer que a escrita da Anne foi a que eu mais gostei até agora. Incrível como ela escreveu uma história feminista e tão a frente de seu tempo. Obviamente que o abuso psicológico, machismo, conservadorismo e assédio não são assuntos modernos. São temas naturalizados ao longo de muitos e muitos anos. Infelizmente. E Anne consegue nos transmitir isso de uma maneira que nos faz questionar, sentir raiva, mas não diminuir a vontade de ler a história de Helen.
Algumas partes me lembraram um pouco o ódio que vemos na história de sua irmã, o morro dos ventos uivantes, ainda que a dinâmica seja bastante diferente.
Não dei 5 estrelas completas porque houveram vezes que, admito, perdi um pouco o envolvimento, talvez pela ?raiva? que sentia da submissão da protagonista rs mas nada que tire o mérito dessa obra!!

Cláudia - @diariodeduasleitoras 07/11/2020

A senhora de Wildfell Hall
Publicada em 1848, a obra A Inquilina de Wildfell Hall, de Anne Brontë, foi inicialmente assinada por um pseudônimo masculino, Acton Bell, assim como suas irmãs. Como já mencionei, isso foi uma estratégia usada por muitas outras escritoras em séculos passados, para que seus livros fossem aceitos pelo público. Infelizmente, Anne não chegou a ver sua obra assinada com o próprio nome, pois, em 1849, a escritora faleceu.

Apesar de escrito na época vitoriana, o romance trata de um tema muito atual: a opressão da sociedade patriarcal sob a mulher. Além da resiliência feminina que persevera de geração em geração. É através da personagem Helen Huntingdon, que Brontë representa as angústias dessa opressão, e é por intermédio de Arthur Huntingdon que a escritora reflete o marido abusivo do patriarcado.

A protagonista quebra os paradigmas de seu tempo como uma mulher forte e independente, que passa a comandar a própria vida. Ao chegar à propriedade de Wildfell Hall, Helen Graham gera especulação e comentários por parte dos vizinhos. O jovem fazendeiro Gilbert Markham, desperta um grande interesse pela moça e, aos poucos, vai criando uma amizade com ela e com seu filho. Quando a Sra. Graham permite que ele leia seu diário a fim de esclarecer os fantasmas do passado, o rapaz compreende os tormentos enfrentados por aquela mulher e as razões de suas atitudes. Ela narra sua história até então, desde a relação com um marido alcoólatra e de conduta abominável até a decisão de abandonar tudo em nome da proteção do filho.

As Irmãs Brontë carregam em seu dna uma ?obrigatoriedade? de preciosismo moral e ético na construção de suas protagonistas.

Com impecável construção de personagem e histórico pessoal, a autora soube dosar e apresentar ainda por cima a história de personagem secundários que trazem prazer e ódio tornando o enredo rico em todas as escalas da ficção.

Sílvia 20/09/2020

Um livro da Bronte caçula
Finalmente li a irmã Bronte que faltava. Achei o texto fluido e o enredo bem avançado para a época, quando a mulher não passava de mais uma ferramenta, mais uma empregada do marido, que não era bem marido pelos conceitos atuais, estava mais para dono. No texto, Anne Bronte coloca muitas de suas experiências como professora em casas abastadas. Vemos como uma jovem, mesmo avisada, resolve se casar com um canalha porque acha que vai ter um efeito regenerador sobre o caráter do devasso. Doce ilusão. Infelizmente ainda hoje , com todos os avanços, com toda a luta pela igualdade, ainda se vê os arquétipos apresentado no romance, inclusive o eterno clube do bolinha e a falta de sororidade feminina.

Stephany.Kristal 08/06/2020

1º clássico que leio e tenho apenas uma palavra: perfeição
Um dos melhores livro que já li sobre romance. Detalhado e inesperado, ?A senhora de wildell wall? me fez agoniar em cada capítulo na esperança da querida Helen se reerguer perante a vida que leva.

Os detalhes de cada ambiente e personagem fazem com que você se sinta recebendo tais informações como o destinatário do livro esta, afinal se baseia do narrador contando seu ponto de vista a um velho amigo por carta e isso conforta a gente a cada leitura.

Irei dormir na esperança de encontrar um livro clássico tão bom quanto este em um futuro breve, que me mostrou os horrores que mulheres em seus antepassados viveram e que graças a deus não vivem mais, como também que o amor sempre prevalecerã.

Recomendoooooooooo total

emilybarbosa 17/02/2020

?Esse heléboro não é tão fragrante quanto uma flor de verão, mas suportou provações que nenhuma delas aguentaria: a chuva fria do inverno foi o suficiente para nutri-lo e seu sol fraco, para aquecê-lo; os ventos cruéis não o fizeram desbotar, nem quebraram seu caule, e a geada impiedosa não o destruiu. Olhe, Gilbert. Ele ainda está tão fresco e viçoso quanto qualquer flor pode ser, embora ainda carregue a neve nas pétalas. Posso oferecê-lo a você??

Eu comecei a ler esse livro mais por curiosidade do que por qualquer outra coisa; nunca tinha ouvido falar dele até ver a capa bonita na livraria e ler a sinopse, que foi o que me levou a ler.
Gosto de ler clássicos, mas nunca amei nenhum, nunca me considerei fã do tipo. Li uns que são os preferidos de muitas pessoas, e não senti aquela sensação, o tal ?quentinho no coração?, sabe? Achei bom, e só. E com ?a senhora de Wildfell Hall?, eu senti tudo e muito mais!
Os personagens são incrivelmente bem construídos, a gente se apega e ama alguns, do mesmo jeito que odiamos outros do fundo do coração. Eu nunca senti tanto ódio (por algo ou alguém) quanto eu senti por Annabelle Wilmot e, PRINCIPALMENTE, por Arthur Huntington.
Inclusive achei que o final foi até bom pra ele, porque as coisas que eu desejava não tem como nomear!
E não pense que a raiva (as vezes extrema) que alguns personagens fazem a gente passar vão estragar a experiência do livro, é bem pelo contrário. Alem disso, as cenas irônicas e engraçadas, e as vezes fofas, vem com a mesma intensidade.
Você vai ler esse livro e terminá-lo com aquela sensação gostosa no coração, e vai valer a pena cada minuto passado nele. A Helena se tornou uma das minhas personagens preferidas (se não A preferida).