Contos de Terror, de Mistério e de Morte

Contos de Terror, de Mistério e de Morte  Edgar Allan Poe

Resenhas - Contos de Terror, de Mistério e de Morte

Abduzindolivros 13/10/2021

O título é autoexplicativo
Pois é, essa foi a primeira vez que eu li algo do Poe, e preciso dizer o óbvio: o maluco é brabo.

É até injusto tecer qualquer tipo de comentário sobre esses contos, acho que qualquer coisa que eu disser elogiando não fará jus ao que ele escreveu, então só vou pontuar algumas coisas aqui.

Os contos têm uma atmosfera bem sombria, e mesmo aqueles com um humor ácido (como o alegórico ?Rei Peste?), terminam em morte. O título da coletânea não poderia ser mais apropriado.

Fiquei chocada, porque na minha cabeça, o Poe escrevia um terror mais sobrenatural. Não sei de onde eu tirei isso. Tem cenas bem explícitas de assassinato, com descrições gore, o cara de fato explorou bem os horrores e mistérios que cercam a morte, e entregou histórias chocantes e assustadoras. Fiquei impressionada com várias delas.

Se for ler, não espere uma linguagem fácil e rápida, como é característica da escrita contemporânea, mas também não ache que, por isso, será uma leitura difícil e chata. Só se concentrar que vai. Esse não é um livro para ler rapidinho e bater as metas do skoob. É bom ler devagar, aproveitar cada parágrafo, fazer pausas entre cada conto para absorver os horrores da morte e os mistérios do além.
Rickson.Ramos 13/10/2021minha estante
Tenho um livrinho dele parado aqui na estante, vou dar uma chance pro ômi

Abduzindolivros 14/10/2021minha estante
O homi é brabo. Exige, mas acho que não tanto quanto Baumann kk

Targaryen 13/12/2021minha estante
Meu escritor preferido meu Deus perfeito ?

Abduzindolivros 13/12/2021minha estante
Maravilhoso ???

Vi. 11/07/2020

Contos de Terror, de Mistério e de Morte traz uma coletânea de 23 contos da obra de Edgar Allan Poe. No início eu achei uma leitura difícil por conta das palavras não muito tradicionais e não muito fluída; mas, ao longo do livro a leitura foi ficando mais fácil. Os contos são muitos interessantes e macabros e eu gostei muito.
Moon<3 10/09/2021minha estante
Como faz para ler????

Moon<3 10/09/2021minha estante
Não estou conseguindo entrar

Vi. 14/09/2021minha estante
O skoob não disponibiliza os livros, é uma rede social para compartilharmos a nossa experiência com a leitura.

Beatriz3538 07/07/2023minha estante
Abaixei o app achando que ele era pra lê histórias ??, mds

João Paulo 23/02/2022

Contos leves que nos mostram que, ao contrário do cinema, a literatura de terror com suas descrições consegue ser assustadora, sem ser apelativa. Deliciosos contos, escritos com maestria e muita erudição.
Filippe 23/02/2022minha estante
Eu questiono o "assustadora"

João Paulo 23/02/2022minha estante
Dada a época em que foi escrito o livro, as histórias nele contidas devem ter assombrado a imaginação de muitos leitores.

Ynara 07/05/2021

Quase desisti
Se eu não gostei eu acho que a culpa é única e exclusivamente minha. Eu estava tentando ler algo fora da minha "zona de conforto literária" e busquei Poe por ser um nome aclamado, principalmente no gênero terror. Acho que criei expectativa demais na minha cabeça no fim das contas. Não que eu achasse que iria ler terror trash ou tals, poi na verdade nem gosto, mas acho que esperei um pouco mais de suspense e tensão nas narrativas. Para não dizer que foi de todo ruim gostei bastante do conto "O poço e o pêndulo", esse conto realmente me deixou tensa pois achei a narrativa muito boa, dava pra sentir a aflição do personagem que não consegue entender o que se passa ao seu redor (sem spoilers), e o plot twist do fim também foi bom.
Pedro Vinicius 07/05/2021minha estante
Eu adoro os contos do Poe, eu vejo eles mais como um terror psicológico, eu não diria q a intensão deles é dar medo ou deixar tenso ou intrigado o tempo todo, mas sim nos passar o clima que o autor imagina, acho que uma boa comparação seria os filmes do Tim Burton em questão de atmosfera, mas entendo que a pessoa pode se decepcionar se for buscar um terror mais convencional. Que pena que não gostou, talvez mais para frente em uma releitura você acabe gostando por estar indo com baixas expectativas.

Ynara 07/05/2021minha estante
Verdade, acho que fui com expectativa alta mesmo, e também ñ estou acostumada a ler gênero terror, mistério e tals. Obrigada pela observação.

Hugo 27/12/2020

Uma boa coletânea do mestre Poe
É de cair o queixo a complexidade dos contos do Poe. Caso você, assim como eu, seja ainda um leitor inexperiente, seja na literatura de forma geral ou especificamente na literatura de Poe, a minha dica é sempre buscar uma análise dos contos lidos. Você ficará embasbacado com as mensagens nas entrelinhas. Fiz essa leitura como parte de uma leitura coletiva, promovida pelo canal literário Ler Antes de Morrer (os vídeos ficaram salvos, inclusive) e isso me ajudou demais.

Os temas abordados são todos um tanto quanto mórbidos, mas quando você pesquisa sobre a vida do autor você acaba entendendo os motivos. É incrível como a vida do artista é espelhada na sua arte.

Como em qualquer coletânea, temos desde alguns contos excelentes como também alguns não tão bons. O interessante é ver que o saldo final é positivo. Dentre os melhores eu destaco: O Rei Peste, William Wilson e o Enterramento Prematuro. No final do livro ainda somos presenteados com um bônus: O aclamadíssimo poema O Corvo, que é simplesmente incrível!

Enfim, recomendo para todos que queiram embarcar na literatura do grande mestre do terror.
Gui Paschoalini 28/12/2020minha estante
Muito boa resenha, mojaum!

Hugo 28/12/2020minha estante
Obrigado xuxu :3

saralima 20/01/2009

Tem uma passagem do livro que me faz sentir calafrios sò de pensar nala!!!!! Recomendo.
Nicole 26/02/2015minha estante
Ah fiquei curiosa agora. Qual passagem é Sara?

Yuri410 10/10/2017

Entre o convencional e o grotesco
Coletânea que expõe a face contista da breve porém frutífera carreira de Edgar Allan Poe. Contos que exploram de forma analítica a fronteira entre o concreto e o transcendental, sempre narrados em primeira pessoa, dando a impressão de que o próprio Edgar é testemunha dos acontecimentos relatados. Por conta do rebuscamento e da linguagem excessivamente descritiva, aquele leitor que procura por um teor mais cinematográfico que psicológico certamente vai encarar a narrativa de Edgar Allan Poe como enfadonha.
Cris 05/02/2018minha estante
undefined

ignlopes 19/06/2020

Expectativas não atendidas
A qualidade com a qual Poe narra seus contos é espetacular, mas o envolvimento psicológico que isso deveria gerar em mim foi algo que eu não encontrei, pelo menos nesses contos.

Vários deles partem da mesma premissa, causando em você a impressão de "Eu já li isso antes" e vários deles são simplesmente previsíveis, fazendo com que se espere por um plot que não vem (Ok, essa parte pode ser coisa da minha cabeça). É bem provável que eu não tenha me envolvido com a obra o suficiente pra receber da carga emocional oferecida pelo autor.

Apesar das críticas, há de se fazer menção a contos como "O Gato Preto", "Hop-Frog" e "O Caixão Quadrangular", que embora nem sempre surpreendentes, apresentam histórias que te despertam certo interesse e, às vezes, até mesmo espanto.
Nayane46 03/07/2020minha estante
Realmente... Me causou essa mesma impressão de ja ter lido antes. Assuntos muito repetitivos na maioria dos contos

Claire Scorzi 21/10/2011

Um mestre
Lendo livros que se arrastam, peguei este pra reler.

Ah, nada como o bom & velho Poe. Ler contos como "A máscara da morte rubra" (obra-prima de linguagem poética a serviço do terror), "O coração revelador", "William Wilson" - a melhor história de 'duplo' que conheço - só dá prazer e recorda o motivo da fama de Poe. Ele podia ser seco, despojado, quase coloquial no estilo - ver "O coração..." - assim como podia ser elegante e elaborado - "Morte rubra" e outros como "A queda do solar Usher".

Uma amostra incompleta, mas representativa da grandeza desse autor.

Vinicius 17/05/2010

Fiquei meio decepcionado, pq flaram mto bem dele e eu pensei q não ia dormir a noite ;), tem alguns contos que ate são bons mas não eh aqle livro indispensável.

Acho que foi pelo fato de ser o autor dos atos que conta a historia, o unico q eu gostei foi enterro prematuro, pq esse eh um dos meus maiores pesadelos e um dos unicos em q ele sofreu a ação.

Rodolfo 15/09/2011

Os contos são Poe. Excelentes. Só não me agrada tanto a escolha deles nessa coletânea. O enfoque é maior no gênero policial e no papel de Poe como seu proto-fundador, e acaba por pintar um quadro muito simplista de Poe, deixando de lado seu lado poético (faltando com poemas como "Annabel Lee", "The City In The Sea" e até mesmo "O Corvo" - que contam com versões excelentes em português por Pessoa).

É Poe, mas só o Poe contista.

Lavi 23/04/2024

Sou ansiosa demais para conseguir ler uma coletânea
Não existe nenhuma dúvida que o poe é um dos maiores nomes da literatura mundial e, principalmente, do horror. alguns dos contos eu já conhecia e gostava bastante, outros eu fiquei encantado de ler, como william wilson. a escrita do autor muitas vezes me agoniou por ser extremamente confusa e prolixa, o que me fez desgostar de algumas histórias.

TioBriel 17/04/2019

Sim é um clássico mas é daí? É bom!
Nesse livro temos uma coletânea de contos de terror, de mistério e de morte ( como o próprio título já fala ) do famoso ( talvez nem tanto, mas que deveria) e ilustre Edgar Allan Poe .
De fato a leitura é um pouco complexa pelo fato de ter sido escrito a mais de 170 anos, na verdade alguns contos são tão complexos que é muito difícil absorver a leitura e entender o que o narrador está querendo expressar. Porém, ao passo que damos chance aos clássicos e a gêneros variados e nos empenhamos a tentar entender toda a narrativa ( de preferência com um dicionário em mãos ), podemos descobrir uma nova forma de se contar uma história.
A partir de certo momento a leitura se torna mais fluente, já que você vai se acostumando com as novas palavras e expressões. E no momento que começamos a entender, entramos "de cabeça" nas histórias. Muitas me fizeram ficar de "queixo caído", outras me fizeram "bater palmas", de uma forma ou outra, com certeza os contos de E.A.P vão causar impacto ao leitores, tanto bom, quanto ruim ( que não é necessariamente ruim).
Uma dica importante é não deixar se levar por fanáticos do terror ( como eu ) e iniciar uma leitura precipitada. Leia livros cada vez mais antigos e procure ler também alguns dos gêneros terror, horror e suspense para então explorar esse clássico. A propósito, meus contos favoritos são: gato preto; o poço e o pêndulo; Willian
Wilson; o barril de amontillado; coração delator; revelação mesmeriana e Berenice.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/10/2019

Uma coletânea em que se associam medos reais a casos extraordinários, o espectador e o surpreendente em concentradas doses do mais puro terror. Neste contos de terror, de mistério e de morte estão reunidas alguma das melhores narrativas de Edgar Allan Poe, considerado um dos criadores do conto policial, além de ter contribuído par ao desenvolvimento da ficção científica, tornando-se especialmente conhecido por suas histórias macabras, tanto em prosa quanto em verso.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788520938935

Iamjessicaeduarda 27/03/2020

Ótimo começo.
Se você pretende começar a ler as obras de Edgar Allan Poe, esse livro é ótimo para isso, recomendo muito.