Wabi-Sabi

Wabi-Sabi Francesc Miralles

Resenhas -

marie lly 30/03/2024

Pensativa.
Essa leitura me deixou muito reflexiva. A história de Samuel me fez refletir sobre muitas coisas da vida e junto do protagonista eu fui capaz de pensar sobre muitas coisas da vida.
"(...) os idiotas procuram longe o que está perto, e que as coisas nunca acontecem como você quer. Nada é perfeito nem dura para sempre. Tudo muda...".

Ingrid145 10/12/2023

Diferente
Este livro é do mesmo autor dos meus queridos Ikigai e Ichigo-ichie. O livro é fofinho, mas eu não esperava por um romance, mas sim por algo mais filosófico como os outros dois títulos.

Clara As 21/10/2023

Realmente surpreendente
Incrível a forma que esse livro me prendeu a ponto de não querer termina-lo, queria mais, quando terminei fiquei refletindo tanto as mensagens do livro quando seu final, realmente achei que seria só mais um livrinho de fantasia, pois foi isso que a capa me fez pensar, mas logo nas primeiras páginas já percebi que era bem mais que isso, enfim sem spoilers, só leiam!!

bia 19/10/2023

A beleza nas coisas imperfeitas...
Eu gostei muito da leitura até a metade do livro. É uma leitura muito levinha e fala sobre a filosofia wabi-sabi, que em si eu gostei muito. Fala sobre a beleza nas coisas imperfeitas e nas pequenas coisas.
Até a metade, eu estava bem imersiva na viagem dele até o Japão e nos cartões postais, mas o plot é meio fraco e não tinha muita história depois disso. O que teve depois foi completamento, para continuar a história do livro.
A forma como ele descrveu a Mizuki em algumas cenas me incomodou um pouco e alguns comentários também.
Acho que faltou um desfecho melhor no final, mas gostei de como ele levou um aprendizado depois da viagem.

Yara 08/08/2023

Achei esse livro em uma feirinha de shopping. E valeu a pena.
A história é maravilhosa, bem leve. É um livro que você ler facilmente em uma tarde.

claire.marar 22/05/2022

Nojento
Eu estava gostando bastante. Começo interessante e ambientação muito boa, porém os pontos negativos apagam os pontos positivos. A personagem Mizuki é extremamente sexualizada. Do momento em que ela aparece até sua última cena no livro ela foi sexualizada. Falas desnecessárias do personagem principal se referindo a Mizuki são simplesmente nojentas. ?Abaixei meu olhar por um instante até me deparar com uns seios que pareciam ser de um tamanho considerável sobre a camiseta justa? e ?Tive a impressão que ela queria que eu contemplasse o bonito formato de seu traseiro sob aquela minissaia? são alguns exemplos das várias partes do livro que tratam o corpo de Mizuki como um objeto sexual de Samuel. Além disso, certas cenas do livro perpetuam a fetichização de mulheres asiáticas ao comparar gueixas a prostitutas. Simplesmente repugnante.

Nat 02/04/2022

"Se tudo muda, onde estamos agora?"
"Em algum lugar que contém todas as possibilidades do universo".

Depois do fim de um relacionamento, Samuel (um professor universitário de 45 anos) recebe em sua casa dois enigmáticos cartões postais enviados para ele de Quioto, mas sem identificação do remetente.
No primeiro deles, está escrito apenas: Wabi-sabi.
Encorajado por seu amigo e até mesmo pela veterinária que cuida de seu gato, ele resolve empreender uma viagem até o Japão para tentar entender o que é Wabi-sabi, quem enviou os cartões e o motivo disso.
No entanto, essa aventura vai mostrar à Samuel mais do que ele está procurando, ou melhor dizendo, vai mostrar ao homem o que talvez ele nem esteja esperando ver.

A história é bem rápida de ler, não há reviravoltas incríveis, mas acabamos sendo levados a pensar junto com Samuel nos significados do Wabi-sabi, sobre a beleza do imperfeito, ao mesmo tempo que vendo como nada é eterno, e tudo muda (perceptível ou imperceptívelmente).

mariassart 14/03/2022

Não me lembro exatamente quando li este livro, mas foi um dos primeiros que li por iniciativa própria e não porque o colégio me pediu.
Ele era o único volume na livraria, estava um pouco escondido mas a sinopse da contracapa e a própria capa são lindas e comprei, uma das melhores leituras que já tive, é tão bom de ler, reconfortante, irei pegar um dia para lê-lo novamente, eu amei demais demais :(

Matheus.Ferreira 02/01/2022

Sua, ontem.
que impacto, fiquei como, estilhaçado, em estado de choque, leitura gostosa e bem rápida ( até mais do que deveria )

Washington24 15/11/2021

Um romance e viagem ao Japão
Comprei este livro semana passada numa promoção por R$ 10,00.

Sabe aquele livro que você nunca ouviu falar e que a orelha te encanta ou a capa te seduz?

Numa folheada rápida além da orelha e capa percebi que seria uma viagem rápida pela cultura japonesa. Dada a minha admiração pelo povo japonês logo peguei o livro.

Trata-se de um romance que conta a história de Samuel um professor que na experiência de término de um relacionamento de alguns anos recebe cartões postais misteriosos vindo do Japão.

Incentivado pelo amigo escritor aproveita suas férias e vai até Quioto investigar a história dos cartões.

A partir daí surge uma experiência de crescimento através da cultura japonesa.

Uma leitura gostosa, rápida e bem legal.

Gostei bastante e fiquei com gostinho de quero mais dada a velocidade que a viagem durou, a minha viagem acompanhando a experiência do Samuel.

O significado de Wabi-sabi é interessante e útil nos dias atuais. Vale a pena.

Confesso que dei uma acelerada porque estou lendo simultaneamente 6 livros, precisava terminar um para começar um outro afinal 7 simultâneos já me parece um exagero. ?

????

jailxon 05/07/2021

WABI-SABI
Nesse livro acompanhamos uma histo?ria relativamente ra?pida e flui?da sem muitos grandes acontecimentos, mas cheia de passagens que proporcionam reflexo?es maravilhosas.

Na viagem, Samuel encontra-se em uma jornada de autoconhecimento e aprendizagem, com foco principal na mensagem de enxergar a beleza em coisas simples, pequenas e imperfeitas. Consequentemente paramos e refletimos junto com ele.

Infelizmente, ao meu ver, faltou uma construc?a?o maior dos personagens que compo?em a trama e, por esse motivo, na?o cheguei a me apegar a nenhum deles.

Outro ponto (e esse me incomodou bastante) foi um caso de amor instanta?neo que comec?a e acaba de uma maneira muito errada.

Enfim, esse e? um livro que eu indicaria apenas por conta das mensagens e aprendizados.

Luuri 11/01/2021

Como é possível???
Gente, eu estou abismada com a quantidade de pessoas que gostaram desse livro sendo ele tão mal escrito.
Começamos o livro com um epílogo que resume, aparentemente, um livro anterior (sim, existe um livro anterior). Depois, começa o livro com o plot principal que está na sinopse, mas com várias coisas que acontecem aleatoriamente na vida do personagem mas que não levam a lugar algum. Vou dar um exemplo sem spoiler: é como se o personagem estivesse andando na rua e uma cigana parasse do lado dele, e visse o futuro. Ele fala com essa cigana mais duas vezes, mas não tem nexo nenhum na história, e também não tem uma conclusão, sabe? E esse tipo de evento ocorre VÁRIAS VEZES durante o livro inteiro.
Seguindo a sinopse, o personagem sai em viagem, e aqui temos as piores situações ever. O cara vai para um país que NÃO É DE ORIGEM DELE, e fala de tradições e locais como se tivesse a maior propriedade, elogiando ou destruindo o lugar, sendo às vezes xenofóbico. Nesse lugar ele conhece uma moça, e o cara faz toda uma descrição do quão sensual, sexy e wtf que a tal moça é, como é "exótica". Chega a dar NOJO.
No fim, ele volta pra casa e não tem conclusão do plot principal (que é fraco PACAS).

A inconsistência de narrativa e os furos de roteiro também me incomodaram muito. Um exemplo que posso dar sem spoiler é o personagem ter 37 anos no epílogo, e no capítulo 2 ele ter 45, sendo que a descrição do epílogo foi de como se tivesse passado poucos meses. Sem contar que o personagem principal é formado em filologia alemã, mora em Barcelona, e foi fazer essa viagem, e o autor do livro (adivinhem???) é formado em filologia alemã, mora em Barcelona e viajou 3 vezes ao Japão. Muito criativo.

O autor tentou fazer um Mundo de Sofia, só que com filosofia japonesa, sendo ele ESPANHOL com faculdade em FILOLOGIA ALEMÃ. O livro todo é um recorta e cola de trechos de outras obras sobre ensinamentos japoneses, ou de autores japoneses (chegou a me dar ranço de ler Murakami, para terem ideia).

Enfim, minha nota diz tudo, mas precisava escrever sobre. Esse livro é péssimo.

Rocier 13/12/2020

Encanta
É uma obra leve, cotidiana, acalmou minha mente e me levou a uma história fofa, um pouco estranha, mas que no final apenas revela que o ciclo da vida é o ciclo da vida, independente do que você faça no caminho. Eu recomendo muito essa leitura ????Vale a pena demais.

Leãozinho 21/08/2020

Apenas uma pessoa comum e essa é a graça
Me acostumei com livros que retratam as personagens de forma com que para o leitor aquela história não tenha a mínima possibilidade de ser real. No entanto Wabi-sabi conta a história de pessoas comuns, que tem vidas normais, dias tristes e felizes, rotina monótona e eu acredito que seja isso o que torna esse livro tão especial, não há nada de mágico, místico ou sobrenatural.
Durante a leitura dá pra perceber que a trama se desenvolve naturalmente de forma lenta, mas não angustiante, é uma leitura que dá prazer e faz você se sentir bem enquanto lê.
Recomendo MUITO esse livro para todos porque Francesc Miralles arrasou nessa história.