Pinóquia

Pinóquia Jean-Claude Alphen

Resenhas -

Pipo 02/12/2023

Pinoquia
Uma história leve e divertida, pra sair do óbvio de sempre. Trás(obviamente) referências não somente a animação da Disney, como também a história original.

Rose 18/04/2023

Uma história bem interessante, como se fosse a continuação da história do Pinóquio com toda a família!

Morgana Gomes 07/01/2023

Pinóquia
Pinóquia é uma leitura bem rápida e bem interessante, uma vez que conta um pouco da história dos irmãos que Gepeto cria para Pinóquio não se sentir sozinho. Para quem conhece a história de Pinóquio e depois lê Pinóquia pode ter uma sensação de looping infinito (pelo menos foi a sensação que tive).

Gepeto criou o boneco de madeira como uma forma de ressignificar o seu luto. E, talvez porque sinta o quanto esse processo é difícil, ele vai lá e cria outros bonecos para serem uma companhia para o Pinóquio. Gepeto já é um senhor de idade avançada e com certeza sabe o que está fazendo, não é mesmo? Ao menos Pinóquio não estará sozinho, como Gepeto esteve.

O que me chamou a atenção na história foi perceber que cada boneco acaba tendo uma personalidade diferente. São bonecos feitos de madeira, mas não com a mesma alma, se assim posso dizer. Outro ponto interessante é que na leitura de Pinóquio a Fada Azul diz a ele como ele deveria ser. Já em Pinóquia, a Fada vai ter um pouco mais de trabalho até entender que cada boneco(a) tem um desejo próprio.

Percebem o quanto isso é importante para as crianças que lerem o livro? Elas podem compreender que as pessoas são diferentes e que podem seguir seus sonhos, ao invés de deixar alguém fazer isso por elas. E isso não é sinal de rebeldia, mas sim de uma mente consciente de que o caminho precisa ser trilhado por quem caminha.

lwzans2 17/11/2022

cade licao de moral
normalmente livro infantil e infanto-juvenil tem licao de moral, seja nao mentir - do próprio pinoquio - ou construir uma casa de tijolos (e nao ser um lobo malvado que vai atras de porquinhos inocentes) mas nesse nao tem
ou eu pelo menos nao vi licao de moral alem de nao seja narcisista (que surge de um personagem que mal aparece e que nao é aproveitado), nao entendi qual era a licao de moral que Pinóquia (tanto o livro, quanto a personagem) queria dar. seja inteligente? se dedique na escola? seja metida so pq é mais inteligente? sinceramente, nao entendi e se eu nao entendi nao acho que as crianças que vou ler o livro (de 1° à 6° ano) vao entender tb
nao entendi a crítica, a lição... nao entendi, basicamente
eba, fim da resenha (nunca fiz isso, na vdd achei bem legal)
lwzans2 29/11/2022minha estante
lendo pras crianças eu pensei que a crítica poderia ser "nao tenha mais do que é necessário" pq a pinoquia nao quer ser menina, já que ela já fala e vai pra escola mas achei difícil entender essa crítica viu

B.norte 02/10/2022

Recomendo
Pinóquia é uma bonequinha de madeira que sabe o que quer, não se deixa enganar elas falsas promessas.
Ser de madeira não a impede de ser quem ela quer ser e isso é muito bacana.
História para todas as idades!
Disponível no kindle unlimited.

Débora 22/05/2022

Pinoquia
Livro infanto juvenil que retrata a história do pinoquio com irmãos e da importancia de brincar e se divertir.

Poesia na Alma 21/01/2022

Opinião
Este ano estou a ler todos os livros infantis que tenho para selecionar alguns para doação, aliás, também amo literatura infantil. Pinóquia é uma leitora que pouco brinca, mas muito esperta e inteligente, então não era tão fácil cair em lábia de estranhas. Curiosa e com autoestima elevada.

Rekellen 03/07/2021

Ouvi em Áudiobook com meu filho, gostamos da história da irmã do pinóquio. Nada comparado a história do pinóquio é lógico. Mas vale a pena ler/ouvir.

Nidy 03/04/2021

Pinoquio tem irmãos!
Uma boa continuação da história com os irmãos de pinóquio, cada um com sua personalidade e anseios. Muito boa leitura para a hora da soneca.

Kelly.duarte 04/11/2020

Livro muito gostosinho de ler, li para os meus alunos e filhos e todos gostaram muito, além de ter referências ao livro original, possibilitando conhecer um pouco da obra. Super indico

Lisi Olsen 19/09/2020

Pra quê?
Era uma vez uma menina de madeira que queria ser menina de verdade... Ah não! Esse era o sonho de Pinóquio. Agora, menino de verdade, Pinóquio conta com três irmãos, cada um com o seu sonho e desejo. Mas será que todos querem ser de verdade? Será que eles mentem como Pinóquio mentia? Será que eles enfrentaram tantas aventuras como o seu irmão viver? Uma história que relembra o conto de fadas tão conhecido, mas que faz refletir sobre escolhas, vontades e diferenças, tudo contado por Pinóquio. Sua irmã Pinóquia não tem medo de fazer diferente, de pensar diferente e de não precisar de coisas que seus irmãos precisam, querem ou desejam. Pinóquia é mais ela. E ninguém segura essa boneca...

site: Canal e perfil: Devaneios em Arte

z..... 24/08/2019

Obra curtinha, com estética pueril, propondo curiosa continuação ao clássico italiano.

Em termos gerais, após a transformação de Pinóquio em menino, Gepeto resolve construir mais três bonecos. As atenções se voltam para Pinóquia, uma interessante ilustração para personalidade com força interior.
Empoderada a menina, se impondo ao meio, procurando sempre avalia-lo, quando este tenta seduzi-la com percepções que não são de sua concordância.

A história é um contraponto ao Pinóquio, em que a mentalidade fraca o levou a caminhos que o impactaram negativamente. É o que vemos na sedução fácil da raposa e gato, aprisionamento pelo mestre dos bonecos, transformação em burro na terra dos prazeres, ruptura familiar com Gepeto e impacto radical na personalidade.
Pinóquia se depara com tudo isso e então...

Pra que isso, pra quê aquilo? Por que assim, por que assado? Nada de maria-vai-com-as-outras como fora seu irmão, e como começaram seus erros. Questionamento é passo fundamental para posicionamento... para o pensamento crítico... para boas escolhas...

Só lamentei a história tão curtinha... Por quê assim?