Por uma outra globalização

Resenhas - Por uma outra globalização

1 | 2 | 3 | 4

Leonardo1121 23/04/2024

Sobre Por uma outra globalização
Uma obra genial de um escritor genial, Milton Santos traz uma versão realista, atemporal e importantíssima da globalização.

Sálvia 14/04/2024

Por uma outra globalização [Milton Santos]
Minha longa experiência lendo essa obra de Milton Santos foi tão esclarecedora. Sua maneira de descrever cada parcela problemática da politica global, seja filosoficamente ou geograficamente. Seu belo discurso diante questões cientificas e seu objetivo para o consumismo perverso. Além de explicar a origem da marginalização, ele descreve a classe desenvolvedora dessa comunidade pobre e territorial.

Enfim, ele descreve a situação moderna em três tendências: 1. Uma produção acelerada e artificial de necessidades; 2. Uma incorporação limitada de modos de vida ditos racionais; 3. Uma produção ilimitada de carência e escassez.

Lucas1429 25/03/2024

Foda
Adorei o livro em todos os sentidos. Milton Santos pensando demais como sempre. O livro fala da globalização como perversidade, como fábula e como possibilidade aberta ao futuro de uma nova civilização planetária.

Recomendo a todos os seres pensantes e não pensantes para terem outro ponto de vista sob o mundo.

Douglas Ferrari 17/01/2024

Uma obra muito boa, refletimos como a "globalizacao" na verdade constroi uma briga de todos contra todos (individuos) enquanto os grandes capitalistas, em geral, dominam tudo. Como diz Milton Santos, precisamos de uma ruptura com esse modo de ver o mundo global, que rompa com a fantasia ideologica atual.

Rodrigo1185 17/01/2024

A Globalização, para além dos mitos, é perversa
"Por uma outra globalização" aborda a globalização como fábula e perversidade. Milton Santos direciona o livro ao leitor comum, evitando excesso de citações, buscando ser uma reflexão independente sobre o tempo presente. Destaca o papel da ideologia na globalização e defende a possibilidade de mudança, enfatizando a importância de um movimento de baixo para cima, liderado pelos países subdesenvolvidos, os deserdados e o pensamento livre. Acredita que a atual globalização não é irreversível, e a história universal está apenas começando.

Lolla 06/09/2023

Ótimo
Outro livro do Milton santos que decidi ler nessas férias e não me arrependi nem um pouco, o cara era simplesmente um gênio, sempre a frente do seu tempo, sempre acertando
Gostei bastante, tem uma visão muito clara da atual forma de globalização

Jeff_Rodrigo 30/07/2023

Telecurso 2000 era uma mentira.
Primeiro livro que li do Milton Santos em minha graduação. Foi uma ótima introdução ao autor e às suas ideias. Posso até dizer que o mundo foi me reapresentado por ele, ao descrever de forma clara, direita e até poética a verdadeira lógica do processo que haviam nos apresentado na escola em meados dos anos 90. A lógica totalmente inversa das promessas de um mundo unido, sem fronteiras, movido pela racionalidade e superação das distâncias e da falta de informação.
Me provou o quê um amigo punk me disse um dia: "assistir telecurso 2000 foi uma perda de tempo, pois o futuro é uma enorme fila de emprego para uma vaga que ficará obsoleta logo".

Prissy021 25/06/2023

Um livro incrível em todos os sentidos. Li um tanto devagar para destacar/fazer mil e uma anotações. A escrita dele é muito fluida, organizada e de uma linguagem simples, não tive muitas dificuldades em ler e me prendeu bastante. Milton Santos conseguiu mostrar a globalização de forma objetiva, direta e completa; apontando os problemas e mostrando a direção certa.

Sophia.Campos 04/06/2023

Necessário para entender o nosso mundo
Demorei mais do que o esperado para ler esse livro, mas sinto que no final isso foi bom porque eu consegui extrair muito dele
Já conhecia a grandiosidade do Milton Santos, porém agora tenho um pouco mais de segurança para afirmar que ele fez uma grande obra nessa publicação. Esse livro é necessário para entendermos nosso mundo atual e ele nos mostra isso de maneira direta e objetiva, ainda indicando o caminho para um futuro melhor
Vou lembrar desse livro por muito tempo, ele é completo de mais
Já quero ler mais da literatura do Santos!
Alec.Ferreira 25/07/2023minha estante
Irei ler, obrigado pela recomendação!?

Mina 15/03/2023

Ótima leitura que abre os seus olhos para uma parte da globalização a qual fica velada quando aprendemos na escola. " A globalização que nos une é a mesma que nos separa " .

Thah.Oliveira 03/03/2023

Bom ?
O livro tem uma leitura complexa e muitas vezes cansativa, li pela escola e sofri.

Acredito que para quem sente interesse por esse tipo de livro, vaj godtar muito, ja que o autor desenvolve muito bem todas as questões e possiveis duvidas durante a explicacao.

Graças a globalizacao temos o: Vai Corinthians!!!

Giovanna 05/12/2022

Didático
Milton Santos trás muito conteúdo e nos apresenta com genialidade no decorrer do livro! Os capítulos são bem divididos, então o leitor consegue captar a ideia que ele quer passar por partes, para depois chegar ao panorama geral. Recomendo o documentário, retrata de forma bem fidedigna o que é a globalização e a perversidade por trás do sistema capitalista!

xLeoSaraiva 15/11/2022

"[...] ser pobre não é apenas ganhar menos do que uma soma arbitrariamente fixada; ser pobre é participar de uma situação estrutural, com uma posição relativa inferior dentro da sociedade como um todo".
Em "Por uma outra globalização", Milton Santos ilustra de maneira muito pertinente as diferentes facetas desse fenômeno mundial entendido como "o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista" (p. 23).
No início da obra, o geógrafo brasileiro se preocupa em desconstruir a globalização tal como ela se apresenta no mundo, evidenciando suas principais contribuições para o acirramento das competividades entre os países, para o aumento da violência estrutural e da pobreza, para a verticalização das relações sociais, políticas e econômicas, além de uma série de outros aspectos.
No entanto, Santos não restringe sua discussão aos limites e problemas da presente globalização. De forma muito esperançosa, o autor também registra a possibilidade de uma transição produtiva internacional que se dará a partir de novas leituras do tempo, do espaço e das técnicas, vindas sobretudo dos países periféricos.
Escrito há mais de 20 anos, o livro ainda conserva ideias e reflexões muito bem-vindas aos dias de hoje. Recomendo!

SARAIVA, L.

"Livros que li na USP" #007 - Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal

Salino 27/10/2022

Reflexivo
Sinto muito orgulho ao ler um autor nacional - principalmente quando é um intelectual com a mesma importância que a de Milton Santos. Conforme li a obra, fui me atentando ao que o escritor abordou ao longo do livro: nossa capacidade de repensar o mundo, mas apenas a partir de nossas próprias ações. De fato, urge pensar uma outra globalização. Mais que isso, é crucial refletirmos o papel nocivo a qual essa nos impõe e, a partir disso, agirmos para que transformemos o meio social opressor em vigência!

Beatr1zp 24/10/2022

A leitura é muito fluida e bem escrita.
O livro parece que foi escrito hoje de tão atual que ele parece ser.
Muito bommm

1 | 2 | 3 | 4