Gente Asperger

Gente Asperger Ana Parreira

Resenhas - Gente Asperger

Luis 09/07/2021

Um relato vivo.
Adquiri este livro diretamente da autora, após assistir uma palestra no TED e descobrir que morava a poucas quadras de casa. Assim já admito que não será uma avaliação impessoal, o que combina com o teor do livro, que logo no começo já descarta qualquer pretensão de uma leitura científica e distante. Seu gênero seria uma mistura de ensaio, relato biográfico e manifesto, sendo difícil de classificar. Da mesma forma que o livro defende bem enfaticamente que não encaixemos a população especificada em uma descrição pobre e estereotipada, algo que ainda permeia o senso comum quando o assunto é autismo.

Em relação ao título, não consigo deixar de pensar em um famoso diálogo do cinema nacional, que aconteceria anos depois da publicação do livro, no qual alguém pergunta como chamar uma determinada população, e ouve como resposta para chamar de gente. No mesmo espírito, a autora faz um grande apelo pela dignidade de pessoas autistas, mostrando que até mesmo as palavras usadas para descrever as características podem estar carregadas de preconceito.

Somos influenciados pelo nosso meio. Essa afirmação soa óbvia, mas parece ser esquecida quando se trata de pessoas diferentes da maioria, o que não passa despercebido pela autora. Em vez de apenas mostrar os aspergers, ela mostra como eles interagem e são afetados pelo entorno. E para ilustrar bem como isso acontece, ela não tem medo de revelar situações de sua vida pessoal, nas quais são mostradas, de forma crua e revoltante, várias barreiras presentes na realidade brasileira, seja pela burocracia oficial, pela corporação médica ou por pessoas comuns.

Sim, a autora diz sem rodeios que o mundo das pessoas típicas é violento. E como essa violência não é aprendida intuitivamente pelas pessoas autistas, há um pequeno guia de sobrevivência, evidenciando aqueles atos que, de tão comuns, ninguém fala e se assume que todos sabem sobreviver. Coisas como fofoca, assédio moral, exclusão deliberada, etc.

Apesar de ser bastante informativo, este livro não tem pretensões de ser nenhum guia e assume que o leitor tenha capacidade de se aprofundar em alguns temas que são meramente citados. Assim, várias vezes interrompi a leitura para ir atrás de assuntos que me interessaram, o que não tirou a fluidez desse excelente livro.