E Se Fosse Verdade...

E Se Fosse Verdade... Marc Levy

Resenhas - E Se Fosse Verdade...

lamarchatropical 18/12/2021

Decepção
Estava ansiosa para ler esse aqui, porque o filme é muito lindo.

Bem, para ser direta ao ponto, não me cativou. É bastante descritivo (o que é interessante e irritante na mesma medida), mas essa paixão intensa não veio com a delicadeza do amor.

É um tipo de livro em que vejo os dois separados depois de dois anos, mas qual é, se eu estou lendo um ROMANCE, acho que tenho o direito de exigir o "felizes para sempre", hahahaha.

Falando sério, foi tão piegas e hiperbólico que não me conectei, não senti a realidade em nada daquilo. Acho que prefiro o não-dito ou ao menos uma subjetividade melhor trabalhada.

2.5 estrelas, sendo honesta, porque continuo amando o filme.

Carla 22/01/2022

Um livro que fala de amor de um jeito muito inusitado, que desperta risadas no leitor e também momentos de tristeza e de reflexão sobre a efemeridade da vida. Leitura leve e muito gostosa. Foi meu primeiro livro de Marc Levy e simplesmente adorei. Recomendo.

Laíze 26/01/2022

Sensacional
Arthur arriscou tudo por Lauren, ainda bem que o policial Pilguez acreditou em tudo que ele contou. Realmente acreditei que os médicos tinham feito a prática da eutanásia é que ela estava morta, mas durante os 10 dias que se passaram, foram tristes, até Arthur descobrir que ela tinha acordado do coma (foi lindo).
Sensacional esse livro...

Joelcida 16/04/2022

Tocante do ate o fim!
Que livro meus amigos! QUE LIVRO!!!

?É uma lição sobre o quanto desperdiçamos nosso tempo dando valor a coisas materiais e como vivemos no automático, sem valorizar o que retamente vale a pena: família, amigos e companheirismo.

?Arthur enxerga o mundo por um ótica diferente, por ter sido criado desde pequeno pela mãe que o ensina o prazer nas pequenas coisas. Ele trabalha e vive em uma grande cidade e conheceu o mundo, porém jamais esqueceu ou deixou de exercer o que ela ensinou.

?Então ao se deparar com um " fantasma" em sua casa em vez de surtar ele decide ajudar ela.

?Lauren era viciada em trabalho antes do acidente e vemos como ela aprende a viver.

?A narrativa do Marc é diferente do que estou acostumada, mas um diferente bom. Na mesma página ele muda de ponto de vista alternando entre os personagens que estão naquele momento da cena. Gostei muuuito.

?Amei o Paul, um amigo de verdade que embarca nas loucuras do Arthur. Tipo de amigo que diz o que pensa, porém tá lá se você precisar.

?Eu amei o livro! Me emocionou, me fez chorar e me ensinou a dar mais valor a tudo, afinal a vida é um sopro.

Ps: Tem um filme de comédia romântica que se inspirou no livro com o mesmo título, porém indico muuuuito mais o livro agora!

DI @poesiadoslivros 01/06/2022

Romance fraquinho
Quando David se muda para um novo apartamento começa a ver uma mulher misteriosa dentro de sua casa, ele não acredita no que vê e ouve e começa a achar que está louco, mas com o tempo Lauren acaba o convencendo que sua existência é real, porém, em espirito, seu corpo está preso em um hospital devido ao grave acidente que ela sofreu. David acaba se apaixonando por Lauren e nasce um amor praticamente impossível, mas acabam se dando conta de que que o amor pode ser real desde que consigam fazer Lauren voltar ao corpo, será que isso é possível? E afinal de contas, Lauren é real ou apenas fruto da imaginação de David? Na minha opinião achei o livro bem fraco, apesar de ser uma história interessante não me apeguei aos personagens e achei a leitura pouco fluída, talvez por ser uma história um pouco repetitiva.

@o_jardim_das_palavras 06/08/2022

E se fosse verdade... - Marc Levy
Esse livro inspirou meu filme favorito!

Lauren (no filme Elizabeth) é uma jovem médica com muito potencial: faz residência no San Francisco Memorial Hospital, na Califórnia. Porém, sua carreira promissora é interrompida quando ela é vítima de um grave acidente de carro e fica em estado de coma. Com morte cerebral confirmada, ela acorda e descobre que está fora de seu corpo - incomunicável como um fantasma. De forma misteriosa, Lauren consegue ser vista apenas pelo solitário Arthur (no filme David), o novo inquilino de seu apartamento. Cético, ele leva algum tempo para acreditar na história da invasora, mas logo o sentimento entre os dois se torna algo a mais. Sem esperanças, os médicos e a família da jovem decidem desligar os aparelhos que a mantém viva. Agora, o casal terá que lutar para salvar o corpo de Lauren, e descobrir alguma forma de reuni-lo com sua consciência.

Só pela mudança nos nomes dos protagonistas, acho que não preciso mencionar que a história é quase completamente diferente do filme, certo?
Muitos detalhes que até mesmo a própria Lauren/Elizabeth precisava descobrir no filme, aqui ela já sabe. Alguns personagens que existem no livro não existem no filme, e o contrário também acontece.
O livro tem um tom mais... Eu diria que melancólico. Tem muito romance, e chega a ser engraçado em algumas partes, mas a reflexão sobre tempo perdido e sobre o que fazemos de nossas vidas é algo que está ainda mais presente.
De modo geral eu gostei bastante. Senti falta de algumas coisas do filme, mas outras foram compensadas pela criatividade do autor. Foi uma leitura leve, apesar de a história ser um pouquinho mais aprofundada do que o filme deixava parecer.
Leia sem comparar a história original e a adaptação. Não foi a primeira vez que tentei ler a história de Lauren e Arthur, mas em outras ocasiões a comparação não me deixava prosseguir. O livro é ótimo e vale a pena ser lido!

Maiara 20/10/2022

" O que vou contar não é fácil de ouvir, pois é meio inverossímil, mas se puder escutar minha história..."
Não sei mto oq falar sobre esse livro, mas esse romance me prendeu desde o início.
Mas é uma pena que tenha terminado com um final em aberto, o casal tinha tudo para acontecer, apesar de algumas partes desse relacionamento serem meio estranha, considerando que o cara tá namorando com uma alma.
Leiam se quiserem.

alinetiemi 23/12/2022

A ressaca me pegou forte esse mês, esse é só o segundo lido do ano (semana que vem tô de folga, fé que eu leio mais), MAS QUE LIVRO INCRÍVEL!!
Eu já gostava da adaptação, mas o livro traz uma história muito mais sensível e emocionante.
Arthur, você é tudo pra mim, te amo muito.
Super recomendo quem quer um romance diferente, mas muito fofo.

Thyanne.Ribeiro 24/12/2022

Sou mto fã da Reese e assisti ?E se fosse verdade? no cinema, tenho dvd (que vi várias vezes) e sempre esteve nas minhas listas da Netflix e Amazon, revejo 3/4x por ano. Nunca passou pela minha cabeça que fosse baseado em um livro pq o próprio filme não faz qualquer menção a isso na introdução, descobri por acaso pq acabei de ler outro livro do Autor e naquela barrinha abaixo aqui do app em que mostram outros títulos estava lá a capa do filme e fiquei ?É O QUE?????.

Devorei o livro em 24h e creio que entendi pq o filme não faz menção a ser adaptado de um livro: as histórias são totalmente diferentes.

Ok, a premissa (espírito de uma médica que sofre acidente automobilístico e fica em coma aparece pro novo morador do seu Apto) é a mesma, mas tudo, absolutamente tudo, é diferente. O livro é bom, claro, mas assisti o filme pelo menos umas 40x nos últimos 17 anos (com ctz mais que isso + vou colocar 40) e não consegui conectar os pontos no coração, sabe como é? No filme achei a química entre Reese e Mark Ruffalo incrível, já no livro senti o romance meio fraco, não vi química, a própria ideia ?lúdica? de uma relação sexual com um espírito me deixou ?????????????, um espírito tirar a roupa ? não sei, não me desceu bem.

Uma coisa que não entendi é pq mudaram os nomes dos personagens no filme, no livro os personagens tem nome americanos, não precisava mudar ? parece detalhe bobo, mas pra mim é uma dificuldade imensa criar afinidade por nomes diferentes, são 17 anos pensando na história de Elizabeth e David que, do nada, viram Lauren e Arthur.

Resumindo, livro e filme são duas galáxias muito diferentes de um mesmo universo.

Luiza1908 05/01/2023

O filme fica de fichinha
Esse livro é um daqueles que eu gostaria de não ter visto o filme primeiro, porque pelo o livro a gente pode imaginar várias paisagens diferentes e situações diferentes, esse livro nos faz lembrar de como é importante acreditarmos no que nós realmente acreditamos.

Gisele 26/02/2023

Já tinha visto o filme e gostei tanto quanto o filme. Não tem muita novidade o livro em relação ao filme mas é muito gostoso de ler ele.

Thais.Chromeck 10/03/2023

Achei fraquinho comparado com o filme, tem algumas coisas diferentes e apesar de ser uma leitura até gostosinha acho que dessa vez prefiro o filme. Bem mais legal

Wanny2 10/04/2023

Achei um pouco chato no começo e fui com a expectativa de ser a mesma história do filme kkkkkk erro meu. A história é bem diferente. Arthur não só consegue ver como também pode tocá-la e ele consegue viver um romance fofo com ela ainda em coma é claro que depois de acordar ela não se lembra dele e agora estou curiosa em como vai se dar esse encontro(reencontro).

Simone Pagliari 14/04/2023

E Se Fosse Verdade...
E Se Fosse Verdade... - Gostei do livro e da história, mas confesso que não sabia que tinha filme sobre ele. Não gosto muito desse autor, mas essa história foi a menos enrolada que já li dele.

Ana 06/05/2023

O filme é melhor
Não achei que fosse dizer isso mas o filme é melhor ?. Sem dúvidas, achei algumas partes absurdas, sem nexo. Esperava melhor