As pernas de Úrsula

As pernas de Úrsula Claudia Tajes

Resenhas - As Pernas de Úrsula

Daianne.sgs 07/11/2023

Leitura rápida e divertida.
O livro é muito divertido e com uma linguagem de
fácil entendimento.
O livro bem divertido conta história de um homem casado que se apaixona pelas pernas de uma mulher no mercado e começa uma saga a procura da mulher.

O livro é curtinho eu li em um dia, a leitura é muito fluida e muito divertida.
O livro aborda também temas relacionados à casamento de longa duração.

Glemerson 29/08/2023

Leitura rápida e divertida
O livro é uma leitura rápida e divertida. Alguns trechos arrancam bastante risadas. O personagem é o típico classe média hipócrita, não sei se foi a intenção da autora, mas cada capítulo fui o achando mais repugnante.

O final é monótono, bem próximo da vida real. Coisas grandes não acontecem, não tem grandes reviravoltas, é bem a vida real mesmo.

Queila.Assis 01/10/2022

Rotina de um casal contemporâneo
Muito ruim, terminei na força do ódio casal chato com uma rotina entendiante a história gira em torno do cotidiano de um casal com traição.

Kymhy 27/04/2018

As pernas de Úrsula - Claudia Tajes
É possível saber que encontrou a sua alma gêmea por conta de uma parte anatômica? Você sentiria o amor e todas as suas promessas depois de ver um par de pernas?

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-as-pernas-de-ursula-claudia-tajes/

Aryane 08/12/2015

Divertido e contemporâneo
O livro conta a história de Eduardo, casado com Alice e pai do Bebê L. e seu frisson por um par de pernas que vê, durante um jantar entre amigos, no restaurante.

A história, narrada de trás para frente, relata como o personagem narrador conheceu Alice, como foi o período desde que se conheceram, até o fatídico encontro casual com Úrsula, a dona das pernas mais bonitas que ele havia visto na vida.

A história, em si, não é criativa. Mas a forma como ela é contada, sim. Em vários trechos, me peguei dando gargalhadas do que o Eduardo dizia, ou como ele comparava situações. Por se tratar de uma história que acontece no Brasil, a narrativa se tornou mais intimista e dinâmica.

Foi uma leitura prazerosa pelo dose de humor.

Quatro estrelas!

site: amoremletras.wordpress.com

Amanda 04/02/2013

Leitura descompromissada e muito divertida
Esse livro cumpre muito bem o seu papel como literatura de entretenimento. A autora utiliza-se de elementos banais do cotidiano dos personagens com os quais inevitavelmente nos identificamos, ela é genial em suas tiradas ingênuas ou nem tanto, só não podemos dizer é que é uma história boba, muito pelo contrário. 4 estrelas para essa delícia de livro, um dos pouquíssimos que conseguiu me fazer rir.

Rafaele 09/11/2012

Inteligente, diverto - recomendo!
> Spoiler <

Um leitura rápida, fácil e divertida, bem ao estilo Cláudia Tajes. Com jogo de palavras e referências pop, o que me chamou atenção no primeiro momento foi o livro ter um personagem narrador masculino de uma escritora mulher.
O livro conta a história de Eduardo Sampaio, um homem que, hipnotizado, pelas pernas de uma moça, Úrsula, trai a esposa, Alice, com quem foi casado por 15 anos e teve um filho e de quem acaba por se separar.
O interessante é o que o personagem narra a história com uma inocência tão bem dissimulada que, se você se distrair, você acaba realmente acreditando que ele não fez por mal.
Muito legal, recomendo!

Tauana Mariana 29/06/2012

As possibilidades
Ainda estou na dúvida se eu amei ou se eu odiei esse livro. Só sei que foi um dos melhores livros que eu li da Claudia Tajes, quissá, o melhor. Mesmo em final de semestre, cheia de coisa pra ler, estudar e produzir, quando iniciei a leitura desse livro, pra descansa um pouco das minhas leituras acadêmicas, não consegui mais tira ele da minha mão. A narrativa é simplesmente envolvente, e as histórias contadas pela autora, fantásticas. Não irei contar aqui toda a história do livro, porque isso só terá graça por meio de sua leitura. Vou contar de uma forma geral, do que o livro trata.
As pernas de Úrsula, o primeiro livro que leio da Claudia, com um personagem masculino como protagonista, conta-nos a história de Eduardo, um professor de literatura que era casado a 15 com com Alice, e pai do Bebê L. Tudo ia muito bem, até a noite em que ele, a mulher, o filho e alguns amigos estavam em um restaurante. Neste, Eduardo vê pela primeira vez, o belo par de pernas que daria início a uma nova história em sua vida, e fim ao seu casamento de 15 anos, contrariamente a sua vontade.
Apesar de Eduardo se dizer feliz e apaixonado por sua família, ressaltando sempre a bela mulher que dorme ao seu lado, desde que viu aquele par de pernas, sua dedicação e o seu envolvimento foram direcionados para uma segunda mulher: Úrsula. Eduardo us até o Bebê L., como uma estratégia de conhecer e saber quem é a dona do par de pernas que lhe tirava o sono, e lhe dava uma nova empolgação.
Sem ligar para a sua família, Eduardo inicia um romance com Úrsula, enganando e mentindo para que sua mulher não o descobrisse. A cretinice é tanta, que ele, ao ouvir Úrsula afirmar que deseja passar a noite em sua casa, pensa: "isso será ótimo, o problema é que Alice e o bebê L. também estão lá".
Bem, Alice descobre a traição do marido da pior maneira possível. Eles separam-se e Eduardo assume seu namoro com Úrsula, não ficando um minuto sequer "solteiro". Mas, como um bom exemplar da espécie masculina, Eduardo tem outro filho com Úrsula, mas também separa-se dela. Ele percebe que buscava não a dona daquele belo par de pernas. O que ele queria, eram as possibilidades. E a Alice? Segundo ele, a ex-mulher também é uma possibilidade.

Canafístula 29/04/2012

As Pernas de Úrsula, de Claudia Tajes
Esse é mais um dos livros da Claudinha que me conquistou. Há livros dela que eu amo e outros que detesto, mas esse eu adorei, como a maioria dos livros da autora que já li. “As Pernas de Úrsula” não se destaca apenas por tratar da visão masculina no relacionamento, como também os comportamentos em geral numa relação a dois – ou a três, que é o caso desse livro.

Uma das coisas que mais me encanta num livro é quando o autor é homem e consegue escrevê-lo sob a visão de uma mulher – ou quando a autora é mulher e consegue escrevê-lo sob a visão de um homem. Vamos combinar que não é uma tarefa nada fácil, não é mesmo? Colocar-se no lugar de uma pessoa do sexo oposto, transcrever seus sentimentos, suas opiniões, suas impressões, seus gostos, tudo o mais e tal, sem que o seu lado feminista ou machista interfira na narrativa. Complicado, né? Pois Claudia Tajes conseguiu incorporar o papel de homem com grande maestria nesse livro.

Não foi uma surpresa para mim, pois esse não é o primeiro livro da autora em que ela o escreve sob a visão de um homem. Em “Vida Dura” e “Dores, Amores e Assemelhados” ela já havia feito isso, mas mesmo assim continuo me encantando com esse “dom” dela. Além de gostar de ler livros escritos dessa forma, acho muito curioso e interessante ler uma narrativa masculina e saber que quem na verdade escreveu a história foi uma mulher. Estranho, né? Mas eu adoro!

As histórias criadas pela Claudia Tajes podem parecer muito bobas para a maioria dos leitores – tanto é que o pessoal sempre avalia os livros dela com notas bem baixas – mas eu creio que a Claudia não escreve esses livros para se tornarem best-sellers, mas sim para entreter e cativar seus leitores! Por isso eu leio os livros dela esperando o que sempre espero: uma história divertida, descompromissada, que vai me entreter, me fazer rir e me mostrar diversas faces de um relacionamento e de diversas personalidades. É por isso que nunca me decepciono e acabo ganhando exatamente aquilo que quero. Os livros dela são simples mas muito gostosos de ler. Leia sempre com aquele pensamento de chick-lit nacional, historinha bonitinha, engraçada, leve e descompromissada, que você irá se divertir e não ficar se lamentando por ter tido uma leitura sem nada a acrescentar. Não é esse o objetivo dela ao escrever esses livros. É te fazer rir e relaxar e não ter uma avaliação filosófica dele.

Esse livro em si é muito bom. Eu não vou narrar a história dele para vocês porque uma resenha não é uma sinopse e sim uma opinião sobre a leitura. Se quiser saber do que o livro se trata mais profundamente, leia a sinopse, o resumo ou o livro em si. Apenas digo que ele é muito legal e engraçado, com certeza você irá descontrair um pouco, como sempre acontece na maioria dos livros da Tajes. Recomendo com toda a certeza!

Uma ótima leitura para todos e até a próxima!

Essas e muitas outras resenhas você encontra no blog A Última Canafístula. Visite http://aultimacanafistula.blogspot.com/

Mari 03/02/2012

"As pernas de Úrsula" é um livro leve com algumas passagens divertidas,traços estes bem característicos de Claudia Tajes.

Porém, o que mais gostei no livro, é o fato de uma mulher escrever usando um narrador masculino para contar como conheceu Úrsula e todo o processo até conquistá-la, fazendo com que nós, mulheres, entendamos o lado de Eduardo e criemos até uma certa "simpatia" por ele..

P/ quem gosta da autora, é uma boa pedida.

Letícia 13/09/2011

Chick-lit nacional de dar orgulho! =)
Confesso que me surpreendi e classifico este como "muito bom" pela comparação ao A Vida Sexual da Mulher Feia, que me arrancou muitas risadas mas não mais do que duas estrelinhas. Cláudia Tajes amadureceu com seu estilo leve mais preocupado com o humor do que com qualquer outro resquício de função referencial e me convenceu de seu talento. Gostei muito. Só não dou cinco estrelinhas pelo final, que, apesar de ter me surpreendido, não supriu as expectativas.

Aguinaldo 31/01/2011

As pernas de Úrsula
Dorothy Parker escreveu em algum lugar que há livros que devemos abandonar com tédio na mesa de cabeceira da cama, mas há livros que devemos jogar pela janela, com força. Este "As pernas de Úrsula..." para mim não merece um destino diferente. Que livro vazio e sem nexo. Ela tenta emular como um homem pensa e reage à maturidade, aos compromissos afetivos, à paternidade, mas fracassa do começo ao fim. Se uma escritora inteligente como ela acredita que homens neste início de século XXI se comportam da forma inventada por ela estamos mesmo todos perdidos. Claro, o livro é escrito corretamente, as frases são curtas, o enredo se desenvolve sem malabarismos, mas tudo é redondinho demais, engraçadinho demais, artificial demais. Rosa Montero desenvolveu em seu "La loca de la casa" um raciocínio com o qual eu concordo: "Para a maioria dos leitores quando um homem escreve, seus personagens explicam o ser humano; mas quando uma mulher escreve, seus personagens explicam apenas as mulheres." Verdade, e cabe as escritoras fortes mudar esta percepção falsa. Mas este preconceito literário (se podemos chamá-lo assim) não vale para mitigar a qualidade de "As pernas de Úrsula", pois quando Claudia Tajes escreve seus personagens apenas repetem chavões sem fim, das mais diversas fontes, para os mais diversos usos mentais. Há frases feitas demais no livro dela, tudo é muito banal, previsível, esteriotipado mesmo. No final um epílogo explica os futuros distintos dos personagens, que afinal são rasos demais para que possamos nos interessar por sua sorte. Basta de Tajes, se é para ler literatura escrita por mulheres voltarei a Nothomb, a Montero, a Pedrosa, a Gopeguí, minhas musas de plantão neste ano.
As pernas de Úrsula e outras possibilidades, Claudia Tajes, Agir Editora, 3a. edição (2006) brochura 13.5x21cm, 128 pág., ISBN: 978-85-22-00751-9
Marta Skoober 01/09/2012minha estante
Gostei deste Dorothy Parker escreveu em algum lugar que há livros que devemos abandonar com tédio na mesa de cabeceira da cama, mas há livros que devemos jogar pela janela, com força.

Tive a mesma sensação ao ler Dez quase amores, da mesma autora. O pior é que ainda fiquei achando que havia algo errado comigo, porque não conseguia rir de nenhuma das pretensas piadas. Então o livro foi doado para a biblioteca, sempre tem quem goste... e quem sou eu para discordar.

Fabricio 22/09/2009

Leitura rápida, mas proveitosa
Claudia Tajes já havia me surpreendido com seu estilo cômico de florear a narrativa com referências pop e divertidas tiradas com as mazelas do cotidiano em A VIDA SEXUAL DA MULHER FEIA. Neste AS PERNAS DE URSULA, sob o ponto de vista masculino, ela volta a rechear suas páginas com situações apetitosamente corriqueiras, sempre com um humor afiado e frases de efeito - mesmo que momentâneo. Leitura leve e descompromissada, perfeita para se ler no metrô ou em um banco de praça durante uma tarde ensolarada.