O Segredo Está Nos Telômeros

O Segredo Está Nos Telômeros Elizabeth Blackburn
Elissa Epel

Resenhas -

Maíra Marques 22/11/2022

Gostei do livro, de como aborda diferentes pesquisas e das dicas apresentadas. Acredito que poderia ser mais "enxuto", contudo gostei da experiência de leitura.
Resumindo: faça exercícios, repense a alimentação, evite o stress, medite... Coisas que já sabemos, mas numa abordagem bem científica.

"Como John F. Kennedy nos recordou: ?As crianças são as mensagens vivas que enviamos para um tempo que não vemos?. E não queremos que essa mensagem inclua doenças crônicas prematuras. Aí está a importância de cultivarmos o sentimento inato de compaixão. Nós precisamos reescrever essa mensagem."

Brasileiro 24/02/2021

Nota 10
A ganhadora do prêmio Nobel de medicina me deixou sem palavras, a transformação que esse livro fez na minha vida é coisa de outro mundo. Ele é divido em partes, que tratam de como cada área da nossa vida afeta os Telômeros e consequentemente nós faz envelhecer com mais facilidade. É uma leitura obrigatória para quem quer ter uma vida saudável sem neura.

doc leão 03/03/2019

Livro Excelente
Elizabeth Blackburn é ganhadora do Prêmio Nobel de Medicina de 2009. Somente por esse motivo, já teríamos razões para ler esse livro, entretanto, ao longo do texto, vamos tomando conhecimento da íntima relação entre saúde, psicologia, hábitos e ambiente, na manutenção do bem estar e por conseguinte na expectativa de vida O livro é escrito por duas cientistas, com linguagem simples facilmente alcançável pelo leitor. Mesmo diante desse fácil entendimento, as autoras, não deixaram escapar o cuidado técnico de informar uma vastíssima bibliografia para avalisar suas teorias, sendo este, um ato de respeito ao leitor. É um trabalho de alto nível que prova que ainda se pode "garimpar" tesouros editoriais mesmo nessa época em que tantas sandices são publicadas. De 0 a 10, dei 9,5 (não dei 10 por ser um pouquinho repetitivo em alguns pontos).

ClarissaComim 20/04/2021

Dicas incríveis
Ótimas dicas para mudar o contexto da nossa relação com o corpo. Linguagem fácil e atrativa para todos entenderem um pouco da ciência!

Cris 02/01/2023

É um livro bom, bastante científico, mas muito arrastado, muitas partes achei meio repetitivas e várias vezes cai no sono lendo. Mas é interessante e parece ser bem confiável

Bruna 03/01/2023

Os telômeros formam as extremidades dos cromossomos, protegendo a estrutura do DNA.

No livro a pesquisadora Elizabeth blackbum faz uma analogia usando a ponta de cadarço de sapato, que é protegido por um plástico para não desfiar, com os telômeros, as pontas dos cromossomos.

Os telômeros vão encurtando com o passar do tempo, perdendo sua capacidade de proteção do DNA.

A Telomerase, uma enzima nas células que auxilia mantendo as camadas protetoras ao redor das extremidades dos cromossomos, revertendo o encurtamento dos telômeros.

A telomerase pode ser estimulada com praticas e estilo de vida saudável, deixando claro que NÃO estamos falando de envelhecimento físico/estético, mas sim, de nível celular, onde um sistema imunológico eficiente nos protege de doenças causadas pelo encurtamento dos telômeros.

Exercícios físicos moderados, práticas meditativas, controle do estresse, boa alimentação, evitando ruminações e mantendo o otimismo, são os mecanismos usado para termos telômeros maiores.

Um ponto importante que vale ressaltar, é que o comprimento dos telômeros no nascimento é influenciado pela genética, com isso em mente os pais podem moldar os telômeros dos seus filhos.

Lauro.Miranda 20/05/2020

Um grande comercial com boas informações.
O livro tem um bom objetivo: o uso da ciência e da biologia pra justificar um estilo de vida saudável. Entretanto, o livro é muito entediante, com diversos momentos repetitivos "estilo comercial apelativo". No fim a leitura vale a pena, mas te deixa com uma sensação extrema de que o livro poderia ser resumido a metade das páginas.

Chaiana.Lucca 26/08/2021

Em meados da década de 80 a pesquisadora, bióloga e dezenas de vezes premiada Elizabeth Helen Blackburn participou da descoberta do papel da telomerase, uma enzima que protege os nossos telômeros.

Os Telômeros são as pontinhas dos cromossomos e tem um papel importante na proteção de nosso material genético contra o envelhecimento celular precoce.

A partir de meados da década de 90 o papel do estresse crônico no envelhecimento humano já estava bem consolidado e a pesquisa sobre a ação da telomerase possibilitou entender muito mais sobre o processo de envelhecer.

Em 2009 e juntamente com dois outros pesquisadores, Elizabeth Blackburn foi laureada com o Prêmio Nobel (de Fisiologia e Medicina) e suas pesquisas, sobretudo as que visam elucidar os fatores fisiopatológicos que atuam contra o envelhecimento, continuam acontecendo até hoje.

A base da pesquisa da Dra Elizabeth demonstrou que sem telomerase as nossas células param de se renovar porque tal deficiência deixa nossos telômeros mais curtos e defende, dado o corpo de evidências acumulado, que esta relação está estabelecida com precisão.

“A solução é regular adequadamente a ação da telomerase nos telômeros – nas células corretas e nas ocasiões corretas, porque somente isso vai nos manter – e os telômeros – saudáveis. O corpo sabe como fazer isso, e nós podemos ajudá-lo com um estilo de vida pleno de estratégias de renovação.”

O livro tem escrita didática, e é dividido em quatro partes cujos capítulos contém um resumo do que foi exposto, conta com índice remissivo e quase 30% de seu conteúdo é dedicado à bibliografia.

As pesquisadoras trazem com maestria temas como tóxicos ambientais e disrupitores endócrinos – é um excelente livro e reflete bem a reconhecida generosidade de Elizabeth Blackburn.

“Nós exploramos a conexão estresse-telômeros, explicamos o estresse nocivo versus o estresse típico e mostramos como o estresse e os telômeros curtos afetam o sistema imunológico. As pessoas que reagem ao estresse sentindo-se excessivamente ameaçadas têm telômeros mais curtos do que aquelas que reagem ao estresse com uma crescente sensação de desafio.”

O estresse, seus mecanismos e as formas de combatê-los são bem esmiuçados e elas explicam como pesquisas foram feitas com pessoas de diferentes perfis psicológicos e níveis de estresse e detalham que o estresse não é um mal quando a pessoa o utiliza ao seu favor, ou seja, como se fossem esportistas desafiados a superar um desafio.

“Quando a nossa equipe realizou um estudo sobre o pessimismo e o comprimento dos telômeros, descobriu-se que as pessoas com pontuação mais alta em um inventário de pessimismo tinham telômeros mais curtos.”

Ao final de cada parte há um laboratório onde elas incluem dicas de mudanças de hábitos, explicam como mudar o pensamento para alterar hábitos nocivos e sua visão do mundo e, por fim, como lidar com um mundo lotado de distrações que, no final das contas, findam ‘emburrecendo’ nosso cérebro.

“Conscienciosidade na infância prediz a longevidade décadas mais tarde. Um estudo com pacientes da Medicare apontou que os que tinham mais autodisciplina viviam 34% mais do que seus pares menos conscienciosos (…) “As pessoas mais belas que nós temos conhecido são aquelas que conheceram a derrota, conheceram o sofrimento, conheceram a luta, conheceram a perda e descobriram como sair do buraco.

Essas pessoas têm uma apreciação, uma sensibilidade e uma compreensão da vida que as enche de compaixão, de gentileza e de umprofundo interesse cheio de amor. As pessoas belas não acontecem simplesmente”.

Elas fazem alertas especiais a respeito de suplementos que prometem aumentar a telomerase, inflamações, resistência à insulina e estresse oxidativo, por desenvolverem um ambiente insatisfatório para os telômeros e as células.“

A não ser que a área de suplementos de telomerase demonstre por meio de estudos clínicos amplos e de longo prazo que o uso é seguro, segundo nosso ponto de vista, é sensato evitar quaisquer pílulas, cremes ou injeções que aleguem aumentar a telomerase. Dependendo de sua propensão individual para diferentes tipos de câncer, você pode aumentar potencialmente a chance de desenvolver diferentes cânceres(…)”.

É interessante que existe uma correlação do medo de envelhecer e de uma não aceitação da idade, como formas de acelerar o próprio envelhecimento.

O livro é um mergulho fascinante no coração genético das células. E a constatação de que pais sob condições sócio-econômicas ruins ou lares desestruturados transmitem telômeros mais curtos aos seus filhos.

Luciana 15/11/2021

Best-seller do The New York Times, este livro é um mergulho fascinante no coração genético das células os cromossomos e leitura imprescindível para quem deseja combater o envelhecimento prematuro, revertê-lo ou simplesmente agir na manutenção de sua vitalidade. Ou seja: é a tão aguardada receita para manter-se jovem por mais tempo.

Dika 28/03/2022

Ótimo livro que nos ensina como é importante cuidarmos de nosso bem estar para protegermos nossos telômeros. Estresse, alimentos industrializados, violência, afetam nossa saúde e consequentemente nossos telômeros. Vale a leitura.

Antonio Cesar 02/08/2019

Para entender a máxima “mens sana in corpore sano” ou como envelhecer com saúde e vigor físico o máximo de tempo possível. Pena não ter lido quando tinha 20 anos, talvez não mudasse muita coisa porem o entendimento com certeza seria outro.

renata.rossetto 31/12/2020

Muito enriquecedor
As autoras abordam aspectos da genética e da saúde de forma ampla.
Excelente leitura para conhecer formas de melhorar a saúde e o modo de vida.
Linguagem simples para leigos e com referências para quem quer buscar os estudos científicos que as embasaram.

Cezar.Tosta 31/03/2021

Gostei bastante deste livro. O livro aborda um assunto que julgo ser de extrema importância e que muitos de nós não paramos para refletir: qualidade de vida e longevidade. As autoras conseguiram organizar muito bem a obra, tratando em cada capítulo de assuntos específicos, mas que estão relacionados para que possamos compreender o conjunto. Em uma linguagem acessível, nos explica o que são telômeros, sua função e de que forma são impactados por nossos pensamentos, qualidade do sono, alimentação, ambiente social, genética e etc. Vale a pena a leitura e consulta sempre que possível, já que possui partes práticas que servem como um guia para a vida toda. Os seus ensinamentos podem ser aplicados imediatamente, o que tornou a leitura mais agradável ainda.

Bruna 30/05/2021

Livro bom
Livro muito bom. Explica tecnicamente e a fundo todas as influências do ambiente na saúde dos telômeros. Traz exemplos, dicas e reflexões do cotidiano pra melhorar hábitos. No final de cada capítulo existe o laboratório de renovação, essa parte fala quase sempre de dicas já conhecidas pra manter a saúde mas, no final do capítulo acabam levando a leitura pra um estado mais leve, antes de iniciar o próximo.

HeloDf 12/01/2022

Telômeros
Um ótimo livro, baseado em ciência. Conseguimos observar cada uma das práticas saudáveis recomendadas do ponto de vista molecular.
Um ótimo livro. O único problema é ser um pouco repetitivo.