O Código da Mudança

O Código da Mudança Othon Gama

Resenhas -

Carol 03/08/2023

Muito bem escrito! O que o diferente dos demais livros que tratam sobre hábitos, este além de exemplos científicos contém excelentes insights e é bem didático.
Por mais que eu tenha enrolado para começar a ler e tenha lido a passos de formiga o livro é muito bom!
Aconselho lê-lo aos poucos e refletir bastante sobre cada capítulo! Acredita, fará uma diferença enorme!

Karine Saul 13/02/2023

Mudança
Leitura interessante, dá dicas sobre mudanças de hábitos e como criar novos hábitos, indico a leitura.

Julia 10/01/2023

simplesmente perfeito!
Esse livro é ótimo para quem tem maus hábitos e não consegue sair desses vícios. Ensina cada passo para um recomeço de uma vida plena e mais leve, ele da muitas dicas úteis que podem ser usadas para o resto da vida!! Recomendo muito esse livro, mudei totalmente o jeito de encarar os problemas do dia a dia, tenho outra visão sobre o mundo!

sschiavinato_ 07/09/2022

Mudança de hábitos por uma vida mais leve e feliz ?
O Código da Mudança orienta vc a alcançar seus objetivos e mudar hábitos, independente de qual seja.
Além de toda a teoria, o livro contém exercícios para colocar as ações em prática, o que julgo mto importante e que irá de fato ajudar quem deseja mudar seus hábitos. O livro possui uma leitura mto simples e gostosa, é super tranquilo terminar em um dia.
Super recomendo para qualquer pessoa que deseja melhorar detalhes e hábitos que precisam ser mudados. Os exercícios são diretos e vc consegue colocá-los em prática com maior facilidade. Mas lógico, isso não quer dizer que é fácil, será preciso mais do que motivação.
Após essa leitura enriquecedora colocarei os exercícios em prática, será um mega autoconhecimento.

Braguinha 06/08/2022

Autoajuda comum
Um livro de autoajuda com um compêndio de frases de efeito. Li e não encontrei o tal “código da mudança”. Deve ter funcionado para o autor, que é palestrante, mas para mim, não.

Milla 01/03/2022

ESSA NÃO E UMA NOTA RUIM, OK?
O livro tem boas lições, achei bem explicado e gostei como tudo se aplica na vida real. Porém, ele se contradiz em alguns pontos, e algumas partes parece simplesmente querer dizer conhecimentos populares com palavras mais bonitas, de forma a parecer original, e isso acabou baixando a nota. No fim recomendo para quem tiver curiosidade.

Nina 19/11/2021

Muito boom!!!!
Esse me ajudou muito a literalmente mudar meus hábitos, pq ele explica como a nossa menta funciona em relação a eles, pensamos que é algo simples mas é muito mais complexo que imaginamos.
Ele me fez mudar meus pensamentos, analizar as situações que eu vivo, minhas ações, tô muito feliz, pq ele não trás só o problema mas a solução tbm, pra te ajudar a resolve-los.
Recomendo demais pra vc que se sente desmotivado, ou não consegue entender pq não consegue largar um vício ou que faz algo no automático, que vc não entende, leia, vai te ajudar muito!

Cyh 20/02/2020

?SEJA A MUDANÇA COM QUE SEMPRE SONHOU.?
Mudar hábitos não é uma tarefa fácil e nunca será, mas é possível e não tem mistérios, como aponta o autor. .
?A vida é efêmera e encantadora, uma grande oportunidade de inovar, desenvolver, sonhar, sair da zona de conforto, vencer os desafios, cair e levantar - e, ao levantar, surgir mais forte e sábio, pronto para conquistar seus sonhos. O momento de fazer a diferença, de começar a escrever os mais belos momentos da sua existência é hoje. Não deixe para amanhã, não espere por ninguém, seja a mudança com que sempre sonhou e dê seu melhor a si mesmo e às pessoas que ama. Quando estiver inseguro e receoso do futuro e se perguntar se será capaz de efetivar sua mudança, lembre-se de que a esperança é sua maior força. Não se trata de um sentimento bobo de que tudo vai acontecer em um passe de mágica, mas de trabalhar duro pelos sonhos apesar das dificuldades, movendo assim o mundo em direção a um futuro melhor. Essa energia faz com que pessoas desacreditadas deem a volta por cima e se tornem grandes vencedoras, e é ela vai guiar seus passos para a mudança que deseja. O ser humano é por natureza um ser em eterna transformação; portanto, ouse mais, sonhe mais, lute mais, desista menos e faça da vida uma experiência incrível, amável e repleta de excelentes hábitos.?

kleris aqui, @amocadotexto no ig 23/01/2019

Mostra onde pisar, onde desviar, onde parar antes de continuar
(Esta resenha teve corte de trechos; visite o link para conferir)

Othon Gama é um excelente guia de jornada. Neste livro ele conta parte de sua história, de desbravar territórios da mente para perseverar e conquistar um objetivo. Isto porque não é só mirar em algo lá na frente e procurar maneiras de chegar a ele. Esse, na verdade, é um (grande) erro comum. Não adianta buscar algo pra você se você não está disposto a fazer o que deve ser feito. Buscar saídas fáceis ou pular etapas então, nem preciso dizer que de nada valem – aliás, só atrapalham.

O Código da Mudança é uma luz nesse túnel longo e escuro. Ele nos mostra onde pisar, onde desviar, onde parar antes de continuar. Ponto a ponto, Othon se utiliza de conhecimentos sobre a mente, que é onde o (SEU!) código se esconde. Traz fundamentos desde cientistas, coachs, psicólogos e psiquiatras, como Augusto Cury, além de pautas muito chegadas a Jout Jout, envolvendo empoderamento, autoestima, autodisciplina, bem-estar, saúde mental, empatia, dentre outros.

Como tudo isso se resume à formação do ser como pessoa, percebe-se que uma das maiores dificuldades é de cada um olhar para si. Vê-se que explorar as emoções, para muitas pessoas, parece ser mais assustador que um intenso filme de terror.

A sacada de mudança que Gama propõe se baseia no código dos hábitos e em um método que contempla todo o universo da transformação desejada: a dimensão da sabedoria (o que são os hábitos, como se formam, como funcionam); a dimensão emocional (compreensão de sistemas internalizados e competências emocionais necessárias); e a dimensão executiva (como aplicar e ter êxito). A imagem da borboleta (de capa), a propósito, super representa.

Entender nossos hábitos é apenas o meio do caminho (talvez até menos). Mas, por certo, se é algo que VOCÊ quer, que bom que você começou a jornada. Por certo, exige tempo, paciência, disposição e muita, MUITA confiança – acessórios esses que, não se preocupe, você também pode aprender a desenvolver durante a caminhada.

O livro é mais teórico do que de prática e achei isso formidável nele. Quem nunca leu algo nessa linha, precisa dessa base. Consciência, percepção, instrução, discernimento, resiliência. Os exemplos são eficientes e a parte prática vem a ser um complemento. Você pode deixar uma agenda ou caderno de notas ao lado, se você é desses que necessita fazer um acompanhamento mais detalhado. Se possível, seria interessante também poder contar um profissional – psicólogo ou coach.

A leitura é de duas ou três sentadas, muito clara e precisa, gostosinha até. Apesar de chegada para o estilo pesquisa, Othon conversa conosco como se estivéssemos em uma de suas palestras. Não me espantaria de vê-lo em um TEDex (gostaria muito, inclusive). O bom de ser um livro (e não apenas uma palestra) é que podemos marcar e marcar a vontade! Vale revisitar trechos e notas sempre que puder.

Se você é iniciante, essa é a compreensão mais completa que vai encontrar. E se você já está na arena, O Código da Mudança é o livro que vai te segurar, reforçando todo o passo a passo e sistema de comportamentos. Fãs de Brené Brown (eu!) e Augusto Cury vão curtir muito.

Desta maneira, não seja aquela pessoa que observa o outro conquistar algo, ressente-se por não conseguir e quer a solução pronta e rápida, como aquele exemplo de experiência lá em cima. Para cada conquista, um esforço. Não, não vou revelar qual foi o meu código de mudança; melhor, busque o seu. Respeite seu tempo. E não espere por algo ou alguém para começar.

site: http://www.dear-book.net/2017/11/resenha-o-codigo-da-mudanca-othon-gama.html