Bandidolatria e Democídio

Bandidolatria e Democídio Diego Pessi...

Resenhas - Bandidolatria e Democídio

Marcella.Pimenta 20/01/2024

Polícia é bandido, bandido é vítima e vítima é fantasma
O livro tem 2 partes, uma para cada promotor de justiça. Na primeira, os textos são voltados para notícias e decisões judiciais; na segunda, tomam um caráter filosófico, sociológico e político.

Os autores contam as raízes e as premissas do garantismo penal (que nao garante nada à vitima), com Luigi Ferrajoli na Itália, e como isso se ramificou em termos populares hoje, como desencarceramento.

Os que reclamam de superlotação nas cadeias são os mesmos que impedem a construção de mais prisões. Os que chamam as cadeias de "escolas do crime" são os que consideram um absurdo o preso ser obrigado a trabalhar na cadeia. No fim, os que pedem "menos punição" estão, na verdade, pedindo por punição nenhuma.

Não é uma obra direcionada a quem atua na área do direito penal (ou mesmo do direito), já que o sistema judiciário brasileiro, os procedimentos, quase não são citados.

É intenção é escancarar como e porque foi cultivada a imagem dos "atores" da segurança pública. Ao acusado, a presunção de inocência, os direitos humanos e as garantias processuais. Ao policial, a presunção de abuso de autoridade. À vítima, a invisibilidade. E à sociedade, o medo e a certeza da impunidade.

Robert.Leite 03/03/2022

Muito bom!
A primeira parte é excepcional, mas a segunda me travou bastante. A diferença na escrita dos dois autores me atrapalhou. Não sei se é natural ou uma preocupação estética excessiva do autor da parte dois, essa escrita muito rebuscada cansa demais. Apesar disso, o conteúdo é excelente e bastante persuasivo, esse livro certamente merece bastante visibilidade.
Romilson 05/03/2022minha estante
Vou colocar esse na minha lista.

Pipo 02/04/2021

Um imperativo categórico: Ação!
Inicia-se o livro de forma estarrecedora e termina de igual forma. Hoje, o estudante não tem outra escolha senão criar mecanismos de pensamentos que o permita pensar fora do pré-estabelecido. Nem sempre o que se ensina é o correto, real ou verossímil. A pretexto de defender, escamoteiam a realidade em benefício dum grupo que almeja não a resolução do problema, mas, sim ao recrudescimento dele. E nem sempre é tarefa fácil discernir.
Os promotores, autores do livro, só fazem trazer à baila o fato de sermos o País em que mais se comete homicídios. E, é indubitável, de ser o mais impune!
Expõe também o ´´grosso calibre`` dos intelectuais (esquerdistas) que se arrogam a quintessência do pensamento criminal brasileiro, solucionadores mor do problema em questão. Percebemos então, que o crime em si envolve não só o agente delituoso, mas, também, o dito intelectual que o endossa com seu discurso segregacionista/negativista.
A solução para tudo isso está longe de acontecer. Enquanto o criminoso for tratado dessa maneira, muita gente ainda padecerá.
Ou lutamos contra a maré que impinge e faz acreditar que bandido é vítima do sistema, ou seremos soçobrados pela inação.

Mateus Daversa 25/01/2021

Uma ótima denúncia
O livro denúncia a cultura da Bandidolatria de maneira sucinta e precisa, alerta o povo brasileiro à inversão de valores que fazem com que os algozes da sociedade sejam considerados coitados inocentes fomentando uma cultura de garantismos penais e desencarceramento em massa, fato que só gera mais criminalidade e mortes de inocentes. Interessante a retratação feita dos policiais que lutam diariamente contra o crime mesmo com tantas dificuldades, heróis que são taxados de monstros por uma sociedade doente. Esta é uma denúncia necessária e urgente.

Raphael 18/05/2020

Verdades sobre as consequências do garantismo penal
Excelente trabalho que prova que a leniência punitiva gera a injustiça e a penalização da vítima. Escancara uma justiça enviesada para gerar o caos.

Camila Taís 29/02/2020

Política
Para quem tem pensamentos conservadores, ótima leitura.

DAVID MULLER 08/09/2018

Esclarecedor
A obra possui de início os discursos de protestos já conhecidos do grande público, no meio para o término os autores trabalham a mentalidade filosófica que abrange o garantismo penal e isso é sem dúvida a maior riqueza do livro, impactante o olhar audaz e técnico na Itália dos conturbados anos 50 a 70 para entender o berço do garantismo penal. Lógico que nunca vamos estudar isso nas universidades. Grande obra! Recomendo a todos os brasileiros entenderem onde surgiu essa loucura em nosso direito penal.

Wesley Vaz 12/05/2018

Imprescindível!
Bandidolatria e Democídio, dos amigos Pessi e Giardin, é, atualmente, daqueles livros indispensáveis para quem anseia se iniciar pelo conhecimento verdadeiro, sem as amarras do preconceito, da ideologia sinistra e do politicamente correto. Esta foi minha segunda leitura do trabalho (tem livros que gosto de ler 2X). Num mundo no qual conceitos são reescritos, valores relativizados e a lógica reestilizada, esta obra tem o condão de reorganizar as ideias, mostrar os equívocos e reiniciar o ledor no perfil axiológico conservador de que tanto nossa sociedade precisa para retomarmos o caminho da ordem e do progresso.

Alexandre 04/04/2018

"Não me resta mais dúvida. Nossa insegurança é causada pelo porre ideológico que esta nação tomou nas últimas décadas. Agora, vivemos a ressaca." - Percival Puggina

Essa talvez seja a frase (citação presente no livro) que mais defina a atual situação judicial no país, degradação essa que foi programada, orquestrada e desenhada com um único intuito.

Para entendermos melhor o problema em questão a leitura de "Bandidolatria e Democídio: Ensaios sobre garantismo penal e criminalidade no Brasil" de Diego Pessi e Leonardo Giardin de Souza se torna imprescindível, o livro traz em uma linguagem acessível porem incisiva dados sobre a realidade não somente de nosso judiciário mas de todo o sistema de segurança pública, a cada página nosso peito vai se enchendo de indignação e um sentimento de urgência.

Guilherme Zulia 22/07/2017

Uma obra que foge do politicamente correto.
Livro que aborda muito bem como uma ideologia deturpada é capaz de piorar ano após ano nossos índices de criminalidade. Livro que demonstra a inversão da lógica moral e jurídica entre vítima e criminoso.Obra recheada de casos reais e absurdos da nefasta engenharia que fomenta toda a criminalidade e não punição neste país.