Universo Alien

Universo Alien Don Lincoln

Resenhas - Universo Alien

Victor Oliveira 06/11/2022

Um olhar interessante sobre os Aliens
O livro se propõe a tratar, de maneira simples e divertida, sobre a vida no universo.

O livro pega referências que vão desde depoimentos até aparições na cultura pop como filmes, livros games e séries de TV.

O livro também tenta trazer um olhar sério sobre o tema, como a possibilidade de biológica de vida alienígena até eventuais formas de comunicação com esses seres.

Eu achei o livro bem interessante. Esperava algo 100% científico e cheio de teorias complexas, mas não. A leitura e leve, fácil e divertida.

Pidge ð 11/08/2022

ETs e ufos
Eu adorei esse livro principalmente pelo fato de ser mais informal e não fala tanto sobre fatos científicos que normalmente são entediantes e fazem perder a vontade de ler o livro.
No livro fala se sobre vários casos, os principais e mais importantes que marcaram a ufologia mundial e que mudaram nosso jeitos de ver os outros seres no universo.
Eu amo que o livro, o narrador fala também sobre algumas das principais séries e filmes sobre ufos e ets, sendo que The X Files está no meio dessas séries que é uma das minhas favoritas

Bruno 08/08/2021

Necessário
Muito descontraído e com detalhes muito interessantes sobre extraterrestres na cultura pop e no subconsciente coletivo, é um livro indispensável para quem gosta de refletir sobre a vida em outros planetas e sobre o quanto a mídia e a pseudociência influenciam nossas crenças e paradigmas

Ju 14/05/2020

Estava gostando bastante dos 'causos' de avistamentos, das falcatruas científicas, e até a parte em que detalha um pouco filmes e histórias famosas. Mas quando inicia a discussão sobre possibilidades biológicas do nosso vizinho de outro planeta começa a ficar um tanto maçante. Tenho formação na áreas das ciências da saúde, então a parte da biologia e química tenho toda a noção, e mesmo assim foi chato como ler um livro teórico de fundamentos. Na parte que entra mais em fórmulas físicas eu dei uma pulada...mesmo assim, valeu a leitura

Rittes 26/11/2018

Afinal, estamos sós ou não?
Delicioso livro de divulgação científica que se preocupa em comprovar as possibilidades reais de vida alienígena, ao mesmo tempo em que mostra como nossa cultura, principalmente a de massa, moldou o arquétipo do ET ao longo dos anos. Muito bom, só não dou 5 estrelas porque algumas partes são bem chatinhas, apesar de entender o objetivo do autor. Agora, se você realmente acredita em ETs, não leia...pode se decepcionar.

livrosepixels 21/08/2017

O melhor universo de todos
Desde pequeno sou entusiasta da ideia de vida alienígena no universo. Não sei dizer quando ou porque comecei a acreditar, mas sempre fiquei maravilhado com filmes, desenhos, histórias e até mesmo relatos de seres de outro mundo entre nós. Talvez seja um desejo profundo de, junto com o resto da humanidade, não me sentir tão só perante um universo tão imenso. Não é preciso dizer então que Univeso Alien fez meus olhos brilharem com aquela emoção de poder ter mais contato com o assunto.

Esse não é o primeiro livro de não-ficção que leio sobre alienígenas. Alguns meses atrás, eu li uma edição nacional chamada Extraterrestres: onde eles estão e como a ciência tenta encontrá-los, do jornalista e pesquisador Salvador Nogueira. Apesar de ambos tratarem de um mesmo tema, Universo Alien serviu bem de complemento. Isso porque no outro, os conceitos científicos são explorados com mais afinco, desde a mudança da teoria geocêntrica para a heliocêntrica, por Copérnico, até os dias atuais, com os envios de sondas à Marte e outros planetas do Sistema Solar, e também decodificação do Genoma Humano. Já em Universo Alien, ainda que tenhamos a discussão científica sobre vida alienígena, o autor deu maior foco àquilo que realmente era do meu interesse no momento: casos de abdução, avistamentos de óvnis, dados do governo e nossa fixação por aliens em filmes, livros e séries.

“Então é possível que estajamos, neste exato momento, na iminência da maior notícia do século XX: o primeiro contato com extraterrestres vivos ou mortos. Se tal fato for verdadeiro, no mínimo seria comparável ao encontro de Colombo com os nativos perplexos em sua visita ao Novo Mundo. Só que, neste caso, os nativos perplexos seríamos nós mesmos.”

No que refere à Ficção Científica, os alienígenas já conquistaram o planeta. Todos os relatos de abdução, avistamento de óvnis, contatos e personagens de filmes e livros caracterizam os alienígenas, conforme distingue o autor. Esses seres foram surgindo na cultura popular há muito tempo, porém, foram sendo moldados e transformados aos poucos, até serem o que são hoje. Houve muita fraude acerca do assunto, mas há entre os boatos aqueles que podem ser levados com maior credibilidade. O fenômeno UFO, por exemplo, surgiu com relatos de avistamentos incomuns de bolas luminosas que acompanhavam os aviões na Segunda Guerra Mundial. Ainda que de origem desconhecida, os pilotos diziam que elas possuíam vida própria, voando em qualquer direção, e todos os governos negaram se tratar de uma nova arma bélica. Na época foram chamadas de Foo Fighters, mas hoje é classicamente uma descrição de Ovni (Objeto Voador Não Identificado).

Nos primeiros capítulos, Don Lincoln nos traz as origens do tema extraterrestre, que data desde os períodos onde os seres humanos começaram a apontar para o céu e a descobrir objetos lá fora. Giovanni Schiaparelli, por exemplo, observou Marte e mapeou linhas sobre a superfície, as quais chamou de canais. Isso foi em 1877, e com a pouca tecnologia da época, não demorou para muitos dizerem que era uma civilização quem construíra os canais. Hoje sabe-se que se tratam de formações geológicas, possivelmente cursos de rios antigos que haviam pelo planeta. Porém, naquela época, a ideia de que havia vida no planeta vizinho era bem plausível. Outra grande responsável pela imaginação popular dos alienígenas se deve a revista The Sun, que divulgou uma série de artigos onde afirmava terem sido encontradas raças inteligentes vivendo na Lua. Algum tempo depois, as afirmações foram desmascaradas, mas o “estrago” já estava feito e a crença em alienígenas só tenderia a aumentar.

“Questões como a existência da vida ou de inteligência extraterrestre são empíricas, e não há meios de uma discussão teológica ou filosófica resolver de forma definitiva o debate.”

Casos marcantes e mais recentes também moldaram a visão que temos sobre os extraterrestes. O clássico relato de abdução alienígena – com perda de memória, implantes, etc – foi concebido a partir dos depoimentos do casal Hill, que em 1961 afirmou ter feito contato com os seres, que tinham descrição similar ao que hoje se chama de Greys. Apesar de na época eles não terem procurado fama com o relato, e exames psicológicos e hipnóticos isolados terem apresentados os mesmos detalhes, ainda hoje acredita-se que o casal tenha formulado o depoimento por influência de filmes e séries que já estavam explorando o lado comercial dos Alienígenas. Outro caso marcante que também até hoje é objeto de mistério é o caso Roswell, talvez o mais famoso da história ufológica americana. Moradores locais afirmam que foi um disco voador que caíra por lá, enquanto o governo afirma ter sido um projeto ultra-secreto conhecido como Mogul. Verdade ou não, a questão é que há muita controvérsia sobre o caso, de ambos os lados.

Gostei bastante dessa primeira parte do livro pois traz várias novidades que eu não sabia, como por exemplo, do relato de abdução do casal Hill ou mesmo sobre o projeto Mogul (ainda que eu soubesse muita coisa sobre o caso de Roswell). Para completar, fiquei ainda mais satisfeito com os dois capítulos finais dessa primeira parte, pois traz um resumo dos principais livros e filmes que tratam do assunto, como por exemplo, o clássico Guerra dos Mundos, de H.G. Wells, que foi o primeiro livro a dar aos alienígenas uma personalidade terrorista e maléfica. Também cita outro clássico, Uma Princesa de Marte, que originou o filme John Carter: Entre dois mundos. Alien: o oitavo passageiro, 2001: Uma Odisséia no Espaço, Transformers, além dos icônicos O Dia em que a Terra Parou, Contatos Imediatos de Terceiro Grau, Arquivo X, Doctor Who, Star Trek, Star Gate e Star Wars estão todos presentes. O bacana é que nessa relação pude perceber a evolução dos extraterrestres, de seres do mal à seres benevolentes (como os da recente produção A Chegada).

“Sem sombra de dúvida, os fãs de Jornada nas Estrelas formam o fandom mais bem conhecido de toda a história da ficção científica.”

Nos três capítulos finais, entretanto, Don muda o tom da escrita e procura trazer a visão científica sobre o assunto. Seria possível haver vida alienígena similar a imaginada pelo público? Será que um Alienígena seria parecido com os seres humanos? Para responder a essas e outras questões, o autor começa apresentando uma lista de opções que podem ser mensuradas e/ou descartadas. No fim, com as poucas opções que sobram, começamos uma verdadeira jornada científica desde a pré-história terrestre até os dias atuais. A antiguidade da Terra foi muito esquisita, e haviam seres tão estranhos que hoje dariam bons alienígenas para livros e filmes. Entretanto, estudar o nosso próprio passado nos ajudará a determinar o futuro. Se queremos encontrar vida em outro planeta, primeiro precisamos saber como ela se originou por aqui, quais elementos que a formaram, em quais condições surgiu. Biologia, química, física e geologia se juntam para tentar solucionar o enigma da vida.

Após expor todas as possibilidades científicas, o autor concentra o último capítulo para explorar e questionar porque ainda não encontramos vida alienígena. Para isso, são apresentadas algumas equações matemáticas que explicam – ou tentam – as razões de a vida ser tão complicada de se identificar. Entre as equações mostradas, a mais famosa, creio eu, é a Equação Drake. Essa equação leva em consideração vários fatores, como por exemplo, quantidade de estrelas na galáxia, quantidade de planetas com zona habitável, quantidade de planetas com água líquida, etc. Essa probabilidade matemática, inclusive, derivou de um famoso paradoxo, chamado de Paradoxo de Fermi. Segundo esse paradoxo, a Terra é um planeta típico no universo, logo, outros similares devem existir. Se for assim, a vida também deve existir nesses planetas. Mas se os dados indicam algo comum, a vida alienígena já deveria ter sido encontrada. Mas até agora… só encontramos a nós mesmos.

Ou estamos realmente sós no universo, ou estamos pesquisando de forma incorreta. O autor finaliza o livro ainda trazendo uma lista de leituras sugestivas sobre o assunto, desde ficções científicas (como Guerra dos Mundos, de H. G. Wells), quanto livros não-ficcionais (como The Demon-Haunted World, de Carl Sagan).

“Se em algum momento decidirmos sair do Sistema Solar e viajar para as estrelas próximas, o que encontraremos? Estamos sozinhos no universo ou um dia nos juntaremos a uma galáxia cosmopolita, como apenas mais uma espécie entre muitas?”

Eu gostei muito desse livro e recomendo a leitura, principalmente se você gosta da temática. Para mim, o livro agregou bastante coisa nova e trouxe curiosidades interessantes sobre a nossa percepção dos aliens e sobre sua evolução nos últimos anos. Além disso, com os dados científicos apresentados, fica mais claro a distinção entre ficção e realidade. Ainda que o tema alienígena seja empolgante, há muita fraude e se as informações não forem filtradas com rigor, podemos cometer equívocos perigosos. Mesmo assim, a ciência continua confiante de que em pouco tempo poderemos de fato responder a questão de se estamos sós ou não no universo. Mas, enquanto isso não acontece, cabe à ficção científica realizar o nosso sonho e nos confortar com a companhia de nossos amigos (ou inimigos) estelares.

site: http://resenhandosonhos.com/universo-alien-don-lincoln
Fabio Pedreira 23/08/2017minha estante
Resenha perfeita. Parabéns. Eu ri muito com esse livro também. E fiquei imaginando como seria viver na época que praticamente o mundo todo foi enganado por um jornal kkkk. Fico vendo as revistas antigas da Marvel ou DC é vejo muito essa influência kkkk

Carolina 20/07/2017

Resenha pelo Blog Arsenal de Ideias
Sempre fui viciada em tudo que era relacionado a aliens, então quando vi essa obra nos lançamentos do Grupo Editorial Pensamento, é claro que fiquei louca para conferir, e não me arrependi.

A obra é divida em duas partes, a primeira contando um pouco mais sobre como esse ser alienígena surgiu e entrou na nossa cultura, porque imaginamos ele dessa maneira e todos os mitos envolvidos. Achei uma leitura super interessante, pois é acompanhada de vários fatos científicos e históricos, por seguir toda essa descoberta do ser humano pelo espaço sideral. A segunda parte já retrata a maneira que vemos os alienígenas na tv e em vários outros lugares do nosso dia a dia, além de fazer uma comparação com a possibilidade de eles serem dessa maneira, além de questionar se a sua inteligência é de fato da maneira que imaginamos.

Eu, particularmente, imagino que exista sim vida fora da terra. A maior prova disso é o tamanho do nosso universo e vários outros planetas encontrados a não sei quantos milhões de anos luz do nosso e que possuem característica parecida com a Terra. O que mais me chamou a atenção nessa obra foi, de fato, juntar essa cultura pop que estamos acostumados com fatos científicos, e argumentar de uma maneira clara e realista a possibilidade dessa vida inteligente como acreditamos.

Cheio de relatos, explicação e exemplificações em produções Hollywoodianas, a obra traz de maneira concisa um breve resumo e conclusão sobre o assunto, que deixa até a pessoa com menos conhecimento sobre alienígenas sabendo de informações importantes. Uma coisa bem legal que me chamou a atenção na obra também foi uma parte com ilustrações dos alienígenas na cultura pop, e o padrão que uma imagem tem com a outra, apesar de no total serem totalmente diferentes. É muito interessante também ver desenhos de crianças e perceber que a primeira vista elas não acham os extraterrestres tão assustadores assim.

Em forma de artigos científico, é com certeza uma obra para os mais aficionados pelo o assunto. A edição da editora está maravilhosa, não encontrei erros de revisão e deu para ver que ela teve todo um carinho especial para com o livro, o que deixou a leitura muito mais reconfortante. Se você é fã ou tem uma grande curiosidade pelo assunto, com certeza não pode deixar de ler.

site: https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/2017/07/20/resenha-86-universo-alien-don-lincoln/
rodrigo.gfreitas 11/05/2019minha estante
Me convenceu a ler...:)

Fabio Pedreira 21/06/2017

I Want to Believe
Quem nunca leu ou assistiu algo que tenha a presença de alienígenas? Quem nunca pelo menos escutou falar em Star Wars, Star Trek ou Arquivo X? Talvez alguém não tenha (duvido), mas com certeza já deve ter olhado para o céu e se perguntado... Será que estamos sozinhos?

Particularmente acredito que não, estamos tão acostumados aos filmes e livros que vários questionamentos nos vêm à cabeça, como por exemplo, será que eles são pacíficos ou não? E o que talvez seja o principal questionamento: Como eles são?

De acordo com a mídia eles podem ser de infinitas formas, parecidos com a raça humana, com uma árvore, pequenos seres verdes, ou cinzas com olhos grandes, monstros assustadores e etc, mas será que são mesmo assim? E é justamente sobre isso que se trata esse livro. Dividido em duas partes onde na primeira ele vem nos mostrar a evolução da percepção dos alienígenas pela sociedade, como surgiu, como essa visão foi se desenvolvendo e suas consequências. E na segunda parte ele vem tratar de forma científica (porém, em uma linguagem muito simples e de fácil acesso, com associações que fazem o público se identificar e entender facilmente o que está sendo passado) como esses seres de outro planeta, poderiam realmente ser, viver e se desenvolver.

Parte 1:
Como eu disse, nessa primeira parte do livro, o autor vem de forma muito divertida, e bem explicada, nos contar primeiramente de onde surgiu o questionamento sobre vida em outros planetas, nos mostrando que essa ideia não é recente, mas que vem desde a Grécia antiga com os questionamentos sobre a Terra e as estrelas. A famosa fraude da lua, onde um jornal americano enganou grande parte da população com matérias sensacionalistas afirmando que existia vida na Lua, além da possível descoberta de canais em Marte que supostamente seriam usados pela população para transportar água das calotas para o subterrâneo.

Logo após, nos é mostrado alguns dos principais e mais famosos relatos sobre alienígenas, como por exemplo onde e como surgiu alguns dos primeiros relatos sobre o que poderia ser a primeira aparição de Ovnis, que se deu no período da segunda guerra, onde pilotos relataram ter visto luzes seguindo os aviões, os assim chamados Foo Fighters, o famoso caso de Roswell e as principais histórias sobre abdução e contato direto com os aliens.

Após esses relatos e termos descoberto como se deu a evolução da percepção da humanidade sobre os seres de outro planeta, o autor nos leva pelo mundo das grandes obras científicas e dos famosos blockbusters (grandes produções de Hollywood) nos mostrando quais delas tiveram grandes influências na sociedade, como Guerra dos Mundos de H.G. Wells e como ela teve um grande impacto nos EUA, pelo fato de na época ter sido transmitida por rádio e muita gente ter acreditado que se tratava de um ataque real.

Parte 2:
E é na parte dois que o autor finalmente vem nos mostrar o quão improvável é que, caso exista vida inteligente lá fora, ela seja parecida conosco ou com o que vemos na TV. Essa parte contém explicações científicas de forma muito fácil de entender o que seria necessário para uma vida inteligente se desenvolver, como por exemplo o fato de ela provavelmente poder evoluir do reino animal, respirar oxigênio (apesar de outras formas não serem descartadas, porem improváveis) e ser uma forma de vida baseada no carbono como nós.

Conclusão:
Na minha opinião esse é um livro perfeito sobre o tema, não só pelo assunto que me agrada, mas também pelo simples fato de passar tudo isso para nós de forma bem simples, humorada e nos deixar intrigado sobre como realmente deve ser a vida lá fora. Sem contar os fatos históricos interessantíssimos, onde para mim a primeira parte do livro é bem interessantíssima e minha favorita. E de bônus ele nos traz algumas imagens e alienígenas famosos, e das histórias apresentadas no livro. Vale muito a pena, confiram. E saibam... The Truth Is Out There.

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/
livrosepixels 13/07/2017minha estante
Já leu "Extraterrestres: Onde eles estão e como a ciência tenta encontrá-los", do Salvador Nogueira? Creio que tu vai gostar também *-*

Fabio Pedreira 13/07/2017minha estante
Ainda não. Vou procurar. Vlw pela dica :D