Así en la tierra como debajo de la tierra

Así en la tierra como debajo de la tierra Ana Paula Maia

Resenhas - Assim na Terra Como Embaixo da Terra

Migueld'mac 12/12/2022

Todo mundo de fora sabia
Alguns últimos presos de uma colônia penal tentando sobreviver tentando evitar o destino que o estado ou a falta dele prometia.
Livro inteiro mt bem escrito, a forma de construção dos diálogos é sempre essencialista, deixa pouquíssimas pontas soltas e a única coisa é q o final parece apressado como se precisasse de um final rápido. Mesmo assim o livro trata extremamente bem da reflexão q se propõe acerca do encarceramento como forma de eliminação. Lerei outros da autora com ctz

Otavio Contente 05/11/2022

Obedecer o mal
Uma boa narrativa com personagens interessantes mesmo sem um grande desenvolvimento deles. Eichmann e a banalidade do mal no microcosmo brasileiro. Também podemos perceber o livro como o Experimento de Milgram somado ao Experimento da Prisão de Stanford desenvolvido em uma colônia penal brasileira. Vale a leitura e vale muito mais a reflexão sobre aquilo que pode acontecer ao concedermos o poder absoluto a autoridades armadas sem a fiscalização devida. Os muros da colônia penal servem, também, para isolar aquilo que não queremos ver. Mas nunca esqueçamos que há muros por todos os lados, inclusive aqueles que são usados para nos esconder.

Gustavo.Borba 10/10/2022

Assim na prisão como na vida
#LivrosQueLi

Assim na terra como embaixo da terra, de Ana Paula Maia. Ed. Record, 2017. Uma colônia penal isolada cujos sentidos variam para cada um dos que ali estão. Para todos, um desafio do tipo: ?decifra-me ou te devoro?. Muitos foram devorados. Ao se aproximar o prazo para sua desativação, a colônia passa pelo processo de luto de perda de sentido, em que seus membros se veem frente à perda de suas identidades e, diante deste cenário de perda total, muitos resolvem apostar tudo, optando por escolher ativamente abrir mão de tudo, no lugar de se deixarem simplesmente perder sem nenhuma opção possível. A linguagem seca e direta da autora dá o tom de realismo e austeridade da situação. Um retrato do que as verdadeiras prisões brasileiras podem ser, com seu acúmulo de apenados de todos os graus de crimes, indistintamente amontoados nas masmorras institucionais do dito ?sistema de justiça?. A vida também inspira um sentimento de viver no limite, em que cada escolha cotidiana nos coloca frente à questão de ficar ou correr, pagando o preço das consequências daquilo por que optamos.

#livros #ler #lendo #livro #euamolivros #euamoler #estantedelivros #leiamais #leitura #leituras #livrosemaislivros #lido #resenhadelivros #indicacaodelivros #lendolivro #lendoagora #resenhaliteraria #literatura #lendomulheres #literaturabrasileira

anabeatrizzpe 06/10/2022

Achei que fosse melhor
Me disseram que era um livro muito bom e que o final surpreendia, criei muita expectativa kkkkk, infelizmente a narrativa não me surpreendeu mas o livro não é ruim.

bru.psps 20/09/2022

uau.
sério, estou apaixonada nesse livro. a facilidade da história entrar na sua cabeça e formar um filme é incrível.
me apaguei aos personagens, senti muita tensão nos momentos finais do livro, angústia?
o jeito que tudo foi narrado, com a perspectiva de todos da história deixou tudo mais interessante.
mais pro final, onde o cenário era escuro, consegui imaginar naquela situação, e mesmo lendo no claro, a minha mente estava no livro e realmente era ?difícil de enxergar?
que livro bom!

Rê Lima 06/09/2022

Um livro muito bem escrito sobre o personagem que aparece em outros livros da autora, o índio Bronco Gil, durante seu tempo como preso. Gostei bastante!

Carol 29/08/2022

Visceral e perturbador.
O livro claramente é uma crítica ao sistema carcerário brasileiro que através do seu caráter punitivista faz com que as pessoas se tornem ainda mais violentas.

Com um caráter um tanto sobrenatural e até meio espiritual, vemos esse colônia onde quando se entra, não se pode mais sair. Desde os presos até os agentes. Uma terra corrompida pelo ódio e pelo assassinato.

Achei incrível a metáfora da tornozeleira.

Samara638 21/07/2022

Esse foi meu primeiro contato com a escrita da autora.
De início, achei um pouco confuso, mas rapidamente me habituei ao cenário.
Quando fiquei sabendo do livro, jurava que teria uma pegada sobrenatural ??

Esperei muito e no final não gostei.

Jhog 21/06/2022

O livro é curtinho, dá pra ler no mesmo dia pois são um pouco mais de 100 páginas, por ser curto é objetivo, sem lenga-lenga, enrolação no roteiro, direto e certeiro.

É visceral, violento na medida certa, polêmico, enojante mas ainda assim é maravilhoso.

Com uma narrativa e uma estória que pode ser facilmente vista na nossa realidade. Recomendo fortemente a leitura.

Bárbara 19/06/2022

Gostei
É um leitura que não leria se não fosse pelo clube de leitura. Mas sim, é um bom livro. Qndo li a orelha imaginei uma estória totalmente diferente da que foi contada e isso valeu bem a pena.

Eric 18/06/2022

Insalubre e Violento
Assim na Terra Como Em Baixo da Terra já começa com Valdênio tendo que enterrar o cachorro da prisão que morreu de uma úlcera muito violenta. E de uma forma bem crua, logo de cara que já percebemos que o restante da narrativa vai ser insalubre e violenta.

Neste curto thriller, Ana Paula Maia volta mais ácida do que nunca para contar a história de uma colônia de extermínio de presidiários em algum lugar qualquer no meio do nada. Aqui, os presos são livres para andar por todos os espaços, mas são refém de uma tornozeleira eletrônica programada para explodir os pés caso tentarem uma fuga. O algoz desse sistema é Melquiades, um agente corrompido pela violência, o qual trabalha na base da tortura, sadismo e assassinato.

Apesar de curto, o texto de Ana Paula consegue fazer uma grande referências aos sistemas penitenciários brasileiros. Onde a ideia é que as pessoas tornam-se aptas para conviver em sociedade, mas que acaba corrompendo mais ainda não só os condenados, mas também os que zelam por eles.

De forma bem objetiva e muito certeira, a autora nos transporta para um cenário de insalubridade, sangue, podridão e violência. O sentimento de adrenalina e perigo a qualquer instante permeiam cada capítulo, sempre fazendo a gente esperar o pior de cada personagem.

?O Problema é que uma vez que se corrige o mal, a punição para o mal seguinte precisa ser ainda mais severa. E assim por diante, até que todos estão corrompidos, acostumados com a brutalidade?

Um ponto que torna essa narrativa ainda mais eletrizante é fato da autora ser roterista, logo as cenas são muito visuais e da a sensação que foram escritas pensadas em ser filmadas. Isso proporciona uma leitura mais tensa e a expectativa de um surto de insanidade fica cada vez mais iminente.

Desconfortável e reflexivo, Assim na Terra Como Em Baixo da Terra é obra que revela o que tem de mais falho no sistema. Até a última página, Ana Paula Maia consegue cutucar as feridas da sociedade, revelando que todo mundo entende o que acontece dentro de um lugar como a colônia, mas que ninguém se importa e não deseja ver por trás dos muros, mas que consideram que quem sai uma pessoa boa de sobrevivência!!

Roberta 11/06/2022

Que história de tirar o fôlego
Pra começar, quando descobri que a autora é também roteirista, pensei que só assim pra envolver a gente dessa forma desde o início. É um livro curto, mas muito rico e que nos permitem mil questionamentos e debates. Conheci através de um clube de leituras e foi uma excelente maneira de conhecê-lo, porque não dá pra ler e ficar pra si. Muitíssimo bom mesmo!

Cris.Aguiar 04/06/2022

Não é meu gênero predileto
Porém dessa vez preciso falar bem do livro.

Muito maduro, muito inteligente, no tom certo para nos impactar sem ser escatológico.
Ana Paula trata da desumanidade de maneira muito madura.

Recomendo muito a leitura.

TEMA TURÍSTICO: SE - Clube de Leitura Junho-2022

site: https://sociedadedosleitoresvivos.wordpress.com/
Douglas.Bonin 04/06/2022minha estante
Esta autora possui um outro ótimo livro chamado "De cada quinhentos uma alma", faz parte do que será uma trilogia, apesar que podem ser lidas separadamente.
Ela consegue mesclar um certo suspense, ao mesmo tempo não fica nos clichês.

Cris.Aguiar 04/06/2022minha estante
Poxa, adorei a dica.
Achei a escrita dela muito boa. Obrigada!