Adoniran

Adoniran Ayrton Mugnaini Jr

Resenhas - Adoniran

Marafa 21/05/2022

Muito bom pra conhecer a vida deste brasileiro, que representa São Paulo como ninguém. Muito bom pra mim, que conheço Adoniran desde as primeras fitas k7 que eu tive, nas quais os Demônios da Garoa interpretavam várias músicas dele, que ainda hoje não saem da minha memória.

Pri 19/05/2022

Poeta do povo, poeta do Bixiga.
O livro conta a história de um dos poetas do povo mais clássicos do samba. Sim, é ele. Adoniran Barbosa. João rubinato ou adoniran (como conhecido) retratou o amor e o cotidiano de São Paulo, tão bem quanto Noel Rosa retratou sobre o Rio de Janeiro. O livro perpassa a história do grande mestre e nos conta um pouco mais sobre seu estilo e trajetória artística. Nos faz conhecer muito bem este personagem multifacetado que foi Adoniran, pois trabalhou como: músico, ator, pedreiro, garçom, ambulante e outros. Esta lenda da música brasileira sofreu muito na estrada da vida e era conhecido por representar a tristeza de modo alegre. Seus sambas sempre alegravam as noites de todos. Ótimo boêmio, e encantado pela cidade paulista, o grande Barbosa, nasceu em Valinhos mas demonstra muitos outros lugares de sampa. Autor de "Trem das Onze" o hino do samba em São Paulo, ficará para sempre eternizado não só por este LP, mas por toda a sua obra e estilo.