Demônios: em quadrinhos

Demônios: em quadrinhos Aluísio Azevedo
Eloar Guazzelli

Resenhas - Demônios

Kam 27/10/2023

É bonzinho. É bom para passar o tempo, interessante. Perto do final achei que era uma coisa, mas quando chegou no final criei meio que uma teoria que tinha tudo a ver com o fim, mas depois percebi q fui enganada. gostei.

Corvo_Literário 19/06/2023

Me surpreendeu
Até esse momento, meu contato com esse autor ficou limitado aos seus romances, por isso existe uma maneira diferente de aproveitar essa obra, se antes eu estava acostumada com a leitura longa que é construída ao decorrer dos capítulos, agora senti como em poucas páginas Aluísio Azevedo consegue nos prender em uma história envolvente e nos fazer sentir um estranho interesse, algumas vezes mórbido, na vida dos personagens. Outro ponto que deve ser comentado é o fato de que o conto Demônios foi o precursor da ficção científica no Brasil e esse pequeno detalhe pode atiçar a curiosidade de mais leitores para o livro.

Ps: Talvez ache os textos de apoio um pouco pesados, então eu indico ler primeiro os contos e depois passar para o apoio.

maryelli0 01/06/2023

Gótico
Uma leitura rápida e interessante. Gosto muito do autor e da forma que ele escreve e com essa obra não foi diferente.
É um livro mais sombrio e tem uma essência de apocalipse zombie.

Gosto muito da descrição de ambiente e principalmente dos sentimentos dos personagens, uma forma que só o Aluísio consegue escrever.

Iza ð 13/02/2022

Eu não estava esperando por nada
Comecei a ler o livro sem espectativa nenhuma, não li nem a descrição. Mas fui surpreendida no início do livro, realmente senti toda aquela aflição do personagem ao desespero de não amanhecer.
Ao decorrer da leitura me perdi em algumas partes, mas isso foi ocasionado só por questões de vocabulário.
Bem, posso dizer que esse é um bom conto para se ler na madrugada, ou não.

tacizera 01/02/2022

Demônios
Achei interessante, é sempre bom ler contos brasileiros que não sejam somente realismo ou naturalismo, abre os nossos horizontes sobre os autores clássicos

Bela 30/12/2021

Demônios
Nunca gostei da escrita desse autor. Já li o Cortiço e Casa de Pensão, absolutamente nada me fez gostar da leitura. O conto não mudou nada

nicolasramos 01/11/2021

É importante ressaltar que obras como ?Demônios? abriram portas para a ficção cientifica na literatura nacional. Aluísio Azevedo desbrava uma porção de terra inexistente durante o século XIX, ao passo que serve o gênero do horror, também tão escasso por aqui, de acompanhamento para criar uma trama excepcional que pouco se preocupa em atiçar perguntas e formular suas respostas. Seu foco neste conto é puramente imergir o leitor em uma atmosfera densa como o ósmio, optando pelo gótico como principal guia e trajando o que há fantástico com o realismo. O autor instiga o medo com cautela enquanto acompanhamos o protagonista por uma trajetória desesperadora pelas ruas do Rio de Janeiro. Com o passar das páginas, a agilidade dos acontecimentos vai se intensificando, dando espaço para uma metódica sobre-humana, acionando a filosofia do ser e do existir, do pensar e do questionar. Aluísio inspira criatividade ao destrinchar um fluxo metamórfico divino.

Essa obra me lembrou bastante ?Aniquilação? de Jeff VanderMeer e também me aludiu ao ?A Cor Que Caiu do Espaço? de H. P. Lovecraft. Ambos me serviram de base para vislumbrar interpretações para os acontecimentos aqui: seria sobre uma invasão alienígena? Corpos estranhos que se fundiram com as esferas terrestres, alojaram-se no planeta Terra e, aos poucos, passaram a transforma-lo como conhecemos?

Lucy 01/08/2021

Laura no livro
Eu peguei pra ler em busca de terror e suspense e me admirei ao ler em um autor clássico.
Acho que foi a primeira leitura que fiz deste autor, séeeeeerioooo.
Depois fui ler o cortiço e descobri a quarta cena mais linda da literatura pra mim!
Pois é, a Laura deste conto é um tanto acessório, mas eu acho ela apaixonante, pois é visceral, né?
Tanto quanto o protagonista, pois ambos se pegam em uma narratuva bastante apocalíptica que não se nega nada para um The walking dead da vida.
É movimento constante, o que me deixa muito feliz em qualquer texto, manter movimento, me fazer questionar, como narrativa, o que o autor quer com aquilo, e ainda ser bem simples em si.
É um texto que eu adoro, pois parece que foi escrito de sopapo e ainda com um que maroto e para resolver um problema aqui e ali de que o autor precisava na hora. Maestria na escrita, esperteza no trato, gingado e pá, toma o texto.
Acho que dentro das identodades de Laura, este me deixa bastante satisfeita. Acabo de descobrir que há uma versão em HQ e queo ver a parte de nudez como é resolvida, pois apare ta ser daquela feita para os xófens gostarem de clássicos e, bem, ... ahahhaha é garantido que vão gostar desse em HQ.
Sim, se tem uma coisa que Aluísio tem é sensualidade, e aqui beira à explosão, vc fica esperando o momendo da devassidão, mas não chega lá, o coelho não escapa das mãos...
Pois é, recomendo e ele é um texto de livre circulação no domínio público , no kindle é gratuito e há audiolivro também!

Jordana.Hartmann 16/03/2021

Trevas, trevas e mais trevas....
Um livro um tanto interessante.
Faz você pensar, por mais que tenha partes que são verdadeiro enigma.....
Um livro legal, para uma leitura num dia chuvoso, no frio...
Recomendo, mas não com toda vontade....

ElaManoela 23/09/2020

Demônios
Em "Demônios" um jovem escritor com insônia nos arrasta pela narrativa de um mundo de horrores, tudo está escuro, acabado, morto.
Em desespero, o jovem vai em busca da amada, que em um primeiro momento acredita estar morta. A amada acorda e os jovens se aventuram no mundo de escuridão que os aguarda. Logo começam a passar por mudanças psicológicas e físicas, passando a viver como um só, como parte desse novo e selvagem mundo.
O fim do conto guarda uma surpresa interessante.

Marcos.Santos 14/07/2020

Tive dificuldades na leitura desse conto, achei muito difícil, e a história um tanto fantasiosa demais, porém, é um prato cheio para quem gosta de terror e quer prestigiar obras nacionais.

Julyane Polycarpo 07/05/2020

Gostei da ideia
Gostei da ideia de ser uma HQ, mas fiquei um pouco perdida em uns pontos na estória. Indico para quem já leu a obra de Aluízio de Azevedo.

z..... 12/11/2019

Adaptação em HQ (Peirópolis)
Sombrio, surreal, surpreendente, sensacional! Prende a atenção do início ao fim, com dois momentos viscerais, provocativos à reflexão.

Tem o despertar num mundo em trevas, onde a solidão e incertezas instigam loucura, com a personagem sofrendo numa noite sem fim, desesperada por entendimento, introspectiva, perdida em incompreensões, a ponto das ideias e descobertas serem dolorosas na percepção das peculiaridades daquele mundo, fustigando o desespero tal qual um demônio. É a solidão e entrega ao medo, expressa principalmente na visão de todas as pessoas mortas para o protagonista-narrador.

Depois a confiança renascendo do amor, que brota no reencontro com a amada Laura. Em seu estado tenebroso e esquisito, até então entregue à morte e loucura na solidão, o casal é transformado pela cumplicidade no reencontro, numa força que substitui o medo por desafio à sobrevivência, neste conto desenrolando-se surrealmente, dando sensação duma história comum, repetida por gerações, até o fim dos tempos.

Não conhecia o conto e agora está entre meus preferidos.

Entre as abordagens possíveis, achei interessante também o texto de apresentação equiparando o momento às perspectivas de descoberta do mundo por Adão e Eva após saída do Jardim do Éden, onde as apreensões instigavam temor e terror do desconhecido na interpretação editorial. Curiosa a analogia...

Em relação à adaptação em HQ, o texto fantástico sobrepõem qualquer ilustração, seja tosca ou não (e são). Os desenhos, diante da grandeza narrativa, são insignificantes. Aspecto curioso, pois costumo basear as avaliações de quadrinhos (assim como a maioria dos leitores, creio) boa parte instigado pela concepção visual da obra.

Sem mais lengalenga, o conto é uma obra-prima de Aluísio Azevedo.

Flavio 10/01/2018

Melhor é impossível
Demônios é um deleite de se ler. A narrativa nos envolve com o que a nossa língua portuguesa tem de mais encantador, a eufonia e a beleza das palavras. Sabe aqueles momentos, durante uma leitura, em que nos deparamos com uma frase tão harmônica que fazemos questão de lê-la em alto e bom som para adoçar os ouvidos? Pois é, este conto de Aluísio Azevedo é TODO assim.

Ele narra a história de um homem comum, um escritor, que acorda no meio da noite e ganha uma bela insônia. Começa então uma sequência surreal de acontecimentos (tudo muito bem narrado em primeira pessoa) que nos deixa em constante estado de apreensão e curiosidade. E quanto mais o personagem vai desbravando essa madrugada sinistra, mais aterrorizado nós ficamos. E prepare-se pois a trama toma rumos imprevisíveis. Vai do terror para o fantástico e mais além, para a pura ficção cientifica. Eu, literalmente, viajei junto com o personagem noite adentro percorrendo os sinistros caminhos de sua cidade macabra. Para não ser estraga prazeres só digo que o final foi puro êxtase. Descobri, mais tarde, que esse conto é considerado por muitos (e não me pergunte quem são os "muitos") o precursor da ficção científica brasileira.