99 Dias: 1 Complicado Amor de Verão

99 Dias: 1 Complicado Amor de Verão Katie Cotugno

Resenhas - 99 Dias

Galáxia de Ideias 16/02/2018

Real em tudo, até mesmo nos erros cometidos pelos protagonistas
99 dias foi um livro que peguei por pura curiosidade. Vi várias pessoas falando sobre ele, sobre o tema que aborda e curiosa nata do jeito que sou, acabei não resistindo. O que não imaginava era que gostaria tanto do livro, e até arrisco a dizer que será um dos melhores do ano. Mas ai vocês devem se perguntar então do porque das quatro estrelas. Na realidade ele foi 4,5 mas como não fracionamos nota aqui no Galáxia, arredondei pra baixo e vou explicar porque dele não ter sido 5 estrelinhas.

Apesar de ser um livro juvenil, ou até mesmo um new adult leve, o livro trás um assunto muito importante: a diferenciação de gênero quanto ao julgamento. A grande questão do livro é que a protagonista e seu cunhado erram, mas somente ela sofreu retaliação sobre isso. Ela se tornou "vadia", "suja", "piranha", e mais inúmeras ofensas de baixo calão enquanto ele o "pegador" e o clássico "mas ele é homem". O cara é exaltado, enquanto a mulher é rebaixada e humilhada.

Conseguem entender onde quero chegar? Essa ação de julgamento por parte da sociedade tem um nome: slutshamming. É o ato da mulher ser ofendida enquanto o homem não sofre nada. Sabe o que mais assusta nisso, é que as ofensas vem por meio de outras mulheres. É como se fosse mais fácil colocar 100% da culpa em cima da mulher porque o "homem é homem e foi só seduzido". Sempre tive um pensamento muito inflexível em relação a traições. É preciso duas pessoas conscientes para que ela aconteça. Não existe isso de foi "só um momento", ou que "não estava pensando direito". A culpa é de ambos e ambos merecem o mesmo "julgamento".

O livro não fala somente sobre isso, ele trás outros assuntos como o perdão. Pertinente não? Molly errou e precisa ser perdoada, mas sua mãe também errou e precisa ser perdoada. No entanto é diferente quando é com a gente não é mesmo. Com elas rola a quebra de confiança e a ruptura de uma relação entre mãe e filha. É claro que Molly errou com a traição, mas é difícil pensar dessa forma quando sua própria mãe expõe isso, não somente para sua cidade como também para o país todo. Na adolescência tudo é amplificado, tudo é complicado e tudo parece que é o fim do mundo. Vamos unir esses fatos ao sentimento de que "nada disso estaria acontecendo senão fosse pela minha mãe". Difícil não se identificar não? Mesmo que você nunca tenha passado por algo do tipo, é difícil não se pegar imaginando o que faríamos em seu lugar, e pra mim a resposta é simples: a mesma coisa.

Molly sente tudo com muita intensidade, desde tristeza, felicidade, descontração, mas também é confusa com a mesma intensidade. Veja bem, a forma como as coisas acontecem, ela se vê acuada e foge deixando tudo em aberto. As pessoas que ficaram também não tiveram um encerramento, e eu particularmente acredito que para conseguirmos encarar outras etapas de nossa vida, tudo precisa ser encerrado, e esse é o grande plot do livro. Encerrar e seguir em frente. Mas como fazer isso quando seu ex-namorado não segue em frente e começa a te procurar, quando sua melhor amiga ainda se recente por ter sido abandonada, quando mal consegue olhar para cara de sua mãe, e ainda quando está se apaixonando pelo cara que lhe ajudou a destruir sua vida? Isso foi o que mais gostei em 99 dias, ele é simplesmente verdadeiro de mais. As atitudes dos personagens são verdadeiras, os erros que Molly comete tentando consertar o passado são coerentes. A história em si é verdadeira, até mesmo o slutshamming que acontece é real pois é exatamente isso que acontece nesses casos, mulheres viram-se umas contras as outras. Triste, porém real.

Os personagens do livro são carismáticos e envolventes. A autora nos faz sentir tudo o que eles sentem. A esperança de Gabe em enfim poder ficar com o seu amor do passado, a amargura de Patrick em ver sua ex-namorada, que ainda nutre sentimentos, com seu irmão. A raiva da Julia por sua melhor amiga trazer intriga pra dentro de sua família. A decepção de Imogen por ter sido abandonada por sua melhor amiga enquanto ela sempre esteve ao seu lado. A cautela de Diana quando fala com a filha temendo que o laço delas se rompa de vez. E por fim as dúvidas e inseguranças de Molly. É ela confusa sobre o que sente, não sabe o que deve fazer, e de fato se deve fazer algo. A maioria das coisas que acontecem com ela é totalmente fora do seu controle, e assim, se vê em situações que nem deseja. É como disse, ela precisa de um encerramento pois está apaixonada por Gabe, mas ainda ama tudo o que Patrick lhe representou, afinal, não se esquece anos da sua vida num passe de mágica. De longe meu personagem favorito foi Gabe, ele é recíproco, dedicado, amável e apoia Molly em tudo. Já Patrick mereceu todo desgosto que senti por ele. Conforme o livro foi passando comecei a entender como as coisas chegaram ao ponto dela ter o traído com o irmão. Não digo que ele mereceu, mas também foi responsável em partes. A relação que eles nutriam era quase abusiva. Ele não queria que ela saísse com mais ninguém, e somente que ficasse com ele, que dependesse dele para tudo, e quando Molly percebe isso sente-se sufocada.

Acho que já deu pra perceber que o livro aborda muitos assuntos que merecem ser discutidos, não é mesmo? A autora consegue tratar de cada um com uma delicadeza ímpar sem que nenhum ficasse superficial ou irrelevante. Desde o slutshamming, relacionamento dependente, escolha de cursos para faculdade, perdão, superação, e fechamentos de ciclos de nossa vida. E ai entramos no motivo do livro não ser 5 estrelas já que o achei tão sensacional. De fato ele é maravilhoso e sensacional, mas o que me faz favoritar um livro e dar nota máxima é quando chego ao final e me sinto completa, e infelizmente senti que faltou algo para 99 dias ser perfeito. Senti o final muito aberto e só entendi a razão quando descobri que o livro tem uma continuação (quase chorei de alegria). Acho que esse livro é daqueles que são 100% perfeitos quando a história enfim se encerra, e foi isso que senti falta, de uma conclusão definitiva (rocco, por favor, publica logo hahah).

Enfim, a resenha ficou imensa pra variar só um pouquinho, mas não teria como ser menor por conta da infinidade de assuntos que o livro aborda. A autora Katie Cotugno merece todos os aplausos por uma obra tão completa e real. Recomendo o livro para todos, e até peço à vocês uma coisinha quando forem ler. Se dispam de julgamentos, pensem que essa é a história de uma amiga, ou até uma irmã mais nova, Molly não merece seu julgamento mas sim sua compreensão, deixe para julga-la ou entendê-lá ao final da leitura. E sabe por quê? Em algum momento da nossa vida já fomos "Molly", ou conhecemos uma "Molly". Garanto que isso lhe fará ler 99 dias de uma forma totalmente diferente.

site: http://www.galaxiadeideias.com/2018/02/resenha-99-dias-por-katie-cotugno.html
Andressa Oliveira 28/03/2020minha estante
Sua resenha foi maravilhosa, tive as mesmas impressões sobre o livro. Qual o nome da continuação? Já tô feliz com a informação ????

Julya 29/04/2020minha estante
Oi, qual o nome da continuação? Amei a resenha!

Keyê 12/05/2020minha estante
Alguém sabe o nome da continuação? Não achei

MiPaterno 18/05/2020minha estante
?9 days and 9 nights? a continuação

Natalia.F 05/06/2020minha estante
Spoiler...
O tema da história em si é um tema muito bom para se discutir mas não gostei como foi abordado aqui. Como vimos a Molly não errou sozinha mas só ela levou a culpa...mas o que poderia ter sido um aprendizado para ela em relação as consequências dos seus atos (falando em relação a perder a amizade de infância e ferir pessoas que a amavam) não aconteceu e ela vai la e comete os mesmos erros.
Outra coisa que não gostei foi a mãe dela não ter refletido e se arrependido com o que fez com a filha. Não engoli aquela história que ela é uma escritora, como se isso fosse uma boa razão para acabar com a vida da filha.
Esperava o final que teve mas queria que a conversa que ela teve com Patrick fosse uma conversa de verdade e que eles falassem tudo.
No final parecia que nenhum deles gostava dele de verdade e so queriam disputar um com o outro para vê quem ganhava.

Mah~ 04/07/2021minha estante
EU SIMPLESMENTE AMEI a resenha, printei ate o final pq deu um quote PFTO.....

Ana 02/01/2022minha estante
Concordo!! A história abordou assuntos importantes e Gabe foi de longe meu favorito, Patrick só fazia encher o saco, obviamente q não tô tentando anular o q Molly fez.

Larissa Destro 19/03/2022minha estante
Resenha perfeita, tbm printei o final! ?

danixx1 04/08/2023minha estante
Você acalmou meu coração com o lance do "tem continuação" (cheguei atrasada nessa festa)

Giovana 16/05/2022

99 dias e 1 complicado amor de verão
se você tá procurando uma história de amor complicada e envolvente, te indico a história da Molly barlow. A leitura desse livro, para mim, foi como estar numa montanha russa. Passei raiva, fiquei triste, feliz e aflita.
Katie procurou contar a história de amor da Molly de um jeito bem divertido, dia após dia, ou seja, 99 dias em páginas surpreendentes e motivadoras.
Em muitas partes do livro, eu me identifiquei. Afinal, quem nunca se viu em uma situação de amor complicada? ??
Thais645 16/05/2022minha estante
Parece legal esse livro!

Giovana 16/05/2022minha estante
a minha experiência foi muito boa, vale a pena ler! ?

Karen | @encontradanoslivros 11/12/2020

Você disse barraco?
Esse livro é, como já diz o subtítulo, "1 complicado amor de verão" e bota complicado nisso viu?

99 dias conta a história de Molly Barlow que traiu seu namorado, já é ruim o suficiente, porém não bastando trair: ela o traiu com o irmão dele. E para completar o pacote, sua mãe que é uma escritora colocou essa história em um livro, que se tornou um bestseller. Para fugir da onda de ódio fuminante e olhares tortos na cidade onde morava, Molly foi estudar fora, mas agora ela está de volta para as férias de verão antes de começar a faculdade, tendo que bater de frente com seus problemas.

Esse livro foi capaz de me fazer entrar em discussões morais e éticas comigo mesma. É um livro sobre traição e perdão (e um bocado de amor). É muito difícil gostar da maioria dos personagens do livro por conta de todos os fatos ocorridos, mas você acaba que... meio que torcendo para eles se acertarem.

Se você, querido leitor, gosta de uma fofoca boa ou de uma treta ao vivo, talvez esse aqui te ofereça bastante conteúdo. (Ou pelo menos você vai ter um sentimentos conflituosos que nem eu).

Interessante, rapidinho e com pontos bem trabalhados. (E com o único final possível).

Resenha também no meu IG, @encontradanoslivros

site: https://www.instagram.com/encontradanoslivros/

Leticia.Santoss 04/04/2021

Um pouco mais do que um romance adolescente
Quando vi esse título na Amazon e li a sinopse, a primeira coisa que pensei foi: ótimo, um romancinho adolescente para me distrair. Comprei esse livro na promoção e quando eu peguei esse para ler, eu esperava uma história bem leve e divertida. Daqueles que você lê tranquilamente com um sorriso no rosto. Entretanto, encontrei bem mais na história de Molly Barllow do que um triângulo amoroso bobo. Devo dizer que eu me surpreendi positivamente com ele. 99 dias e um complicado amor de verão traz muito mais do que uma história young adult ¹, ele também traz reflexões. Não sei se era essa a intenção da Katie quando escreveu, mas eu não pude evitar ficar pensando na Molly e em como as pessoas responsabilizaram só ela pelo que aconteceu nessa confusão envolvendo os dois irmãos Donelly.
Fiquei me perguntando, quantas vezes uma mulher foi culpada pela o que houve de errado seja em um relacionamento ou não. O termo “slutshaming” pode ser uma palavra apropriada por aqui. Duas pessoas cometeram um erro, entretanto apenas uma delas paga por isso, sendo constantemente ridicularizada a ponto de querer fugir para bem longe. Fora os atritos de relacionamento entre mãe e filha
Não se assustem por toda essa reflexão, se o seu intuito é apenas se distrair esse livro também serve para você, não deixa de ser interessante ouvir as aventuras de Molly no verão de Star Lake e como ela lida com as coisas que ela “precisa concertar” e as paixões que se despertam nesses três meses.
Ps: O amor complicado de verão, é realmente complicado >.<

¹ young adult - jovem adulto

Caroline.Velani 21/11/2020

99 Dias: o que foi isso?
Consegui driblar um pouquinho a ressaca literária e me arrisquei a ler um livro que há muito estava parado na estante, principalmente porque quando conheci todo mundo falava bem, e então as avaliações foram caindo e eu fiquei um pouco insegura. Porém, estou muito feliz por ter completado essa leitura, apesar dos pesares.

Em 99 Dias: 1 Complicado Amor de Verão, nós conhecemos Molly, uma menina que acabou de se formar no ensino médio em um colégio só para meninas após fugir da sua cidadezinha natal, quando traiu o seu namorado com o irmão dele e ao desabafar com a sua mãe, uma autora, teve sua história transformada em um best-seller, o que tornou sua vida um tormento. Agora, em casa novamente enquanto decide o que vai cursar na faculdade, Molly é obrigada a suportar provocações e maldades em seu pequeno círculo social e se afunda cada vez mais em confusões enquanto tenta recuperar suas amizades.

A questão toda é: será que ela foi a única errada na história?

Gente, eu confesso que essa leitura me pegou de jeito. É cada coisa que a nossa protagonista precisa suportar por causa de suas ações passadas que tinha horas que eu até me engasgava, querendo gritar por ela. Eu acredito que MUITAS coisas estavam erradas com MUITAS pessoas ali naquela cidade. Patrick não é um anjinho, um coitadinho, apesar de Molly ficar se culpando por tudo o que aconteceu. Em alguns momentos até cheguei a cogitar um relacionamento abusivo, será? Pode ser que não, mas é o que eu penso. A forma como o Patrick mexia com a cabeça dela, e com a capacidade dela de tomar decisões por conta própria, me incomodou profundamente, porque isso não é normal. O Gabe, bom, eu entendo o lado dele, mas toda essa falha no relacionamento entre os irmãos também me deu uma coceirinha interna porque isso afetou 1000 vezes mais a Molly do que os bonitões, totalmente injusto, o que deixou bem claro a diferença de tratamento entre mulheres e homens quando algo em específico acontece. Não vou nem falar da Julia, quem supostamente era amiga de Molly.

Por causa disso, e mais alguns detalhes que achei que a autora poderia ter tomado o cuidado na hora de desenvolver, como por exemplo: o fato de que a mãe da Molly simplesmente publicou um desabafo da filha e arruinou a saúde mental dela e não teve remorso nenhum apenas disse "eu sou uma autora, transformo fatos cotidianos em histórias" TIPO MEU DEUS, QUE INVASÃO DE PRIVACIDADE, precisei dar 4 estrelas.

Enfim, eu acho que algumas coisas, alguns eventos, poderiam ter acontecido de forma diferente, menos looping, e mais atitude, a Molly me irritou em alguns momentos e a evolução dela demorou BASTANTE para chegar, sim, mas ainda acredito que esse livro é muito mais pesado do que parece e muito mais importante para reflexões, porque são tantas coisas que são preocupantes, polêmicas, e que não se prendem apenas à ficção, isso realmente acontece na vida real...

Me surpreendeu bastante, acho uma leitura super válida.

Mimi 27/06/2020

Inesperado.
O livro é realmente uma surpresa, uma linguagem simples e uma história envolvente. O triângulo amoroso movimenta a história e permite que o leitor crie sua aposta sobre com quem a protagonista vai terminar. O cenário é muito coerente com a narrativa, a adolescência tem essa confusão de sentimentos. Estou bastante satisfeita.

Mônyca 29/08/2020

Romance adolescente com final não previsível? Gostamos.

E deixa a reflexão: pq as mesmas atitudes tem consequências diferentes para homens e para mulheres?

Isa 04/07/2021

Tinha tempo que queria ler esse livro e como queria uma leitura leve resolvi tentar. Não consegui gostar de jeito nenhum da personagem principal e achei as coisas que ela faz muito: aímeudeusquemeninaburra.

Mirele Saionara 02/05/2020

#desafioSKOOB
No começo eu senti mta empatia com a protagonista, cheguei até a sentir pena, do meio pra final mudou para ranço, o final achei bem sem graça e tal !

_navalles 24/05/2020

99 dias ? Um complicado amor de verão

Molly é uma jovem que namora Patrick, porém em uma noite ela acaba traindo ele com seu irmão Gabe. Molly arrependida pelo que fez e sem saber o que fazer conta para mãe todo seu segredo.
A mãe de Molly é escritora e acaba escrevendo um best-seller sobre a historia da filha. Todos na cidade tomam conhecimento do segredo de Molly e ela decide fugir e morar em colégio interno.
Depois que terminou os estudos Molly volta pra casa por 99 dias, durante as férias de verão. Na cidade ela continua sendo ridicularizada, humilhada e ameaçada. Ela acaba arrumando um emprego de verão em um hotel local durante os dias que ainda faltam para ela ir a faculdade.
Durante esses dias ela vai entrar num dilema entre o ex namorado e o irmão dele, quem ela realmente ama e se o erro pelo acontecido foi somente dela ou existia outras coisas acontecendo entre eles antes.

-- Depoimento Pessoal ?

Este é um livro de amor e ódio, Molly é uma adolescente que comete seus erros, porém os erros não são somente dela e é incrível como podemos ver o papel da mulher nesse livro o quanto o julgamento das pessoas e as punições recaem somente nela. Também temos indícios de um relacionamento que não era saudável, claramente era bem possessivo, porém o único erro que as pessoas enxergar é o da Molly.
Também me incomodou muito o fato da mão abrir para o mundo todo o erro da filha, nós confiamos piamente em nossas mães e ela vai e abre os segredos mais obscuros da filha.
Está longe de ser um favorito.

Bru 21/04/2020

Bem chatinho
Livro que eu teria gostado na minha adolescência, mas agora com meus 29 anos já não gosto hahaha
Narrativa cansativa e repetitiva (sorte que a maior parte dos capítulos são pequenos, então consegui ir parando e respirando fundo para não jogar o Kindle longe hahaha).
Molly não fez nada sozinha, mas aparenta que sim. Não sei quem é mais chato e cansativo na estória: Molly, Júlia, Gabe ou Patrick?

13/06/2021

Descoberta
Foi um livro que comprei porque estava na promoção,comprei pela capa e adorei a história. Trás uma profunda reflexão sobre a questão do julgamento das mulheres. Foi uma descoberta e quero ler outros livros da autora.

Raí­za 13/07/2020

Bom livro
Quando comecei a ler o livro, achei que seria um romance adolescente bem levinho e bobo. Não foi bem isso que encontrei no livro, mas foi uma boa surpresa. O livro ainda é sobre conflitos adolescentes, mas não e tão superficial ao demonstrar os conflitos dos personagens. Os personagens são cheios de defeitos, o que os torna mais reais e isso é muito bom.
Além disso, achei a forma de divisão dos capítulos muito legal e depois de me irritar muito com as ações da personagem principal, devo dizer que o final me deixou satisfeita.

Maressa 24/04/2020

Respira 1 2 3
Até agr eu só fiz resenha positiva, mas não dá, esse livro me irritou e uma forma.
A leitura é rápida, não tenho o que reclamar disso, mas a situação me deu muita raiva. Não sei como uma mãe expõem a filha esse jeito só pra o seu sucesso. Sei que existe esse triângulo amoroso que sufocam mais do que tudo, mas não vi evolução de nenhum personagem, achei os três um saco. A Molly sabe que está errada mas continua errando mas não tenta melhorar, machucando as únicas pessoas que se importam com ela.
Sei que o livro traz temas importantes (como a mulher é a única julgada quando comete uma traição ), só que esses temas ficaram em
segundo plano.
Terminei a leitura pq a dinâmica é rápida e os capítulos são pequenos se não eu abandonaria

Yara 27/05/2020

delicinha pra um dia tedioso
achei esse livro no comecinho da quarentena com e-book gratis no Amazon, baixei sem pensar 2 vezes porque cavalo dado não se olha os dentes mas ACHAVA q não ia gostar, tava com um pré conceito de que era bem teen e talz ANYWAY
um dia desses sem absolutamente nada pra fazer deitei na rede comecei a ler e ~surpresa~ não parei ate ter acabado. numa tacada só. Inicialmente senti uma empatia muito grande pela personagem pq o q a mãe dela fez com ela foi
basicamente uma PUTA TRAIÇÃO mas do meio pra frente ela faz umas cagadas q eu ficava olhaaa não vai dar pra te defender assim. gostei dos personagens gostei da trama e diferente de quase todo mundo gostei do final! acho que era o q a personagem precisava pra amadurecer e começar um novo capitulo. Apesar da minha nota eu recomendo sim hahaha uma delicinha pra um dia tedioso :)