A busca do Jesus histórico

A busca do Jesus histórico Albert Schweitzer

Resenhas - A Busca do Jesus Histórico

_Du_ 19/01/2011

Com o seguinte comentário, Schweitzer , define a importância do trabalho alemão na teologia:
“Quando em algum tempo futuro quando o nosso período de civilização estiver completo perante os olhos das gerações vindouras. A teologia alemã se destacara como um fenômeno único na vida mental e espiritual de nosso tempo. Pois em nenhuma outra parte, a não ser no temperamento alemão, pode se encontrar com a mesma perfeição o complexo vivo de condição e fatores – pensamento filosófico e agudeza critica, visa histórica e sentimento religioso sem as quais nenhuma teologia profunda é possível.”
Ao delinear o curso do pensamento alemão, nas tentativas de descrever a vida histórica de Jesus. Tendo em mente o problema da harmonia entre os quatros evangelhos. A consciência messiânica de Jesus, suas decisões, os milagres, a falta de conexão entre os relatos. A possibilidade essênica judaica. A omissão de importantes fatos históricos. Schweitzer mostra como grandes mentes tentaram com racionalidade e pensamento crítico vislumbrar tudo o que existe de histórico nos relatos a cerca da vida de Jesus.
O resultado? Um tratado histórico analisado de forma meticulosa que resultou em uma definição teológica de cotidiano, contemporaneidade e política que influenciaram a vida de Jesus.
Eu recomendo.
Edy Marques 16/11/2017minha estante
muito bom Edson. Pretendo ler esse livro e conhecer mais sobre o assunto. Obrigado por resenhar.