O Amigo Alemão

O Amigo Alemão Adam Makos
Larry Alexander

Resenhas - O Amigo Alemão

Gaja Rocha 10/01/2024

Humanidade em plena guerra.

Larry Alexander, com a colaboração de Adam Makos, estava apenas começando um jornal de pouca tiragem, mas que vinha tendo um crescimento contínuo. Larry iria fazer uma pequena reportagem sobre um soldado alemão que poupou a vida de um soldado americano.

O soldado alemão não era nazista, e nem ele nem seus pais (ele não votou anos antes porque era muito novo) eram partidários do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães. Sabemos que, com uma votação de 44%, Hitler tomou o poder e instaurou a ditadura.

O autor do livro, a princípio, não tinha a intenção de escrever um livro; a intenção era uma publicação jornalística. Primeiramente, ele procurou o americano, mas o mesmo disse que o herói era o alemão e que o mesmo vivia no Canadá, e ele deveria procurá-lo. Foi quando ele viu que uma reportagem seria pouca coisa diante da importância e do grande fato humanamente imprevisível que veio a ocorrer. Foi então, com a autorização dos dois personagens, que ele veio publicar essa grande obra!

Um livro histórico, a humanidade dos alemães era maior que a dos ingleses e a dos norte-americanos. Os combatentes da aviação não gostavam do partido e muito menos de Hitler. Um livro emocionante!

Sheila150 09/07/2023

As incríveis histórias reais
História real, bem escrita, com detalhes para quem gosta do tema Segunda Guerra. Não sei como ainda não fizeram um filme baseado nesse livro. Vale muito a leitura. Comprei pra matar tempo numa livraria de aeroporto... Me surpreendeu demais!

dieizon 13/12/2022

Historia épica da segunda guerra
História muito boa onde vemos que mesmo lutando em lados opostos em uma guerra podemos ter atos de bondade.

Laura 28/05/2022

História impressionante sobre um acontecimento real da 2a Guerra Mundial sob o ponto de vista do piloto alemão Franz Stigler e do piloto americano Charlie Brown. Além de contar sobre o fato que conectou a vida desses dois pilotos para sempre, também mostra uma visão interessante e detalhada sobre o funcionamento da Força Aérea Alemã e suas relações com o governo nazista.

Marina 01/05/2022

História de Guerra
Pela indicação que me deram e por alguns comentários lidos, esperava que fosse um livro mais emocionante, mais "tocante". É um livro bom, a história é única e verídica, mas ao longo do livro parece estender muito em histórias pouco envolventes. A introdução empolga e então demora até chegar nas partes principais.
A parte boa é o piloto alemão Franz que mostra que a guerra não é tão patriótica e às vezes o "lado" mais forte é o humano.

Gabriel 01/01/2021

Sabaton e a história
A música 'No Bullets Fly" da banda Sabaton retrata a história (recomendo). E também recomendo e muito o livro. É uma história fascinante até as últimas páginas.

Mário 04/10/2020

Guerra e Paz
Na batalha pela conquista do espaço aéreo e em meio a luta pela sobrevivência um episódio de arriscada benevolência de um piloto de caça alemão, que poderia render-lhe a corte marcial, com a tripulação de um avariado e extremamente vulnerável bombardeiro americano transforma-se em gratidão e profunda amizade após uma espera de mais de 40 anos pelo reencontro.

Apesar de bonito exemplo de solidariedade e gratidão a obra não se aprofunda em retratar os terrores da 2a guerra e as feridas psicológicas impostas aos que lutaram.

Bom passatempo.

Hayanne Lins 12/04/2020

Maravilhoso
Um dos melhores livros que eu já li!

Bricio Cruz 21/02/2019

Quando vi o título desse livro pela primeira vez, fiquei intrigado, quando li a sinopse, me apaixonei.
Quando ganhei esse livro de natal de 2018, tratei logo de inserir na minha meta literária de 2019. Ansioso para ler, comecei antes do previsto e já na introdução me emocionei.

Tenho lido muitos livros de história reais de pessoas que vivenciaram a II guerra mundial, e nesse, pude observar através de um ângulo totalmente diferente que já havia lido, os ares.

Com essa leitura aprendi que Nazistas e Alemães, são coisas completamente diferente.

A narrativa é detalhada em cada treinamento, cada batalha, para que você possa entrar na tensão e sentir a emoção como a do piloto dentro de sua arma de guerra alada. Mas nesse livro você também acompanha uma perspectiva totalmente diferente te fazendo questionar o preconceito sobre o lado inimigo, pois nem todos ali compartilhavam das ideais e dos horrores vividos na II guerra.

Havia, ali, um código de honra entre os aviadores que o deixavam humanos, tal humanidade que forjou a amizades entre 2 pilotos que lutavam em lados opostos. Uma história fantástica que se duvida ser real, mas é, e que não merecia ficar arquivado na história, e assim após 8 anos de pesquisas, entrevistas e muito trabalho, essa história veio a tona através dessa obra magnífica por Adam Makos e Lerry Alexander.