Lima Barreto

Lima Barreto Lilia Moritz Schwarcz

Resenhas - Lima Barreto

Marriete 29/08/2017

Lima Barreto: Triste Visionário - Resenha Autora: Lilian Moritz Schwarcz
Lima Barreto ? Triste Visionário é uma biografia do autor do famoso clássico de nossa literatura, ?Triste Fim de Policarpo Quaresma?. Nela consta as origens, os dramas e as lutas de Lima Barreto, tanto na questão social quanto no aspecto literário.

Lilian Moritz esmiuça a vida dos antepassados do autor para que nossa compreensão sobre sua história e literatura seja mais abrangente. O livro se inicia nos anos do império, quando a escravidão, essa marca vergonhosa de nossa nação, ainda era uma constante. Marca que seguiu Lima desde sua infância e que o seguiu por toda a vida. Afrodescendente, Lima pautou sua carreira através da militância literária, chamando a atenção da sociedade para as diferenças sociais e raciais que marginalizavam a parte negra do nosso povo, tão merecedora como todos, de respeito e consideração.

Muitas vezes marginalizado e incompreendido, Lima angariou desafetos, pois além do sarcasmo e ironias inerentes de sua literatura, a vida boêmia que levava, não era considerada ?adequada? pelos literatos de seu tempo.

Lilian Moritz foi muito feliz nesse projeto, pois, além de nos trazer facetas da vida e obra de Lima Barreto, o conteúdo histórico que reuniu sobre nossa nação, desde a época do império é extremamente esclarecedor e delicioso!

Parabenizo também a Companhia das Letras pela linda edição que proporcionou aos leitores, com uma diagramação imensamente criativa e agradável.

#LimaBarretoTristeVisionário#LilianMoritzSchwarcz#Resenha#MarryAquinnah#Biografia#LiteraturaNacional#AutoraNacional#LiteraturaBrasileira#CompanhiaDasLetras#AmoLer#Instabooks