Os Médicos da Morte

Os Médicos da Morte Philippe Aziz

Resenhas - Os Médicos da Morte

DEA 12/11/2022

É um livro interessante, praticamente um documentário.
As primeiras partes são principalmente sobre os médicos nazistas e suas participações direta ou indiretamente no programa da eutanásia, as inúmeras pesquisas que geraram muitas mortes e sofrimentos às vítimas e também o julgamento em Nuremberg.
Na parte final, que eu achei mais interessante, mostrará a luta de algumas pessoas, inclusive religiosos, que tiveram a coragem de se expor e tentar evitar o programa da eutanásia.
Por último o livro dá uma geral de como Hitler subiu ao poder e fala sobre o início da Gestapo, e das SA e SS.

Para quem não tem nenhum conhecimento sobre como foi a Segunda Guerra, com certeza esse livro traz uma boa ideia das atrocidades cometidas pela Alemanha.

Para quem já tem o costume de ler sobre o assunto, ele traz várias citações inclusive de outras histórias contidas em outros livros. Isso não estraga a experiência, pois acaba sendo um complemento. No entanto achei que o livro se estende demais em pormenores que às vezes poderiam ter sido excluídos, o que tornaria a leitura menos cansativa.

É um calhamaço, uma leitura densa, até porque a história em si é pesada. Então sugiro intercalar com outros livros mais leves e ler devagar ?.

O livro me fez refletir sobre como no final da guerra, apenas foram julgados os Alemães e como a maioria dos livros só reforça esse lado. Mas e os outros países participantes?
E as bombas atômicas utilizadas pelos EUA principalmente para mostrar poder, inclusive à Stalin/Rússia?
E os ataques em Dresder na Alemanha?
E os médicos e principalmente cientistas que foram protegidos e usados pelos aliados, mais exclusivamente pelos americanos, para conseguirem aprimorar suas pesquisas em foguetes, etc?
E os japoneses que cometeram abusos sexuais contra mulheres e crianças coreanas?
E a responsabilidade dos aliados que souberam dos campos de concentração bem antes do final da guerra?

Quanto mais leio e aprendo sobre essa história, mais claro fica que a guerra não tem o lado bom, em todos os lados cometem-se abusos e crimes de guerra, no entanto apenas o 'vencedor' teve o direito de julgar e condenar.

Por fim o livro me despertou também a curiosidade em saber mais sobre a participação da igreja durante o nazismo, sobre o Papa Pio XII, e demais religiosos.

Portanto posso dizer que o livro atingiu seu objetivo, que é despertar o interesse em conhecer mais e refletir! Afinal, ?Um povo que não conhece sua História está fadado a repeti-la.? (Edmund Burke)

Lets_abueno 22/03/2021

O mundo deveria conhecer
Os Médicos da Morte traz relatos tenebrosos e horripilantes de médicos, assistentes e oficiais do Terceiro Reich durante o tempo que passaram realizando experiências nos campos de concentração nazistas.

Cada bloco deste livro é pertubador, num nível de envolvimento que nos faz querer ir até o fim, mesmo com o estômago embrulhado e os olhos rasos d'água.

Por mais trágico que ele seja, sinto que possui grande contribuição na difusão das atrocidades cometidas naquela gestão. Sem dúvida, é um olhar mais aprofundado da história, de uma maneira mais instigante e assustadora.

Erica 23/07/2019

As atrocidades da Medicina Nazista e suas cobaias humanas. Perturbador!
Não tenho palavras pra descrever os meus sentimentos lendo alguns trechos desse livro, acredito que foi um misto de choque, indignação, tristeza e raiva, é incompreensível e vergonhoso o quão monstruoso e doentio o ser humano pode ser, ainda mais se você unir maldade com o poder, é muito surreal! Já adianto que pra encarar a leitura tem que ter emocional forte e se você está no auge da felicidade vai bater deprê.

Esse livro é uma análise completa do horror que os judeus e inimigos em geral do regime nazista sofreram nas mãos de médicos alemães com alta formação científica, que em prol de ideologias que envolve a purificação da raça ariana realizaram experiencias horripilantes em seres humanos como castração, incineração de crianças, congelamento, transfusão de sangue, mutilação, eutanásia... e tudo de mais ruim que você puder imaginar, um verdadeiro cenário de horror, volto a dizer que essa leitura foi bem tensa.

Quando nós pensamos em Nazismo a tendência é a gente colocar tudo na conta de Hitler mas a verdade é que existiram outros demônios na guerra e essas pessoas apelidadas de “Senhores do Holocausto” tiveram poderes suficiente para minimizar os horrores que aconteciam nos campos de concentração, mas resolveram fazer disso o inferno na terra onde tinham pleno poder sobre a vida das pessoas como se fossem Deus.

Uma das muitas coisas que me chocou lendo é que mesmo os médicos nazistas sendo confrontados por vítimas e testemunhas no julgamento de Nuremberg, nenhum demonstrou arrependimento e muitos justificaram os seus crimes contra a humanidade como forma de avançar a medicina (Oi?), outros disseram que foi porque Hitler obrigou (aham) e alguns alegaram que não sabiam de nada (ah ta!) e muitas vezes eles justificaram as atrocidades em nome da “guerra” pois em outras condições eles jamais fariam isso, ou seja, tudo é culpa do estado, eles só foram “vítimas” do sistema (coitadinhos), o legal mesmo é que muitos vão acabar na forca (mas infelizmente muitos também vão escapar).

O livro é dividido em 4 partes, onde cada uma vai girar em torno das principais “celebridades” desse enorme genocídio como por exemplo Karl Brandt, Clauberg , Schumann, Gebhardt, Morell, Leonardo Conti, Heinrich Himmler, Goring, Goebbels... e claro que não podia faltar o “Anjo da Morte” Joseph Mengele.

Se você curte muito ler sobre fatos da segunda guerra mundial e tem muita curiosidade sobre o que foi o nazismo e o holocausto, essa leitura é fundamental e contem relatos bem chocantes sobre o que foram os experimentos nazistas e as suas cobaias humanas, o autor ainda traz por escrito falas do julgamentos de Nuremberg, alguns depoimentos de sobrevivente do holocausto, algumas fotos e bastante curiosidades desse período obscuro, como por exemplo o dia em que Hitler quase acabou com as universidades de Medicina na Alemanha e executou estudantes resistentes ao regime, colocando em risco o futuro da medicina alemã que até hoje gera polemica sobre a questão da sua relevância considerando os experimentos nazistas.

Embora a leitura seja bastante pesada, ainda assim eu recomendo, pois não tem como ignorar esse trágico acontecimento histórico, eu ainda achei a escrita do autor muito boa e de fácil entendimento, algumas partes foram repetitivas mas por outro lado foi bom pra fixar a história na mente e entender melhor o período e o contexto em que ela ocorre, portanto a minha dica é LEIAM!

“Parte da história deve sempre ser lembrada para jamais ser repetida”
Alcione13 23/07/2019minha estante
Excelente resenha como sempre. Parabéns. Está no Kindle. Lerei em breve

Erica 23/07/2019minha estante
Lê sim, vale muito a pena!
Pelo que eu entendi é uma compilação de 4 livros do autor sobre o tema, por isso das 800 pags, eu pretendia ler com mais tempo mas a leitura me prendeu bastante porque envolve a curiosidade mórbida sabe? Confesso que tive pesadelos com esse livro

Alcione13 24/07/2019minha estante
? um tema indigesto. Mas faz parte da história infelizmente. Vou procurar esse completo