João Cândido: A Luta Pelos Direitos Humanos

João Cândido: A Luta Pelos Direitos Humanos Paulo Corrêa Barbosa

Resenhas -

Lucas.Amorim 01/07/2022

As Chibatas da revolução de 1910
O livro conta a história do Marinheiro João Cândido e sua trajetória de vida. Sua infância, sua adolescência na Marinha Brasileira e como torno lider de um movimento pelos direitos humanos. Sua vida foi marcada de dificuldade, mas sempre foi perseverante em suas lutas.

Wallace17 30/07/2021

Viva João Cândido, um grande herói brasileiro!
João Cândido, a luta pelos direitos humanos. Essa fotobiografia do Almirante Negro é lindíssima. Faz parte do Projeto Memória, uma importante iniciativa de recuperação histórica brasileira. Conduzido pela Associação Cultural do Arquivo Nacional (ACAN), a Fundação Banco do Brasil e Petrobrás. Livro escrito por Marco Morel.

João Cândido, gaúcho, filhos de pais em situação de escravidão, foi o símbolo dos direitos trabalhistas e humanos em 1910 dos marinheiros. Líder da Revolta da Chibata, lutou por melhores condições de trabalho e sobretudo ao fim dos castigos cruéis impostos pelos os oficiais. Um reflexo da sociedade escravocrata brasileira, pois a grande maioria dos marujos eram negros e pardos. Ao compassos que os oficiais eram predominantemente de homens brancos. Então o açoite era mais que natural. O livro traça e panoramora das reinvindicações, a repercussão dos fatos pela mídia brasileira da época e sobretudo os desdobramentos pós revolta, na minha opinião o momento mais cruel do livro.

É uma leitura necessária, por que na escola, me lembro, a Revolta da Chibata foi um assunto de 5 minutos (e olhe lá, tô sendo generoso). Não é uma crítica a professora, ela era fantástica. Crítico o sistema público de ensino! ÉHORROROSO!!! Os alunos da rede pública de São Paulo são extremamente lesados.

De qualquer maneira, vamos recuperar o tempo perdido e pensar e maneiras autônomas para levar a história do Dragão do Mar para mais pessoas!

site: https://www.instagram.com/p/BtW08fmgxt1/