Era uma vez um sonho

Era uma vez um sonho J. D. Vance

Resenhas -

Rafael V. 20/11/2023

Ótima leitura
Fácil de ler, as opiniões sobre a região que ele morou são baseadas em pesquisas científicas, em dados estatísticos. Mesmo sendo um livro sobre americanos pobres e brancos, vale como paralelo para pensar sobre esses problemas no Brasil, principalmente as questões domésticas, como: drogas, abandono e falta de apoio familiar, falta de expectativas e falta de conhecimento sobre possibilidades de futuro.

Kiyo 26/05/2023

Minha humilde opinião
Ganhei ssse livro de uma amiga que leu e achou a história emocionante.
Uma autobiografia onde o autor conta sobre a sua infância no interior dos Estados Unidos,uma infância pobre, onde sua mãe era viciada em todos os tipos de drogas e remédios possíveis.
Achei que o livro seria bem mais pesado do que foi, não achei que a vida do autor tenha sido tão difícil quanto aparentava ser, não estou dizendo que foi fácil, porém há li sobre histórias bem mais difíceis de superação e sobre dar a famosa volta por cima.
Indico assistir o filme de mesmo nome mais impactante do que apenas a leitura.

Eduardo1304 28/03/2023

Era uma vez um sonho
Esse livro conta a história de J.D. Vance.
Colocaria com um livro sobre sociologia, Era uma vez um sonho retrata o impacto da decadência cultural e econômica de uma sociedade .

Ellie 26/03/2023

Desigualdade Social
História real, com dificuldades tanto do lado financeiro como do lado social. A escrita é maçante não fazendo com que flua e tenhamos curiosidade.

Aline 25/12/2022

O enredo do livro é muito interessante, abordando sobre a pobreza e as dificuldades da mobilidade social, mas o livro é maçante, tornando a leitura muito arrastada.

Luiz Paulo 04/12/2022

A mobilidade social e seus devaneios
Um tema relevante e periférico. Como a desigualdade gera mais desigualdade, mais pressão social, mais conflitos e problemas. Há consequências que permanecem invisíveis na sombra dos desafortunados

stephb 02/08/2022

Podia ser aquele Gif "IT'S MY OPINION" só que suave.
É meio que isso, gente.

É uma história altamente pessoal com alguns toques de estatística e referências externas citadas pelo autor. É a história dele. É fácil se identificar, é fácil se solidarizar, mas também não é fácil concordar com certos pontos, não é fácil achar certas coisas "óbvias", e não sei se esse livro realmente explica o que elegeu o último presidente americano. Ainda que ele tivesse um discurso altamente voltado para mais emprego, o que certamente seria atrativo para os "caipiras" que Vance retrata.
É um exercício exaustivo de concessões consigo mesmo, de empatia, eu acho. De aceitar ouvir a história sem procurar lados para tomar. Estou aliviada que acabou, não quero ficar com o livro, e não vou ver o filme. Mas valeu a leitura.

Raphael Milão 17/07/2022

É uma mostra de superação, mostra como é a base e os probemas de vida de muitas famílias americana pobres, muitos dos problemas que enxergo no Brasil.

Kemuel.Joo 01/12/2021

“Quero que as pessoas saibam o que é quase desistir de si mesmo e por que alguém faria isso. Quero que as pessoas entendam o que acontece na vida dos pobres e o impacto psicológico que a pobreza espiritual e material tem em seus filhos. Quero que as pessoas entendam qual é a verdadeira sensação de mobilidade social.”
Neste parágrafo, o J. D. Vance resume toda ideia de Era uma vez um sonho e ainda comenta sobre alguns dos pontos mais importantes do livro: A pobreza e a dificuldade de mobilidade social decorrente de uma mentalidade pré-existente.
Vance é neto de caipiras que migraram do Kentucky para Ohio em busca de uma vida melhor e lá tornaram-se operários de classe média. No livro, ele observa que apesar dessa relativa ascensão na geração dos seus pais, a carência de mudança intelectual levou os descendentes a não conseguirem escapar da situação de pobreza material e cultural que os prendia a um ciclo contínuo de violência doméstica, abuso de álcool e drogas- falta de perspectivas de forma geral.
No livro, Vance faz uma autobiografia familiar e pessoal repleta de contextualização e referências. Ele parte de sua trajetória para explicar aos leitores os motivos pelos quais o sonho americano não é realidade para determinadas classes sociais.
Diego Bernardino 01/12/2021minha estante

Kemuel.Joo 23/12/2022minha estante

Juliano.Ramos 30/07/2021

O sonho americano tendo como ponto de vista uma família tipicamente caipira dos euas, esse levanta várias questões de como buscar esse sonho pode ter vários percalços no caminho. Retrata também a violencia, pobreza, drogas e varias situações que essas pessoas com poucas oportunidades passam em suas vidas.

ritita 28/04/2021

Aulão sobre o operariado americano
Assisti ao filme, gostei, mas como filme não é livro, imaginei que aquela história podia render um caldo, então comprei o livro. E que caldo! Que história de vidas! Que aulão sobre a pobreza nos EUA, principalmente da classe operária, que não faz ideia do que é tão falado Sonho americano.

Famílias numerosas que vivem apenas dos cupons de alimentação, sejam elas pretas ou brancas (maioria).

O livro indica ser sobre a vida da família do autor, família esta totalmente disfuncional, com raríssimas exceções.

É muito, muito além.

Vance nos coloca cara a cara com a inevitabilidade da pobreza financeira, cultural e social, tão conhecidas nossas, discorrendo com conhecimento de causa sobre as políticas sociais & necessidades populacionais.

Nosinhora das adaptações! Foi falta de verba ou de senso de oportunidade para fazer um filmaço em cima do livraço?

S E N S A C I O N A L

@gugugb 20/04/2021

A autobiografia, apesar do intenso drama familiar, é um retrato do lixo branco. Um relato impressionante do declínio de uma classe média que acabou acarretando na futura vitória do tenebroso Trump.
O livro tem um teor politico social impressionante!!!
E é infinitamente melhor que sua péssima adaptação cinematográfica.

herbert.goncalves 29/03/2021

pesado e polêmico
pena que o ron howard cagou na direção da adaptação.

site: https://filmow.com/usuario/herbert_
victorarena 21/04/2021minha estante
no que vc acha que ele errou tanto? de verdade, quero muito saber hahahah n to entendo pq todo mundo tá descendo o pau

herbert.goncalves 22/04/2021minha estante
excessivamente melodramático, montagem lixo, confusão com os flashbacks, parecia um telefilme evangélico (e existem telefilmes evangélicos muito melhores) ou fum daqueles filmes da lifetime.

herbert.goncalves 22/04/2021minha estante
excessivamente melodramático, montagem lixo, confusão com os flashbacks, parecia um telefilme evangélico (e existem telefilmes evangélicos muito melhores) ou um daqueles filmes da lifetime.

Mel 12/01/2021

Os caminhos não são ensinados para os que mais precisam!
É um livro de memórias de um jovem que nasceu pobre no interior dos EUA.
O autor mostra diversos estudos que suas lembranças são comuns a outros americanos (brancos, descendentes de imigrantes) que vivem a margem do "sonho americano".

É mostrado como a violência doméstica, alcoolismo e uso de drogas é comum por gerações.

O livro enfatiza que crianças com lares estáveis têm mais chances de sucesso, mas um tio, professora, madrinha podem fazer a diferença indicando o caminho para aqueles que não sabem nem por onde começar.

A lição que fica é que conselhos e orientações podem fazer uma grande diferença na vida de famílias que convivem com a violência por gerações.
herbert.goncalves 28/03/2021minha estante
excelente resenha.

_salles 13/08/2020

A história de um vencedor.
Para aqueles que acreditam na singularidade da vida devido a tantos problemas que passamos durante nossa jornada, o livro mostra que apesar das dificuldades, ainda sim podemos escolher por seguir em frente e vencer.