The Girl Who Loved Tom Gordon

Stephen King

Resenhas - The Girl Who Loved Tom Gordon

Camila 09/04/2024

Versão resumida
Li uma versão resumida de 88 páginas da Macmillan especial para aprender inglês, então acho que não posso julgar a leitura real.
Nunca tinha lido Stephen King, e esse livro não foi o que eu esperava dele.
Mas achei a leitura fluida e o final bem intenso.

ArthurmalariA 24/10/2023

Oi SUMA?!
The Girl Who Loved Tom Gordon é o quadragésimo primeiro livro publicado por Stephen King e foi lançado em abril de 1999, AINDA INÉDITO NO BRASIL. Se trata de uma novelinha e conta a história de uma garota que se perde numa floresta e continua caminhando em busca de sua mãe sempre impulsionada por um amor ao baseball e sua paixão platônica à Tom Gordon, um jogador de seu time preferido. Sem muito a falar desse livro, ele acompanha os perigos de uma criança perdida em uma floresta e como uma personagem quase sobrenatural de 10 anos sobrevive por dias e anda quilômetros enquanto sofre uma pneumonia e alucina grande parte do tempo. Os perigos aqui apresentados são bastante reais e a descrição é bastante verossímil, apesar de parecer sobrenatural essa jornada da personagem. Pode parecer que não, mas gostei bastante da história, que apesar de curta ainda é bastante prolixa e divaga grande parte do tempo. 6/10

Ale 27/07/2021

Survival Horror?
Ainda não traduzido no Brasil, The Girl Who Loved Tom Gordon é quase um 'survival horror', mas não há nada de sobrenatural nisso.

Livro de um personagem só, acompanhamos Trisha se perder na floresta e atravessar pantanos e riachos para chegar à civilização, e tentando se manter viva enquanto isso.

No geral, é uma boa estória apesar de termos a certeza que tudo vai dar certo no final - é o que esperamos.

Ana Cristina 27/12/2020

The Girl Who Loved Tom Gordon
Neste livro, acompanhamos uma garota de 10 anos que se perde na floresta ao sair da trilha durante uma caminhada com a mãe e o irmão. É um terror psicológico no estilo em que apenas Stephen King sabe produzir.

O que torna a história interessante é perdermos a trilha, na leitura, entre fantasia e realidade. King nos oferece cenas que brincam com o imaginário do leitor, pois ficamos na dúvida se os acontecimentos narrados são fruto da imaginação ou possíveis alucinações da personagem ou se os monstros são uma realidade de um universo de terror que o autor está nos apresentando. Esse mecanismo é utilizado até as últimas páginas e é o prende a atenção do leitor ao longo dos capítulos.

Vale salientar que o livro não é uma aventura dinâmica, por isso pode parecer muito lento e até tedioso para o leitor que não é afeito deste tipo de história.

Ju 07/09/2014

Ótimo
Pena não ter sido lançado no Brasil, uma história perfeita de King, na medida certa em suspense, terror e tensão. Li em poucas horas tal minha agonia em descobrir o que seria da pequena Trisha...Enfim, recomendo muito, fazia tempo que um livro não me empolgava e emocionava tanto.

Clio0 30/09/2013

Stephen King é um daqueles autores que adora fazer viagem intimista com crianças... e normalmente passa ao largo de uma boa caracterização.

Normalmente porque ela são sempre inocentes, boas ou espertas demais, porém não daquele jeito fantástico da literatura infantil, e sim daquela maneira que não consegue te convencer que seja uma criança pensando.

Trisha, a protagonista em questão, é extremamente coerente para uma menina de nove anos que está traumatizada pela separação dos pais, a mudança de cidade e escola e sofrendo de alucinações devido a desnutrição e a uma febre provocada por uma pneumonia.

Pois sim, além de ser uma menininha que se perde na floresta, ela ainda consegue passar por tudo isso e pensar de forma sã - e não há outra forma de colocar isso, já que é um livro em primeira pessoa.

Então, ao invés de passar o seu tempo ansiando e torcendo pela pequena Trisha, você o gasta tentando se convencer que aquilo tudo é razoavelmente verossímil.
Fred 16/03/2021minha estante
Eu me achava um critico exigente, mas vendo suas notas, vejo que você me superou fácil hahaha
Sobre King eu tenho uma relação de amor e ódio, na maioria das vezes, o motivo está nos seus finais

Clio0 16/03/2021minha estante
É uma característica do King. Bom desenvolvimento, final feito na cocaína.

Tato 11/11/2021minha estante
Os finais de King na maioria das vezes decepciona, ainda hoje sinto ódio quando penso que li a saga da Torre negra e no final foi uma coisa preguiçosa, sem nem uma reviravolta.

I. Pestana 11/05/2013

Leitura agradável
Parece irónico o meu titulo, quando o enredo é sobre uma menina que se vê perdida no meio de uma grande floresta durante dias. Em sua linguagem e imaginação infantil ela tem que vencer não somente sua fome, enfrentando situações de perigo comuns ao isolamento em ambiente selvagem, como também os seus medos e delirios. O livro só perde pelo enredo não ser tão rico como os que encontramos em outros livros do autor. No entanto essa perda é compensada pelo talento da escrita de King e por sua exímia capacidade para contar histórias.

nando.neves 16/04/2012

Foi o primeiro livro do Stephen King que eu li e desde o início eu percebi o quanto esse autor consegue transmitir o medo exato sentido por um personagem. O livro fala de uma garotinha que se perdeu em uma floresta, algo que acontece todos os anos aos milhares, mas a forma como a situação é descrita nos faz prender o fôlego entre os parágrafos e torcer junto com a protagonista para que a próxima sombra seja apenas fruto de sua imaginação.

Para os fãs do SK ou da literatura de terror em geral, esse é um livro mais do que indicado.
Wilker Chaves 25/05/2012minha estante
Esse está na minha lista dos mais desejados para ler.

cwb35 22/02/2011

Um dos melhores
Nesse livro Mr. King mostra toda sua habilidade. História curta e muito envolvente.