Castanha do Pará

Castanha do Pará Gidalti Jr.
Gidalti Jr.

Resenhas - Castanha do Pará

maras.mo 30/12/2023

Machuca
Essa hq acabou comigo...... teria que reler pra entender coisas que não consegui pegar. é engraçado se passar em salvador, mas parecer TANTO sp

Wellington.Vidal 14/10/2023

Esse romance gráfico vai te fazer refletir...
Em meio ao bulício do mercado Ver-o-Peso, Belém, "Castanha do Pará" desenha uma fábula encantadora, pintada com as cores da sobrevivência e da esperança. Gidalti Moura Jr. tece um retrato poético da jornada de um menino-urubu, revelando a beleza escondida em um mundo implacável e repleto de surpresas. Este romance gráfico é uma celebração da resiliência humana e da magia encontrada nas experiências cotidianas.

Gabi 06/10/2023

Que traço lindo! Esse romance gráfico me ganhou pelo desenho. Lindíssimo. A edição com capa dura está maravilhosa.

Lourena2 27/09/2023

Sabe que seria até melhor se esse menino sumisse?
Uma Hq que fala sobre a triste realidade que vemos na nossa sociedade, as pessoas menos favorecidas sendo invisíveis ou negligenciadas em suas próprias casas e assim escolhendo a rua como sua "moradia" é o que acontece com o personagem Castanha que a Hq leva o nome. Muito duro e realista, mas que vale super a pena a leitura

Ana 31/01/2023

Um Brasil lindo e triste
É impossível não se emocionar com a história e o traço de Gidalti Junior. Um retrato infeliz, porém muito real, de um Brasil fadado à hipocrisia e ao abandono. Pelas palavras cruéis de uma vizinha que exala veneno e preconceito, o leitor tem acesso à história de Castanha, um menino que, jovenzinho, só encontra violência por onde quer que passe. Os encaminhamentos da história emocionam e levam às lágrimas todo tipo de leitor.

Bruno Henrique 02/12/2022

Fenomenal! Gildati demonstra a crueza de uma infância dura e mais comum do quw gostariamos de imaginar, de uma criança periferica do Pará.
A pincelada de realidade do autor torna seus personagens vivos e ao mesmo tempo ?conhecidos? pela maioria que le o quadrinho.
Uma história de um duro cotidiano, mundano e comum Brasil afora.
Sentimentos de indignação e tristeza predominantes na leitura

Danielle 26/11/2022

Eu amo o Brasil e sua diversidade. Muitas passagens do livro eu simplesmente não entendi por ser algo muito da região de Belém (principalmente a parte do futebol) mas acredito que é uma HQ linda e deve ser valorizada. História linear e fácil de acompanhar e as ilustrações são lindíssimas.
Li de graça (e legal) na biblion super recomendo. ??

Malle 07/07/2022

"Sabe se seria até melhor se esse menino sumisse?"
"Castanha do Pará", uma HQ idealizada e ilustrada por Gidalti Jr., traça uma narrativa extremamente comum: a de um garoto, apelidado de Castanha, que foge de sua casa e começa a viver nas ruas de Belém do Pará.

Antropomorfizado com uma cabeça de urubu, vemos aqui o retrato simultâneo de um morador de rua, de uma criança assustada e sozinha e de como a sociedade busca ignorar sua condição, culpando seu desfecho em si mesmo. Narrado do ponto de vista de uma vizinha de "boa índole", acompanhamos a vida de Castanha desde sua concepção até seu final.

Extremamente relevante, a HQ demonstra muito bem o rancor, o ódio e a falta de empatia que nossa sociedade tem perante pessoas como o protagonista: crianças que copiam os comportamentos que acontecem dentro do lar violento; pessoas em situação de rua e aqueles que usam drogas como forma de escapismo. Durante toda a história, vemos Castanha ser descrito como alguém que "não vale nada" e que "não presta", mas somos constantemente provados exatamente do contrário a todo momento: ele só é uma criança com medo e que tenta fazer o certo, da melhor maneira que consegue.

A arte de Gidalti Jr. é belíssima, e a ambientação de toda a história é coerente e realista. Uma leitura essencial.

Funkeiros Cults 09/06/2022

Castanha do Pará
É bem difícil achar obras que falem sobre a região norte do país, apesar da historia simples o quadrinhos é lindo e tocante.

Flávio 25/02/2022

Me fez chora...
Sem dúvida nenhuma e a melhor história em quadrinha que já li, e acho que será difícil de ser derrubada. Primeiro a arte gráfica e surpreende, linda, tocante... Compõem e construiu o centauro perfeito para a história que mesmo sendo rápida e muito tocante, especialmente pela forma que a narração e a condução da história e feita. Impossível não se deixa levar e se emociona. Lindíssimo trabalho merecedor em ser o primeiro quadrinho em ganhar o prêmio Jabuti

Isadora1232 16/02/2022

Castanha é um menino-urubu que, fugido do lar violento, passa a viver nas ruas de Belém. Assim como Castanha, o urubu é uma presença que, quando não é invisibilizada e ignorada, incomoda as pessoas pelo simples fato de existir, sendo sempre tratado com hostilidade e truculência.
Interessante perceber como os rostos humanizados nos quadrinhos são somente os de adultos, sendo as crianças sempre representadas por animais - os únicos que não se incomodam com sua presença.
Merecidamente, "Castanha do Pará" foi a primeira vencedora do prêmio Jabuti na categoria então estreante de histórias em quadrinhos.
Muito bom!

Aline Obnesorg 06/08/2021

A realidade dos meninos de rua.
A HQ nos tráz 2 pontos de vista: o da sociedade, e o do menino que vive nas ruas.
Através dela, podemos ver que todos têm uma história. E nada deve ser visto apenas pela superfície.
Uma história com gráficos lindos e uma lição de vida necessária.

Gabriel 11/05/2021

P? HQ
Uma história em quadrinhos que mostra toda a potencialidade dessa mídia. A exclusão social evidenciadas em cores fantásticas ?

manuzinhab. 16/04/2021

Realista e leitura necessária
A história dessa hq é muito real, infelizmente. A realidade das ruas é muito dura e ela mostra tbm a relação disfuncional da família do garoto Castanha e como isso acaba trazendo algumas consequências. Recomendo a leitura. Adorei a arte da hq.

Maria4556 27/12/2020

Dura realidade
Tive uma certa dificuldade com alguns termos/gírias regionais, mas é sempre bom entrar em contato com realidades diversas e difíceis.