O caminho de casa

O caminho de casa Yaa Gyasi

Resenhas - O Caminho de Casa

Mariimagno 08/11/2022

ESPETÁCULO!!
Que espetáculo de livro!!

Effia e Esi: separadas pelo tráfico de pessoas.
Effia embora atingida pela branquitude Effia consegue permanecer nas suas origens, consegue transmitir, ainda que não totalmente, a sua ancestralidade, a sua história, os seus princípios. É isso fica marcado em todo o decorrer da sua ascendência.
Os frutos de Effia, seguiram afetadas pelas escravidão, mas tinham seu suporte, sua força ancestral. A escravidão afetou toda a estrutura africana, até para todos aqueles que nunca foram escravos. O povo branco com seu olhar branco, com a sua percepção branca e intolerância, deixando marcas e raizes podres onde passaram. O apagamento do povo, dos costumes, das crenças. E vemos o cristianismo como um grande berço de atrocidades para com todos os povos que foram submetidos a ele.

O final me emocionou tanto. Eu estava na expectativa sobre a pedra de Esi, uma ilusão. A pedra que significa essa ancestralidade, que tão simbolicamente foi perdida no momento em que Esi é vendida e obrigada a deixar sua terra, seu povo, sua cultura.
Mas a pedra que fica é compartilhada. Sendo a ancestralidade um reconhecimento, um relembrar, recordar e reviver.
?Bem vindo ao lar.?

Planells 24/10/2022

Uma viagem doce e nostálgica
Sem dúvida um dos meus livros prediletos. A proposta de Yaa Gyasi nessa obra faz dela uma leitura excepcional, levando-nos numa linha do tempo nostálgica e maravilhosa.

Maria 03/10/2022

O caminho de casa
Eu li esse livro por conta da escola, não vou mentir, quando vi de primeira achei que seria meio chato, eu não esperava que gostasse tanto, esse livro é realmente uma história sobre a realidade de que muitos viveram, eu li ele muito rapidamente, queria saber o que sucederia os eventos que aconteciam, se você tiver pretensão de ler esse livro, por favor faça isso, o tanto que você aprende lendo é muito, recomendo MUITO.

leticiisz 18/09/2022

simplesmente paradisíaco
um livro incrível que leva você a viajar sobre diversas décadas e entender sobre a construção de toda uma família. espantoso e apaixonante!!! cada fala dos personagens te prende mais ainda a continuar, um dos melhores livros que já li. ver q no fim é tudo sobre amor CHOREI MUITO capenguei demais, apenas leiam

Magalhães 14/09/2022

Ancestralidade
A importância da ancestralidade preta e da dignidade retirada do povo preto desde a escravidão. As consequências do que ocorre quando elas são arrancada da gente pelo homem branco está escancarada na narrativa desse livro.
Heis a história de ama linhagem que se separa no início e se reconecta no final é digna de muitas lágrimas e emoções.
Eu AMEI esse livro.

Danielle 10/09/2022

"Sempre fui uma menina triste, porque eu não sabia que havia outra forma de ser"

Nao sei dizer nada alem de uau perfeito muito bom leiam. Ja deixo aqui o recomendo demais, leiam agora mesmo.

Escrita totalmente linda e poética.
A narrativa, árvore genealógica(super util durante a leitura) totalmente primorosa bem feita pesquisada e construída.
Personagens humanos. Apenas.
História crua, verdadeira e dolorosa.
Que livro incrível, lindo, revoltante, maravilhoso, angustiante, amargoso, cruel e originário.
Eu morro de dor e sofrimento com livros que se passam durante a colonização mas da mesma forma fico encantada, a força e a conexão que as pessoas tem com seus antepassados, suas raízes e histórias se conectandoe repetindo.

Aqui, vamos seguir os descendente de duas irmãs separadas. O fogo e o mar são super presentes na história, se contrapondo de forma espetacular. A cada geração vamos acompanhando seus desdobramentos, casamentos, acontecimentos, festas e descobrindo mais sobre a cultura da Costa do Ouro (gana), os escravos sendo vendidos para os EUA, o trabalho nas plantation e tudo que foi surgindo dai. História linda, mil vezes linda.

O livro é grande, nao diria que fiquei entediada ou algo assim mas algumas histórias (capítulos) me chamou menos atenção. Um ? para Ness e Yaw que foi tudo pra mim queria um livro solo deles ?.
Dei 4.8 ?

"O perdão era um ato realizado depois do fato, uma parte do futuro da má ação. E se você fizer com que as pessoas olhem para o futuro, talvez elas nao vejam o que está sendo feitas para prejudica-las no presente."

? tem cenas de estupro e violência, entre outros.

Carol.Cuofano 04/09/2022

Forte
Mais uma leitura concluída! “O caminho de casa” de Yaa Gyasi.
Effia e Esi são mulheres ganesas que não se conhecem, apesar de serem irmãs, filhas da mesma mãe. Cada uma mora numa aldeia diferente, na Costa do Ouro Britânica, que viria a se transformar em Gana, em 1957. Essa diferença fez com que uma se casasse com um inglês traficante de escravizados e a outra fosse vendida como escravizada. Na sequência do livro, acompanhamos algumas gerações que descendem dessas mulheres e seguem por caminhos distintos entre África, Inglaterra e Estados Unidos.
A narrativa vai passar por questões de escravização, racismo, drogas, religião entre outros todos unidos por uma busca da ancestralidade. Nenhum desses temas será tratado de maneira branda ou buscando uma romantização inexistente.
A autora vai mostrar a crueldade dos britânicos que incentivavam as guerras tribais no território que hoje é Gana, a crueldade da escravização e as situações de maus-tratos e violências sofridas pelos povos escravizados e as situações de racismo e novas violências após o fim da escravidão.
De início a narrativa parece não fazer muito sentido, pois cada capítulo é dedicado a um dos descentes de Effia e Esi e ele parece não ter fim. Para quem está com o livro físico fica mais fácil já que há uma árvore genealógica no início auxiliando a leitura.
É um livro com uma leitura dura, incômoda e necessária. Recomendo fortemente.

Cintia295 18/08/2022

Livro pesado, pesado mesmo cada histórias triste,tensas, famílias separadas e por ser contada por casa pessoa ou geração de pessoas você só fica sabendo o final de um na história do outro. Não sei se ficou claro kkkkkk

May 26/07/2022

É um livro bom, eu particularmente achei q leitura um pouco chata no meio do livro. As histórias são emocionantes e tem um peso enorme sobre as mulheres negras, conta muito bem as histórias. Os personagens são legais, fácil de entender. É um livro bonito

Lia 26/07/2022

Dolorido porém
A leitura é muito boa, apesar de ser um assunto bem triste, por falar muito sobre os tempos de escravidão, como aconteciam os sequestros, vendas e etc. de pessoas negras. Confesso que me perdi no emaranhado dessa árvore genealógica, mas é a minha cabeça que é meio ruim mesmo.
No fim, é uma história triste, mas que te prende por você querer saber onde aquilo vai finalizar, onde se vidas vão se encontrar mais lá na frente e o final é fofinho.

Paula 14/07/2022

Embala o coração
O caminho de casa me fez sentir tantas coisas. Acolhimento, compreensão, raiva, parceria. Cada personagem foi minha companhia ao longo dos dias e a memória de sua existência me fazia continuar a leitura com muita expectativa. Me questionei sobre minha própria família e meus ancestrais que jamais conseguirei ter suas histórias recontadas. A forma como esse livro se conecta com o que vivemos, com essa sociedade, mas ao mesmo tempo traz o embalo de pertencer, ter um lar, é um sonho bom. Entrou pra lista do preferidos da vida.

Vinder 06/06/2022

Excelente livro. Ótima narrativa e enredo muito bem encadeado, contando a história de 2 irmãs, ao longo dos anos, iniciando-se em Gana. Vale muito!

Vidal 24/05/2022

Que livro!!
Não sei quem me indicou esse livro, acho que ouvi em algum podcast que não me lembro estava um bom tempo na minha lista de leitura.
Cara que livro sensacional! Melhor que li este ano, gostei do formato que ele foi escrito, contando em quase 300 anos as gerações de duas Africanas, uma escravizada trazida da Africa a America do norte e outra que permaneceu na Africa
Ver a escravização do lado dos Africanos e não com a visão europeia que aprendemos na escola, ver o lado humano e as consequências ate os dias de hoje com historias de vida de pessoas normais.
Amei esse livro!

Dani.Landim 15/05/2022

O caminho de casa?
Que livro rico!

A leitura é super fluida pq a história é narrada por vários personagens em contextos diferentes, mas que estão ligados a um ancestral comum.

É um livro rico que aborda muito sobre a cultura dos axantis, fantis e ainda explora de maneira muito real o sistema escravocrata dos ingleses com os povos africanos. Mostra o sofrimento, as angústias, as injustiças e todas as mazelas que os negros foram submetidos.

Livro fantástico!

Carla 09/05/2022

Um livro que precisa ser lido
O Caminho de Casa, de Yaa Gyasi ??, é um dos livros mais tristes e belos que já li na vida. Dá vontade de encontrar Gyasi pessoalmente e perguntar "como você faz isso?". Os dons mais belos que considero são os relacionados à música e a escrita. Ambas as formas de arte que me tocam profundamente. A autora escreve esse livro de forma crua, mas ao mesmo tempo poética. Como pode isso? Não sei. Só sei que é um livro não muito comentado aqui no Brasil, mas que deveria ser lido, debatido e compartilhado. Inclusive, obrigada @livrosdelei pela indicação.

O que posso te falar sobre o livro: África e EUA. Período do início do comércio de escravos até os dias de hoje. As duas personagens centrais Effia e Esi, são irmãs que não se conhecem e que possuem destinos diferentes, porém assustadoramente comuns. Assim, capítulo a capítulo temos um descendente de cada uma das irmãs. Acompanhamos gerações de personagens e também a transformação das formas de subjugação e poder, sobretudo os reflexos da escravidão mesmo após a "abolição", com o racismo e a desigualdade social.

O que você vai encontrar: um livro sobre ancestralidade, sobre as origens, sobre uma caminhada que começou no século XVIII, em duas tribos africanas, e chegou até os dias de hoje, nos EUA. Você verá o que os atos de uma mulher negra vendida a um inglês no século 18 terá reflexos numa adolescente afro-americana dos dias de hoje. As violências antigas substituidas pelas atuais, cada vez mais "sofisticadas" e muitas vezes implícitas. Escravidão e racismo, uma quantidade absurda de mulheres negras presas empilhadas como lixo, trabalho de sol a sol em fazendas de algodão nos EUA, violência policial na denominada "guerra contra as drogas", "política de tolerância zero", o que está por trás da miscigenação, etc.

O que você NÃO vai encontrar: qualquer tipo de romantização, por mínima que seja, da escravidão, das relações familiares, da homoafetividade, da maternidade, da dependência química, do racismo, da violência doméstica, da truculência policial, da própria História (com H).

Aqui nós temos a história contada sob outro ponto de vista, desde aqueles que foram vendidos, escravizados, obrigados a fornecer mão de obra e não obter o mínimo de civilidade em troca, até seus descendentes mais recentes.

Como já falei, é bem triste, mas também já disse aqui antes que precisamos fazer esse tipo de leitura, além de enriquecedora, é esclarecedoras. A história precisa ser contada de todos os pontos de vista.

Já comprei o ebook de "Reino Transcedente", outro livro da autora assim que ler trago aqui minha opinião.

Indicado? Íssimo.