Pitágoras e Seu Teorema

Pitágoras e Seu Teorema Paul Strathern

Resenhas - Pitágoras e Seu Teorema em 90 minutos

AndrA374 11/08/2023

Pitágoras foi um antigo matemático grego e fundador da escola pitagórica, conhecido por suas contribuições para a geometria e a teoria dos números, incluindo o famoso teorema de Pitágoras. Sua influência nas áreas da matemática e filosofia é significativa até os dias de hoje. Isso o livro aborda muito bem, porém: A vida mística de Pitágoras é envolta em mistério e lendas. Além de suas contribuições matemáticas, ele também foi associado a ensinamentos esotéricos e místicos. Acredita-se que ele fundou uma escola que não apenas se dedicava à matemática, mas também a ensinamentos sobre a alma, a harmonia cósmica e a busca por uma vida virtuosa. Essa parte o livro não leva muito a sério.

Júlio 02/04/2023

Leitura fácil
O livro "Pitágoras e seu Teorema em 90 minutos" é uma introdução rápida e acessível à vida e às ideias do famoso filósofo e matemático grego Pitágoras.

O livro começa com uma breve introdução à história da Grécia antiga e, em seguida, passa a descrever a vida de Pitágoras e a influência que sua filosofia teve na cultura grega. Em seguida, o autor apresenta o Teorema de Pitágoras e sua importância na matemática e na física.

Ao longo do livro, o autor também explora algumas das outras ideias matemáticas de Pitágoras, como o conceito de números irracionais e a importância da música na filosofia pitagórica. Ele também explora a influência duradoura do trabalho de Pitágoras, tanto na matemática como em outras áreas, incluindo a religião e a filosofia.

O livro é escrito em um estilo acessível e fácil de entender, com muitos exemplos e ilustrações para ajudar a explicar os conceitos matemáticos. É uma introdução útil para quem quer entender mais sobre a vida e o trabalho de Pitágoras e sua importância para a história da matemática e da filosofia.

Charly.nunes 10/02/2023

Pitágoras é um gênio que sempre me deixa de boca aberta, o homem fez teorias e observações lunares fantástica, em um tempo que o conhecimento e equipamentos era escassos e mínimos comparados com hoje em dia, e mesmo assim ele fez algo que até hoje estudamos

a.mendes² 21/10/2022

Pitágoras: o não criador do próprio teorema
O livro trata principalmente da cronologia e da história de Pitágoras, um gênio excêntrico que conversava com animais e desafiava líderes. Criador de uma religião extremamente única, em que se acreditava que tudo surgiu dos número e não se podia comer feijão(?).

Apesar de pouco explorado no livro, muitos sabem que Pitágoras muito provavelmente não inventou o tão famoso teorema, que pode muito bem ter sido criado por um de seus seguidores (os pitagóricos).

Nunca se saberá, ao certo, quem inventou o teorema que foi uma das maiores invenções matemáticas e que molda boa parte do estudo de geometria atualmente, mas para se ter uma noção de quem foi a figura peculiar e excêntrica de Pitágoras, recomendo a leitura deste livro.

Nat 04/02/2021

^^ Pilha de Leitura ^^
Pitágoras era muito inteligente e, ao mesmo tempo, excêntrico, com a criação de uma religião – tudo girava em torno dos números.

Tay 16/09/2018

Dia do VOCÊ SABIA?
Personalidade da semana: Famoso pelo teorema que leva seu nome, descoberta dos números irracionais e Matemático.

Pitágoras.

VOCÊ SABIA?

Nasceu por volta de 565 a.C. na ilha grega de Samos, leste do mar Egeu.

Considerado também como Filósofo.

Para ele, a matemática era mais que uma busca intelectual; parecia explicar o mundo.

Chegou a criar uma religião baseada nos números.

A história conta que tenha morrido queimado no incêndio que manifestantes antipitagóricos provocaram na casa comunitária onde morava.

Muitos humanistas do Renascimento viam Pitágoras como pai das ciências exatas.

Ana 16/10/2016

Gênio excêntrico
Interessante saber um pouco do peculiar caráter de um dos maiores filósofos de todos os tempos, que falava com animais, tinha superstições, e até fundou uma espécie de ''religião matemática'' (pasmem)! Enfim, quem quiser saber mais do autor do Teorema que leva seu nome, leia. Não vai se arrepender.