A Linguagem do Amor

A Linguagem do Amor Lola Salgado

Resenhas - A Linguagem do Amor

Aione 25/01/2022

A Linguagem do Amor é o best-seller de Lola Salgado. Publicado de maneira independente em 2017, o livro conta com mais de 10 milhões de leituras na plataforma KDP da Amazon e ganhou uma nova edição em 2019, quando foi publicado em formato físico em tiragem única através de campanha de financiamento coletivo. Atualmente, está disponível para compra apenas em eBook.

Rebecca tem 19 anos e o sonho de trabalhar em uma grande editora. Criada pelos avós, sempre deu seu melhor para não repetir os erros da mãe. Quando decide cursar Letras em outro estado, está determinada a investir em seu futuro. Contudo, o novo professor de Produção Textual, Adônis — apelidado de Carrasco — dificultará a boa convivência de Rebecca na faculdade, já que o temperamento grosseiro do professor instiga o medo e o desconforto nos alunos.

Com uma narrativa deliciosamente fluida, imergi em A Linguagem do Amor logo nas primeiras páginas, devorando a história sem mal senti-la, como costuma ser característico em meus contatos com a escrita de Lola Salgado. O curioso é que, ao mesmo tempo em que reconheci no texto aspectos próprios de sua narrativa, também pude perceber seu amadurecimento em obras posteriores, o que foi algo muito positivo de se notar.

A Linguagem do Amor é narrado em primeira pessoa por Rebecca, mas conta com alguns poucos capítulos narrados por Adônis, o que contribui para nosso entendimento sobre o passado do mocinho, tão carregado de culpas e traumas. Rebecca também tem os próprios fantasmas para lidar, de maneira que, tão intensa quanto a paixão surgida por eles, é também a carga de dor que os acompanha. Ainda assim, a leitura permanece leve — inclusive pelas muitas passagens bem-humoradas — abordando com delicadeza as dificuldades de cada um.

Um dos maiores trunfos da história está em como Lola Salgado a desenvolve no fim. A Linguagem do Amor foca no romance do casal, o que é importante para entendermos a conexão que desenvolvem, mas não deixa de lado suas individualidades, sonhos e buscas pessoais. Assim, a autora traz uma dose importante de realidade ao enredo ao colocar Becca e Adônis em um impasse, que só pode ser resolvido a partir do amadurecimento pessoal de cada um. Ao mesmo tempo, entrega um doce romance, que não desaponta em sua resolução.

No resumo, A Linguagem do Amor pode não ter sido meu favorito de Lola Salgado, mas ainda assim foi uma história deliciosa de acompanhar. Ao melhor estilo New Adult, entrega romance e paixão na medida certa — há cenas sensuais, mas nada que configure o livro como erótico — e, principalmente, trata de sonhos, mudanças e do ato de se abrir à vida, apesar das dificuldades que ela impõe, de maneira singela e cativante. Vale dizer que o livro é recheado de referências geeks, bem como as epígrafes dos capítulos são trechos de música, o que torna a leitura ainda mais prazerosa.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2022/01/25/resenha-a-linguagem-do-amor-lola-salgado/

Ana Carolina 21/06/2020

Leitura leve
Li após uma indicação despretensiosa em um clube no livro (que nem era pra mim). Romance não é um gênero que me chama a atenção, mas este livro foi uma distração bem vinda na quarentena. Uma leitura leve, rápida e agradável, muito fácil de se identificar com a protagonista que narra a história. Com um quê de fanfic, no qual você meio que já sabe o final, mas se prende nas situações dos protagonistas. Uma leitura que arranca sorrisos em certos momentos e aquece o coração no final, bem indicado para distrair a mente nos momentos turbulentos da vida.

Katia Góes 02/08/2022

Como aprender essa linguagem...
Para os românticos de plantão, uma daquelas histórias para ler e suspirar. Um romance cheio de cumplicidade, desafios, superações e borboletas no estômago. Que tal?!

? Ela: uma garota decidida, que está na faculdade em busca do seu maior sonho, se formar em Letras e trabalhar numa grande editora. Adora desenhar, é CDF, nerd, doce e nunca vivenciou nenhum tipo de experiência amorosa. Ah, e a sua mãe?! Uma cobra! (Não resisti... me perdoem!).

? Ele: um cara fechado e solitário, que se muda para Maringá/PR, substituindo uma professora aposentada. Devido uma grande perda que teve no passado, ele decide não se envolver com mais ninguém. Para muitos, ele é uma pessoa grosseira.

? ?Lembre-se das pessoas que te amam muito e torcem pelo seu bem, dia após dia. Que a vida nem sempre é justa, mas os momentos ruins servem para intensificar os bons. Que tudo bem não estar bem às vezes. Mas só às vezes. E que você pode se surpreender com as pessoas. Principalmente se julgá-las de maneira precipitada.?

A Linguagem do Amor, de Lola Salgado, é um romance intenso e divertido, mas, acima de tudo, é sobre dar uma nova chance para a vida quando tudo parece ter saído dos trilhos. O livro é cheio de referências a livros e filmes de fantasia e ficção científica. A tensão entre os personagens é uma delícia de ler, e eu adorei ver a mocinha crescendo como protagonista durante o livro, seu relacionamento com a família, com os amigos, a dedicação dela aos estudos e sua descoberta sobre sentimentos.

? ?Ele tinha razão, a vida era mesmo uma coisinha mandona que só gostava das coisas à sua maneira.?

A história aborda um ponto muito legal e que, acredito muito: precisamos ser completos por nós mesmos. O amor chega na nossa vida para acrescentar, para somar, sempre. Ele não pode ser usado como um band-aid para disfarçar os problemas e suprir as necessidades de cada um. Amor é fazer transbordar e, esse casal, transborda muitooo!

Espero que vocês gostem, curtam muito, comentem e tenham uma linda experiência, assim como eu... Até a próxima! ?

Gabi Brasileiro 27/08/2021

Encantador
Segundo livro da Lola que leio, e não podia ser diferente, ri muito e peguei várias referências de livros e músicas hahahah. Me salvou de uma ressaca literária! Eu amei a história, pq foi mto além do que eu tava esperando. Duas pessoas diferentes, com objetivos diferentes, mas que se encontraram no amor. Um clichê que deixa o coração quentinho (o epílogo foi perfeito :?), e que traz vários temas fortes: problemas familiares e traumas. Lola já tá no meu top 5 de autoras favoritas, recomendo de olhos fechados!

Laura 22/06/2021

Foi o primeiro livro que li que é ambientado no meu estado e que cita lugares que já fui! Tem vários clichês e detalhes genéricos ou repetitivos que me fizeram rir bastante por serem bobos, mas no geral gostei por ser um livro que me deu um quentinho no peito e me distraiu total a cabeça em tempos de crise!

Suelen 19/04/2021

xonei ??
Demorei a ler por falta de tempo, mas cada página que eu lia não dava vontade de parar, eu amo um romance, e o jeito que Adonis ama Rebecca é tão lindo, você se conecta com os personagens, e isso é maravilhoso. E o final foi não poderia ser melhor ??

Vivianne 21/06/2020

1000 estrelas!
Que livro perfeitoooooo!!! Quero todos os livros da Lola na minha mesa amanhã no primeiro horário!

Que delícia de livro! História linda! Diálogos inteligentes e maravilhosos. Personagens incríveis! Arthur, meu coração é teu!

Rafaella 25/01/2021

Um amor em forma de livro ??
No início tava meio parado, mas depois me prendeu e devorei rapidinho!! ???

Yanna Valéria 24/06/2020

Maravilhoso demais
"Acima de tudo, não importava como fosse o destino. O mundo jamais voltaria a ser o mesmo para nenhum de nós. O nosso mundo, ao menos."

"Eu dou a ela todo meu amor, é só o que faço. E se você visse o meu amor, se apaixonaria por ela também. Eu a amo. Brilham as estrelas, escurece o céu...Eu sei que este meu amor nunca morrerá..."

"De todas as linguagens existentes, a minha preferida sempre seria a do amor."

Sempre leio dois livros ao mesmo tempo, um físico e um digital, e como estava lendo Coração Sombrio, dark intenso, peguei muito despretensiosamente A linguagem do Amor no Kindle. Quando vi já tinham se passado algumas horas e, olha, que grata e linda surpresa. Tão leve, sensível e bonito...
Uma história envolvente, fluida, forte, com evolução de sentimentos/relacionamentos, personagens humanos, carismáticos, com suas tantas bagagens, sonhos e complexidades que derramam amor, resiliência, entrega, verdade e levam o leitor para várias sensações, apaixonando e arrebatando completamente o coração.
Amei a construção dos personagens, da química do casal, dos diálogos entre eles, dos ânimos e frases perspicazes, das referências ao mundo geek, do clichê que foge um pouco do clichê tradicional, das escolhas/lutas por seus sonhos, dos recomeços, do quanto amadureceram, dos personagens secundários, do lado bem humorado e de todo o enredo cativante desse laço de amor tão bonito.
Amei cada segundo e honestamente foi uma experiência literária mágica.
Fiquei emocionada e me apaixonei perdidamente por todo o amor (e todas as suas formas) que foi exaltado nessa história.

Leiam! Esse livro é maravilhoso!

Anna.Clara 08/03/2021

Marcada pela história
Não sei se vou conseguir expressar tudo o que senti com essa história, mas: PERFEITO

Lola foi incrível no que trouxe aqui, uma escrita leve e fluída, envolvente e cativante. A ambientação de primeiras experiências e novidades deu um toque a mais para a história. Os personagens me ganharam rápido com suas jornadas extremamente reais, com erros, acertos, medos, descobertas e conquista. Não consigo deixar de pensar neles de quando terminei de ler, de tão reais; sinto que ficaram como amigos meus que me relataram sua história.

O jeito que a escritora relatou como é a vida foi sincero e até mesmo doloroso, não ignorou os altos e baixos e como escolhas são necessárias ser feitas para o crescimento próprio e podem doer de forma que não imaginamos. O romance é um dos mais lindos que ja vi na literatura, me arrancou lágrimas com a intensidade dos sentimentos, com a pureza e cumplicidade.

* me sinto de ressaca literária no momento de tanto que essa história ficou tatuada no meu coração, a narrativa conversou demais comigo e ganhou um espaço na minha vida.

Evellyn Galathynius 04/05/2020

Tinha tudo para ser favorito... ou melhor, quase tudo.
Estou tão chateada ao final desse livro, que nem sei o que pensar! Estava amando o livro e tinha certeza que ia ser um dos favoritos do ano, mas alguma coisa aconteceu nos últimos 10% do livro, não sei se eu fui o problema ou a história, talvez os dois (rs). Só sei que me decepcionei tanto que sei lá, até tentei reler o final para ver se podia voltar a amar a história (rsrs), mas não foi o que aconteceu.
Peguei o livro sem nenhuma expectativa, aliás nem sabia do que se falava e no decorrer das páginas passei a me apaixonar pelos personagens e toda a trama, achei o máximo não ter aquele mi mi mi típico (que eu reclamo, mas gosto muitas vezes rsrs) de relação amorosa entre aluna e professor. Confesso que só percebi agora que o livro tem mais de 650 páginas, porque a escrita é tão gostosa que você nem percebe o passar dos capítulos.
O que estragou tudo para mim foi que achei a atitude do casal no final do livro muito infantil, entendo o que a autora quis trazer com os acontecimentos, a questão do amadurecimento e das novas descobertas, a descoberta pessoa e tal, mas não rolou para mim. Fiquei muito irritada por algumas atitudes da mocinha, teve um momento que quase joguei meu celular na parede (rs, um pouco de drama, mas fiquei realmente muito irritada), de um nível sem mi mi mi fomos para muito mi mi mi e infantilidade. Adônis para mim foi o mais fofo na relação e demonstrou o tamanho e realidade do amor dele… tentei fingir que tinha gostado do final, mas não rola. Outra coisa que me incomodou bastante também foram as passagens de tempos em alguns capítulos, parecia que algumas partes da história tinham sido "comidas".
Foi o primeiro livro que li da autora, e gostei muito da escrita e enredo que ela criou, quero ler outros livros dela em breve.
Gostei dos diálogos (muito divertidos e alguns bem reflexivos), gostei dos personagens e suas "bagagens", o enredo é bem legal também.
Enfim é um livro fofo, leve, divertido e muito gostoso de ler, já que a escrita é bem fluida. Mas na minha opinião infelizmente não é um cinco estrelas.

Nathalia.Sabino 21/05/2020

Um bom romance
Embalado pelas incertezas de um romance proibido, “A Linguagem do Amor” é um clichê perfeito para quem quer se apaixonar.

Lola Salgado soube construir um romance muito cativante. Me vi viciada pela história logo no início. Cada um dos personagens carrega fantasmas do passado que os assombram e os impedem de se entregarem no presente, o que já se pode presumir, rende muito drama, algo que eu AMO em romances.

A personagem principal é uma nerd declarada e sempre faz citações de personagens desse universo, como Dumbledore e Darth Vader. Quem adora referências vai amar esse livro.

Uma coisa que me incomodou muito durante a leitura foi o tamanho do livro. Acho que se ele tivesse umas 150 páginas a menos a história teria funcionado melhor para mim. Chegou em um ponto da leitura que me senti cansada, queria saber o desfecho, mas as coisas simplesmente não andavam.

Mas ao todo “A Linguagem do Amor” é um ótimo livro para se ler quando quer sofrer por um bom romance. Recomendo muito para quem adora clichês e principalmente para quem leu “Sr. Daniels” e gostou.

site: https://www.instagram.com/p/CAWiASEhS3S/