Histórias de Fadas

Resenhas - Histórias de Fadas

1 | 2 | 3 | 4

Letícia Vincenzi 31/05/2021

Fofo
O livro traz pequenos contos, e que apesar de se intitular como "Histórias de Fadas" remetendo a ideia de que é um livro sobre contos de fadas, é na verdade um copilado de fábulas, vez que traz alguns animais falantes, bem como ensinamentos morais no final de cada história.
São historinhas fofas, breves, mas ainda sim, muito bem elaboradas, ricas em detalhes, e, por mais que seja contraditório em explanar isso, apesar de serem fofas algumas trouxeram um final meio cruel para passar a mensagem desejada pelo autor. Acredito que tudo que tenha passarinhos falantes, acaba sendo fofo anyway.
Ainda, a leitura para mim foi bem nostálgica, pois me remeteu uma época de minha infância em que eu frequentava a biblioteca do SESC em busca de livros sobre contos de fábulas, ou seja, me lembrou das ultimas vezes em que li alguma história com este tipo de narrativa.
Sugiro que não façam essa leitura estando contaminados com a ideia de que seja algo parecido com o Retrato de Dorian Gray, pois não é.
Reader.. 02/06/2021minha estante
Tenho bastante vontade de comprar o box da Nova Fronteira, que tem esse livro e mais outros dois, o que vc está achando da tradução?

Letícia Vincenzi 03/06/2021minha estante
A tradução é bem boa, não moderniza demais o texto e flui naturalmente, e o box é lindo
Todos os livros são capa dura, em uma estética meio white academy

Flor 25/05/2021

Ensinamentos
Todos os contos do livro trazem ensinamentos interessantes, alguns com finais felizes, mas a maior parte deles com finais impactantes que nos fazem refletir.

Jaguadarte0 11/05/2021

Histórias Trágicas
Tendo relido esse livro, posso dizer que passei a gostar ainda mais. Como já visto em O Fantasma de Canterville, Oscar Wilde sabe criar narrativas que envolvem tanto o público infantil, quanto o adulto. Seus contos estão cheios de fantasia que remete a realidade. Críticas e irônias muito bem feitas. Além do mais, ele certamente é ótimo em criar histórias trágicas e dramáticas com uma pitada de bom humor.
Ana 28/06/2021minha estante
A primeira vez que li a do rouxinol levei uma paulada que nunca esqueci! Rs!

Paula1735 06/05/2021

Contos de fadas ao contrário
Se você quer ler contos com finais felizes, não leia esse livro! Em algumas histórias curtas, Wilde procura passar suas lições de moral de um jeito bem distinto. Certamente, só contaria esses contos a crianças maiores de doze anos...
Meus favoritos: O Príncipe Feliz; O Amigo Dedicado; O Rouxinol e a Rosa

Lucas.Santos 15/04/2021

Acho curioso esse lado cristão e aparentemente um pouco moralista do Wilde. Não sou muito fã de fábulas, pra mim sempre tem um tom de arrogância. O aniversário da infanta e o filho da estrela por outro lado fazem valer o livro.

Beatriz.Sanchez 02/04/2021

Bastante cristão
Acredito que o nome seja um pouco inapropriado, já que o que se espera de histórias de FADAS (criaturas fantásticas/mitológicas com histórias mostrando o tradicional maniqueísmo bem vs mal) é pouco presente. O que esse livro apresenta são fábulas com uma presença muito forte do cristianismo. Não vejo isso como defeito de modo algum, mas acho importante ressaltar. De modo geral, um livro bonito.

de Paula 07/03/2021

Contos de fadas?
Wilde é um mestre, isso pode ser visto na sua obra prima, O retrato de Dorian Gray. No entanto, acesso a outros tipos de narrativas e tipos textuais é possível compreender a dimensão de cultura, filosofia, ciência e conhecimentos que abastecem o repertório desse gigante da literatura mundial. E contos de fadas e fábulas não poderiam ser medíocres nas mãos de um mestre.

O livro conta com diversos contos que Oscar escreveu para seus filhos, como as fábulas de Esopo e contos dos Grimm e Andersen, dentro de cada conto há uma moral. Porém, diferente dos supracitados, ele faz algo mais profundo, realístico, até cruel, o que não é tão recomendável para crianças, pois podem se tornar pessimistas demais e perderem a essência do que é ser criança. Além do mais, é totalmente contra os princípios vitorianos, mas há diversos elementos góticos e exploração do diferente - com todos os preconceitos etnocentricos que conhecemos, como se todos os povos diferentes não fossem civilizados o suficiente ou não tivessem cultura respeitável, o que sabemos ser um grande equívoco, mas a obra é do fim do século XIX.

Essa coletânea reúne contos de fadas para adultos, cujas mensagens calam fundo dentro do peito de todos os que possuem coração. Algumas verdades são jogadas na sua cara de forma tão forte e cruel, que é preciso respirar e refletir sobre alguns pontos cruciais. Há elementos religiosos presentes na moral dos contos, embora muito sutis, o que acrescentam o repertório que mencionei anteriormente.

Gostei muito da experiência e de ver mais um pedacinho da faceta desse grande homem, com uma vida tão trágica. Ainda bem que a obra se perpetua e podemos conhecer esses incríveis nomes da literatura.

vasilisamorozko 24/02/2021

Sr. Wilde Você Poderia Deixar Os Passarinhos Em Paz?
''A injustiça é distribuída por todo mundo, e não há divisão equitativa de nada, a não ser de tristeza.''

#39 - Eu amo demais o príncipe feliz… e sim, talvez, só talvez, eu pegue pra ler qualquer edição que tenha ele pra poder reler de novo... e de novo.
Se já li todos esses contos? Já.
Se Já li a versão que a literatura descoberta lançou esse ano de príncipe feliz? Já.
Li essa mesma coletânea ano passado mesmo tendo relido em 2019/2018? Sim!
Vou parar? Não
Eu gosto dos contos, eles sempre me deixam triste e revoltada como se fosse a primeira vez.
Vai fazer sete anos que li pela primeira vez o aniversário da infanta e eu ainda fico “oh meu deus essa monstrinha pirralhenta, como ela pode ser insensível assim”
Ou como sempre termino o príncipe feliz e penso "mais um pra rodinha de os lgbtqi+ não podem ser feliz em lugar nenhum mas que merd* meu pai."
E sem brincadeira preciso dizer que me emocionei um pouco mais ao ler o rouxinol e a rosa, nossa como esse estudante é ingrato… que raiva meu deus que raiva. E nem vou falar do amigo dedicado, as pessoas são tão ruins quando fingi estarem fazendo o bem.

Bem, enfim, não tem muito o que posso contar sem ser spoiler, então tudo que me resta e dizer que fico muito mais triste quando termino outra vez um livro desse grande autor, pois ele passou por tantas coisas horríveis que impediram ele de poder viver e da vida a mais obras maravilhosas que chega a ser revoltante.

helotop 23/01/2021

Triste
São vários contos, como umas fábulas mas com os finais bem mais tristes. Todos contos tem um "ensinamento", que é mostrados da uma forma triste e cruel.

Como foram histórias que o Oscar Wilde criou para contar aos seus filhos, o livro tenha uma escrita fácil.

Samy 16/12/2020

Um belo e curto livro
Não costumo me emocionar, mas essa leitura realmente me deixou encantada.

Ize 10/12/2020

Contos de fadas bem curtinhos e de alta qualidade.

Juliana Amaro 18/06/2020

Sobre a leitura
Uma boa leitura pra se aventurar na área dos contos de fadas.

Sarah 27/05/2020

Sensível
Um livro de contos de alta qualidade poética e narrativas maravilhosas. Prepare-se para entrar em um universo encantado com várias lições de morais.
Aliás, prepare o lencinho também, vários contos são de tirar rios de lágrimas dos olhos.
Sem dúvida alguma esse é o meu livro favorito por trazer belas mensagens de uma forma tão sensível!

Beatriz Quadros 10/05/2020

Histórias lindas demais??
Realmente essas histórias desse livro são lindas e emocionantes demais??

Karinny 27/04/2020

Cheio de lições
Essa reunião de contos é tão bonita quanto triste. Fiquei muito angustiada em alguns momentos, como na história ?O Amigo Dedicado?, mas a experiência é muito válida. As melhores lições nem sempre vêm dos finais felizes.

1 | 2 | 3 | 4