Histórias de Fadas

Resenhas - Histórias de Fadas

1 | 2 | 3 | 4

Sara Muniz 19/04/2020

RESENHA - HISTÓRIAS DE FADAS
Histórias de Fadas, publicado pela primeira vez em 1888, é um pequeno livro de contos escrito por Oscar Wilde para seus filhos. Contudo, esta não é uma obra bonita, cheia de histórias de amor... Essa obra contempla histórias de fadas completamente diferentes de tudo o que você conhece do gênero.

O livro é dividido em vários contos de fadas, carregados de fantasias, com animais e objetos falantes, nada fora do esperado nesses quesitos, entretanto, os contos são únicos porque mostram o que ninguém quer ver: Como o mundo é cruel, feio e cheio de pessoas ruins. Sendo assim, não espere finais felizes nesses contos de Oscar Wilde.

Essa foi a primeira vez que li algo do autor e foi uma experiência muito interessante. Todos os contos no Histórias de Fadas são incríveis. Os personagens são muito bem construídos, assim como a moral por trás de cada história (confesso que não descobri nem metade delas, mas consegui absorver as mensagens da mesma forma). Você sente que cada história está ali para lhe dizer algo profundo, te criticar enquanto ser humano, criticar os seus maus hábitos, sua personalidade, seus defeitos. Wilde vai fazer tudo isso jogando na cara do leitor a feiura do mundo, expondo personagens malvados, egoístas, orgulhosos, narcisistas, indiferentes... Tudo o que nós geralmente somos e tudo o que nós fazemos quando somos humanos.

As histórias são predominantemente curtas e, obviamente, com elementos que fogem à realidade (a boa e velha fantasia dos Contos de Fadas). Ao mesmo tempo em que Wilde critica, ele também traz lições valiosíssimas, como a importância de ser uma pessoa boa e de superar seus defeitos, pois isso pode fazer com que você não tenha um final feliz.

O livro está carregado de referências da mitologia grega e católicas, o que nos mostra quais eram as bases de Oscar Wilde e quais lições ele queria passar aos seus filhos. É muito interessante essa proximidade que nós, leitores, podemos ter de algo que era para ser familiar e íntimo do autor.

Recomendo a leitura da obra, inclusive para crianças!

PARA A RESENHA COMPLETA COM TRECHOS E IMAGENS DO LIVRO, ACESSE MEU BLOG:

site: http://interesses-sutis.blogspot.com/2018/03/resenha-historias-de-fadas.html

Ana 12/03/2018

Um dos melhores livros de contos que eu já li em toda a minha vida.
São contos de fadas, mas não se assemelham aos contos de finais felizes que são lidos até hoje para as crianças; essas histórias do senhor Wilde vão ao mais fundo da alma humana,
com uma escrita melancólica e meio triste, não raro com finais infelizes, até.
São contos que revelam o egoísmo, a ganância, a falta de amor, esperança e afeto que envolvem as relações entre as pessoas desde os primórdios. Destaque para ''O príncipe feliz'', que é um dos mais belos e poéticos do livro.
Um livro fenomenal... Oscar Wilde mora no meu coração.

MonaliZa 30/07/2017

Impactante
A leitura deste livro foi uma das mais preciosas experiências que tive. Lembro- me de emocionar-me profundamente com o conto do 'rouxinol e a rosa'. Esperamos sempre um final feliz, mas Wilde nos mostra que nem sempre será assim. E corta nossa ilusão com a navalha afiada dos seus contos de fadas. Recomendo essa leitura.

isa.dantas 28/06/2017

Histórias de fadas são aquelas que Oscar Wilde criou para os próprios filhos e falam sobre a vida e seus valores.

Sandy.Oliveira 02/12/2016

Histórias de fadas, foi um dos primeiros livros que li na infância e que me fez apaixonar pela leitura as 9 anos de idade, com o passar do tempo li de novo o livro várias vezes, principalmente o conto o Gigante Egoísta.

Samara 26/04/2016

Dois contos e uma lembrança
Eu li esse livro no começo da adolescência e até hoje me lembro de dois contos, O príncipe feliz e O gigante egoísta, vi aqui no Skoob e me lembrei na hora, sabia que tinha lido algo do Oscar Wilde, mas não lembrava o nome do livro. Me lembro que na época os contos me deixaram com olhos marejados e realmente são contos belíssimos que nos fazem ter uma visão mais bonita do mundo.

André Hausmann 13/07/2014

Gosto muito de ler contos populares de diversos países, que muitas vezes se cruzam com os contos de fadas, dessa forma quando descobri que um escritor como Oscar Wilde tinha escrito um livro que abordava o assunto, eu precisava ler.
No começo fiquei receoso devido aos comentários de seus outros livros, mas fui em frente, e posso dizer que não me arrependo. Os nove contos que compõem esse livro são incríveis. Não são contos felizes e nem fáceis, mas que nos fazem refletir.

Karina Erika 19/06/2014

Muito lindo...
Lembra daqueles livrinhos que ganhamos durante o nosso ensino fundamental e nunca lemos? Sim, sim! São livros como A Bolsa Amarela, A Casa Do Some-Some e Vida e Paixão de Pandonar, o Cruel. Pois é, era nessa situação que se encontrava Histórias de fadas.

Imagine você acabando de ler Anjos e Demônios, de Dan Brown, daí, você vai guardá-lo na sua estante e encontra um livro com míseras 48 páginas. Começam as indagações: Será que é a história da Branca de Neve? Porque tão poucas páginas? Porque a capa é tão simples?

Alguns segundos depois, você resolver ler a sinopse e lê a palavra "contos". Em seguida, lê as frases: "De alta qualidade poética" e "narrativas maravilhosas". Sendo um leitor curioso, resolver ler, afinal, não levará menos de uma hora para tirar suas próprias conclusões.

Abre a primeira página e, se for fã dos desenhos animados da Disney, começa a comparar os animais e objetos personificados aos filmes de princesas. Quando avança um pouco mais na leitura, senti um pouco de raiva por saber que até passarinhos são cafajestes.

Daí chegamos à página 10 e já estamos completamente penetrado na história, nos compadecendo com a história da estátua de um príncipe feliz que mora no topo de uma certa colina e que, por conseguir olhar toda a cidade, derrama lágrimas em cima do passarinho cafajeste, que as confunde com gotas de chuva.

Depois de alguns minutos, terminamos de ler o primeiro conto do livro, O Príncipe Feliz, e estamos com os olhinhos marejados com o final. Viramos a folha e lemos o título do próximo conto "O amigo dedicado", ainda pensando nos olhos de safiras raras da estátua do príncipe feliz e em como o passarinho cafajeste percebeu o bem que uma boa ação traz ao espírito.

Começamos a ler o primeiro parágrafo do segundo conto e nos interrompemos abruptamente com a decisão de querer prolongar um pouco mais a leitura, com a vontade de saborear cada palavra e de nos afeiçoar a cada personagem.

Eu recomendo para as mamães que leem essa postagem comprarem esse livro. Para quem possui Histórias de fadas na sua estante entre os livros A Seleção e A Batalha do Apocalipse (não necessariamente esses e nessa ordem) recomendo a leitura, pois sei que viajarão no tempo e terão novamente a imaginação das crianças.

#Euaprendi
Quando amamos de verdade, pensamos mais em doar do que em receber.

site: http://eueminhacultura.blogspot.com.br/2014/06/resenha-historia-de-fadas-oscar-wilde.html
Luiza.Muniz 10/11/2016minha estante
Nossa Ana...Eu adorei!!!
Eu tinha que fazer um trabalho de Literatura deste livro,e tudo oque eu precisava estava aqui...Obrigado!!!
Hehe

KdeKaron 29/04/2014

Simplesmente não tenho palavras para descrever o que o conto do Gigante Egoísta me proporciona. Só tenho o que agradecer ao Oscar... Obrigado.

Eduardo 09/02/2014

Incrivelmente deprimente
Esse livro mostra a genialidade de Oscar Wilde.
Eu, realmente, não consigo acreditar nos contos que eu acabei de ler. Se você for sensível NÃO LEIA esse livro, ele fez meu coração cair aos pedaços.
Esse livro tem os seguintes contos:
O Príncipe Feliz (The Happy Prince);
O Rouxinol e a Rosa (The Nightingale and the Rose);
O Gigante Egoísta (The Selfish Giant);
O Amigo Dedicado (The Devoted Friend);
O Foguete Notável (The Remarkable Rocket).
E não, apesar do nome Histórias de Fadas, nenhum deles termina como um Conto de Fadas deveria terminar. São histórias tristes e a moral de cada conto faz você refletir sobre o que você tem feito e o que deveria fazer... O meu conto preferido foi o do Gigante Egoísta (o único com um final mais ou menos feliz), seguido por O Amigo Dedicado e O Rouxinol e a Rosa. O Foguete Notável foi o que eu menos gostei.
Mas apesar disso é uma leitura muito boa, recomendo muito.
Ana 28/06/2021minha estante
A primeira vez que li meu preferível foi exatamente O notável foguete( na edição da época de escrevia assim), mas nessa releitura percebi como O rouxinol e a rosa é simples é maravilhoso. Mas continuo adorando O notável foguete. Fico com muita pena dele tão arrogante...rs

Roberta 27/06/2011

Com apenas quatro contos, esse é um livro curto para ser lido em apenas uma tacada. Inicialmente parecia apenas um livro infantil com contos inocentes, mas no decorrer da leitura, o autor nos surpreende, o livro termina carregado do mais puro sofismo. Recomendo.

RAY 02/06/2011

adorei o livro principalmente a parte do amigo dedicado

Ligiane 29/12/2009

Belos contos.
Não é à toa que Oscar Wilde é um dos meus autores favoritos. Histórias de Fadas é mais uma obra que merece ser lida.
Esse foi o primeiro livro que li na minha infância e até hoje consigo me emocionar com a história do Príncipe Feliz ou d'O Rouxinol e a Rosa.
E não julgue o título como sendo uma história para crianças, pois cada uma das histórias carrega uma moral, uma lição de vida, portanto, são dignas de atenção.
Paula Tromps 10/07/2017minha estante
Exatamente!!! Eu li quando era pré-adolescente e foi o primeiro livro que me fez chorar! Nunca esqueci das Histórias de Fadas! É delicado e ao mesmo tempo feroz, faz uma confusão nos sentimentos, mistura realidade e contos de fadas até certo ponto... adoro!!!

Cláudio Pianicci 24/07/2017minha estante
Olá, Ligiane. Você fez grandes elogios ao livro, mas deu uma nota bem baixa (1 estrela). Está certo mesmo ?

Ana Clara 28/08/2009

Era uma vez...
Histórias de Fadas é um ótimo livro, pois não conta só uma história e sim várias. A primeira história dele chama-se "O Príncipe Feliz".

Ela fala sobre uma estátua que ficava na parte alta de uma cidade. Essa estátua era de um príncipe. Ele viveu ali a anos atrás, e por morar em um castelo muito bom ele ficava sempre alegre por isso ficou conhecido como o Príncipe Feliz. Essa estátua era recoberta por folhas de ouro, com safiras nos olhos e um rubi na espada. Um dia, chegou uma andorinha e vendo que tinha ficado para trás do seu grupo que ia para o Egito resolveu passar a noite por ali. Ela tentou dormir mais viu que o príncipe estava chorando, o passarinho perguntou o motivo e o príncipe falou que era a miséria no mundo, por isso pediu para o passarinho arrancar o rubi de sua espada e levar para uma costureira que estava sofrendo com a doença de seu filho. O passarinho então arrancou o rubi e levou até essa mulher. Amanheceu e o passarinho estava prestes a ir embora quando ouviu a voz do príncipe que lhe pedia para ficar apenas mais um dia, a andorinha concordou, e o pedido para o passarinho ficar foi por causa de umas crianças que moravam na rua e não tinham simplismente nada para comer, então o príncipe mandou a andorinha retirar uma safira de seus olhos e levar para essas crianças. O passarinho obedeceu o pedido. Um dia depois, o príncipe novamente pediu para a andorinha levar a última pedra preciosa que lhe restava em seu outro olho para uma menininha que vendia fósforos nas ruas mais tinha deixados eles molharem e por isso quando chegasse em casa ia ser espancada por seu pai, a andorinha obedeceu a ordem e foi... Passou um dia depois e o príncipe não tinha mais nada para pedir ao passarinho e por isso falou que ele já podia ir ao encontro do seu bando. O passarinho recusou o pedido e resolveu ficar com o príncipe já que ele estava totalmente cego. A andorinha foi ficando por ali, mais um dia o inverno chegou e com ele o frio veio à tona. O passarinho foi adoecendo e chegou um dia que não resitiu e acabou morrendo.
O prefeito da cidade passando por ali, viu aquela estátua sem as sua pedras preciosas e resolveu derrete-la ja que estava tão pobre e servino ainda para abrigo de animais mortos. Ele a levou para derrete-la mais o coração do príncipe não derreteu. Então a única alternativa que lhe restava era jogá-lo fora junto com o passarinho, e foi o que ele fez. Logo depois da andorinha e do coração do príncipe terem sidos jogados fora Deus apareceu e os levou para o seu Paraíso.

Esse foi o resumo de apenas uma história deste livro, que nos mostra a força de um amizade e a compaixão de algumas pessoas pelos outros. Eu li e recomendo.

Roberta Nunes 28/08/2009minha estante
Que história fabulosa, Ana!! Nossa, muito bonitinha e emocionante!

E sua resenha, então!? Excelente é pouco, parabéns mesmo!!

s2

Mih Alves 02/07/2009

Ótimo !
Histórias com lições e reflexões de vida, que nos faz repensar nossos atos e comportamento a partir de simples histórias... a príncipio parece ser apenas um livrinhos de contos infantis, contos de fada. Mas se mergulharmos na alma, no cerne do livro veremos que nã é apenas isso, que podemos aprender muito ! Recomendo.

1 | 2 | 3 | 4