The Immortalists

The Immortalists Chloe Benjamin

Resenhas - The Immortalists

09/02/2023minha estante
Mirror, Varya é um pouco (muito) nossa mirror...

masters 10/02/2023minha estante
ai, mirror?ela é tão nossa mirror que dói. chorei o capítulo dela todo. virou um dos meus livros preferidos. muito obrigada pela recomendação, de verdade

10/02/2023minha estante
Eu não chorei, mas me sentia a beira do choro toda hora... também virou um dos meus preferidos! E de nada! Que bom que foi uma leitura tão pra você

Roberto Padilha 12/08/2019

Às vezes como leitores temos a impressão de só porque lemos bastante, ou só porque conhecemos uma grande variedade de estilos, temos o direito de incluir na crítica ou opinião que fazemos de um livro, nossas impressões sobre o que o autor deveria ter feito, o que faltou para que a obra fosse melhor, ou até mesmo como ela deve ser interpretada.
Esse livro foi, para mim, ao mesmo tempo longo e curto demais, com muitos e poucos personagens, maçante e dinâmico, coerente e incoerente. Isso em geral é motivo para uma avaliação ruim. Porém, ao finalizar o livro e tendo na cabeça o desfecho e o ponto ao qual a autora levou a história, e revendo tudo o que a história trouxe no seu decorrer, ainda estou indeciso em como avaliá-lo.
Assim, acho que vou avaliá-lo não pelos pormenores de como a história se desenvolveu, ou se o personagem que eu gostei mais teve mais ou menos tempo de história, etc, mas sim pelas reflexões que ele provocou em mim além da estrutura da história.
Nesse sentido, mesmo com todas essas irregularidades, esse livro me trouxe reflexões profundas sobre o modo como encaro a vida e a morte, sobre como tantas certezas, planos e filosofias de vida que cultivamos com tanto cuidado e devoção podem sumir em um instante, e, ao mesmo tempo, o quanto acabamos nos sabotando com a desculpa de "viver o momento" ou de "esperar o momento certo".
Este certamente não foi o livro que eu esperava que fosse, mas talvez eu não tenha o direito de esperar algo dele, além daquilo que ele tem para me oferecer.

Vera 04/07/2018

Surpresa agradável
Eu sequer conhecia o livro ou a autora antes do Jimmy Fallon anunciar como um dos possíveis livros da sua "summer read". Não foi escolhido, mas li e amei mesmo assim.

Este livro fala de destino e escolhas, e o que fazer com ambos. Os personagens são vivos e reais e você sente junto com eles.
As referências à cultura judaica vão além do lugar comum, dando um brilho especial ao livro.